Nome de peça em Inglês

jjmaia

What is folding?
Boas.

Vou montar WC no meu PC, e o radiador vai levar com 3 ventoinhas, e vai ficar fora da caixa.

1ª pergunta, se posso usar um qualquer transformador 230AC -> 12DC.

2ª Vou ligar também no circuito uma resistência variável, mais conhecido como um controlador de velocidade (penso que me estou a fazer entender), tipo o volume das colunas. Mas queria um especifico para funcionar com um máximo de 12V e o mínimo penso não interessar (para ai 5V).

Vou comprar no ebay (parece-me o melhor sitio), mas não sei o nome na peça em Inglês (nem em Português quanto mais :D).

Obrigado :)
 
2ª Vou ligar também no circuito uma resistência variável, mais conhecido como um controlador de velocidade (penso que me estou a fazer entender), tipo o volume das colunas. Mas queria um especifico para funcionar com um máximo de 12V e o mínimo penso não interessar (para ai 5V).


Penso que o nome em inglês para o que procuras é fan controller.
 
O nome penso que seja Potentiometer ou abreviado pot. Quanto ao transformador qualquer serve logo que consiga fornecer a corrente necessária. Porque não usas a fonte do pc?
 
Obrigado pelas respostas :)

Não quero ligar à fonte, porque assim vou ter um cabo a sair do PC (e não sei bem por onde...)
 
Um potenciómetro não é bem o mesmo que uma resistência variável (apesar de poder servir de resistência variável)

Em inglês também existe o termo variable resistor ou rheostat.
 
quer me parecer que tu não percebes muito de electrónica.

o que tu deves andar à procura é uma resistência que varia com a temperatura, (ou até um potenciómetro, para regular manualmente).

antes de sequer comprar alguma coisa tens que te informar do que vais fazer e que peças vais precisar para o fazer.

o potenciómetro por si só dá para controlar a velocidade da Fan, mas muito mal. se pesquisares um bocado (aqui no fórum) encontras alguns esquemas que têm um resultado muito melhor.

quanto ao potenciometro que encontraste é de 500k = 500 000 ohm logaritmico, ou seja, nao varia linearmente conforme o rodas.

informa-te antes de começares a gastar dinheiro.

cumps.
 
Eu nunca disse que queria um potenciómetro. :P O que eu disse é que queria um componentes igual aos de controlar uma fan.

Estou-me a informar aqui antes de gastar dinheiro :)
 
Última edição:
Já se falou muito em potenciómetro, mas queria referir que se for essa a tua opção para controlar a velocidade das 3 ventoinhas pode ser conveniente usares um potenciómetro bobinado, que suportam mais corrente que os tradicionais potenciómetros de carvão.

Em relação aos reguladores de tensão para controlar a velocidade das ventoinhas, parece-me uma solução mais conveniente embora nunca consigas obter a máxima velocidade real da ventoinha se fosse alimentada directamente, mas pode ser amenizado se usares um regulador com baixa queda de tensão, embora isso também não me parece que seja muito importante para o caso. A minha opção ia para o LM317 por ser simples e acessível, e suporta na boa 3 ventoinhas, mesmo que tenhas que lhe meter um pequeno dissipador.

http://www.cpemma.co.uk/reg.html

Abraço
 
Vou mesmo arranjar um controlador de fan's só me resta saber é se estes conseguem fornecer corrente suficiente. Voltagem fornecem na boa, entre 5 a 11.7v.
 
Vou mesmo arranjar um controlador de fan's só me resta saber é se estes conseguem fornecer corrente suficiente. Voltagem fornecem na boa, entre 5 a 11.7v.

Bom... antes de mais tens que saber a corrente de consumo máximo das ventoinhas.
Depois como a montagem delas será feita em paralelo, só tens que multiplicar o nº de ventoinhas pelo consumo de corrente de uma delas, assumindo que são todas iguais, para ficares a saber qual o consumo de corrente máximo esperado.
Finalmente, vais aos datasheets do regulador de tensão que estiveres a pensar usar e vês qual é a corrente máxima que ele suporta. Claro que não é lá muito conveniente meteres-lhe uma carga com consumo quase igual ao limite de corrente admissível pelo regulador.

A título de exemplo, vamos supor que as ventoínhas que tens consomem 120mA se alimentadas por 12V.
Vamos considerar que o teu regulador de tensão até vai ser capaz de fornecer os 12v ás ventoinhas (porque será menos).
Então se usares 3 ventoinhas terás um consumo máximo de corrente esperado de 3*120=360mA ou seja 0.36A
Um LM317 (capsulado TO220) suporta no mínimo 1,5A, por isso dá perfeitamente.

Abraço
 
Bom... antes de mais tens que saber a corrente de consumo máximo das ventoinhas.
Depois como a montagem delas será feita em paralelo, só tens que multiplicar o nº de ventoinhas pelo consumo de corrente de uma delas, assumindo que são todas iguais, para ficares a saber qual o consumo de corrente máximo esperado.
Finalmente, vais aos datasheets do regulador de tensão que estiveres a pensar usar e vês qual é a corrente máxima que ele suporta. Claro que não é lá muito conveniente meteres-lhe uma carga com consumo quase igual ao limite de corrente admissível pelo regulador.

A título de exemplo, vamos supor que as ventoínhas que tens consomem 120mA se alimentadas por 12V.
Vamos considerar que o teu regulador de tensão até vai ser capaz de fornecer os 12v ás ventoinhas (porque será menos).
Então se usares 3 ventoinhas terás um consumo máximo de corrente esperado de 3*120=360mA ou seja 0.36A
Um LM317 (capsulado TO220) suporta no mínimo 1,5A, por isso dá perfeitamente.

Abraço

Obrigado pela explicação, mas desses pormenores sei, afinal, estou em Electromecânica :D

O meu problema é encontrar a corrente necessária para as ventoinhas, que não consigo encontrar.

http://www.noiseblocker.de/en/produkt_luefter_nb-blacksilentfan-xl2.php

Se conseguíres encontrar algo, agradecia :D
 
Back
Topo