Nokia Lumia 930

Ainda estou com o 8.1. Tenho muitos GB por diversas nuvens. O problema é ter um telefone WP que parece que só dá opção para fazer upload automático, por ex. das fotos e filmes, para o OneDrive

Antigamente, quando o comprei ,32GB pareciam muito, então 32GB+15 de oferta pareciam uma fonte inesgotável de armazenamento. Tive um n97 também com 32GB e aquilo nunca mais acabava, acho que nem a metade cheguei. O problema é que o 930 gera arquivos, por exemplo fotos com 5MB e qq pequeno filme atira-se para a casa dos GB. Por isso os 32GB são manifestamente insuficientes.
Para equivaler ao n97, o 930 teria que ter uns 320GB de memória de capacidade de armazenamento. Era só isto...

É por isso que a capacidade de expansão de memória até 200GB via microUSB que o 950 permite são uma boa opção para esse equipamento, penso eu...
 
Nunca experimentei a clousmesh, embora a tenha instalada nunca usei.
Bom...mas fui agora á Meo Cloud e activei uma função q da para fazer upload directo. Vamos a ver se funciona tão bem como a one drive. Tenho 2 contas com 16gb cada. Sempre são mais 32gb só por aqui e qd as subscrevi nem sequer era assinante MEO
 
Há um 10 aqui por casa. Ainda n consegui compreender as vantagens. Tenho muita coisa aqui no 8.1 q não quero perder. Acho q o 10 n justifica...
 
Eu por aqui fiz upgrade do meu Lumia 930 para o 10 ainda antes de este estar na RTM. Confesso que só agora com o Aniversary Update o telemóvel para mim ficou utilizável (finalmente a bateria dura-me um dia inteiro como no WP8), mas mesmo assim ainda tem umas boas carradas de bugs irritantes (como o alarme de manhã por vezes despertar com o som completamente distorcido). De notar que fiz reset após fazer upgrade para o update de aniversário.

Na altura comprei este telemóvel (nem foi este, foi um 735, depois troquei mais tarde por este) pois o sistema era simplesmente fluido, sem breaks, abria tudo rápido, era rápido em tudo. O 10 destruiu muito este sentimento, embora estejam gradualmente update-a-update a recuperar o sistema para níveis perto do WP8.

Ainda assim, agora com a não tão recente falta de dispositivos à venda nas lojas, começo a notar um mal trato das aplicações disponíveis para o sistema, o que começa a severamente degradar a utilização.

Eu não utilizo muitas aplicações diariamente, mas nas poucas que uso encontro problemas ainda bastante graves:

- Skype: Uma desgraça. Chegou aos pontos de demorar 10s a abrir + 5s para abrir uma thread de conversa + 5s para aparecer o teclado para escrever + 5s para enviar a mensagem escrita. Inadmissível.
- Readit: Ultimos updates deixaram a aplicação muito mais instavel, fecha-se com muita frequência.
- Messenger: Lento a abrir, Não é suave nas animações, para não dizer que o dicionário de correcção automática deixa de funcionar pouco depois de começar-se a conversar com alguém. Não suporta chamadas de voz como nas outras plataformas, embora o botão de chamadas esteja presente em alguns menus.
- Facebook: Nem comento. Demora séculos a abrir, é PURAMENTE LENTO a mexer e crasha com frequência.
- Edge: Fuciona até bastante bem, embora tenha problemas com alguns websites (recarrega-os constantemente).
- Spotify: Utilizo muito o spotify, é o meu rádio em casa, no carro, em todo o lado, mas deus me valha se não tem bugs desde que fizeram a versão nova. Várias vezes encrava a reprodução completamente e só volta a funcionar depois de DESLIGAR E LIGAR o telemóvel. A playlist "Discovery weekly, qunado renovada à segunda feira simplesmente não funciona (diz não ter musicas). Tem que se fechar e abrir a aplicação para que estas apareçam.
- Aplicação Fotografias: Lenta. Lenta lenta lenta. Tira-se uma fotografia, vamos à aplicação, fica a "pensar" uma porrada de tempo antes de mostrar as fotografias.

A verdade é esta, infelizmente uma boa parte das aplicações tem menos funções que as versões para outros sistemas operativos, o que diminui a experiência de utilização.

Nem tudo é mau. Aplicações como o Calendário, Meteorologia, Outlook, FeedLab, SpeedTest, entre muitas outras funcionam perfeitamente sem qualquer problema.

Quanto a aplicações com upload de fotografias, depende do criador da aplicação dar ou não suporte. Aplicações que sei que suportam o upload automático são:

- OneDrive (integrado);
- Dropbox;
- Hopic Explorer (Para servidores cloud que suportem WebDav (por exemplo, o OwnCloud / Nextcloud).
 
n sou mt de usar apps mas a das fotografias o melhor é desligares o HDR ficas com fotos piores mas n esperas tanto. plo menos tens opção de escolha: qualidade vs velocidade.
o skype n sei se é a nova versão ou não, mas a nova (UWP) devia ser mais rápida q isso.
 
Pois é Palito grande informação. Nem imaginava que que ia perder tanto na eventualidade de mudar para w10.

LSDigital Sabia que uma ou outra coisa poderia começar a funcionar menos bem ou menos rápido , agora o que o Palito descreve...chiça ...
Para além disso tudo e mesmo que fosse tudo fluido na mesma, o meu receio era outro. Perder novamente muito tempo a configurar o telemóvel a meu gosto. Emails, musicas , tons, automatismos adquiridos ao longo dos anos, Aplicações que uso muito e desconheço se estarão disponíveis no w10:- O insider, o Kiosk, O here drive ( este sei que não há e dá 10-0 à solução disponibilizada no WP10). Há mais mas estas são realmente as principais razões que me levaram a ficar quieto.

Agora depois de ler isto do Palito é que não mexo mesmo eheh
 
eu mantenho o meu conselho. experimenta q n perdes nada.
cada utilizador tem a sua experiência. dificilmente encontras alguém com os mesmos bugs e o wp/wm têm um ótimo sistema de reposição de seguranças q nunca conhecerás se n experimentares.
basicamente se tiveres uma segurança feita (e são automáticas) na pior das hipóteses se quiseres voltar ao 8 ele mete tudo como tens agora. podes eventualmente perder passwords, algum savegame e tlv alguma palavra adicionada no dicionário do teclado. mas se gostares do 10, n só tens as apps do 8 como tb tens mais as do 10.
o maps do 10 n é assim tão inferior ao here, ate pk os dados vêm do here e tens ainda a escolha de 3 rotas por cada pesquisa, pontos de paragem entre a partida e o destino, etc.
mesmo q encontres algum bug duvido q tenhas coragem de voltar ao 8 :p
 
Infelizmente, no estado em que está o sector de hardware de momento, não considero que seja boa altura para trocar para Windows Mobile. Quem tem Windows Phone 8 ou 8.1 e pode fazer o upgrade, se precisarem de extrema estabilidade, não façam o upgrade. Se poderem tolerar um eventual crashanço ou uma app menos bem feita, força com o upgrade, só têm a ganhar, há imensas funções e "mariquices" novas a explorar :)

Não levem o que disse a mal ou distorçam o que disse: o sistema é sólido e no geral funciona muito bem, o pior mesmo é quando os criadores das apps se desleixam e lixam tudo.

Temos também uma coisa nova excelente que é as actualizações de sistema operativo quase semanais: Desde que a Microsoft se livrou dos operadores, recebem-se actualizações para o sistema muito mais frequentemente, e posso dizer que cada vez que instalo uma actualização comutativa noto diferenças imediatas, especialmente a nível de velocidade, o sistema tem estado a ficar cada vez mais rápido com cada actualização.

Reparem também que custa mais (e usa-se mais linhas) a descrever o que está mal do que o que está bem. Eu numa linha no meu post anterior disse tudo o que funciona perfeitinho no telemóvel, e não descrevi tudo, nem perto.

Reparem as linhas que usei acima para dizer que aquelas funcionam mal, mas reparem quantas aplicações uso também diariamente que simplesmente funcionam perfeitamente: Calendário, OneNote, Meteorologia, Outlook, FeedLab, SpeedTest, NextGen Reader, Whatsapp, battery tile, mTalk, LastPass, Teamviwer, Remote Desktop, Instagram, VLC, Shazam, MyTube, MB Way, AliDeals, 9Zen Store, Steam, Momentum Browser, QR Scanner, WiFi Analizer, Office Lens, Euromilhões, Perfect Wallpaper, Perfect Screen Tracker, Compass, Mapas (é o HereMaps do Windows 10), GPS speedometer, e pelo menos 40 jogos que tenho no equipamento.

Tudo isto sem o sistema ficar mais lento, como acontecia muito num android que tinha antes. E não listei todas as que tenho no equipamento.

Porém, tendo em conta a quebra das vendas devido à falta de hardware é de esperar que a situação das aplicações piore num futuro próximo e, sejamos realistas, não utilizamos muitas mas a falta de algumas aplicações e o mau estado de outras diminui muito a experiência de utilização. Um bom exemplo é a falta de Snapchat, Pokemon Go, aplicações oficiais Vodafone, NOS, MEO, EDP, aplicações bancárias como o BPI, continente, etc., montes delas que poderiam nos dar jeito não se encontram disponíveis para Windows 10 Mobile, e com a quebra de mercado actual, é de esperar que o problema piore.

Temos depois também imensas coisas que só se encontram neste sistema operativo: Para mim, o menu iniciar é sagrado: As live tiles são preciosas, é realmente um dos aspectos que mais me prende neste sistema: O facto de "ser tudo aos quadradinhos" mas, depois, não há um lumia que pegues que seja igual, ou seja, apesar de não o parecer, é altamente personalizavel e facilmente o tornamos nosso.

O ecossistema de apps microsoft é igual entre tablets, PC e telemóvel, o telemóvel interliga-se lindamente com o nosso computador (recentemente adicionaram até a possibilidade de sincronizar notificações, estado de bateria e outros alertas com o computador), bem como também alertas de SMS e chamadas não atendidas. O OneDrive completa esta integração permitindo-nos ter os documentos acessíveis em qualquer lugar, independentemente do equipamento que estejamos a utilizar.

Há que saber lidar com as diferenças. É certo que se tivéssemos mais aplicações, e o sistema fosse um pouco mais polido, certamente começaria a vender que nem pão quente. Penso que a Microsoft não deveria ter cancelado o emulador interno de android: Tudo bem, haveria MENOS razões para criar uma aplicação nativa à primeira vista (o grande argumento seria, após esta ser popular, torna-la UWP, permitindo-a correr de forma nativa em todos os sistemas microsoft), no entanto, haveria uma selecção de aplicações INCRIVELMENTE MAIOR à nossa disposição. Para não falar de que o argumento de "Tem literalmente duas lojas, a Windows e a Android" (apesar de tecnicamente ser só uma, a da Microsoft), seria perfeito para ganhar novos clientes.

Em fim, é esperar a ver como corre e rezar que a Microsoft não meta os pés pelas mãos pela 3ª vez no mercado mobile. Eu por enquanto não vou trocar de sistema operativo, enquanto este fizer tudo o que preciso, continuarei com ele, mais tarde, se realmente achar que devo, troco para outro.
 
Última edição:
regra geral concordo com o q dizes mas nesta parte já n tanto:
Porém, tendo em conta a quebra das vendas devido à falta de hardware é de esperar que a situação das aplicações piore num futuro próximo e, sejamos realistas, não utilizamos muitas mas a falta de algumas aplicações e o mau estado de outras diminui muito a experiência de utilização. Um bom exemplo é a falta de Snapchat, Pokemon Go, aplicações oficiais Vodafone, NOS, MEO, EDP, aplicações bancárias como o BPI, continente, etc., montes delas que poderiam nos dar jeito não se encontram disponíveis para Windows 10 Mobile, e com a quebra de mercado actual, é de esperar que o problema piore.
a falta de hw supostamente deve ser colmatada por outras OEMs, veremos...
pode prejudicar as apps exclusivas mobile (q n deviam ser nenhumas) as outras, fazendo UWP corre em mobile tb. acredita q se n tivéssemos apps UWP, as mesmas tb n haveriam para 1% do mercado.
a vodafone tem a mais importante, q diga-se, uso todos os dias pra ver tv :) a da meo tb é mt boa. bancárias concordo, com a segurança deste SO é uma pena n haver. continente discordo. tenho num tablet 7" em android e aquilo é uma dor de cabeça num ecrã tão pequeno.
se vai piorar ou n n sei, mas enquanto continuarem a aparecer apps UWP estou tranquilo.
 
regra geral concordo com o q dizes mas nesta parte já n tanto:

a falta de hw supostamente deve ser colmatada por outras OEMs, veremos...

O grande problema é que enquanto se espera, as prateleiras estão vazias nos operadores. Vou a uma loja da vodafone ou da meo, vejo 1 lumia na prateleira, quando dantes via a gama completa deles (desde os 5XX aos 9XX). De outras marcas não se vê nada à venda exepto naquela superfície grande de marca vermelha (cencura do forum), e mesmo lá existem poucos em montra para os clientes mexerem. Isto é grave pois só alimenta a ideia de "Windows Phone está morto".

Não é a primeira vez que vou a uma loja vodafone tratar de algum assunto, meto o telemóvel na bancada para ver a informação que me pedem e a funcionária fica admirada de como "uso um telemóvel que não tem aplicações nenhumas". Cheguei mesmo ao ponto de ouvir uma funcionária dizer que o Windows Phone não tinha nem facebook nem messenger a um cliente, isto na vodafone.
 
Ok, estive agora a ver e tenho 445 aplicações. Em determinada altura chamaram-me à atenção por este ou por aquele motivo. Não posso dizer que me faltem opções eheh. É-me impossível usar todas com frequência, mas sim. há muitas que utilizo frequentemente, talvez umas dezenas e apesar de estar com 8.1 verifico que de tempos a tempos lá vêm umas quantas a pedir para actualizar, penso que para melhor, as últimas a pedi-lo foram a spotify, whatsapp e viber.
Algumas gostava mais antes da actualização, por ex. a whatsapp .
A única queixa que tenho do skype é que não toca o telefone se não estiver aberta, de resto acho-a muito boa em 8.1

Relativamente ao Maps ou Mapas do 10 acho que não está ao nível do Here. Pode rodar sobre os mesmos mapas mas não me convenceu. Parece-me o mesmo que os HereMaps que só utilizo esporadicamente e quando só tenho as coordenadas do meu destino ou ver o relevo do terreno, as casas, monumentos etc.
Já agora esse Mapas disponibiliza o, ou algo parecido com o HereCityLens?

Há alguma aplicação no 10 absolutamente indispensável que não haja no 8.1?
Eu ainda não descobri, mas posso perder um pouco mais de volta do equipamento a ver se encontro algo de verdadeiramente inovador e eficiente

O que me irrita um bocado, mas não o suficiente para migrar para o 10, é que as músicas que tenho no telemóvel numa pasta de musica com origem na xbox, curiosamente transferem automaticamente para o groove do PC que é 10, só que são só os títulos. As pastas estão vazias. :p

Este fenómeno deve ser parecido com o office e outros só que neste particular, o office é pago na versão pc ao contrario do que acontece na versão mobile, e sinceramente não estou na disposição de pagar fortunas para ter um word ou um excel ou powerpoint no pc. Prefiro utilizar as licenças mais antigas que já tenho e portanto não sinto falta dessa integração porque não estou disposto a pagar o que pedem por elas. Acho que é mais ou menos assim...

Aliás que justificação há para o groove ser mais caro que o spotify? Não me entra...

O mesmo que me tirarem 25GB que tinha ganho por direito e agora se os quiser de volta tenho que pagar...

Dá-me ideia que o sistema está-se a querer pagar por tudo e por nada.

E muito sinceramente acho que não merece o dinheiro que pede. No PC (em varios PC's ) O Outlook online é lento, o onedrive é lento, a abertura dos contactos lento que doi. Como se não bastasse todos bloqueiam com alguma frequência e prejudicam demasiadas vezes ao dia o desempenho do utilizador. Por vezes o que me safa é ter o telefone por perto. Muitas vezes é assim que me safo. O telemóvel é muito rápido em todos estes items
Estou a testar o período experimental do office num PC recente e não gosto. Muito lento tb. Apesar de estar grátis 30 dias não utilizo. Quanto mais a pagar...

Perante o exposto, dificilmente me sentirei atraído pela apregoada sincronização PC-telefone-tablet e portanto também não será por aqui que irei buscar o estímulo para actualizar o telemóvel para o 10...

Por contraponto os serviços google que estou a ensaiar no PC são muito mais rápidos, quase instantâneos em resposta áquilo que se lhes pede
 
Ok, estive agora a ver e tenho 445 aplicações. Em determinada altura chamaram-me à atenção por este ou por aquele motivo. Não posso dizer que me faltem opções eheh. É-me impossível usar todas com frequência, mas sim. há muitas que utilizo frequentemente, talvez umas dezenas e apesar de estar com 8.1 verifico que de tempos a tempos lá vêm umas quantas a pedir para actualizar, penso que para melhor, as últimas a pedi-lo foram a spotify, whatsapp e viber.
Algumas gostava mais antes da actualização, por ex. a whatsapp .
A única queixa que tenho do skype é que não toca o telefone se não estiver aberta, de resto acho-a muito boa em 8.1

Relativamente ao Maps ou Mapas do 10 acho que não está ao nível do Here. Pode rodar sobre os mesmos mapas mas não me convenceu. Parece-me o mesmo que os HereMaps que só utilizo esporadicamente e quando só tenho as coordenadas do meu destino ou ver o relevo do terreno, as casas, monumentos etc.
Já agora esse Mapas disponibiliza o, ou algo parecido com o HereCityLens?

Há alguma aplicação no 10 absolutamente indispensável que não haja no 8.1?
Eu ainda não descobri, mas posso perder um pouco mais de volta do equipamento a ver se encontro algo de verdadeiramente inovador e eficiente

O que me irrita um bocado, mas não o suficiente para migrar para o 10, é que as músicas que tenho no telemóvel numa pasta de musica com origem na xbox, curiosamente transferem automaticamente para o groove do PC que é 10, só que são só os títulos. As pastas estão vazias. :p

Este fenómeno deve ser parecido com o office e outros só que neste particular, o office é pago na versão pc ao contrario do que acontece na versão mobile, e sinceramente não estou na disposição de pagar fortunas para ter um word ou um excel ou powerpoint no pc. Prefiro utilizar as licenças mais antigas que já tenho e portanto não sinto falta dessa integração porque não estou disposto a pagar o que pedem por elas. Acho que é mais ou menos assim...

Aliás que justificação há para o groove ser mais caro que o spotify? Não me entra...

O mesmo que me tirarem 25GB que tinha ganho por direito e agora se os quiser de volta tenho que pagar...

Dá-me ideia que o sistema está-se a querer pagar por tudo e por nada.

E muito sinceramente acho que não merece o dinheiro que pede. No PC (em varios PC's ) O Outlook online é lento, o onedrive é lento, a abertura dos contactos lento que doi. Como se não bastasse todos bloqueiam com alguma frequência e prejudicam demasiadas vezes ao dia o desempenho do utilizador. Por vezes o que me safa é ter o telefone por perto. Muitas vezes é assim que me safo. O telemóvel é muito rápido em todos estes items
Estou a testar o período experimental do office num PC recente e não gosto. Muito lento tb. Apesar de estar grátis 30 dias não utilizo. Quanto mais a pagar...

Perante o exposto, dificilmente me sentirei atraído pela apregoada sincronização PC-telefone-tablet e portanto também não será por aqui que irei buscar o estímulo para actualizar o telemóvel para o 10...

Por contraponto os serviços google que estou a ensaiar no PC são muito mais rápidos, quase instantâneos em resposta áquilo que se lhes pede
se para ti a velocidade é assim tão importante tlv seja melhor passares para o 950XL e, quem sabe, investir num pc novo e numa net com fibra :D e mantem-te longe do 10, pk apesar de algumas apps serem francamente melhores, por serem mais completas demoram 1 pco mais a abrir. nem vou só pelo mail mas calendário, mapas, cortana, instagram, edge e até a calculadora já n têm nada a ver.
sabias q agr podes responder ás SMS diretamente no pc? até o skype está em processo de mostrar as sms q tens no tlm para permitir iniciar a conversa no pc. se o novo skype n for suficiente para te seduzir, well... tlv a noticia de q o velho (o do 8) vai deixar de funcionar te "seduza" :D
apps obrigatórias? mtalk, p.ex.
O grande problema é que enquanto se espera, as prateleiras estão vazias nos operadores. Vou a uma loja da vodafone ou da meo, vejo 1 lumia na prateleira, quando dantes via a gama completa deles (desde os 5XX aos 9XX). De outras marcas não se vê nada à venda exepto naquela superfície grande de marca vermelha (cencura do forum), e mesmo lá existem poucos em montra para os clientes mexerem. Isto é grave pois só alimenta a ideia de "Windows Phone está morto".

Não é a primeira vez que vou a uma loja vodafone tratar de algum assunto, meto o telemóvel na bancada para ver a informação que me pedem e a funcionária fica admirada de como "uso um telemóvel que não tem aplicações nenhumas". Cheguei mesmo ao ponto de ouvir uma funcionária dizer que o Windows Phone não tinha nem facebook nem messenger a um cliente, isto na vodafone.
nesta fase transitória obviamente q vão desaparecer. já podiam era existir outras marcas, mas isso...
btw a MS está a promover bastante o HP e o acer nas suas lojas físicas nos EUA.
se eu fosse mauzinho pedia o livro de reclamações e metia lá: "se funcionário n sabe, n inventa" :p
 
Back
Topo