Nomes e datas de lançamento do NV40 e R420

ToTTenTranz

Power Member
Recently we received confirmation that the first retail samples of ATI's R420 (AGP Radeon X800) will debut April 26 as Radeon X800 Pro. NVIDIA's NV40 (GeForce 6800) officially launches April 13th, but retail availability will occur around April 26th. Notice the NV40 product to be released April 13th is GeForce 6800, not GeForceFX 6800. ATI's naming scheme for R420 has been closely guarded as well, but the open term we hear from vendors is "Radeon X800."

What seems highly unusual is the scheduled introduction of Radeon X800 XT on May 31st; only a month after Radeon X800 Pro's unveiling. Recall that Radeon 9800 and 9800 XT were launched six months apart. We can speculate ATI has either changed their marketing strategy, or the difference in performance between R420 and NV40 hastens ATI's release schedule. Further inspection of the ATI roadmaps reveals that "Non-Pro" Radeon X800s are absent. Perhaps "XT" has replaced the "Pro" Radeon series, and "Pro" thus replaced the "Non-Pro" Radeon series. Even though the initial launches of Radeon X800 will use 256MB of GDDR3, before the end of the year we also anticipate a 512MB revision. Furthermore, we will almost certainly see Radeon X800 SE with 128MB of DDR1; which will also debut with much a lower clockspeed.

NV40 breaks NVIDIA's naming scheme with the removal of FX from their GeForceFX moniker. Will we see a separate GeForce and GeForceFX in the NV4x GPU family? It appears that is also speculation.

R423, the PCI-Express (PCX) version of R420, is scheduled to launch June 14th. Specifications on R423 are identical to R420, and the cards will also carry the Radeon X800 product name. NVIDIA's bridged PCI-Express cards will launch April 13th along with the AGP versions.

RV380 and RV370 will also receive new product names, as Radeon X600 and Radeon X300, respectively. For more details about R420, RV380 and RV370, please take a look at our previous ATI roadmaps here. Stay tuned for more ATI and NVIDA news from the trenches.

Fonte: Anandtech



Para a ATi lançar uma versão XT do R420 tão cedo parece-me que o mais certo é que o NV40 vai ganhar a coroa de melhor performance do mercado na próxima geração.
Mas tambem, supostamente o passo que a nVidia deu com o NV40 não é o mesmo passo que a ATi deu com o R420, mas sim que vai dar com o R500 (arquitectura 100% "nova).
 
Axo q eh cedo demais para tirar essas conclusões.
Eh q não se sabe absolutamente nada do r420. Nem clocks, nem pipelines...
Qd sairem as duas eh q se vai ver o q realmente têm a dar.
Diga-se de passagem, q estes hypes nem sempre dao bom resultado (fx5800, anyone?)...
 
ToTTenTranz disse:
Fonte: Anandtech


Mas tambem, supostamente o passo que a nVidia deu com o NV40 não é o mesmo passo que a ATi deu com o R420, mas sim que vai dar com o R500 (arquitectura 100% "nova).

Tens a certeza?

Crazybomber disse:
Axo q eh cedo demais para tirar essas conclusões.
Eh q não se sabe absolutamente nada do r420. Nem clocks, nem pipelines...
Qd sairem as duas eh q se vai ver o q realmente têm a dar.
Diga-se de passagem, q estes hypes nem sempre dao bom resultado (fx5800, anyone?)...

Já se sabem algumas coisas. Pipelines 16 nVidia, 12 Ati.......falta saber como é que eles chegam as estes numeros.
A nVidia vai apostar nos PS/VS 3 e a Ati não deve ter PS3 (se bem me lembro). Mas isto vem no ppt que foi posto por engano no site da Ati.
Se a 6800 for má o hype vai sair muito caro à nVidia.
 
Meus caros, a ATI afinal tem um trunfo na manga, e só o vai mostrar a 31 de Maio!
Só falta saber até que ponto é que esse trunfo nos vai impressionar!
Wait and see...
 
CrazyBomber disse:
Axo q eh cedo demais para tirar essas conclusões.
Eh q não se sabe absolutamente nada do r420. Nem clocks, nem pipelines...
Qd sairem as duas eh q se vai ver o q realmente têm a dar.
Diga-se de passagem, q estes hypes nem sempre dao bom resultado (fx5800, anyone?)...



Enganas-te. NÓS não sabemos o que é que a R420 vai ter, mas a ATi sabe.. e de certeza absoluta que tambem sabe mais do que nós acerca do NV40.
Na altura do hype da FX5800 toda a gente estranhou porque é que a ATi não mexeu nem um dedo e deixou-se estar com a R9700 Pro no topo da gama. A arquitectura R300 já estava no mercado há 6 meses e eles tinham tido tempo suficiente para fazer uma revisão (R350). Porquê? Porque eles já sabiam que a performance do NV30 comparada com a placa deles era bastante medíocre.
Com isso a ATi poupou o tempo e dinheiro de lançar uma placa nova.
A R9800 apareceu quando sairam as FX5900 e as 9800XT apareceram para por as FX5950 na sombra.
Nos últimos dois anos a ATi tem andado a lançar no mercado placas que "já estão na gaveta" que só eram lançadas quando a concorrencia se mexia.
O NV40 parece que veio mudar isso, e ainda bem.. (a ATi andou 2 anos a mamar dinheiro de uma só arquitectura, já é tempo de meterem coisas revolucionárias cá pra fora :D )



Não estou a dizer de todo que o R420 vai ser um fracasso! Com o número reduzido de transistores em relação ao NV40 provavelmente vai conseguir clocks mais altos com coolers menos barulhentos, e se calhar as performances vão ser quase iguais.. mas o que me parece certo neste momento é que na primeira página do ORB do 3Dmark2003 vão aparecer NV40s e não R420s.

(posso estar enganado, claro. isto é só o meu palpite baseado no que se lê por aí)
 
ToTTenTranz disse:
mas o que me parece certo neste momento é que na primeira página do ORB do 3Dmark2003 vão aparecer NV40s e não R420s.

Epá, isso parece-me um palpite MUITO biased, até porque tu da R420 só sabes que tem 12 pipelines. Rigorosamente mais nada!
 
Última edição:
Além disso a nVidia não tem que fazer só uma placa boa, têm que olhar para os drivers. Deixarem-se de "pop up blockers" e porcarias do genero que nem sequer fazem sentido de existirem nos drivers.
Depois há tb a questão dos cheats. Por exemplo, quantos meses têm os ultimos drivers aprovados pela Futuremark?

Uma placa por si não quer dizer nada, perguntem à Ati pre-Radeon e à S3.
 
Nemesis11 disse:
Tens a certeza?


A minha certeza nisso anda praí nos 85%.
Para quem não sabe a ATi tem 2 equipas principais, situadas em locais distintos, que só trabalham em chips de desktop: a East team e a West team.

A equipa East que desenhou o R300 começou a trabalhar no R400 mas parece que chegaram à conclusão que o R400 ia ser demasiado poderoso para ser lançado em 2004, portanto o projecto que supostamente era o R400 passou para R500. Desde então essa equipa tem estado a aperfeiçoar a dita arquitectura supostamente construida de raiz e revolucionária.


A West tem estado a trabalhar nas "actualizações" do R300 para a East poder ter tempo de esgravatar no R500. Pelo que se diz o R420 tem ainda como base grande parte da arquitectura R300, daí a versão de shaders suportada ser "ainda" a 2.0.



Como está claro eu não tenho a certeza de nada disto.. mas posso dizer que o sítio onde vi isto escrito foi o mesmo onde vi que o R200 (Radeon8500) e o RV250 (Radeon9000) foram mais truques de ganhar tempo para a ATi trabalhar no R300 do que propriamente tentativas de conquistar o mercado. E isto li mais de um ano antes de o R300 ter sido anunciado oficialmente :)
 
Zealot disse:
ToTTenTranz disse:
mas o que me parece certo neste momento é que na primeira página do ORB do 3Dmark2003 vão aparecer NV40s e não R420s.QUOTE]

Epá, isso parece-me um palpite MUITO biased, até porque tu da R420 só sabes que tem 12 pipelines. Rigorosamente mais nada!



biased? LOL
1- A minha placa actual é uma Radeon 9700 Pro que já tenho há mais de um ano (e não pretendo mudar até ao fim do ano).
2- Antes desta tive uma Radeon 8500LE.
3- Geforces só tive uma na minha vida e foi oferecida.
4- Da maneira como anda o esquema de drivers e políticas de marketing actual, o mais provável é que a minha futura placa seja da ATi e não da nVidia.

Se eu for considerado um fanboy então certamente será da ATi e nunca da nVidia.
Mas isso não me impede de fazer avaliações pessoais (leia-se palpites) imparciais baseados no que leio na net aqui e ali.
 
Oh Totten, passaste-te meu! Lá por tu teres ATI há vários anos não quer dizer que não formes uma opinião biased sobre a nVidia! Apenas é pouco provável que o fizesses! :)
Sabes que nós não adivinhamos o que tu lês, mas de certeza que sabes que somos bichos muito curiosos, aqui o pessoal do fórum; por isso já partilhavas as tuas fontes! :P
 
Gostei em particular do "já partilhavas as tuas fontes." :D

Por acaso o que o Totten diz soa bem e parece bater certo. Também acredito q a nv40 fique por cima nesta geração com a ATI na "cola".

Dia 13 já se saberá mais coisas. :rolleyes:
 
ToTTenTranz disse:
Nemesis11 disse:
Tens a certeza?


A minha certeza nisso anda praí nos 85%.
Para quem não sabe a ATi tem 2 equipas principais, situadas em locais distintos, que só trabalham em chips de desktop: a East team e a West team.

A equipa East que desenhou o R300 começou a trabalhar no R400 mas parece que chegaram à conclusão que o R400 ia ser demasiado poderoso para ser lançado em 2004, portanto o projecto que supostamente era o R400 passou para R500. Desde então essa equipa tem estado a aperfeiçoar a dita arquitectura supostamente construida de raiz e revolucionária.


A West tem estado a trabalhar nas "actualizações" do R300 para a East poder ter tempo de esgravatar no R500. Pelo que se diz o R420 tem ainda como base grande parte da arquitectura R300, daí a versão de shaders suportada ser "ainda" a 2.0.



Como está claro eu não tenho a certeza de nada disto.. mas posso dizer que o sítio onde vi isto escrito foi o mesmo onde vi que o R200 (Radeon8500) e o RV250 (Radeon9000) foram mais truques de ganhar tempo para a ATi trabalhar no R300 do que propriamente tentativas de conquistar o mercado. E isto li mais de um ano antes de o R300 ter sido anunciado oficialmente :)


Vamos lá ver o que a Ati tem, porque pouco se sabe o que é a R420 e a R500. Mas tenho as minhas duvidas que a R500 seja um grande salto, por uma razão.....Longhorn.
Se for verdade que o Dx next só aparece com o longhorn, então vai-se andar a render o peixe até 2006 (com sorte).
Alem disso tb não me admirava de ver a R500 mais cedo do que se espera e que fosse "mais do mesmo" ( EDIT: Mais do mesmo, mas com suporte completo VS/PS 3.0 ), mas isto sou eu a especular.
Meto no mesmo saco a nVidia.

EDIT2: As razões para o "adiamento" da R400 podem ter sido varias:
1ª hipotese - Eles não iam ter o gpu a tempo/custos do gpu (acho que é a mais provavel)
2ª hipotese - Ser muito poderoso e não precisarem de tanto contra os produtos da nVidia.

dx1003.jpg


Ou muito me engano ou isto só volta a aquecer em 2006.....
 
Última edição:
Eu não tenho fontes exclusivas.. As minhas fontes estão à disposição de todos..
A informação que sei é o juntar de "peças de puzzle" que se lê aqui e ali..

Basicamente basta ir a forums onde haja pessoal conhecedor da matéria e que notavelmente tem contactos dentro das próprias companhias (ou trabalha lá mesmo..). Depois é saber distinguir esse pessoal dos outros que vão pra lá mandar postas de pescada.. e estar atento a "descaídas" do tal pessoal conhecedor.

Em relação a placas da ATi os forums do rage3d são uma autentica bola de cristal. Nicks de gajos a quem valha a pena ler os posts lembro-me agora por exemplo do hellbinder..
Os forums do beyond3d.com estão pejados de programadores de produtoras de jogos que sabem MUITO de hardware de chips gráficos e normalmente tambem sabem imenso sobre coisas que ainda não saíram porque costumam estar presentes nos famosos "show-offs de porta fechada" nas feiras de tecnologia. Um deles é por exemplo o digitalwanderer.

De vez em quando tambem aparece um desconhecido (tipo daqueles que fazem 1 post e nunca mais metem lá os pés) que diz qualquer coisa, o ppl ri-se e não leva a sério e uns meses depois descobre-se que é verdade..

Há de tudo.. é preciso é estar com atenção ao que se vai dizendo.. Muita da informação que se revela em forums passa ao lado nos sites de notícias..
 
Mas o Hellbinder é muito biased para os lados da Ati, apesar de parecer ter conhecimentos do que fala (vamos la ver se a dica dele do R420 estava certa).
Dave Baumann(webmaster), Reverend (old school e com muitos contactos), John Reynolds (leak de um famoso pps da nVidia), Uttar (nem sempre certo e nVidia biased), Kristof (Developer da Powervr) etc etc etc.

Anda por lá pelo menos 1 gajo da Epic, entre outros developers.
Apanha-se de tudo. Ainda agora apareceu uns graficos com o comparativo entre a NV40/9800 que é falso e idiota.
Vai aparecer muita coisa do genero nos proximos dias.

E sim, muita informação sobre gpu's passa ao lado dos sites de news e muitas das coisas que aparecem nos sites de news vêm de foruns ( Inquirer :rolleyes: ).
É preciso ter é atenção ao que se diz. Há muito fanboy.
 
Última edição:
Nemesis11 disse:
EDIT2: As razões para o "adiamento" da R400 podem ter sido varias:
1ª hipotese - Eles não iam ter o gpu a tempo/custos do gpu (acho que é a mais provavel)
2ª hipotese - Ser muito poderoso e não precisarem de tanto contra os produtos da nVidia.

3ª hipótese - a R400 ia ser mais render do peixe, e afinal a nVidia até se ia esmerar em recuperar a coroa da performance, o que se tornaria inaceitável do ponto de vista de marketing.
 
Zealot disse:
3ª hipótese - a R400 ia ser mais render do peixe, e afinal a nVidia até se ia esmerar em recuperar a coroa da performance, o que se tornaria inaceitável do ponto de vista de marketing.

Em principio a R420 é que é "render o peixe" e a R400/500 seria um gpu novo. A R400 foi "metida no frigorifico" à para aí 1 ano e começaram os rumores da R420/Loki. Supostamente 3 X RV360 (12 pipes).
No entanto isto é especulação. Pode estar tudo enganado. Não seria a 1ª vez (fx5800 por exemplo).
Não sei o que a Ati/nVidia vai lançar em 2005, já que não há no horizonte um Dx novo. Que funcionalidades novas vão meter (sem ser suporte total para Ps/Vs 3.0(?) no caso da Ati)?
Pode ser que apareça um dx9.1. Quem sabe.....
Esta R400/500 até pode ser um chip totalmente novo, mas em termos de "features" não estou a ver grande coisa, a não ser que seja TBR ou algo de radical (o mesmo para a NV50).

Pode ser que a R420 tenha "trocado" de posição com a R400, e só assim essa 3ª hipotese seria possivel, mas duvido.

Só mais uma coisa. Eles dizem que não existe no roadmap da Ati uma non-pro. Isto quer dizer que a XT equivale à actual pro e assim sendo não significa que a ATI esteja "alarmada".

p.s. - Isto é tudo baseado no que se fala sobre a Ati e como se fala muito pouco.........é esperar.
 
Enquanto a Microsoft não definir as regras todas do jogo, vamos ter quase sempre o tal "render do peixe". Até podem meter 500 pipelines num core, mas se tiver sempre a bater DX8/DX9 nunca haverá grandes revoluções.
 
Exacto, tens a id software, do Quake/Doom 3, e os jogos baseados no motor gráfico do Quake 3, e... e... a id... e para além da id tens... uh... pois... tens a id!
 
Back
Topo