Nokia Lumia 800

Mas para mim neste momento o que leva a tentar ficar com o Lumia é mesmo o preço no plano da TMN.

Mas não podes manter esse plano trocando o equipamento por outro (mesmo que tenhas de pagar a diferença)?
Se gostas de outros modelos, que até sabes de antemão que vai ter mais autonomia do que o que tens agora, eu trocava-o.
É que parece-me claro que se ficares com ele depois vais passar a vida a lamentar-te arrependido da compra em vez de andares satisfeito.
 
Boas

Trance, tens mesmo a necessidade de ter sempre o 3G e o WiFi ligados? Eu tenho um lg e900, adoro o telemovel, e o que faço é ter sempre apenas os dados ligados que serve perfeitamente para receber os emails, e caso precise mesmo de net mais rápida aí sim ligo o 3G ou o WIFI, e se tiveres atalhos no menu principal é uma coisa que demora 5seg a fazer... Noto que assim a bateria do meu telemovel dura muito mais tempo, quase 2 dias.
Eu sei que sao modelos diferentes mas ja tentas-t fazer assim?

(Desculpa a pergunta mas não tenho tempo de ler os topicos todos).

Cumps

EDIT: O meu neste momento diz: Duração restante: 64%
Tempo restante: 1dia e 5 horas
Ultimo carregamento: 23 horas
 
Última edição:
Oi,

Se calhar é mesmo o hábito de 3 anos de estar com telemóveis de topo de gama que me levam a ser tão critico deste modelo. Este para mim não é um topo de gama que esperava. Como tal chego á conclusão que se quiser ficar com ele se calhar terei de mudar alguns hábitos (tenho até dia 14 para me decidir).

@WhiteWolf

Sim, vou tentar desligar o 3G. O Bluetooth já está desligado. O Wifi é mais complicado na empresa. Sem 3G, carregado há 2 horas, neste momento tenho 88%. Tempo estimado até á próxima carga ... 9 horas. Ainda não percebi o algoritmo que usa para estimar ...

Trance
 
Última edição:
Tens é de me dizer quem são os sortudos dos teus amigos com iPhones 4S que duram 48h...

O meu, com sorte, chega às 24h com um uso relativamente mínimo. Se jogar uns joguitos ou andar mais tempo pela net, dura-me umas 18h...

Mas infelizmente o 4S ainda não permite que se desligue o 3G, qd isso vier na próxima actualização tenho a certeza que a autonomia crescerá bastante, o mesmo deve acontecer com o teu Lumia. Com o 3G desligado de certeza que consegues uma autonomia bem superior.
 
Oi,

Se calhar é mesmo o hábito de 3 anos de estar com telemóveis de topo de gama que me levam a ser tão critico deste modelo. Este para mim não é um topo de gama que esperava. Como tal chego á conclusão que se quiser ficar com ele se calhar terei de mudar alguns hábitos (tenho até dia 14 para me decidir).

@WhiteWolf

Sim, vou tentar desligar o 3G. O Bluetooth já está desligado. O Wifi é mais complicado na empresa. Sem 3G, carregado há 2 horas, neste momento tenho 88%. Tempo estimado até á próxima carga ... 9 horas. Ainda não percebi o algoritmo que usa para estimar ...

Trance

Pois, mas o Lumia 800 não é o topo de gama. É o Lumia 900, e ainda não chegou ;)

WiFi não é necessário desligar. Quando o WiFi está ligado nas definições, este desliga-se automaticamente (sleep) com o bloqueio do ecrã, e só é activado automaticamente para realizar o download de e-mails e etc.

O 3G sim, convém experimentar desligar!
 
Não sei, mas para mim qualquer telemovel que custe mais de 400 Euros desbloqueado já é topo de gama. Não é preciso ir para os 600. A própria diz que é um topo de gama ("flasgship").

Eu não tenho que te dizer coisa nenhuma, eu disse entre 24 e 48. Já agora 18 horas com jogos á mistura é muito bom. O meu Lumia com 40 minutos de jogos, a última durou para aí 6 horas com 3G e WIFI ligados.

Seria bom para mim saber como é que o pessoal com Lumia's 800 em PT tem se safado. Principalmente que tem unidades da TMN (pode haver alguma correlação batch's etc). Agora quem não tem só pode falar das minhas dificuldades com este aparelho sem qualquer experiência sobre o mesmo.

A dica do desligar o 3G parece estar a dar alguns frutos, obrigado. Fui a uma loja e pedi para colocarem o último update nesta segunda unidade. Vamos ver se tem algum efeito nesta unidade, porque na primeira não teve. Há primeira vista a coisa parece estar a ficar um pouco melhor.

Lí este artigo e estou longe de atingir estes valores (e já vou na segunda unidade). Nem pedia 35 horas de endurance, qq coisa entre 25 e 35 já era bom. Se forem ao forum da Nokia encontram n pessoas com os mesmos problemas que eu. Estou a relatar os meus problemas aqui porque aqui se fala PT e pode ser útil para mim e para outros em PT. Caso contrário ...

PS: Já agora relativamente ao teu 4S aqui está um teste: http://blog.gsmarena.com/apple-iphone-4s-battery-test-is-complete-meet-our-new-champion-test/ Se o teu fica pelas 24 tenta desligar o GPS (Location Services)
 
Última edição:
Trance, eu não sei se o problema é do "cu ou das calças" como se costuma dizer..
Eu por acaso vou ligando e desligando consoante preciso, não penso que haja necessidade de estar wifi e 3g ligados ao mesmo tempo... Mas isso depende muito do tipo de usuário.
Aliás, há apps muito boas já aqui referidas, que te permitem desligar e ligar apenas com um clique sem teres de ir ás definições.

Eu posso dizer que carreguei o meu ontem á noite , fui para a cama, estive a jogar zombies vs plants uns 30minutos, hoje de manha estive no email com o 3g ligado, de tarde estive com o wifi ligado no facebook e a na internet, usei o GPS, tirei umas fotografias para exprimentar o "auto panorama", agora á noite abri uns ficheiros do office no email mais uma vez e a bateria está agora a 11% ...

Eu tão cedo nao troco de telemovel, mas isso sou eu...

Cumprimentos,
Bruno Moreira
 
Bruno, obrigado pela dica. Vou tentar, pelo preço que saiu essa solução pode compensar. Vamos ver se essas calças me servem.

Com essa dica, o Lumia a 100% ás 8:20. Viagem de comboio e metro em que vi uns emails, joguei um jogo e ainda vi uns tweets (tudo com 3G e WIFI desligado), são agora 9:46 e tenho a bateria a 83%, com uma previsão de 1 dia e 6 horas.

Cumprimentos
Nuno Lopes

PS: Eu normalmente troco de telemovel de 3 a 4 anos. Por isso a escolha do dispositivo é relativamente importante. É nestas coisas que se percebe porque é que o iPhone revolucionou este mercado. É difícil perceber que 5 anos depois ainda temos topo de gama que não conseguem sobreviver um dia inteiro com a banda larga activada com uma utilização normal (moderada). Estou a pensar na camada mais jovem, estudante, que passam parte do seu tempo no facebook, a tirar fotos, a ouvir música via internet e a ver vídeos de palestras etc. Nenhuma destas coisas funciona de forma fluída sem 3G, e mesmo assim ... Isto é tenho que escolher entre a net aos soluços e poupar algum dinheiro ou ter bateria.
 
Última edição:
Trance, se costumas ficar com os telefones 3 a 4 anos, o que ainda é uma quantidade significativa de tempo, parece-me que se não trocares agora enquanto podes o Lumia por um iPhone vais-te arrepender durante todo esse tempo, mais não seja porque as baterias com a idade e com os ciclos de carga perdem capacidade, e se a autonomia do Lumia não te chega hoje enquanto o equipamento é novo, não vai ser daqui a um ano ou dois, com 500 ciclos de carga em cima e uma capacidade a 70 ou 80% da que tem hoje que te vai satisfazer...
 
Epa. Sim essa do desgaste da bateria face ao que hoje o Lumia dá, não havia pensado. Se agora é assim daqui a um ano estou a desligar mais não sei o quê. Vou ver. Face ao custo que me saiu este dispositivo poderei porventura trocar mais vezes. Vou pensar.

PS: Desde 2000 sempre comprei telemoveis topo de gama, e tive-os por períodos largos. Desde o Sony Ericsson T68i (um dos primeiros tlm a cores com bluetooth, em 2001). Depois desse foi o HTC Diamond (Windows Mobile), e depois foi o iPhone 3G, e agora outro (Lumia?). Se aparecerem mais vezes estas promos, talvez assim troque mais vezes.

- 12:16, bateria a 69%
- Tempo estimado até á próxima carga, 1 dia
- Ultimo carregamento há 4 horas.

Honestamente não percebo estas estimativas. Se 4 horas dá para 30%, 24 não dá para 100% (ultrapassa em 80%). Mas enfim, vamos ver se dura (isto com o 3G desligado).
 
Última edição:
Tal como disse há umas semanas a bateria deste telefone é miserável. Eu tenho todas as opções possíveis que poupam bateria ligadas/desligas (conforme for o caso) tirando o 3G que é essencial estar ligado, e mesmo assim durar 12h é uma tarefa difícil.
 
A tecnologia das baterias é das coisas mais complicadas de desenvolver, daí não terem conseguido acompanhar as exigências que os novos gadgets possuem. É natural que com uso das apps mais 'gastadoras' (gps, câmara, qualquer outra com ligação à rede, etc) a autonomia baixe drasticamente.

Há que se conseguir o ponto de equilíbrio, em que usamos as funcionalidades mas com alguns cuidados simples. Uma boa parte desses problemas passa por arranjar um carregador (para casa, escritório, carro, o que melhor se adequar) e quando 'abusarmos' da bateria dos nossos gadgets irmos carregando.

Em quase todas as situações basta uma carga rápida de 10/15 minutos para nos permitir continuar a usufruir do gadget por mais umas horas.

Falei no geral (gadgets), mas agora em particular a este Lumia 800, acho-o lindo e tem um SO que fala por si, mas a bateria, pelo que leio aqui, fica um pouco àquem, mesmo de outros smartphones 'gastadores'. Tenho um iPhone 4 vai fazer um ano e a bateria continua a ser eficaz. Se gasta muita? Claro, principalmente se 'abusar' das tais ditas apps, mas com um pouco de cuidado nunca me aconteceu ficar sem bateria.

Tirando os casos mais extremos por aqui falados (nem sei se consideraria o exemplo do Trance um desses casos), a autonomia do Lumia 800 é efectivamente reduzida mas tendo em conta que corre um SO muito ligado à Cloud e onde a existência de jogos, email, facebook e twitter são uma constante, nem creio que seja muito diferente de outros modelos.
 
Boas,

A conclusão que tiro depois de muitas experiências passadas nestas semana e meia em duas unidades distintas é que no presente o Lumia 800 não é 3G friendly! Ou isso, ou tive muito azar nas duas unidades.

Em termos de autonomia, com o 3G DESLIGADO, o aparelho tem um comportamento semelhante ao que eu tenho no iPhone 3G e no 3GS com 3G ligado. Isto é, suporta um dia com uma utilização moderada (um jogo ou outro em momentos mortos nos transportes, browser, facebook, uma ou outra foto, e email). E pelo que oiço de colegas com o 4 e 4S é semelhante mas no caso deles têm 3G ligado. Neste último existem algumas unidades com problemas, mas que foram trocados e o problema foi admitido pela Apple, o que não está acontecer com a Nokia pelo que se pode observar no forum da empresa.

Posso dizer que hoje fiz uma experiência. Com o 3G desligado, estive a jogar durante a viagem para casa, quase o tempo todo. Roubou-me apenas 9% de bateria. No momento que se liga o 3G começa a festa. A coisa pode ir aos 20% ou mais em apenas 40 minutos de utilização, estando apenas a jogar sem aceder á net.

Sei que é estranho, mas o que me parece é que pode haver um problema nos drivers do 3G ou coisa relacionada. Com ou sem o suporte para dados 3G, desde que o 3G esteja ligado os gastos são igualmente intensos.

A autonomia, não é reduzida com 3G, é reduzidíssima! Tanto que quase se tem receio de o ligar porque se pode precisar de energia mais tarde. Nunca tal me aconteceu.

As pessoas no caso do iPhone podem desligar o 3G para ter mais meio dia de autonomia. Podem até desligar o location services, push email etc para chegar aos 3. Mas nunca ter que desligar o 3G por uma questão de sobrevivência diária. É o caso que acontece com o meu Lumia.

Dito isto, como comprei o telemóvel num plano por 99 euros (ao preço de uma telemóvel de gama baixa) até que pode passar. Se tivesse que pagar 250 ou 300 como vejo em planos da Vodafone e Optimus, ou mesmo comprar desbloqueado por 400 ou 500, seria na minha opinião uma loucura ficar com ele com os problemas que tem face ás opções que existem no mercado.

Isso só pode acontecer com quem não sabe ainda muito bem o que é um smartphone desta geração. E pelo que se me dá a aperceber por algumas intervenções, alguns não parecem saber.

O design é uma delícia, o ecrã é muito apetitoso, a UI é fantástica, funcionalmente o sistema operativo é muito bom melhor que a concorrência em muitos aspectos, ao nível de apps tem escolha suficiente, câmera devido ao pink é fraquita pese embora tenha muitos megapixieis(falta de qualidade no sensor de imagem), apps store a mais restritiva do mercado. Mas fundamentalmete é o primeiro telemóvel de topo de gama que tive que tem problemas com bateria com o 3G ligado. Nem o meu velho HTC Diamond tenha tão baixa autonomia com o 3G ligado (pese embora o 3G ligado não valesse de nada porque não havia apps que tirassem partido da largura de banda acrescida).

Espero que saia um fix para o 3G para breve para o Lumia 800.

Obrigado a todos pelas dicas, sugestões e concelhos. Fica aqui a minha opinião sobre o dispositivo. Consegue reunir o melhor e o pior que se faz hoje em telemóveis de topo de gama em coisa tão importantes como o suporte para banda larga (3G).

Pelo menos isto é o que constato nas duas unidades que estive durante 1.5 semanas. A autonomia com 3G ligado, não é baixa, é baixíssima (a própria Nokia nas lojas aconcelha a deligar o 3G para ter uma boa autonomia diária, não oficialmente claro).

A minha experiência é idêntica a muitas outras relatadas no forum da Nokia.

Cumprimentos,

Nuno Lopes
PS: As calças ao preço que foram dá para encolher um bocadinho o cu. Espero que o alfaiate depressa as alargue um pouco. Aí sim, diria que a Nokia tinha em mãos o primeiro e verdadeiro Windows Phone (Amazing). Esta versão, parece-me um bocado beta.

Correlacionando as dificuldades em termos de autonomia e o 3G ligado, dá pelo menos para especular a razão pela qual este topo de gama não suporta tethering ao contrário dos seus congéneres.
 
Última edição:
A tecnologia das baterias é das coisas mais complicadas de desenvolver, daí não terem conseguido acompanhar as exigências que os novos gadgets possuem. É natural que com uso das apps mais 'gastadoras' (gps, câmara, qualquer outra com ligação à rede, etc) a autonomia baixe drasticamente.

A realidade é que as bateria acompanham o crescimento e exigências dos gadgets. O problema são os fabricantes, preferem emagrecer um aparelho por 1mm do que colocar uma bateria com quase o dobro da bateria. Essa é a verdade. Os fabricantes apenas metem uma bateria que dê para um dia com uma utilização moderada. Poupam ao máximo nesse aspecto.
Uma marca com que eu fiquei bastante impressionado a quebrar esta estupidez de baterias curtas é a Motorola. deixou engordar o Razor, tornando-se o Razor Max por mais 2mm para ter uma bateria de grande capacidade de 3300mAh. E nem com 1cm de espessura ficou.

Não se queixem que as baterias não acompanham o mercado, elas acompanham, e muito bem. Os fabricantes é que vendem mais ao meter um processador 1000 núcleos do que com uma boa bateria. Os dois nunca existem em conjunto que fazem rebentar com o preço.
 
Eu das experiências que tive com dois WP, observei duas etapas distintas. Antes do Mango, em que a autonomia me dava apenas para um dia, e às vezes nem isso, no LG E900 (com bateria de 1500mAh), e com o Mango em que a autonomia melhorou um pouco. Com o Mango, no LG, já dava para um dia à vontade, e chegava à noite com 20 ou 30% ainda disponível.
Depois veio o Omnia7, que também tem bateria de 1500mAh, e o resultado neste campo foi idêntico. Um dia à vontade, e muitas vezes um dia e meio ou até mais. Realço o facto de que nunca desliguei o 3G em nenhum telemóvel meu até hoje. O wifi é que tenho sempre desligado, e ligo-o apenas quando necessito, desligando-o depois. A localização também está sempre desligada.
De resto são as chamadas normais, meia dúzia de sms e duas contas de email a funcionar. Quanto a jogos, nada.

As pessoas no caso do iPhone podem desligar o 3G para ter mais meio dia de autonomia. Podem até desligar o location services, push email etc para chegar aos 3. Mas nunca ter que desligar o 3G por uma questão de sobrevivência diária. É o caso que acontece com o meu Lumia.

Eu não sei que experiências é que têm com os iPhone's, mas da malta que eu conheço com eles todos se queixam da autonomia.
Ainda ontem estive a jantar com uns amigos meus, onde 5 deles tinham iPhone's. E às 23h estavamos a falar sobre isso e constatámos que dos 5 iPhone que lá estavam, 4 deles tinham a bateria abaixo dos 10%, e dois deles estavam mesmo a "morrer" com 2%. E dizem que isto é constante.
Por isso quando me falam na autonomia do iPhone, não me parece que seja grande exemplo para comparação.
 
Última edição pelo moderador:
Eu não sei que experiências é que têm com os iPhone's, mas da malta que eu conheço com eles todos se queixam da autonomia.
Ainda ontem estive a jantar com uns amigos meus, onde 5 deles tinham iPhone's. E às 23h estavamos a falar sobre isso e constatámos que dos 5 iPhone que lá estavam, 4 deles tinham a bateria abaixo dos 10%, e dois deles estavam mesmo a "morrer" com 2%. E dizem que isto é constante.
Por isso quando me falam na autonomia do iPhone, não me parece que seja grande exemplo para comparação.
Ainda por cima actualmente no 4S nem sequer dá para desligar o 3G... Uma tremenda falha...
 
Eu não sei que experiências é que têm com os iPhone's, mas da malta que eu conheço com eles todos se queixam da autonomia.
Ainda ontem estive a jantar com uns amigos meus, onde 5 deles tinham iPhone's. E às 23h estavamos a falar sobre isso e constatámos que dos 5 iPhone que lá estavam, 4 deles tinham a bateria abaixo dos 10%, e dois deles estavam mesmo a "morrer" com 2%. E dizem que isto é constante.
Por isso quando me falam na autonomia do iPhone, não me parece que seja grande exemplo para comparação.

Eu não sei bem com explicar melhor. Se você ás 23 horas está com menos de 10% de carga depois de um dia de utilização activa isso é normal hoje em dia (um jogo ou outro, email, algumas chamadas, uma ou outra navegação leve na net).

Se acha isso mau, experimente então os Lumias (os meus dois pelo menos), ás 15:00 está com 0% com 3G e WIFI ligado !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Daí dizer que este Lumias em termos de autonomia estão muito aquém.

Desligando o 3G o dia todo, sim penso que consegue chegar a essa hora com 10%.

Esperimente desligar o 3G no iPhone o dia todo e vai ver quanto tem de bateria ás 23 horas. Deve ir para aí á volta dos 50%.

PS: O WIFI ligado desde que não esteja com pesquisa continua gasta quase nada.
 
Última edição:
Andava a ver este telemóvel para desenjoar um bocado do iPhone, mas ele não dura um dia inteiro? Eu vivo bem com um telemóvel que tenha de carregar todos os dias, prefiro isso e usá-lo como deve ser com tudo ligado, mas tem de durar um dia.

Por exemplo ontem que foi um dia intenso que passei umas 3 horas ao telefone, com Skype ligado (um survedoro de bateria), Safari, ver mails, ouvir música, e estou com 10% agora de manhã. Com isto eu consigo viver, se ele tivesse ficado sem bateria às 15 horas com esta utilização ia pela janela.
 
Back
Topo