Nokia: O Regresso

Sim, e eu próprio como fã da Nokia não me via a usar um flip-phone. Mas nos que fez eram máquinas que ainda hoje invejo pelo conceito arrojado.

Para mim o mais marcante foi mesmo o Nokia N91 não fosse eu adepto de todo o tipo de música.

E em 2005 era um aparelho com 4 e 8GB de memória isto quando na altura os cartões de memória andavam à volta de 128MB além de acabamentos em metal.

Nokia_N91_8GB_01.jpg


De salientar que houve várias marcas a imitar o conceito Sony Ericson Samsung Motorola



Eu cá sinto-me com sorte por ter um telemóvel destes a funcionar e pensar que custou 5€
 
Eu tive o N81, o "filho" do N91, qualidade de som muito boa pela saida jack (fois dos primeiros do mercado com saida jack 3.5), melhor do que a dos ipod's da altura e melhor do que a saida jack do meu pc e também pelas colunas, com duas colunas stéreo com "som 3D" que era bastante impressionante tanto pela qualidade como pelo volume. Tinha também umas teclas de audio dedicadas que so se tornavam salientes quando o player estava a tocar e que podia por exemplo estar a jogar, na internet, a naveguar numa mapa, a enviar uma mensagem, etc e mudar de musica/seguinte/pausa/avançar/recuar sem sair da página onde estava, com uma simples pressão no botão dedicado desejado. E Claro era um N-Gage com teclas dedicadas para jogar que se acendiam e só se tornavam salientes quando se abria um jogo N-Gage (superiores na altura aos jogos "normais" que suportavam os outros telemóveis). Para além de ter wi-fi, numa altura em que praticamente nenhum telemóvel tinha e que era um luxo e uma novidade completamente impressionante de poder captar internet gratis através do wi-fi como nos computadres, e claro tinha o sistema operativo Symbian.

Lembro-me de na altura ter ficado bastante impressionado com a qualidade das fotos do Nokia N73 e do SE Cyber-Shot K800i, que tinham apenas 3mpx e que em comparação com os telemóveis de hoje em dia nem sei se ficam muito atrás, mesmo se depois ainda havia/sairam outros modelos da Sony Ericsson (Cyber-Shot) et da Nokia que tinha aparentemente uma qualidade ainda melhor e alguns até com flash xénon e protecção da lente (C905, K850i, N82, etc etc). e o design então.. :drooling:

Que nostalgia dessa altura.. os telmóveis eram tão interessantes e era sempre um prazer enorme experimentar telemóveis que eram (ou não) de topo e que eram no entanto completamente diferentes, até dentro da mesma marca e da mesma geração..
 
Como sou utilizador do WP, e não tendo grande conhecimento de Android, o robôzinho já é capaz de oferecer um telemóvel fiável, rápido e sem encraves em smartphones de entrada?
 
Como sou utilizador do WP, e não tendo grande conhecimento de Android, o robôzinho já é capaz de oferecer um telemóvel fiável, rápido e sem encraves em smartphones de entrada?

Dentro de um Lumia 640 XL?
Se comprares um telemóvel fora das lojas oficiais, tipo Xiaomi, a resposta é sim. Se te baseias no que o mercado português (lojas fisicas) oferece, na casa dos 200€ já tens, abaixo disso talvez os Alcatel ou BQ, que há quem goste e quem não goste.
 
Nunca tive um nokia que durasse tanto como o lumia 800 .

E na epoca dos symbian sempre preferi os sony ericsson que eram muito mais apelativos
 
Nunca tive um nokia que durasse tanto como o lumia 800 .

E na epoca dos symbian sempre preferi os sony ericsson que eram muito mais apelativos
Lembro-me de uma vez ver uma notícia em que um menino desses tinha ficado congelado no fundo de um lago durante dois meses de inverno num dos países do norte da Europa e quando o trouxeram de volta à superfície estava impecável, a trabalhar a 100%. Realmente, o 800/900 N9 eram dispositivos fantásticos. Aliás, acho que todos os Lumia tiveram um toque especial, fosse no design, na construção, etc. Só espero que isso venha a ser honrado.
 
Pekka-Rantala-Rovio-Nokia-Director-Marketing-Android-400x250.jpg


Ex-CEO da Rovio vai gerenciar volta da Nokia ao mercado de smartphones.

Novo diretor de marketing da HMD também é um veterano da própria Nokia, onde passou mais de 15 anos.
A recém-criada empresa finlandesa HMD Global Oy anunciou nesta segunda-feira, 15/08, a contratação do ex-CEO da Rovio, Pekka Rantala, para supervisionar a volta da marca Nokia ao mercado de celulares.

Ex-chefão da desenvolvedora da Finlândia responsável pelo game Angry Birds, Rantala assumirá como diretor de marketing (CMO) na HMD. Além de ter ficado cerca de um ano como CEO da Rovio, Rantala também é um veterano da própria Nokia, onde trabalhou entre 1994 e 2011.

Para quem não lembra, a Nokia anunciou no último mês de maio que tinha licenciado sua marca para a já citada HMD para o lançamento de novos celulares, setor do qual estava afastada desde a compra da divisão móvel da Nokia pela Microsoft em 2013.

A FIH Mobile, subsidiária da Foxconn Technology Group, e à HMD Global, pagarão US$ 350 milhões no negócio. Como parte da compra, as empresas também ficarão com a unidade de fabricação de aparelhos localizada em Hanói, no Vietnã.

In:http://idgnow.com.br/mobilidade/201...iar-volta-da-nokia-ao-mercado-de-smartphones/
 
Pekka-Rantala-Rovio-Nokia-Director-Marketing-Android-400x250.jpg


Ex-CEO da Rovio vai gerenciar volta da Nokia ao mercado de smartphones.

Novo diretor de marketing da HMD também é um veterano da própria Nokia, onde passou mais de 15 anos.
A recém-criada empresa finlandesa HMD Global Oy anunciou nesta segunda-feira, 15/08, a contratação do ex-CEO da Rovio, Pekka Rantala, para supervisionar a volta da marca Nokia ao mercado de celulares.

Ex-chefão da desenvolvedora da Finlândia responsável pelo game Angry Birds, Rantala assumirá como diretor de marketing (CMO) na HMD. Além de ter ficado cerca de um ano como CEO da Rovio, Rantala também é um veterano da própria Nokia, onde trabalhou entre 1994 e 2011.

Para quem não lembra, a Nokia anunciou no último mês de maio que tinha licenciado sua marca para a já citada HMD para o lançamento de novos celulares, setor do qual estava afastada desde a compra da divisão móvel da Nokia pela Microsoft em 2013.

A FIH Mobile, subsidiária da Foxconn Technology Group, e à HMD Global, pagarão US$ 350 milhões no negócio. Como parte da compra, as empresas também ficarão com a unidade de fabricação de aparelhos localizada em Hanói, no Vietnã.

In:http://idgnow.com.br/mobilidade/201...iar-volta-da-nokia-ao-mercado-de-smartphones/
De facto mais uma notícia positivíssima. Isto prova que a nova Nokia será tão autêntica quanto a anterior. Poucos fabricantes de verdadeira qualidade e confiança existem no mercado: a Nokia claramente que faz falta, e pode vir a fazer a diferença.
 
Nokia diz que apresentará dispositivos Android até ao final do ano

A Nokia deixou o mercado dos smartphones há algum tempo mas, mesmo que se tivesse passado uma década desde então, ninguém esqueceria aquilo que a empresa finlandesa era capaz ou não de fazer.

Depois de tudo o que aconteceu entre a Nokia e a Microsoft, é bem sabido que apenas no final deste ano, mais propriamente no último trimestre do ano, é que a primeira poderia de novo utilizar o seu nome em smartphones.
Já no mês de outubro entraremos nesse Q4 e, sem dúvida que a espera e a curiosidade começarão a mexer com os mais aficionados. Porém, e para apimentar ainda mais tudo isto, Mike Wang – presidente da Nokia na China – anunciou publicamente que, de facto, a empresa irá lançar smartphones e tablets até ao final deste ano.

Em princípio, serão três ou quatro e, pelo menos, dois (smartphones) serão para o mercado de gama-alta. Pouco mais se sabe acerca disso e, o único aspeto do qual há certezas absolutas é o facto destes dispositivos terem alguma versão de Android. Sim, definitivamente, será o começo de toda uma nova história à volta desta empresa que ainda hoje mexe com todos os amantes de tecnologia.

in:https://*****.pt/
 
Os anúncios da Nokia eram algo de espetacular. Ainda me lembro que foi o "more than your eyes can see" que me levou a adquirir o Lumia 925 :) (isso e o aspeto brutal que o telefone tinha).

 
A Nokia sempre foi pioneira entre outras coisas, no design.
Temo que esta nova Nokia vá vender replicas ou iphone design.
Tenho saudades da Nokia que criava tendências, não uma que vá atrás ou faça o que milhares de marcas chinesas fazem actualmente, nem que se tenha que pagar mais por essa inovação.
Alguém sabe se esta Nokia é a mesma que criou aquele tablet que parece um iPad?
 
A Nokia sempre foi pioneira entre outras coisas, no design.
Temo que esta nova Nokia vá vender replicas ou iphone design.
Tenho saudades da Nokia que criava tendências, não uma que vá atrás ou faça o que milhares de marcas chinesas fazem actualmente, nem que se tenha que pagar mais por essa inovação.
Alguém sabe se esta Nokia é a mesma que criou aquele tablet que parece um iPad?
Isso é dificílimo de responder: Sim ou Não.
A Nokia foi, para mim, a melhor empresa de telemóveis de sempre. As coisas já não estavam famosas e o WP deu a machadada final.
Vejamos: a "Nova Nokia", a HMD, será formada por membros da divisão de feature phones da Microsoft, ou seja, parte da antiga divisão de dispositivos e serviços da Nokia. ALiás, a liderança dessa empresa será encabeçada por ex-gestores da Nokia bem como o CMO, que foi antigo trabalhador na idade do ouro da empresa. A sede será na Finlândia, onde existem muitos engenheiros e técnicos capazes no desemprego oriundos, lá está, da antiga divisão da Nokia que acabaram por ser despedidos. Portanto, é de supor que será um telemóvel Nokia na sua plenitude, uma vez que a própria HMD terá acesso às patentes da Nokia Technologies. Isso significa tecnologia Pureview, Clearblack, etc. Portanto, eu estou com grandes expectativas. Quem fabricará os dispositivos aí sim, será a chinesa Foxconn
Quem desenhou o N1 - é provável que tenha sucedido como último telemóvel da BB. Oficialmente, foi pela equipa da Nokia. Mas creio que isso é caso encerrado. Foi só para mostrar que estavam vivos e, muito provavelmente, para testar os utilizadores quanto ao Z Launcher, conhecer padrões, etc.
O que é mais interessante em tudo isto é que a HMD ainda não tem equipa sequer mas já tem um smartphone quase pronto para apresentar. Por isso, eu suponho que os primeiros modelos terão uma "ajudinha" da Nokia Technologies.
 
Portanto, é de supor que será um telemóvel Nokia na sua plenitude, uma vez que a própria HMD terá acesso às patentes da Nokia Technologies. Isso significa tecnologia Pureview, Clearblack, etc.
Mas a verdadeira questão é: quem é que é o dono dessas patentes? A Nokia ou a Microsoft?
Tu continuas a achar que são da Nokia, mas eu tenho algumas dúvidas. Sinceramente, acho que pertencem à Microsoft, mas também nunca consegui encontrar provas concretas que me esclarecessem esta dúvida.

O press release da HMD também não dá indicações que a Nokia tenha tais patentes:

HMD has signed a strategic licensing agreement with Nokia Technologies, the advanced technology and licensing unit of Nokia Corporation, giving HMD sole use of the Nokia brand on mobile phones and tablets worldwide for the next decade, and cellular standard essential patent licenses.
http://www.hmdglobal.com/

Dá indicação de que as únicas patentes licenciadas são as relacionadas com a rede celular.


Mas vamos esperar para ver o que sai daqui, muito curioso, mas com as expectativas relativamente baixas. Vamos ver.
 
Back
Topo