1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Nokia revela primeiro equipamento com tecnologia de Near Field Communication

Discussão em 'Telemóveis' iniciada por RavenMaster, 2 de Novembro de 2004. (Respostas: 3; Visualizações: 1139)

1. RavenMaster

RavenMaster Power Member

"A Nokia revelou o seu primeiro equipamento a integrar a tecnologia de Near Field Communication (NFC), criada pela Sony e a Philips mas que a empresa finlandesa tem ajudado a desenvolver através do NFC Forum. O telemóvel vai estar à venda no primeiro trimestre do próximo ano na Europa e mais tarde na Ásia e mercado norte-americano.

A tecnologia NFC integrada no Nokia 3220 permitirá aos utilizadores o acesso a serviços de mensagem de texto e navegação através do simples toque em alguns tags que contêm atalhos para essas funções. Essa informação pode ser partilhada com outros utilizadores com telemóveis compatíveis através do simples toque.

O Fórum NFC tem vindo a desenvolver esta tecnologia que combina os serviços de identificação por radiofrequência (RFID - Radio Frequency Identification) com tecnologias de intercomunicação. Funcionando na frequência de 13,56 MHz, o NFC pode comunicar a distâncias de apenas alguns centímetros e é compatível com a tecnologia MIFARE da Philips e FeliCa da Sony.

Com este lançamento a Nokia revela ter expectativas de aumentar a gama de possibilidade de desenvolvimento de novos serviços para os operadores, que garantam novas formas de utilização dos telemóveis por parte dos utilizadores.

Ainda ontem a Nokia comunicou também ter conseguido a certificação Wi-Fi para o seu Nokia Communicator 9500, que se torna assim no primeiro equipamento que combina redes celulares e wireless a receber este selo da Wi-Fi Alliance. "

link

2. Zeex

Zeex Power Member

3. banid0

banid0 Power Member

ataum mas afinal o que e isto? um subtituto/concorrente do bluetooth? nao atingi..

edit : quando li isto lembreime de ***** koisa daa yorn n sei ke fala com os teus amigos proximos...se alguem me explicar isto tambem agradecia

4. Zeex

Zeex Power Member

essa cena da yorn é ainda um programa piloto...***** coisa parecida com walkie talkie...n sei...eu sou yorn..recebi uma msg a perguntar se eu keria participar (como todos os yorns receberam) mas n faço a minima ideia do k seja...só sei k atravez desse serviço podes falar com alguem k tenha o emsmo serviço à borla ...estilo walkie talkie...... quanto a esse "Near Field Communication" ...tb tou mt curioso alguem disposta explicar? eu ate procurava...mas tou com 56k ...liagaçao fatela memo...

Partilhar esta Página