Nokia vs SE

lumacos

Membro
Olá pessoal.
Sou nova a escrever aqui, mas tenho lido alguns posts anteriores. Quero comprar um telemóvel novo, e sempre tenho ouvido dizer que a Nokia é a melhor marca. Só que ao ler algumas páginas deste forum reparei que a Sony Ericsson está aqui em alta. Realmente os últimos modelos da Nokia não me têm agradado muito e os que agradam são bastante caros, e tinha vontade de arriscar num SE. Será que não me vou desiludir já que praticamente todos os meus telemóveis têm sido Nokia? Gostava de um telemóvel com um bom som mp3, bons gráficos e de preferência resistente já que tenho um filho de 1 ano.
Aguardo respostas
Vera
 
eu também sempre fui nokia até me fartar dos equipamentos deles. desde o 6210/6310 que a coisa tem vindo a cair. demasiado caros para as funções que traziam. por isso resolvi meter-me na SE, com o k610. adorei o telemóvel, recentemente mudei para o w950 pelo outro estar bloqueado à TMN e mudar de operadora. gosto muito também.
na minha opinião, neste momento a SE cativa-me mais que a Nokia, não quer dizer que num futuro a coisa não se inverta.
 
De um modo geral:

Nokia: Melhor personalização ( considerando que tenha SO symbian ), existindo uma grande variedade de aplicações desenvolvidas para este sistema, tornando o telemovel muito pessoal e ao nosso gosto.

SE: Melhor construção ( mais compactos e robustos ), maior autonomia, direccionados para música ( Muito boa qualidade som ), mas menos personalisáveis.

A qualidade das camêras é similar, com uma ligeira vantagem para os SE, pelo facto de um maior numero de equipamentos ter Auto-Focus.

No meu caso prefiro Nokia, devido á personalização que lhe posso dar, mesmo tendo o problema da autononia e longevidade da construção ( tenho um N80 - slider )

Penso que no teu caso, o ideal será SE, visto que não mencionas a personalização, mas sim os MP3 e a resistência/autonomia.

Cumps !
 
Se o filho de 1 ano entra na equação, então só te posso recomendar que optes por um daqueles telemóveis mais resistentes que a Nokia tem, ou por um muito baratinho para que não venhas a chorar o dinheirão que tenhas dado por um menos resistente.

Quando menos esperares e se deixas o telemóvel á mão, tipo qd fores a um café e o tens em cima da mesa, já ele está no meio do chão, com um café virado em cima, ou a ser roído e a escorrer baba.
Ou tens a sorte do rebento nunca lhe deitar a mão, ou então...
Tenho 2 piolhos, uma menina com 2 anos e 8 meses, e um menino com 16 meses. Sei bem o poder destruidor com que vêm equipados.

Abraço
 
Última edição:
Se o filho de 1 ano entra na equação, então só te posso recomendar que optes por um daqueles telemóveis mais resistentes que a Nokia tem, ou por um muito baratinho para que não venhas a chorar o dinheirão que tenhas dado por um menos resistente.

Quando menos esperares e se deixas o telemóvel á mão, tipo qd fores a um café e o tens em cima da mesa, já ele está no meio do chão, com um café virado em cima, ou a ser roído e a escorrer baba.
Ou tens a sorte do rebento nunca lhe deitar a mão, ou então...
Tenho 2 piolhos, uma menina com 2 anos e 8 meses, e um menino com 16 meses. Sei bem o poder destruidor com que vêm equipados.

Abraço


Born to destroy :002:
 
visto teres um filho aconçelava um 5140i que e muito resistente e tem o basico !se queres uma coisa melhorzita o w200i (nao parece muito resistente)!
 
por amor de Deus ....

Tenho uma filha com 2 anos e quase 2 meses, uma verdadeira terrorista....não é por isso que deixo de ter um tlf que me agrade....enfim ... offtopic aparte...

No teu caso aconselho um SE pelas razões já faladas...se indicares um plafond eventualmente pode-se aconselhar algo ..

De qualquer modo, peço-te que dês uma olhadela ao nokia 6300 ... é um tlf impressionante e não mt caro para o que oferece .... ao vivo e a cores impressora mt mais que nas fotos.

No entanto, se ponderares comprar um SE, aconselho-te a optares por um modelo que já tenha a nova plataforma A200 (ainda são poucos e os poucos que há são caros ....)....
 
A grande vantagem dos Nokia é que disponibiliza modelos com Symbian a preços acessíveis. Os modelos da Sony Ericsson que têm Symbian já são mais caros (se bem que alguns modelos mais "antigos" já estejam disponíveis a preços bem mais baixos).

A grande vantagem inerente à maioria dos SE é que têm uma excelente autonomia. Depois têm muito qualidade em fotografia e em música, mas são poucos os que juntam essas duas funcionalidades na sua excelência. Ou seja, tens modelos com grande qualidade fotográfica mas com uma player menos bom (geralmente são os Cybershot - série K**i), e tens outros que são excelentes na música mas menos bons na fotografia (que são os Walkman - série W**i).

Também há uns quantos Walkman que juntam as duas funcionalidades como o W610i e o W960i, mas a série W até agora nunca apresentou um modelo com flash xénon (acho eu :)).
___

Concordo com o facto de que SE será uma escolha mais adequada às tuas necessidades, mas como diz o pointless, se disseres qual o preço que estás disposto a pagar, melhor te poderemos ajudar. E também ajuda se disseres se queres para alguma rede, ou livre de operador. ;)
 
Dispenso uma câmara boa, já tenho uma sony cybershot. A nivel de menus a SE é muito diferente da Nokia?
Para terem uma ideia o meu último telemóvel foi parar dentro da banheira.
A nível de plafond não queria passar muito dos €200, e mesmo assim para ter o mesmo fim que o meu último telemóvel já é muito. Tenho de ter mais cuidado da próxima vez.
Vera

Esqueci-me de mencionar que tenho preferência pela TMN ou então desbloqueado.
 
Última edição pelo moderador:
A nível de menus a maioria apresenta 12 ícones dispostos em filas de 3 e os sub-menus sãos dispostos de forma normal.

Até €200 tens o K550i que está a €179.90 e tem um tamanho bastante agradável. O K800i apesar de ser um pouco maior, está a €189.90 e acrescenta 3G, uma câmera melhor (já sei que não te interessa :D) e botões no topo do tipo A/B para jogos na horizontal e opções na fotografia.

Voltando aos menus, segue este link no qual poderás experimentar por ti mesmo e ver se te agrada. ;)
 
por amor de Deus ....

Tenho uma filha com 2 anos e quase 2 meses, uma verdadeira terrorista....não é por isso que deixo de ter um tlf que me agrade....enfim ... offtopic aparte...

Eu também não deixo de ter um telemóvel que me agrade pois tenho actualmente um N80. Mas sei que no dia em que for ao chão, pode não sobreviver. É um risco que corro, mas outros podem não estar dispostos a isso.
Depois, repara que começo por dizer que a minha opinião tem por base o facto de no pedido de opinião ter sido referenciado o filho de 1 ano. Se isso não fosse para ser considerado, então também não era necessário ser mencionado. Limitava-se a pedir opinião sobre os telemóveis e ponto final.

Acresce ainda, que todos temos direito ao contraditório, e a não partilhar a mesma opinião mas apesar disso, temos sempre direito a expressá-la, mas de forma educada, e sem o desprezo que revelas pelas opiniões dos outros, com o "por amor de Deus" e o "enfim ...".
Mas não nos vamos chatear com isso... todos temos os nossos momentos menos bons.

@lumacos

Regressando á "vaca fria", quanto aos Nokia mais resistentes, tenho um 5140 (não é a variante i), que tem sobrevido a tudo, o Motorola V3 que a minha Maria tinha ainda hoje funciona, apesar de terem sido objectos de degustação da pequenada. O modelo 5140i pouco acresce ás capacidades do 5140, que são muito básicas. A melhor alternativa no campo dos telemóveis TT seria o Nokia 5500 sport (http://www.nokia.pt/A4268248). Suponho que cumpra aceitavelmente com os requisitos gráficos pois tem Visor TFT de 262.144 cores (208 x 208 pixéis), câmara de 2M pixeis, e os requisitos audio. MP3, real player, radio FM, e memória expansível até 1GB via cartão microSD, são outras das caracterísitcas.

Aqui podes ver a resistência do "animal": http://www.about-nokia.com/blog/index.php?itemid=373

Até há pouco tempo via na vodafone online quer o 5140i quer o 5500. Agora fui lá e não os encontro, mas se bem me recordo o 5140i custava cerca de €90 e o 5500 algo em torno dos €250. Espero não estar muito enganado.

Abraço

PS:

...
Para terem uma ideia o meu último telemóvel foi parar dentro da banheira. ...

Então o Nokia 5500 é decididamente o telemóvel certo :003:

20061205-10.jpg


20061205-12.jpg
 
Última edição:
Eu também não deixo de ter um telemóvel que me agrade pois tenho actualmente um N80. Mas sei que no dia em que for ao chão, pode não sobreviver. É um risco que corro, mas outros podem não estar dispostos a isso.
Depois, repara que começo por dizer que a minha opinião tem por base o facto de no pedido de opinião ter sido referenciado o filho de 1 ano. Se isso não fosse para ser considerado, então também não era necessário ser mencionado. Limitava-se a pedir opinião sobre os telemóveis e ponto final.

Acresce ainda, que todos temos direito ao contraditório, e a não partilhar a mesma opinião mas apesar disso, temos sempre direito a expressá-la, mas de forma educada, e sem o desprezo que revelas pelas opiniões dos outros, com o "por amor de Deus" e o "enfim ...".
Mas não nos vamos chatear com isso... todos temos os nossos momentos menos bons.

Abraço

Mortymore,

1. parece-me que percebeste mal o que quis dizer. Naturalmente, o que digo é que ter um filho (ou não) não pode ser factor exclusivo de decisão..... Quando vi alguém recomendar o nokia 5140 só por se ter um filho, achei um exagero....
2. Naturalmente que não me dirigia para ti ou qualquer pessoa em questão ....
3. Não me parece que tenha sido mal educado para contigo ou qualquer outro user. "Desprezo pela opinião dos outros"?!?!? Parece-me exagerado .... De qualquer maneira, um pedido de desculpas da minha parte a quem se tenha sido ofendido.

/me off.
 
Mortymore,

1. parece-me que percebeste mal o que quis dizer. Naturalmente, o que digo é que ter um filho (ou não) não pode ser factor exclusivo de decisão..... Quando vi alguém recomendar o nokia 5140 só por se ter um filho, achei um exagero....
2. Naturalmente que não me dirigia para ti ou qualquer pessoa em questão ....
3. Não me parece que tenha sido mal educado para contigo ou qualquer outro user. "Desprezo pela opinião dos outros"?!?!? Parece-me exagerado .... De qualquer maneira, um pedido de desculpas da minha parte a quem se tenha sido ofendido.

/me off.

Tudo esclarecido e OK. :D

Agora, off-topic... ou talvez não... :007:

Contudo, o factor resistência pode ser uma característica mais importante que qualquer outra. Posso referir que o meu sogro que é técnico electricista industrial, trocou o N70 que lhe ofereçaram, por um 5140i. Andar a mexer num N70 com as mão sujas de óleos e outras coisas, ou deixá-lo cair do cimo de um escadote... não ia durar muito. Depois, ele quer o telemóvel para fazer chamadas que é para isso que serve primariamente, e para quem faz muitas chamadas a autonomia é outra coisa importante e nesse campo, refiro em relação aos Nokias que tenho que quer o 5140 quer o N80 levam a mesma bateria, mas no N80 dura no máximo 2 dias enquanto no 5140 até me esquecia de quando o havia carregado pela última vez. Mantive o 5140 porque ainda dura, apesar de lhe faltar parte do teclado que foi arrancado á dentada pela minha filha, e faz agora de carregador. Enquanto o 5140 carrega uma bateria, o N80 descarrega a outra. :p

Todos temos necessidades e gostos, que podem não coincidir, e por isso temos que procurar o que nos serve melhor, e o que a uns passa ao lado, pode ser o mais importantre para outros. Um telemóvel deve ser antes de mais uma ferramenta que cumpra com os nossos requisitos. Se depois faz boa figura exposto em cima da mesa do café, isso pode importar a uns e não dizer nada a outros. Com todo o respeito que me merecem as pessoas que sabem apreciar a estética de um objecto, e compram um telemóvel meramente pela beleza que lhe encontram. Se isso faz a felicidade de uma pessoa, então é uma característica tão importante como qualquer outra. Muitas pessoas não usam mais de 10% das capacidades do telemóvel que têm.

Abraço
 
Colocando a questão segurança um pouco de lado, há comparação possível entre o nokia 6110 Navigator e os walkman da SE? O som do 6110 é tão bom como os walkman?
 
Têm surgido criticas bastante positivas no que diz respeito ao som do 6110 Navigator, ou seja tem-se revelado uma agradável surpresa o seu poderio sonoro.

Comentário de outro user: (...) tem 2 colunas e o som sai em stereo e com uma qualidade bastante boa :) e que vais conseguir ouvir mais que bem :) "
 
Última edição:
a falar das marcas entre a sony ericsson e a nokia a pequenas diferenças se queres bateria e um software rapido e a SE e se queres telemovel com boas caracteristicas em nivel geral e um software manuseável a nokia.a grande diferença é...se tu precisas de um telemovel barato sem duvida a SE pois a nokia nao tem barato/bom mas se queres um telemovel bom/caro a nokia e melhor opção pois quando querem aprofundar as caracteristicas e assério como por exemplo o n73 a nivel de som e de camara e fantastico.!
 
Eu acho que não se consegue fazer comparações fidedignas e dizer que uma marca é melhor que a outra em relação aos telemóveis. Porque são demasiados modelos, demasiados aspectos a considerar, demasiados designs que agradam a uns e desagradam a outros, tal como cada um tem preferências diferentes quanto a funções.

Eu posso quanto à minha opinião pessoal, referir os aspectos em que cada marca é mais forte no meu entender, e no meu gosto.

Nokia: Basta dizer a marca que até os mais desentendidos em telemóveis, vão reconhecê-la. Eu acho que a nokia faz um bom trabalho quanto aos MP3 e aspectos multimédia dos seus produtos em geral, e alia produtos fiáveis com muitas funcionalidades (por isso é que apostaram no Symbian) a preços relativamente acessíveis ao bolso dos clientes.
Pontos fortes: MP3 e capacidades multimédia em geral, boas maquinas fotográficas tendo em conta que são aparelhos móveis de comunicação, por isso centram-se mais nas funcionalidades de comunicação. Investem bastante em disigns inovadores, mas também desenvolvem produtos mais standard para os apologistas da simplicidade de manuseamento.Têm uma vasta gama de acessórios para os telemóveis.
Pontos fracos: No meio de tanta qualidade há excepções e telemóveis que de vez em quando são construídos em materiais frágeis, plásticos relativamente fracos, e isto não acontece necessariamente nos modelos de gama mais baixa, por vezes aparece em gama média (ex: 6280 que tem muita fama de slide frágil e de pó no visor, o seu substituto/sucessor 6288 notoriamente veio para substituir e terminar com estes problemas.). A autonomia dos telemóveis de gamas inovadoras, deixam a desejar (ex: N95 com as funções GPS, N80 com o WI-FI...dando a ideia que são experiências ou protótipos da tecnologia)

Mas no geral é uma marca bastante fiável e que tem vindo a conquistar os seus adeptos ao longo dos tempos e agora é uma marca muito forte.

Sony Ericsson: Quem olha para esta marca assimila logo a primeira palavra Sony à marca que todos conhecem de outros produtos, não necessariamente móveis. No entanto, tem também já o seu lugar no mercado, com uma fama crescente dos seus produtos que apostam no design, funcionalidade, e qualidade de cada funcionalidade, a Sony Ericsson fez um bom trabalho pois destaca os seus produtos por gama e cada gama agrada a um tipo de clientes, as gamas em conjunto agradam a muita gente, pois há gamas que apostam no design aliado a funções com qualidade e em quantidade (series S e outras excepto K e W que referirei mais a frente), têm gamas que conjugam o design funcionalidade e um aspecto superior, como as espectaculares cãmeras fotográficas muito acima da média para telemóveis (serie K) ou produtos que apostam na multimédia, em especial a música, que com os leitores bem concretizados fazem inveja ao mais refinado Ipod (serie W) mas em todas as gamas têm em conta as restantes funções, que estão sempre presentes, mesmo não sendo da gama (ex: boas cameras aliadas a bons leitores de música na serie W e vice-versa na serie K).Por vezes peca pelo preço, pois tanta qualidade tem o seu preço e nem sempre acessível a todas as carteiras,
Pontos fortes: as gamas que agradam cada uma e cada modelo ao seu género de cliente. Qualidade dos telemóveis, do software e do design...a funcionalidade e nunca descurando a funcionalidade móvel. E como se não bastasse, temos um telemóvel com (boa cãmera na série K) ou (bom leitor na série W) ou (boas funcionalidades e apostas no design nas outras séries...) mas incrivelmente têm ainda que com estas funções de topo, autonomias incrivelmente boas.
Pontos fracos: apostam muito na qualidade e quantidade o que por vezes os torna produtos apetecíveis mas inacessíveis para muita gente em termos económicos. Apostam demasiado em produtos e acessórios proprietários (característica própria da Sony que está a pagar por isso na PS3 por exemplo) esses acessórios por vezes dificeis de encontrar e caros fazem o consumidor pensar bem antes de os tentar adquirir, ainda assim e também nos acessórios fazem um bom trabalho.

Em geral é uma marca em que se pode confiar, e se pode optar se temos em vista um produto funcional e de qualidade com características próprias fora do comum (nos telemóveis), mas que deixam os clientes de olhos reluzentes a desejar um.

Por isso como vêm cada marca tem produtos característicos e que agradam a uns e desagradam a outros.
Pois há quem sonhe com um symbian da Nokia, e há quem goste mais das funções e menús bem construidos e apelativos da SE.
 
Última edição:
Eu acho que não se consegue fazer comparações fidedignas e dizer que uma marca é melhor que a outra em relação aos telemóveis. Porque são demasiados modelos, demasiados aspectos a considerar, demasiados designs que agradam a uns e desagradam a outros, tal como cada um tem preferências diferentes quanto a funções.

Eu posso quanto à minha opinião pessoal, referir os aspectos em que cada marca é mais forte no meu entender, e no meu gosto.

(...)

excelente explicação...
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo