Nokia: O Regresso

TMJ

Power Member
A Nokia voltará a vender telemóveis, tablets e outros dispositios

http://www.nokiapoweruser.com/nokia...-global-partner-for-nokia-phones-and-tablets/

http://company.nokia.com/en/news/pr...on-of-nokia-branded-mobile-phones-and-tablets


http://company.nokia.com/en/our-businesses/nokia-technologies/hello-again

A questão que se coloca é, terá sucesso? De qualquer maneira, e num primeiro momento, creio que todos os grandes fãs desta empresa que deixou o seu indiscutível marco no mundo da tecnologia e dos telemóveis estão a rejubilar, como eu, neste preciso momento.
 
Sendo fã da Nokia, o meu entusiasmo é extremamente moderado. Porquê?

-Primeiro não se sabe de quanto de Nokia terá esses telemóveis, por exemplo uma televisão Philips actualmente não é Philips na sua ascensão (e daí que cada vez menos venda).

-Segundo, o que fazia ser fã da Nokia era a mística como há no Benfica, a comunidade, as lojas, os reparadores autorizados que também eram fanáticos como nós. Basicamente, a diferença da Nokia não era só um produto mas sim um suporte que era inigualável ainda actualmente!

-Terceiro, o sistema operativo que admirava venderam à Intel que o vendeu à Samsung, o Maemo > Meego > Tizen
Com isto, vai ser mais um Android? Ser mais um Android não é ser um Nokia, um Nokia é diferenciador, e eles tiveram no Maemo a salvação à época da marca! Muitos developers acreditaram na plataforma mesmo com a quota de mercado irrisória. Só de pensar se tivessem investido tudo no Maemo o que hoje poderia ser.

Neste momento, o mercado já têm marcas como HTC e Sony (com o futuro incerto diga-se) que fazem produtos dentro da filosofia da Nokia, os fazem tudo, com câmaras brutais, design diferenciador, suporte bom (Sony)... Não sei se há espaço para mais uma, quando a malta está toda virada para a chinocada que nos chega a preços muito mais baixos.
 
Eu também me considero um "fanboy" da Nokia, mas concordo em grande parte com o que o @viperbruno escreveu.

O que é que a Nokia pode oferecer hoje que outras já não ofereçam?
Acho que essa é que é a grande questão.
 
A Nokia nos "primórdios" produzia equipamentos de muito boa qualidade (para os parâmetros da altura) e sempre foram bastante inovadores e arrojados.
A Nokia dos primórdios é uma Nokia que dificilmente voltaremos a ter. Sem nunca ter sido propriamente um fan da Nokia, apreciava também as propostas de outras marcas como siemens ou Sony ericson por exemplo, reconheço que Nokia era sinónimo de qualidade a vários níveis.
O mercado dos telemóveis é muito diferente hoje em dia do que era nos primeiros anos (a viragem do milénio). O know-how da Nokia, nos dias de hoje, não sei se conseguiria ser suficientemente diferenciador e ao mesmo tempo abrangente às necessidades do mercado.

Estou curioso e expectante, desejando uma entrada em força da Nokia, sem uma ruptura muito evidente com a história da marca (embora me pareça muito complicado isto acontecer). O mais provável é conseguir posicionar a marca e a sua oferta para nichos muito reduzidos de mercado. A afirmação da "nova" Nokia vai ser sem dúvida demorada e eventualmente atribulada (que via seguirão Android? Windows? Mista? Nova plataforma operativa móvel?).

Na minha opinião o melhor posicionamento seria algo misto. Dual OS nos equipamentos ou equipamentos dedicados a ambas as plataformas, poderia ser uma opção interessante.
E hardware? O que podem fazer para se posicionarem num nicho livre de mercado? É que a competição é feroz e diria que o mercado já anda atafulhado de soluções (marcas chinesas muito contribuíram para isto)... o futuro das tecnologias no hardware já parece "entregue". No alto da minha ignorância, vejo muito pouco espaço para inovar e conseguir a diferenciação, que a meu ver, a Nokia precisa na sua réentrée ...
 
É muito difícil a Nokia cair nas boas graças das pessoas quando há uma Apple pelo meio, ainda que esteja a perder um pouquinho de força.
O iPhone é tudo aquilo que os telemóveis Nokia já foram: Um produto bonito, elegante, desejado e que desvaloriza menos que os restantes.

Depois também há uma Samsung, que cada vez está melhor e cada vez mais é uma pedra no sapato da Apple. É a única marca que consegue fazer-lhe frente e só não vende (ainda) mais porque usa um sistema operativo que outras centenas de marcas também usam.
 
Última edição:
Diria mais que só vende tanto por estar inserida nesse grupo, a Samsung bem tentou criar algo proprietário mas simplesmente não existiu adesão o que até normal, não é uma marca boa em criar tendência mas sim conjugar tecnologia de ponta com o que de bom já existe no mercado. Se hoje é o que é foi porque foram os que apresentaram as soluções Android mais interessantes na hora H.
 
estão-se a esquecer da Blackberry que com a Nokia e antes do iPhone era o telemóvel que dava status. contudo, parece-me óbvio que o problema da BB e da Nokia não foi o iPhone. quando o iPhone foi lançado, não fiquei minimamente com vontade de mudar o meu E71 com rede 3,5G, lindo de morrer, por um gprs. o problema foi que os baixa e média gama da BB e da Nokia foram sendo substituidos pelo Android de 100€/200€. e a Nokia e a BB, orgulhosas do seu passado, não quiserem ver que o futuro passava pelo Android e não pelo symbian, meego ou BB10. agora correm atrás do prejuízo, mas não há volta a dar. nem o WP escapa à razia Android.
 
Vai ser mais uma... A não ser que haja um cú de dinheiro para marketing e um modelo que de facto compita com os gigantes, ao invés de ser um chinoca genérico, duvido que saia alguma coisa de jeito disto.
 
Alguém acha que a HMD, que poderia ter outro nome qualquer, isso é o que menos interessa, foi fundada porquê? E mais importante, por quem? Não é uma subsidiária da Foxconn ou de outra chinesa qualquer. Simplesmente não é. A Nokia Corporation terá grande controlo sobre a empresa. Acham que uma firma apreceu do nada e chegou ao pé da Nokia e disse: "Nós queremos fazer os vossos telemóveis." Obviamente que a criação desta empresa satélite foi mais que controlada e encenada pela Nokia. Quase que aposto que ainda vão ficar com alguns antigos edifícios da Nokia, como a Nokia House. Para além disso, terão um representante efeito na empresa e cada produto que lançarem com a marca Nokia terá que ter o aval da Nokia. Não estarãi ligadas financeiramente e isso é excelente. Tudo o que a Nokia tem vindo a fazer desde o negócio com a Microsoft é de génio.

A Nokia neste momento está num grande processo de reestruturação interna, por causa do negócio com a Alcatel-Lucent. O valor das ações tem vindo a descer, bem como os lucros. Por conseguinte, aventurar-se neste momento por conta própria num mercado tão dinâmico e arriscado como o dos telemóveis seria impensável. Portanto, ser a Nokia a financiar diretamente os novos telemóveis está fora de questão. No entanto, um acordo de licenciamento permite tirar lucro e evitar arrastar o resto da empresa caso o negócio corra mal, bem como valorizar o negócio de patentes. Por exemplo, a Nokia estava muito sub-valorizada pouco antes da concretização da venda, devido a tudo o que aconteceu. Deste modo, isso é evitado, não afundam se tudo correr mal.

Mas em princípio não correrá. Acham que alguém vai investir 500 milhões de € numa marca com sede na Europa, que exigirá parâmetros de qualidade elevadíssimos para ir fabricar chinesices e smartphones de 100€ que se arrastam a correr Android? Evidentemente que não. E obviamente que um investimento destes implica vários estudos de mercado que avaliam em que medida seria viável um retorno da Nokia, bem como aquilo que os consumidores querem. Reparem que, tal como anteriormente, a Nokia não irá vender telemóveis no Japão.

A direção da Nokia tem plena noção do que está a fazer. O Chairman disse no Slush (conferência de empreendedorismo em Helsínquia) do ano passado que a voltar, a Nokia teria que trazer algo completamente de diferente e inovador, que tivesse o potencial de revolucionar o mercado. Ora, sabemos que a Nokia irá licenciar a marca, bem como patentes, à HDM. E já repararam: a HDM ainda nem sequer existe, sabem somente que vão vender telemóveis e tablets a dizer Nokia. Mas já sabem que são Android, e quem é que andou a fazer um launcher engraçado (o que dizem) para Android nestes últimos anos? A Nokia. Com patentes, e com a antiga liderança, e com muitos dos antigos funcionários da Nokia dos telemóveis, com sede numa capital Europeia com o potencial de recrutar todo o pessoal desempregado que concebia os antigos telemóveis, pergunto-vos, o que impede a HDM de entregar produtos de qualidade? Serem fabricados pela Foxconn?

Nokia, acho que ainda é um nome que diz muito a muita agente. Isso sem súvida que ajudará. Qunado pergunto a alguém, porque não tem um Nokia, a única resposta que me dão é uma: WP.

Sendo fã da Nokia, o meu entusiasmo é extremamente moderado. Porquê?

-Primeiro não se sabe de quanto de Nokia terá esses telemóveis, por exemplo uma televisão Philips actualmente não é Philips na sua ascensão (e daí que cada vez menos venda).

-Segundo, o que fazia ser fã da Nokia era a mística como há no Benfica, a comunidade, as lojas, os reparadores autorizados que também eram fanáticos como nós. Basicamente, a diferença da Nokia não era só um produto mas sim um suporte que era inigualável ainda actualmente!

-Terceiro, o sistema operativo que admirava venderam à Intel que o vendeu à Samsung, o Maemo > Meego > Tizen
Com isto, vai ser mais um Android? Ser mais um Android não é ser um Nokia, um Nokia é diferenciador, e eles tiveram no Maemo a salvação à época da marca! Muitos developers acreditaram na plataforma mesmo com a quota de mercado irrisória. Só de pensar se tivessem investido tudo no Maemo o que hoje poderia ser.

Neste momento, o mercado já têm marcas como HTC e Sony (com o futuro incerto diga-se) que fazem produtos dentro da filosofia da Nokia, os fazem tudo, com câmaras brutais, design diferenciador, suporte bom (Sony)... Não sei se há espaço para mais uma, quando a malta está toda virada para a chinocada que nos chega a preços muito mais baixos.

Eles vão ficar com o seu antigo apoio ao cliente. Em que medida não sei. A maior parte foi desmantelado pela Microsoft e o que sobrou foi integrado nos já existentes para a linha Surface e Xbox.

Concordo plenamente, o Meego bem que poderia ter salvo a Nokia. Temos a Jolla, que parece estar em maus lençóis. Se tiverem sucesso, não me admirava que a comprassem e lançassem um flagship com o Sailfish. De qualquer maneira, já vieram dizer que a voltar teriam algo de diferenciador: a nível de hardware ou software, não sei. Mas o Z Launcher têm que ter um propósito certamente.

A marca Nokia vale mais do que HTC e Sony. E lá está, eles querem trazer algo de revolucionário, e tendo algo de diferente, é uma oportunidade para terem sucesso. Não digo mais porque nunca tive nenhum telemóvel dessas marcas, não conheço. Embora não goste da qualidade de construção dos materiais usados nos Sony.
A Nokia nos "primórdios" produzia equipamentos de muito boa qualidade (para os parâmetros da altura) e sempre foram bastante inovadores e arrojados.
A Nokia dos primórdios é uma Nokia que dificilmente voltaremos a ter. Sem nunca ter sido propriamente um fan da Nokia, apreciava também as propostas de outras marcas como siemens ou Sony ericson por exemplo, reconheço que Nokia era sinónimo de qualidade a vários níveis.
O mercado dos telemóveis é muito diferente hoje em dia do que era nos primeiros anos (a viragem do milénio). O know-how da Nokia, nos dias de hoje, não sei se conseguiria ser suficientemente diferenciador e ao mesmo tempo abrangente às necessidades do mercado.

Estou curioso e expectante, desejando uma entrada em força da Nokia, sem uma ruptura muito evidente com a história da marca (embora me pareça muito complicado isto acontecer). O mais provável é conseguir posicionar a marca e a sua oferta para nichos muito reduzidos de mercado. A afirmação da "nova" Nokia vai ser sem dúvida demorada e eventualmente atribulada (que via seguirão Android? Windows? Mista? Nova plataforma operativa móvel?).

Na minha opinião o melhor posicionamento seria algo misto. Dual OS nos equipamentos ou equipamentos dedicados a ambas as plataformas, poderia ser uma opção interessante.
E hardware? O que podem fazer para se posicionarem num nicho livre de mercado? É que a competição é feroz e diria que o mercado já anda atafulhado de soluções (marcas chinesas muito contribuíram para isto)... o futuro das tecnologias no hardware já parece "entregue". No alto da minha ignorância, vejo muito pouco espaço para inovar e conseguir a diferenciação, que a meu ver, a Nokia precisa na sua réentrée ...

Eles lá sabem. Eles dizem que a têm. Por exemplo, fala-se muito das pesquisas em grafeno da Nokia. É uma possibilidade...

http://www.graphene-info.com/tags/nokia
 
Última edição:
Acredito plenamente que a Foxcoon vai apostar forte na marca Nokia e lançar produtos de elevada qualidade.

Não se esqueçam do Know-How adquirido da Apple .

Aliás basta olharmos para o Nokia N1.

Para mim tem tudo para correr muito bem .

E a Foxcoon não é uma Cubot ou Doogee ou empresa chinesa com um par de anos estamos a falar de uma empresa que já está presente no mercado à mais de 30 anos já fabricou hardware para alguns dos maiores gigantes da indústria Sony Apple Microsoft HP DELL.
 
Acredito plenamente que a Foxcoon vai apostar forte na marca Nokia e lançar produtos de elevada qualidade.

Não se esqueçam do Know-How adquirido da Apple .

Aliás basta olharmos para o Nokia N1.

Para mim tem tudo para correr muito bem .

E a Foxcoon não é uma Cubot ou Doogee ou empresa chinesa com um par de anos estamos a falar de uma empresa que já está presente no mercado à mais de 30 anos já fabricou hardware para alguns dos maiores gigantes da indústria Sony Apple Microsoft HP DELL.

Quem criará os novos telemóveis será a HMD, com as patentes da Nokia. A Foxcoon limitar-se-á a fabricar os telemóveis e a ceder a rede de distribuição que comprarão à Microsoft. Sim, é bom ter a experiência de Foxcoon, mas creio que não seja o mais importante.
 
Saudades da altura do N73, N81, N80, N95, N82, etc etc.. e dos E series e de todos os modelos, até dos Sony Ericsson, os cyber-shot, os walkaman, etc.. Na altura em que toda a gente tinha um telemóvel diferente, com características distinctas, diferentes daquelas do telemóvel do vizinho... agora toda a gente tem o mesmo telemóvel... e todos os telemóveis têm mais ou menos o mesmo design e as mesmas funcionalidades..
 
Esperemos que a Nokia venha "conecting pepole" de novo
É uma marca que deixa saudade e faz falta no mercado, especialmente aqueles produtos todos xpto que eram feios mas eram bons e diferentes
A única maneira de se distinguir novamente (eu penso assim) era trazer coisas novas e inovadoras, porque se vem apresentar o mesmo que os outros já apresentaram então não vão muito longe
 
Parece que a Lenovo quer tentar relançar a moda dos flip phones, e eis que me me lembrei disto:



Nokia-N93i-844.jpg


Uma versão moderna disto é que era bem-vinda!

Em modo camcorder:

N93Video2.jpg


Em modo gaming:
224489032_160401003b.jpg




O meu conceito seria substituir as teclas por um painel táctil com leds de baixa resolução para fazer os números quando necessário ou outra função das aplicações. Podia ter uma versão gammer com analógicos. Teria "botões" touch como os Galaxy para retroceder; home e opções.

Função espelho/selfie sem abrir o telemóvel, por isso onde têm a câmara passaria a ter duas. Na parte do ecrã desaparecia os botões e a câmara.

Agora quero 50000€ pelas patentes :P
 
Isto seria mais gadget do que propriamente útil.. quem é que quereria andar com um camcoder no bolso todos os dias, sendo que se utilizar as funções de filmagem uma ou duas vezes por semana já é muito?
 
Isto seria mais gadget do que propriamente útil.. quem é que quereria andar com um camcoder no bolso todos os dias, sendo que se utilizar as funções de filmagem uma ou duas vezes por semana já é muito?
Eu pessoalmente sinto saudades destes tempos gloriosos dos tlemeóveis em que a nível de design, apesar dos Nokia Lumias serem lindos, se podia realmente inovar. Duvido muito que numa primeira fase apostassem em algo tão radical, o que eles precisam é de popularizar a marca. Quando ela estiver bastante enraizada no mercado, aí poderão dar-se a esse luxos. Não obstante, tal não impede que a nível de funcionalidades o novo flaghsip da Nokia possa trazer algo de verdadeiro surpreendente e valioso.
 
Sim eu também tenho imensas saudades do tempo dos N series, E série, SE Walkman, SE Cyber-Shot, etc, etc, e até na altura aquela marca "chinoca" e low cost que tinha o nome de Samsung fazia telemóveis também mais ou menos, apesar de estar a competir com os gigantes... era uma altura onde havia tanta inovação e toda a gente tinha um telemóvel diferente, com características diferentes, para mim foi a época dourada, hoje em dia toda a gente tem o mesmo telmóvel, é tudo monótono e já nada impressiona.

No entanto até na altura o N93 não teve grande sucesso, eu também não veria grandes mais valias que compensassem o tamanho dele todos os dias, visto que não é o tipo de função que se utiliza todos os dias. Eu também estou a favor da inovação, mas noutro sentido, não no sentido de criar um camcoder/telemóvel, simplesmente não acho que seja uma boa ideia, mas é só a minha opinião claro :)
 
O Nokia N93 não teve sucesso, como sempre pelo preço. Mas era invejado, era o gadget que se cria ter, com reviews suberbas em revistas como a T3. Era isto a Nokia, criava telemóveis para o main stream mas tinha depois sempre modelos fora da caixa, eu adorava voltar à altura em que um telemóvel é mais que um ecrã e duas câmaras ;)
 
Back
Topo