Nokia N90 - Nova Bomba da Nokia!

Estava mais a pensar no sistema de zoom optico, e qualidade geral das fotos em relação ao tamanho da maquina do que em relação ao autocolante que leva na caixa. A fusão de uma dsc-t com um tele cada dia me parece mais provável e próxima. :D
 
timber disse:
Ah aí está um falácia típica
As melhores lentes não são tipicamente zooms apesar de haver alguns zooms muito bons. E a maioria das lentes Carl Zeiss não são zooms.
Isso não é uma lente da Carl Zeiss. Aliás a CZ nem fabrica lentes. É uma fundação que gere o patriomónio, nome, Know How etc.
Isso provavelmente é uma lente desenhada pela CZ fabricada na China para a Nokia. Isso deve ati vir já com num modulo sensor lente pro telemóvel.
As lentes Carl Zeiss ou da Leica ou qualquer desses fabricantes não são desenhadas por mágicos. Se tiverem de vender ao mesmo preço e nas mesmas condições que toda a gente fazem mais ou menos o mesmo que toda a gente
Lentes que derem fama à CZ são coisas como esta Contax CZ Distagon 21 mm f2.8 (fabricada pela Kyocera)
138908pj.jpg

Que custa 1600 USD e não, não tem "zoom óptico"
Confesso que não sei donde vem a fama das CZ mas sei o seguinte. O Zoom Óptico é obtido através de combinação de lentes, seja qual for a marca e pode ser facilmente explicado, claculado, previsto através de princípios de Óptica Geométrica, uma área mais do que estudada, esmifrada da Física do século XIX. A perfeição da imagem obtida através destes conceitos e princípios depende de muitos factores, posicionamento relativo das lentes, incidência dos raios luminosos, qualidade das lentes (desde a sua forma, passando pela perfeição do fabrico, aproximações tidas em conta, sei lá 1001 coisas). Em Física, mesmo actualmente utilizam-se lentes com n objectivos distintos em diversos estudos especialmente na área da óptica e lasers. Nesta área como é fácil antever, é precisa muitas vezes uma precisão e especificidade nas lentes usadas muito elevadas e é por isso que há catálogos maiores que listas telefónicas para cada tipo de lente. É por isso que como se pode calcular, a qualidade do jogo de lentes utilizado para fazer o zoom nas máquinas fotográficas é factor preponderante na fiabilidade e perfeição da imagem resultante. À partida, se a Carl Zeiss tem lentes de qualidade acima da média, cálculo que haja (ou pelo menos a crença) de que a calibração e qualidade destas lentes seja superior, logo também para efectuar os zooms ópticos. Por que seja qual for a máquina que se use, a óptica geométrica é sempre a mesma. Obviamente como já aqui deixei subentendido, as discrepâncias mínimas que eventualmente existirão nas lentes usadas em máquinas de uso doméstico e telemóveis são completamente irrelevantes face aos mecanismos de captura das imagens (CCD) e respectivas limitações.
 
Última edição:
zer0 disse:
Estava mais a pensar no sistema de zoom optico, e qualidade geral das fotos em relação ao tamanho da maquina do que em relação ao autocolante que leva na caixa. A fusão de uma dsc-t com um tele cada dia me parece mais provável e próxima. :D
Ah já percebi.
Queres aquelas lentes de zoom interno vertical e depois com um prisma. O chamado Folded optics
Uhm mas isso não tem nada a ver com a Sony. Ou pelo menos exclusivamente com a Sony
A Minolta até lançou uma câmara bastante antes da Sony com esse estilo de lente
Mas para telemóveis deve ser a melhor solução já que não tem partes móveis externas
Evangelion-01 disse:
Confesso que não sei donde vem a fama das CZ mas sei o seguinte. O Zoom Óptico é óbtido através de combinação de lentes, seja qual for a marca e pode ser facilmente explicado, claculado previsto através de Óptica Geométrica, uma área mais do que estudada, esmifrada da Física do século XIX. A perfeição da imagem obtida através destes conceitos e princípios depende de muitos factores, posicionamento relativo das lentes, incidência dos raios luminosos, qualidade das lentes (desde a sua forma, passando pela perfeição do fabrico, aproximações tidas em conta, sei lá 1001 coisas). Em Física, mesmo actualmente utilizam-se lentes com n objectivos distintos em diversos estudos especialmente na área da óptica e lasers. Nesta área como é fácil de antever é precisa muitas vezes uma precisão e especificidade nas lentes usadas e é por isso que há catálogos maiores que listas telefónicas para cada tipo de lente. É por isso que como se pode calcular, a qualidade do jogo de lentes utilizado para fazer o zoom nas máquinas fotográficas é factor preponderante na fiabilidade e perfeição da imagem resultante. À partida, se a Carl Zeiss tem lentes de qualidade acima da média, cálculo que haja (ou pelo menos a crença) de que a calibração e qualidade destas lentes é superior, logo também para efectuar os zooms ópticos. Por seja qual for a máquina que se use, a óptica geométrica é sempre a mesma. Obviamente como já aqui deixei subentendido, as discrepâncias mínimas que eventualmente existirão nas lentes usadas em máquinas de uso doméstico e telemóveis são completamente irrelevantes face aos mecanismos de captura das imagens (CCD) e respectivas limitações.
O que eu estava a falar é que uma lente fixa para uma única distância focal é tipicamente (para não dizer sempre) melhor que uma lente que cobre várias distâncias focais (um zoom) colocado nessa distância focal. Claro que o zoom é mais prático porque evita andar com mais lentes fixas etc... Depois há outras vantagens e desvantagens para cada lado. Qualquer dos dois compoe-se de vários elementos como falas.
E um sensor é bem capaz de expor os defeitos duma lente como se ve em várias máquinas digitais do mercado. É só comprares uma DLSR qualquer e notas bem as diferenças entre uma boa lente e outra mais fraca. E essa pode ter so 2 Mpix mas o sensor é muito pequeno ou seja é muito denso e a lente tem de "aguentar" com isso. Ou seja por area a lente tem de ser bastante razoavel.
E como falas muita da fama e qualidade da CZ e da Leica vem do seu brutal e quase sádico controle de qualidade (a calibração) que custa bastante massa. Outra vem do facto de fazer lentes ser simplesmente caro e ate certo ponto quanto mais cara for a lente melhor é (ou tem possibiilidade de ser porque pode incorporar mais grupos ópticos, melhores em termos da qualidade do vidro, etc..). E quando so se faz coisas carissimas e elas sao boas tem-se fama merecida. Agora isso não quer necessariamente dizer que toda e qualquer coisa com um autocolante lá mereça gozar da mesma fama.
 
Última edição:
e a foto tirada nesse telemovel sucka bue, mas mesmo muito.
E pagam 700€ pq é nokia, e os bimbos gostam. O k750i é francamente melhor que essa coisinha.
 
Offtopic:

na foto do 1º post aparece o SE K750i desbloqueado por 399€, não sabia que o telemóvel já se vendia em Portugal desbloqueado. :002:
 
timber disse:
Ah já percebi.
Queres aquelas lentes de zoom interno vertical e depois com um prisma. O chamado Folded optics
Uhm mas isso não tem nada a ver com a Sony. Ou pelo menos exclusivamente com a Sony
A Minolta até lançou uma câmara bastante antes da Sony com esse estilo de lente
Mas para telemóveis deve ser a melhor solução já que não tem partes móveis externas

O que eu estava a falar é que uma lente fixa para uma única distância focal é tipicamente (para não dizer sempre) melhor que uma lente que cobre várias distâncias focais (um zoom) colocado nessa distância focal. Claro que o zoom é mais prático porque evita andar com mais lentes fixas etc... Depois há outras vantagens e desvantagens para cada lado. Qualquer dos dois compoe-se de vários elementos como falas.
E um sensor é bem capaz de expor os defeitos duma lente como se ve em várias máquinas digitais do mercado. É só comprares uma DLSR qualquer e notas bem as diferenças entre uma boa lente e outra mais fraca. E essa pode ter so 2 Mpix mas o sensor é muito pequeno ou seja é muito denso e a lente tem de "aguentar" com isso. Ou seja por area a lente tem de ser bastante razoavel.
E como falas muita da fama e qualidade da CZ e da Leica vem do seu brutal e quase sádico controle de qualidade (a calibração) que custa bastante massa. Outra vem do facto de fazer lentes ser simplesmente caro e ate certo ponto quanto mais cara for a lente melhor é (ou tem possibiilidade de ser porque pode incorporar mais grupos ópticos, melhores em termos da qualidade do vidro, etc..). E quando so se faz coisas carissimas e elas sao boas tem-se fama merecida. Agora isso não quer necessariamente dizer que toda e qualquer coisa com um autocolante lá mereça gozar da mesma fama.
Sem dúvida eu estou muito abaixo da classe fotógrafo de sofá e não percebo de fotografia. Mas em Física pelo menos quando se quer um jogo de lentes para fazer as primeiras experiências de óptica realizadas utilizam-se umas lentes quaisquer cujos parâmetros de escolha são no mínimo amplos. Obviamente quando se precisa de produzir um feixe de luz com espessura x, intensidade y em que todo o rigor ainda é pouco vai-se buscar os catálogos "lista telefónica" de marcas especializadas para se escolherem as lentes apropriadas para a tarefa. Basicamente, a conclusão é para tirar fotos em telemóvel que é ridiculamente rudimentar em termos ópticos com aqueles CCD's miseráveis ser CZ ou serem umas lentes de marca mal afamada é igual ao litro. Obviamente, profissionais exigentes que utilizem máquinas de alta qualidade e necessitem de todo o rigor e qualidade que consigam arranjar, é natural que utilizem as melhores lentes com os processos de fabrico mais exigentes e perfeição resultante sejam elas de que marca forem. Neste caso não passa de marketing...
 
Green Lion disse:
Offtopic:

na foto do 1º post aparece o SE K750i desbloqueado por 399€, não sabia que o telemóvel já se vendia em Portugal desbloqueado. :002:

Em Portugal não, mas em Espanha sim :p que é de lá de onde vêm esses, pois o pack de linguas que contém o português contém o espanhol... não sei é se essa tal loja tem legitimidade para vendê.lo assim, uma vez que é exclusivo Optimus... mas isso já não é comigo :p
 
Back
Topo