Nokia n81 8GB vs 6210 Navigator... Qual o melhor?

samc

Power Member
Boas, recentemente troquei o meu N73 por um N81 8GB, de momento tenho ainda a oportunidade de trocar por um 6210 Navigator (pago mais alguns € e troco de modelo), no entanto gostaria que me dessem algumas opiniões sobre as vantagens e desvantagens de cada modelo.

Para já apresento as desvantagens que encontrei no N81:

- O Wi-Fi não é utilizado no PC-Suite, era interessante ele ser usado para substituir a alternativa lenta do Bluetooth e não ser preciso usar o cabo.
- Talvez tenha sido porque ao instalar um "h@ck" da aplicação N-GAGE aquilo correu mal, mas de momento mesmo sem nenhuns ficheiros ou mensagens na memoria do telefone (não instalei lá aplicações nem jogos), só tenho 4 MB livres! Talvez se o formatar fique diferente, mas não tenho a certeza.
- Não tem Infravermelhos assim como o 6210 (mas no N73 dava jeito para controlar a TV).
- É um bocado volumoso
- As fotos ficam com muito "grão", o flash é fraco e não tem a opção de auto-focus (premir metade do botão para focar primeiro, etc). Ou seja fotos muito inferiores ao N73
- A parte pior, para ver vídeos do podcast shralp (snowboard) tenho de os ver em ecrã normal (não fullscreen - tecla 2) caso contrário a reprodução do vídeo fica lenta! No N73 não acontecia nada disto com os mesmos vídeos. A reprodução de vídeos em fullscreen era muito rápida. O mesmo acontece-me no N81 com os vídeos do youtube (.flv) são reproduzidos muito mal. Notem que não tenho aplicações a correr de fundo, excepto o leitor de música que é impossível de fechar.
- No menu com a tecla especial, somos obrigados a ter aplicações que não nos interessam como o nokia maps e não dá para adicionarmos a nossa própria aplicação.
- Não tem GPS Interno
- Não tem acelerómetro
- Botões de controlo do leitor de música muito próximos dos outros e quase desnecessários na minha opinião
- Tem memória interna por isso não se pode colocar um cartão de memoria que seria útil para ler num card reader ou para servir de backup

Como vantagens aponto:
- Ecrã de muito boa qualidade (melhor que o N73)
- Teclas grandes
- Wi-Fi para aceder a hotspots
- Tecla NAVI que dá jeito em algumas ocasiões como na galeria (mas que devia estar estendida ao menu também)
- Colunas stereo com qualidade e bem posicionadas
- OS S60v3 Feature Pack 1 que é mais rápido a iniciar, não é preciso esperar alguns segundos a entrar nos menus (como no N73 cuja primeira vez demorava mais tempo)


Alguém que conheça o 6210 navigator poderia expor aqui as suas opiniões sobre esse modelo e se o acha superior em termos de características gerais?
Por exemplo se a reproduzir vídeos, reproduz bem, etc etc

Obrigado
 
Outro aspecto que reparei é que o 6210 é um telemóvel mais recente que o N81, mas tem um conector áudio de 2,5 mm. Será que ele traz um adaptador simples para ligar aos headphones tradicionais de 3,5 mm?
 
Obrigado VFS0007, sendo assim o 6210 "perde um ponto". Estou também indeciso em relação ao E66. Tudo depende agora do preço dele (tem "tudo" o que os outros têm: GPS; Wi-Fi; IrDA...)
 
Boas pessoal!
Samc estas na mesma situação do que eu....

Neste momento estou a precisar de reformar o meu velho SE T630 e de arranjar um bom sucessor!

Tenho 3 telemoveis em mente que são:

Nokia N78: Pros:Com muito boa camara de 3.2 MP com auto-focus e flash e com GPS interno...
Contra: O valor de 369€ que e um pouco alto;

Nokia 6210 Navigator: Pros: Caracteristicas muito identicas ao 6210 e o valor de 229€ que para mim faz toda a diferença em comparação ao N78 e que nao se nota muito nas caracteristicas;
Contra: Não tem Wi- Fi (N78 e N81 tem); e não é da serie N (nao tao compativel com jogos);

Nokia N81: Pros: Excelente preço de 199 € para a gama a que pertence. Muito bom som.
Contra: É um telemovel muito grande principalmente com o slide aberto ficando ainda maior que o N78.
Embora as tecnologias que tem ainda estejam bem actuais é um modelo que provavelmente nao vai estar muito mais tempo disponivel.
Nao tem GPS.


Estas seriam as minhas 3 opçoes neste momento para aquirir brevemente mas em principio irei aguardar por sairem os novos modelos da Nokia que tem data prevista para Outubro (pelo menos na ***** já o vao ter disponivel durante o proximo mes).

Gostaria entretanto de saber mais opinioes do pessoal sobre estes telemoveis e tb se acham que o N78 ou ate o N82 irao descer brevemente de preço.
 
Última edição:
Pessoal alguem que tenhas estes telemoveis ajude aqui a decidir quais as grandes diferenças entre os dois e o pk...

Obrigado
 
O problema da rapidez da reprodução dos vídeos no N81 ficou resolvido com um hard reset ao telemóvel.
A opção Nokia E66 não está disponível para mim, por isso vou mesmo ter de decidir se vou optar por trocar o N81 por o 6210 Navigator

Sendo assim após mais uns dias de uso aponto alguns aspectos sobre o N81 8GB:
- Bateria com uma autonomia bastante normalíssima, continuo a ter de a carregar diariamente devido à minha utilização.
- A tampa slide tem algumas folgas pequenas, espero que não fiquem maiores com o uso
- Os atalhos para o sintetizador de voz estão muito interessantes.
- Gosto do design no telemóvel embora seja grande
- O botão para bloquear o teclado dá bastante jeito
- Removo os demos de jogos instalados de origem, mas cada vez que inicio o telemóvel eles ficam outra vez instalados!!!!

Vou fazer mais alguns comparativos entre o N81 e 6210 e depois deixo-os aqui...

Cumps
 
Back
Topo