Eu tambem fiz upgrade ao meu 6630 (Lock TMN) e defino o processo todo como patético.
O software de upgrade é uma piada, na melhor das hipoteses versão alpha, bugware total.
Ora vejamos, primeiro foi uma complicação para o meter a correr. Bastava ter o telemovel ligado ao cabo e aquilo corria cerca de 2 segundos e depois o processo desaparecia da task list, close instantaneo.
Muitos reboots (ao telemovel e PC) depois, uma das vezes lá correu. Depois não detectou firmwares novos à primeira, mas lá o sacou.... chega ao fim e começa a instalar (depois de pedir para ligar o carregador).
A barra de progresso chega aos 100% e... dá erro. "Upgrade failed." E mais nada. Assim fica. No 6630 diz "Test Mode" numa fonte tipo Times New Roman... nao dá para o desligar e nenhuma tecla funciona. Retiro a bateria, volto a inserir e lá faz boot normal.
Flasho-o outra vez. Desta vez chega aos 100% e nao dá erro. Fica simplesmente lá, sem mensagens nem botão de close, apenas um de "Cancel" desactivado.
Desligo o cabo e faço-lhe mais um boot... a versão mudou de 3.qqcoisa para 5.03.08. Este 6630 é locked à TMN mas já sei que os Vodafone já levam com a versao 6.xx
Cuidado com todo o processo de backup/restore, que tambem foi uma piada. Como já foi dito o cartão nao é mexido, mas a memória principal é limpa.
Fiz backup no mem>PC e no proprio cartão com a funcionadade mem>card disponivel no telemovel. Para fazer o backup nao foi fácil.. corri-o umas 3 ou 4 vezes e havia sempre algo que nao era guardado (via-se no log), ou Calendário, ou Contactos. Na ultima vez lá guardou tudo.
Depois do upgrade foi complicado fazer o restore. Tanto do PC como do cartão, não consegui fazer restore nem aos contactos nem ao calendário, embora estivessem no backup (via os dados todos num editor hex).
O processo aqui foi o mesmo de sempre, repetir, repetir, repetir... à 3ª ou 4ª vez, o restore lá deixou o Calendário preenchido. No final de todo o (longo) processo, nao perdi muita coisa, excepto um ou outro detalhe de configuração menor.
Isto para mim é software que não passou por controlo de qualidade e "umas vezes dá, outras não". Desde erros nos logs até bácoras no ingles. A propria Nokia recomenda que se houver problemas se faça reboot ao PC e ao Telemovel... parece que se está a jogar aos dados e logo se vê.
Serviu-me de lição. Já nao confiava no PC Suite e agora não volto a flashar este Nokia com o soft de upgrade deles... nao vale o trabalho, só recomendo mesmo para quem tiver bastantes problemas com o firmware que tem, senão mais vale estar quieto...