Nokia E90

Estou a pensar comprar um e90, será que justifica?

Actualmente tenho um HTC Touch Dual e estou a pensar trocar por um e90, tenho alguma questões no entanto:

- gps inter funciona com o tomtom n ecrã interno?
- gps de boa qualidade? sinal, tempo de captação de sinal?
- bateria quanto tempo dura em utilização de voz e com o ecrã interior ligado algumas xs pr dia,
- como identificar V1 V2 ou V3?
- Quero usar bastante Word e Excel, serão estes melhores e com mais funcionalidades que os do WM?

Agradeço desde já uma eventual ajuda.
 
eu tive um 9210 e adorei, sempre tive vontade de voltar a ter outro communicator, são excelentes.

podes dizer onde compras a 300€ ou é a algum particular.

comprar estes telefones fora de portugal so tem o problema dos teclados, pois os teclados fora do nosso país não têem Ç... fora isso...
 
Eu recomendo que não te jogues a isso. Comprei um usado em Outubro passado por 150€ (com factura) e não me funcionava o GPS.
É um telemóvel já bastante antigo e o pessoal deve querer esvaziar os stocks e pelo preço já consegues comprar melhor.
É bastante grande e apesar de ser "fixe" ter os dois ecrãs, rapidamente perde o factor "novidade".
A navegação na net comigo sempre foi muito lenta, mesmo na rede wireless (tb é com um nokia n96), o gps nunca funcionou e os gajos da nokia demoraram 4 meses e 6 reparações (em que não repararam nada!) até me substituirem por um nokia n97 mini.
 
Olá PEssoal,

Estou para comprar um Nokia E90 que foi adquirido na Worten há um mês atrás. As minhas necessidades são empresariais (pdf, office,...) mas também de GPS, rádio e ver uns vídeos de vez em quando. A autonomia e a robustez são factores que valorizo muito. O Preço é de cerca de 240 euros e o telemóvel está em muito bom estado, embora com umas muito pequenas marcas no exterior.

Este modelo continua a ser bom ou os actuais (Samsung Jet, i8910...) são mais interessantes (para além de serem mais compactos e leves)?

O E90 transporta-se bem?

Obrigado
 
Eu não recomendava esse equipamento, lê o meu post anterior ao teu. O meu nunca funcionou o gps, "arranjaram" na Nokia e veio igual três vezes, substituíram por outro E90 e veio igual na mesma. Penso que o problema de GPS é crónico no equipamento, ou então eu sou mesmo azarado.
De qualquer forma é um equipamento que já está ultrapassado, julgo que já é de 2007. No entanto, excepto o GPS funcionou tudo bem, mas é 240€ que tás a empatar. Se quiseres vender depois ninguém te pega nisso. Só se conseguires enganar alguém como estão a tentar fazer contigo. Eu comprei um usado, praticamente sem riscos nem esfoladelas por 150€ e arrependi-me. O que safou foi que depois de meses na nokia lá me deram um n97 mini que vendi por 320€, sempre deu para pagar a trabalheira que tive.

Nunca tive um Samsung i8910, mas diria que dá um baile a este nokia na parte multimédia.

Transporta-se bem se tiveres bolso bem grandes, aquilo é um tijolo :) Por outro lado sempre me pareceu robusto, apesar de nunca ter estado com ele mais de uma ou duas semanas entre reparações :) Nunca notei problemas nem folgas ao abrir a tampa. Autonomia também é bom para um nokia, até começares a usar o ecrã interno, aí começa a gastar bem, mas para um nokia dessa gama deve ser dos melhores em autonomia.

Por 240 deves conseguir arranjar um htc hero usado, ou um nokia n97 ou n97 mini, entre outros... O i8910 vai ser mais difícil por esse preço. Existia também uns Acer porreirinhos com snapdragon a bom preço.
 
Eu não recomendava esse equipamento, lê o meu post anterior ao teu. O meu nunca funcionou o gps, "arranjaram" na Nokia e veio igual três vezes, substituíram por outro E90 e veio igual na mesma. Penso que o problema de GPS é crónico no equipamento, ou então eu sou mesmo azarado.
De qualquer forma é um equipamento que já está ultrapassado, julgo que já é de 2007. No entanto, excepto o GPS funcionou tudo bem, mas é 240€ que tás a empatar. Se quiseres vender depois ninguém te pega nisso. Só se conseguires enganar alguém como estão a tentar fazer contigo. Eu comprei um usado, praticamente sem riscos nem esfoladelas por 150€ e arrependi-me. O que safou foi que depois de meses na nokia lá me deram um n97 mini que vendi por 320€, sempre deu para pagar a trabalheira que tive.

Nunca tive um Samsung i8910, mas diria que dá um baile a este nokia na parte multimédia.

Transporta-se bem se tiveres bolso bem grandes, aquilo é um tijolo :) Por outro lado sempre me pareceu robusto, apesar de nunca ter estado com ele mais de uma ou duas semanas entre reparações :) Nunca notei problemas nem folgas ao abrir a tampa. Autonomia também é bom para um nokia, até começares a usar o ecrã interno, aí começa a gastar bem, mas para um nokia dessa gama deve ser dos melhores em autonomia.

Por 240 deves conseguir arranjar um htc hero usado, ou um nokia n97 ou n97 mini, entre outros... O i8910 vai ser mais difícil por esse preço. Existia também uns Acer porreirinhos com snapdragon a bom preço.

Obrigado pela resposta.

No caso deste E90, já o vi a funcionar e o GPS estava OK. Não tenho a certeza, mas esses problemasdo E90 estavam ligados à versão do firmware, o que neste caso já está actualizado para a mais recente.
O que gosto no E90 é a sua aparente boa qualidade de construção, nomeadamente das ligações teclado-monitor (ao contrário do N97, por exemplo), o seu monitor muito "espaçoso", uma bateria com boa capacidade, editor de documentos Office pré-instalado, vir com rádio+gps+jack para auscultadores+teclado+SO robusto. O grande problema é o volume do "bicho".

O preço deste E90 é de 240 euros mas o vendedor aceita a troca parcial pelo meu actual telemóvel e na prática só teria de dar 70 euros. É tentador mas sei que não é a solução ideal. Mas será que nestas condições é uma boa solução?

Pelo que li nos fóruns, ainda há muitos admiradores deste modelo, nomeadamente pelo facto da Nokia não ter lançado um substituto directo do E90. Aliás, em algumas comparações directas entre o E90, N97, Htc touch pro 2 e motorola meteor, o E90 ganhava na soma...
 
Última edição:
O meu problema de GPS não era de firmware, mas se já verificaste e funciona não deve haver problema.
Em termos de qualidade de construção sempre me pareceu excelente, nada daqueles teclados deslizantes como os nokia n97, n96 e afins que balançam e têm folgas por tudo quanto é lado.

SO robusto? Hum... essa parte é debatível, mas nunca tive problemas a esse nível.

Os problemas principais é, como disse, um investimento sem retorno, o hardware é inferior aos modelos mais recentes, e é um bocado grande.

Qual é o telemóvel que vais dar em troca + os 70€?
A boa solução é a que te servir melhor :) Se já experimentaste o equipamento e as funcionalidades que vais usar mais frequentemente e gostaste, então não há de ser muito mau.
Agora se ficaste só meio "deslumbrado" com a máquina em 15 minutos de utilização, tem cuidado, podes fartar-te rapidamente e depois vais ter dificuldades em vender. Sei que ainda há dois meses essa máquina ainda estava a uns 500 ou 600€ na Nokia, mas é difícil vender mesmo por um preço de 240€.
 
O meu problema de GPS não era de firmware, mas se já verificaste e funciona não deve haver problema.
Em termos de qualidade de construção sempre me pareceu excelente, nada daqueles teclados deslizantes como os nokia n97, n96 e afins que balançam e têm folgas por tudo quanto é lado.

SO robusto? Hum... essa parte é debatível, mas nunca tive problemas a esse nível.

Os problemas principais é, como disse, um investimento sem retorno, o hardware é inferior aos modelos mais recentes, e é um bocado grande.

Qual é o telemóvel que vais dar em troca + os 70€?
A boa solução é a que te servir melhor :) Se já experimentaste o equipamento e as funcionalidades que vais usar mais frequentemente e gostaste, então não há de ser muito mau.
Agora se ficaste só meio "deslumbrado" com a máquina em 15 minutos de utilização, tem cuidado, podes fartar-te rapidamente e depois vais ter dificuldades em vender. Sei que ainda há dois meses essa máquina ainda estava a uns 500 ou 600€ na Nokia, mas é difícil vender mesmo por um preço de 240€.

Bem, não foram 15 minutos, mas cerca de 10 ...

Em boa verdade, como nunca vi os modelos mais recentes a funcionar ao vivo (Jet, i8910, n97,...), não consigo comparar ou sequer ter uma ideia das diferenças reais. Isto para além da diferença de volume que é o que me preocupa com o E90, principalmente no Verão...

O telemóvel que posso entregar para troca parcial é um Blackberry 8520 como novo. Achas que nestas condições vale a pena, pelo menos, experimentar ou o melhor é passar para outro tipo de equipamento mais actualizado?

Já agora, também consigo arranjar o Xperia X10 por 250 euros. É uma grande diferença monetária e não tem rádio, embora o restante hardware seja tremendo... Não sei se será mais produtivo que o E90, mas o seu monitor para além de maior parece ser melhor e o telemóvel é mais compacto do que o E90. Não fosse a falta do rádio e decidia-me, mas não sei se vale a pena.
 
Última edição:
Eu de certeza não serei a pessoa mais indicada para responder às tuas perguntas, pois não estou muito dentro dos telemóveis mais recentes e posso dizer barbaridades. A minha mais valia vem apenas do facto de ter tido um E90. Mas vou tentar, se alguém vir erros corrija sff.

Falaste nas necessidades empresariais: Eu pessoalmente não acredito muito em produtividade no telemóvel para além de ver o email. Agora se queres mesmo criar documentos word e editar, o teclado qwerty vai ser quase essencial. Se por outro lado é mais para consulta, um touchscreen é capaz de ser mais apropriado.

O Acer que eu falava há uns posts atrás é este (clica aqui). Parece porreirinho para o preço e nas especificações fala de "Pocket Office: Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Leitor PDF". É uma opção a considerar, pela relação características/preço.
O Xperia X10 e o samsung i8910 não faço a minima ideia. O nokia n97 mini tive oportunidade de usar durante 2 dias e o slide pareceu-me frágil e o touch um bocado inexacto (e tenho dedos finos), por outro lado tinha o qwerty (teclas pequenas, mas não se pode pedir muito mais num telemóvel). A nível de gps era mais ou menos rápido a apanhar, e rádio tem o inconveniente (quase todos têm) de precisar de auscultadores para antena.


Eu pessoalmente ia para algo mais recente, mas sou um pouco suspeito porque tive um nokia e90 que nunca funcionou o gps :)
O meu conselho é testares melhor o telemóvel, especialmente aquilo que vais usar mais vezes, e vê se achas realmente bom. Tenta experimentar o mais detalhadamente possível tudo o que puderes. Como já vai ser a segunda vez que mexes, já pode ser que perca um pouco do encanto inicial, ou então não :)
 
Eu de certeza não serei a pessoa mais indicada para responder às tuas perguntas, pois não estou muito dentro dos telemóveis mais recentes e posso dizer barbaridades. A minha mais valia vem apenas do facto de ter tido um E90. Mas vou tentar, se alguém vir erros corrija sff.

Falaste nas necessidades empresariais: Eu pessoalmente não acredito muito em produtividade no telemóvel para além de ver o email. Agora se queres mesmo criar documentos word e editar, o teclado qwerty vai ser quase essencial. Se por outro lado é mais para consulta, um touchscreen é capaz de ser mais apropriado.

O Acer que eu falava há uns posts atrás é este (clica aqui). Parece porreirinho para o preço e nas especificações fala de "Pocket Office: Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Leitor PDF". É uma opção a considerar, pela relação características/preço.
O Xperia X10 e o samsung i8910 não faço a minima ideia. O nokia n97 mini tive oportunidade de usar durante 2 dias e o slide pareceu-me frágil e o touch um bocado inexacto (e tenho dedos finos), por outro lado tinha o qwerty (teclas pequenas, mas não se pode pedir muito mais num telemóvel). A nível de gps era mais ou menos rápido a apanhar, e rádio tem o inconveniente (quase todos têm) de precisar de auscultadores para antena.


Eu pessoalmente ia para algo mais recente, mas sou um pouco suspeito porque tive um nokia e90 que nunca funcionou o gps :)
O meu conselho é testares melhor o telemóvel, especialmente aquilo que vais usar mais vezes, e vê se achas realmente bom. Tenta experimentar o mais detalhadamente possível tudo o que puderes. Como já vai ser a segunda vez que mexes, já pode ser que perca um pouco do encanto inicial, ou então não :)


Pois, acho que vou mesmo para um modelo mais recente. Embora o E90 em questão tenha 20 meses de garantia, esteja em muito bom estado e as condições do negócio não fossem más, um smartphone mais recente e com boas capacidades como o Xperia X10 ou os Samsung Wave e i8910, são capazes de, para além da maior facilidade de transporte, ser uma melhor escolha a médio prazo.
 
Bem um colega do meu pai ta a vender um e "fiquei" com ele mas tou com o seguinte problema (soluções são bem-vindas)

Experimentei com o cartao dele e funcionava perfeitamente mas mal meti o meu começou a pedir.me codigo de segurança.
A partir dai nunca consegui mais nada. nem com o meu cartao nem com o dele.
Já foi para um loja para retirar o código de segurança e mesmo assim ele não o aceita.
Tentei fazer update ao firmware mas com o codigo de segurança nada feito.
Tou seriamente em dúvidas de ficar com ele pois ja esta noutra assistencia e nada feito. (quando o experimentei funcionava tudo espectacular)

Alguem tem solução para isto?

Entretanto apareceu.me um negócio mais viavel de um N97 novo pelo mesmo preço que o E90
 
Back
Topo