Nome e Palavra Passe

m.r.f.

Power Member
Boas, sempre que inicio o computador é pelo pin ou pela palavra passe e tudo bem, mas agora ao gerir ás palavras passes guardadas no opera (é o meu navegador) quando eu carrego para ver a palavra passe de um site ele pele Nome e palavra passe do Computador!
Agora já não sei como defeni o meu nome, se todo, primeiro e ultimo, só o primeiro, letras mauisculas ou não.
Com o computador ligado como acedo ás minhas configurações do computador?
 
Última edição:
Boas, sempre que inicio o computador é pelo pin ou pela palavra passe e tudo bem, mas agora ao gerir ás palavras passes guardadas no opera (é o meu navegador) quando eu carrego para ver a palavra passe de um site ele pele Nome e palavra passe do Computador!
Agora já não sei como defeni o meu nome, se todo, primeiro e ultimo, só o primeiro, letras mauisculas ou não.
Com o computador ligado como acedo ás minhas configurações do computador?

Boas
Parece haver problemas entre o Opera e o Windows 10, por aqui uma pessoa queixou-se que o Windows 10 não o deixava instalar o Opera.

Já agora, porque queres gerir palavras passe por um Browser, seja qual ele for? É que isso implica riscos de segurança. Caso sejas infectado por algo vai-sse tudo para outros lados.

Um bom password manager evitava isso e tomar nota das palavras chave e login de sites num txt que guardavas em 2 Pen drive, uma como backup caso a outra avarie, é sempre muito melhor do que teres assim tanta confiança num browser.

No meu caso nunca deixo o browser guardar os login de sites e usa password Manager e tenho esse tal txt para backup.
E o password Manager que uso não faz storage dos login em contas remotas, é tudo no meu pc e tudo cifrado por uma chave de 250 Bits.
 
Boas
Parece haver problemas entre o Opera e o Windows 10, por aqui uma pessoa queixou-se que o Windows 10 não o deixava instalar o Opera.

Já agora, porque queres gerir palavras passe por um Browser, seja qual ele for? É que isso implica riscos de segurança. Caso sejas infectado por algo vai-sse tudo para outros lados.

Um bom password manager evitava isso e tomar nota das palavras chave e login de sites num txt que guardavas em 2 Pen drive, uma como backup caso a outra avarie, é sempre muito melhor do que teres assim tanta confiança num browser.

No meu caso nunca deixo o browser guardar os login de sites e usa password Manager e tenho esse tal txt para backup.
E o password Manager que uso não faz storage dos login em contas remotas, é tudo no meu pc e tudo cifrado por uma chave de 250 Bits.
Pois obrigada, mas agora tenho no browser e ao início o site tipo "opensubtitles" consigo iniciar a sessão automaticamente mas quero aceder à palavras passe para dar as credenciais dessa conta através do plugin do opensubtitles no kodi.

Ao abrir o gerenciador de palavras passe ao clicar para ver a passe ele pede o nome e a palavra passe do PC.

Como vejo isso no PC (deverá ser o nome correcto porque ao ligar o PC coloco a palavra passe e ele liga)?
 
Se só pretendes ver o teu nome de utilizador é fácil.

vais ao menu iniciar,
no 5 icon mais a esquerda em baixo, clicas com o lado direito
escolhes alterar definições de conta

Ai vai te aparecer qual o nome da conta do pc.
 
@Chuiquinho dar confiança a um browser para guardar passwords é arriscado, mas guardar passwords e logins em plain text num txt já é seguro? Well... Um sistema fisico (quanto muito para 2FA, nunca uma comum PEN USB) só deve ser utilizado como chave mestra para conseguir aceder às passwords guardadas numa determinada plataforma.

@m.r.f. , menu iniciar, no icon do teu utilizador, se carregares tens a opção de Change Account Settings. Ao carregares abre-te a página de informações do teu utilizador. Aparece lá o utilizador do PC. Em alternativa vais às settings / accounts / your info.
 
@Chuiquinho dar confiança a um browser para guardar passwords é arriscado, mas guardar passwords e logins em plain text num txt já é seguro? Well... Um sistema fisico (quanto muito para 2FA, nunca uma comum PEN USB) só deve ser utilizado como chave mestra para conseguir aceder às passwords guardadas numa determinada plataforma.

@m.r.f. , menu iniciar, no icon do teu utilizador, se carregares tens a opção de Change Account Settings. Ao carregares abre-te a página de informações do teu utilizador. Aparece lá o utilizador do PC. Em alternativa vais às settings / accounts / your info.



Se só pretendes ver o teu nome de utilizador é fácil.

vais ao menu iniciar,
no 5 icon mais a esquerda em baixo, clicas com o lado direito
escolhes alterar definições de conta

Ai vai te aparecer qual o nome da conta do pc.

Obrigada aos dois já tinha experimentado o nome e não funciona, ao experimentar a conta de e-mail já funcionou.

Curioso que ele pede o nome e não a conta, mas é a conta e não o nome.
 
@Chuiquinho dar confiança a um browser para guardar passwords é arriscado, mas guardar passwords e logins em plain text num txt já é seguro? Well... Um sistema fisico (quanto muito para 2FA, nunca uma comum PEN USB) só deve ser utilizado como chave mestra para conseguir aceder às passwords guardadas numa determinada plataforma.

@m.r.f. , menu iniciar, no icon do teu utilizador, se carregares tens a opção de Change Account Settings. Ao carregares abre-te a página de informações do teu utilizador. Aparece lá o utilizador do PC. Em alternativa vais às settings / accounts / your info.

Boas
Não percebeste. O txt não é para fazer os logins, é apenas para guardar os logins para depois te lembrares deles quando for preciso em vez de ires ao próprio Browser para veres os logind que tens.

Até podes tomar notas disso numa folha de papel.
Um password Manager quando o mesmo é bom, tipo roboform, preenche os dados no login e não fica nada na memória do computador no que respeita á palavra-passe. Usar directamente um txt é fazeres copy and paste e ai já fica na memória do pc a palavra-passe e por causa disso qualquer trojan a caça facilmente.

No browser é a mesma coisa. Se um software malicioso mandar para fora toda a informação do browser as password de logins vão-se também e podem ser usadas facilmente para login.

Segurança a 100 por cento não existe mas agora achar-se que o browser possa ser mais seguro é um erro.

Espero que já tenhas percebido.
 
Um bom password manager evitava isso e tomar nota das palavras chave e login de sites num txt que guardavas em 2 Pen drive, uma como backup caso a outra avarie, é sempre muito melhor do que teres assim tanta confiança num browser.

O que eu depreendo disto é que estás a sugerir ao utilizador para tomar notas das passwords e logins dos sites num ficheiro txt. Se fiz uma interpretação incorreta não era minha intenção. Apenas quis esclarecer o utilizador, caso tenha tido a mesma interpretação do que eu, para nunca fazer isso.
 
O que eu depreendo disto é que estás a sugerir ao utilizador para tomar notas das passwords e logins dos sites num ficheiro txt. Se fiz uma interpretação incorreta não era minha intenção. Apenas quis esclarecer o utilizador, caso tenha tido a mesma interpretação do que eu, para nunca fazer isso.
Boas de Novo
Repara que eu disse para tomar notas das password num txt e fazer backup disso em pen drive, duas para o caso de uma avariar, não disse para usar esse txt para copiar logins para sites.

Tu tens que fazer o Login pela primeira vez da forma normal: Escreves o user name e a password para o login e só a partir dai um password Manager pode memorizar os dados.

Há sempre a primeira vez em que escreves o login mesmo que vás a uma folha de papel para veres os dados tens que escrever essa informação na mesma.

Basta alguém ter acesso a todos os dados guardados pelo Browser para conseguir acesso a qualquer site que peça um Login.

Mas cada um é que sabe: Se pensas que o browser é o melhor meio continua a usar para guardares tudo o que entendas.
 
Não vou alimentar mais esta discussão quando tu próprio não entendes o que escreveste.

"tomar nota das palavras chave e login de sites num txt" :
palavras chave: password
login: username/email (ou identificador de inicio de sessão)

Se me dissesses guardar as passwords ou logins num txt, ainda podia aceitar, agora teres ambos como descreveste com um "e" (passwords e logins) é uma das piores coisas a fazer. Não justifica passar informação incorreta aos utilizadores, seja este ou qualquer outro que tenha a mesma dúvida e leia o que escreveste.

P.S. Em momento algum leste que eu acho que um browser é melhor password manager.
 
Porque não usar um password manager tipo Lastpass ou Bitwarden ( este o melhor IMO ) e assim ter o melhor de dois mundos ??

Boas
Eu sugeri o uso dum password manager. O user acima acha mal usar-se um txt para guardar as passwords. Até se pode usar uma folha de papel para as mesmas se quiserem.

Toda a informação das password tem sempre que ser colocada no password manager, uma folha de papel não as vai colocar nele logo as mesmas tem que ser escritas na Base de dados desse password Manager que sugeres que por acaso até é bom.

Riscos vai haver sempre e esses riscos são maiores ou menores conforme aquilo que cada um faça com o PC.

Não vou alimentar mais esta discussão quando tu próprio não entendes o que escreveste.

"tomar nota das palavras chave e login de sites num txt" :
palavras chave: password
login: username/email (ou identificador de inicio de sessão)

Se me dissesses guardar as passwords ou logins num txt, ainda podia aceitar, agora teres ambos como descreveste com um "e" (passwords e logins) é uma das piores coisas a fazer. Não justifica passar informação incorreta aos utilizadores, seja este ou qualquer outro que tenha a mesma dúvida e leia o que escreveste.

P.S. Em momento algum leste que eu acho que um browser é melhor password manager.

Boas
Eu percebi perfeitamente o que queres dizer.
Mas desculpa-me porque há pontos que tu não percebeste naquilo que escrevi e estás a colocar uma ideia diferente disso que escrevi.

E finalizo também essa discussão por aqui até porque acho que isso não leva a nada portanto é melhor terminar com uma discussão que realmente não interessa.
 
Back
Topo