1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Nokia n81 8GB vs 6210 Navigator... Qual o melhor?

Discussão em 'Telemóveis' iniciada por samc, 30 de Setembro de 2008. (Respostas: 9; Visualizações: 2187)

1. samc

samc Power Member

Boas, recentemente troquei o meu N73 por um N81 8GB, de momento tenho ainda a oportunidade de trocar por um 6210 Navigator (pago mais alguns € e troco de modelo), no entanto gostaria que me dessem algumas opiniões sobre as vantagens e desvantagens de cada modelo.

Para já apresento as desvantagens que encontrei no N81:

- O Wi-Fi não é utilizado no PC-Suite, era interessante ele ser usado para substituir a alternativa lenta do Bluetooth e não ser preciso usar o cabo.
    - Talvez tenha sido porque ao instalar um "[email protected]" da aplicação N-GAGE aquilo correu mal, mas de momento mesmo sem nenhuns ficheiros ou mensagens na memoria do telefone (não instalei lá aplicações nem jogos), só tenho 4 MB livres! Talvez se o formatar fique diferente, mas não tenho a certeza.
    - Não tem Infravermelhos assim como o 6210 (mas no N73 dava jeito para controlar a TV).
    - É um bocado volumoso
    - As fotos ficam com muito "grão", o flash é fraco e não tem a opção de auto-focus (premir metade do botão para focar primeiro, etc). Ou seja fotos muito inferiores ao N73
    - A parte pior, para ver vídeos do podcast shralp (snowboard) tenho de os ver em ecrã normal (não fullscreen - tecla 2) caso contrário a reprodução do vídeo fica lenta! No N73 não acontecia nada disto com os mesmos vídeos. A reprodução de vídeos em fullscreen era muito rápida. O mesmo acontece-me no N81 com os vídeos do youtube (.flv) são reproduzidos muito mal. Notem que não tenho aplicações a correr de fundo, excepto o leitor de música que é impossível de fechar.
    - No menu com a tecla especial, somos obrigados a ter aplicações que não nos interessam como o nokia maps e não dá para adicionarmos a nossa própria aplicação.
    - Não tem GPS Interno
    - Não tem acelerómetro
    - Botões de controlo do leitor de música muito próximos dos outros e quase desnecessários na minha opinião
    - Tem memória interna por isso não se pode colocar um cartão de memoria que seria útil para ler num card reader ou para servir de backup

Como vantagens aponto:
    - Ecrã de muito boa qualidade (melhor que o N73)
    - Teclas grandes
    - Wi-Fi para aceder a hotspots
    - Tecla NAVI que dá jeito em algumas ocasiões como na galeria (mas que devia estar estendida ao menu também)
    - Colunas stereo com qualidade e bem posicionadas
    - OS S60v3 Feature Pack 1 que é mais rápido a iniciar, não é preciso esperar alguns segundos a entrar nos menus (como no N73 cuja primeira vez demorava mais tempo)

Alguém que conheça o 6210 navigator poderia expor aqui as suas opiniões sobre esse modelo e se o acha superior em termos de características gerais?
    Por exemplo se a reproduzir vídeos, reproduz bem, etc etc

Obrigado

2. samc

samc Power Member

Outro aspecto que reparei é que o 6210 é um telemóvel mais recente que o N81, mas tem um conector áudio de 2,5 mm. Será que ele traz um adaptador simples para ligar aos headphones tradicionais de 3,5 mm?

3. VFS0007

VFS0007 Banido

não, não trás mas podes comprar esse adaptador na fnac por exemplo.

4. samc

samc Power Member

Obrigado VFS0007, sendo assim o 6210 "perde um ponto". Estou também indeciso em relação ao E66. Tudo depende agora do preço dele (tem "tudo" o que os outros têm: GPS; Wi-Fi; IrDA...)

5. VFS0007

VFS0007 Banido

o 6210 n tem IRda

6. samc

samc Power Member

Sim eu vi nas especificações que não tem. Estou a referir-me ao E66, esse sim diz que tem IrDA

7. VFS0007

VFS0007 Banido

sim...mas tb n contes muito com isso porque custuma ter pouco alcance...n da para fazer aquelas brincadeiras nos cafés...:P

8. Roger

Roger Power Member

Boas pessoal!
    Samc estas na mesma situação do que eu....

Neste momento estou a precisar de reformar o meu velho SE T630 e de arranjar um bom sucessor!

Tenho 3 telemoveis em mente que são:

Nokia N78: Pros:Com muito boa camara de 3.2 MP com auto-focus e flash e com GPS interno...
    Contra: O valor de 369€ que e um pouco alto;

Nokia 6210 Navigator: Pros: Caracteristicas muito identicas ao 6210 e o valor de 229€ que para mim faz toda a diferença em comparação ao N78 e que nao se nota muito nas caracteristicas;
    Contra: Não tem Wi- Fi (N78 e N81 tem); e não é da serie N (nao tao compativel com jogos);

Nokia N81: Pros: Excelente preço de 199 € para a gama a que pertence. Muito bom som.
    Contra: É um telemovel muito grande principalmente com o slide aberto ficando ainda maior que o N78.
    Embora as tecnologias que tem ainda estejam bem actuais é um modelo que provavelmente nao vai estar muito mais tempo disponivel.
    Nao tem GPS.

Estas seriam as minhas 3 opçoes neste momento para aquirir brevemente mas em principio irei aguardar por sairem os novos modelos da Nokia que tem data prevista para Outubro (pelo menos na ***** já o vao ter disponivel durante o proximo mes).

Gostaria entretanto de saber mais opinioes do pessoal sobre estes telemoveis e tb se acham que o N78 ou ate o N82 irao descer brevemente de preço.

Última edição: 30 de Setembro de 2008
  9. Roger

Roger Power Member

Pessoal alguem que tenhas estes telemoveis ajude aqui a decidir quais as grandes diferenças entre os dois e o pk...

Obrigado

10. samc

samc Power Member

O problema da rapidez da reprodução dos vídeos no N81 ficou resolvido com um hard reset ao telemóvel.
    A opção Nokia E66 não está disponível para mim, por isso vou mesmo ter de decidir se vou optar por trocar o N81 por o 6210 Navigator

Sendo assim após mais uns dias de uso aponto alguns aspectos sobre o N81 8GB:
    - Bateria com uma autonomia bastante normalíssima, continuo a ter de a carregar diariamente devido à minha utilização.
    - A tampa slide tem algumas folgas pequenas, espero que não fiquem maiores com o uso
    - Os atalhos para o sintetizador de voz estão muito interessantes.
    - Gosto do design no telemóvel embora seja grande
    - O botão para bloquear o teclado dá bastante jeito
    - Removo os demos de jogos instalados de origem, mas cada vez que inicio o telemóvel eles ficam outra vez instalados!!!!

Vou fazer mais alguns comparativos entre o N81 e 6210 e depois deixo-os aqui...

Cumps

Partilhar esta Página