1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Nomes e datas de lançamento do NV40 e R420

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por ToTTenTranz, 7 de Abril de 2004. (Respostas: 23; Visualizações: 1516)

1. ToTTenTranz

ToTTenTranz Power Member

Fonte: Anandtech

Para a ATi lançar uma versão XT do R420 tão cedo parece-me que o mais certo é que o NV40 vai ganhar a coroa de melhor performance do mercado na próxima geração.
    Mas tambem, supostamente o passo que a nVidia deu com o NV40 não é o mesmo passo que a ATi deu com o R420, mas sim que vai dar com o R500 (arquitectura 100% "nova).

2. CrazyBomber

CrazyBomber Power Member

Axo q eh cedo demais para tirar essas conclusões.
    Eh q não se sabe absolutamente nada do r420. Nem clocks, nem pipelines...
    Qd sairem as duas eh q se vai ver o q realmente têm a dar.
    Diga-se de passagem, q estes hypes nem sempre dao bom resultado (fx5800, anyone?)...

3. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Tens a certeza?

Já se sabem algumas coisas. Pipelines 16 nVidia, 12 Ati.......falta saber como é que eles chegam as estes numeros.
    A nVidia vai apostar nos PS/VS 3 e a Ati não deve ter PS3 (se bem me lembro). Mas isto vem no ppt que foi posto por engano no site da Ati.
    Se a 6800 for má o hype vai sair muito caro à nVidia.

4. Zealot

Zealot I quit My Job for Folding

Meus caros, a ATI afinal tem um trunfo na manga, e só o vai mostrar a 31 de Maio!
    Só falta saber até que ponto é que esse trunfo nos vai impressionar!
    Wait and see...

5. ToTTenTranz

ToTTenTranz Power Member

Enganas-te. NÓS não sabemos o que é que a R420 vai ter, mas a ATi sabe.. e de certeza absoluta que tambem sabe mais do que nós acerca do NV40.
    Na altura do hype da FX5800 toda a gente estranhou porque é que a ATi não mexeu nem um dedo e deixou-se estar com a R9700 Pro no topo da gama. A arquitectura R300 já estava no mercado há 6 meses e eles tinham tido tempo suficiente para fazer uma revisão (R350). Porquê? Porque eles já sabiam que a performance do NV30 comparada com a placa deles era bastante medíocre.
    Com isso a ATi poupou o tempo e dinheiro de lançar uma placa nova.
    A R9800 apareceu quando sairam as FX5900 e as 9800XT apareceram para por as FX5950 na sombra.
    Nos últimos dois anos a ATi tem andado a lançar no mercado placas que "já estão na gaveta" que só eram lançadas quando a concorrencia se mexia.
    O NV40 parece que veio mudar isso, e ainda bem.. (a ATi andou 2 anos a mamar dinheiro de uma só arquitectura, já é tempo de meterem coisas revolucionárias cá pra fora :D )

Não estou a dizer de todo que o R420 vai ser um fracasso! Com o número reduzido de transistores em relação ao NV40 provavelmente vai conseguir clocks mais altos com coolers menos barulhentos, e se calhar as performances vão ser quase iguais.. mas o que me parece certo neste momento é que na primeira página do ORB do 3Dmark2003 vão aparecer NV40s e não R420s.

(posso estar enganado, claro. isto é só o meu palpite baseado no que se lê por aí)

6. Zealot

Epá, isso parece-me um palpite MUITO biased, até porque tu da R420 só sabes que tem 12 pipelines. Rigorosamente mais nada!

Última edição: 7 de Abril de 2004
  7. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Além disso a nVidia não tem que fazer só uma placa boa, têm que olhar para os drivers. Deixarem-se de "pop up blockers" e porcarias do genero que nem sequer fazem sentido de existirem nos drivers.
    Depois há tb a questão dos cheats. Por exemplo, quantos meses têm os ultimos drivers aprovados pela Futuremark?

Uma placa por si não quer dizer nada, perguntem à Ati pre-Radeon e à S3.

8. ToTTenTranz

ToTTenTranz Power Member

9. ToTTenTranz

ToTTenTranz Power Member

10. Zealot

Oh Totten, passaste-te meu! Lá por tu teres ATI há vários anos não quer dizer que não formes uma opinião biased sobre a nVidia! Apenas é pouco provável que o fizesses! :)
    Sabes que nós não adivinhamos o que tu lês, mas de certeza que sabes que somos bichos muito curiosos, aqui o pessoal do fórum; por isso já partilhavas as tuas fontes! :P

11. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

Gostei em particular do "já partilhavas as tuas fontes." :D

Por acaso o que o Totten diz soa bem e parece bater certo. Também acredito q a nv40 fique por cima nesta geração com a ATI na "cola".

Dia 13 já se saberá mais coisas. :rolleyes:

12. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

13. ToTTenTranz

ToTTenTranz Power Member

Eu não tenho fontes exclusivas.. As minhas fontes estão à disposição de todos..
    A informação que sei é o juntar de "peças de puzzle" que se lê aqui e ali..

Basicamente basta ir a forums onde haja pessoal conhecedor da matéria e que notavelmente tem contactos dentro das próprias companhias (ou trabalha lá mesmo..). Depois é saber distinguir esse pessoal dos outros que vão pra lá mandar postas de pescada.. e estar atento a "descaídas" do tal pessoal conhecedor.

Em relação a placas da ATi os forums do rage3d são uma autentica bola de cristal. Nicks de gajos a quem valha a pena ler os posts lembro-me agora por exemplo do hellbinder..
    Os forums do beyond3d.com estão pejados de programadores de produtoras de jogos que sabem MUITO de hardware de chips gráficos e normalmente tambem sabem imenso sobre coisas que ainda não saíram porque costumam estar presentes nos famosos "show-offs de porta fechada" nas feiras de tecnologia. Um deles é por exemplo o digitalwanderer.

De vez em quando tambem aparece um desconhecido (tipo daqueles que fazem 1 post e nunca mais metem lá os pés) que diz qualquer coisa, o ppl ri-se e não leva a sério e uns meses depois descobre-se que é verdade..

Há de tudo.. é preciso é estar com atenção ao que se vai dizendo.. Muita da informação que se revela em forums passa ao lado nos sites de notícias..

14. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Mas o Hellbinder é muito biased para os lados da Ati, apesar de parecer ter conhecimentos do que fala (vamos la ver se a dica dele do R420 estava certa).
    Dave Baumann(webmaster), Reverend (old school e com muitos contactos), John Reynolds (leak de um famoso pps da nVidia), Uttar (nem sempre certo e nVidia biased), Kristof (Developer da Powervr) etc etc etc.

Anda por lá pelo menos 1 gajo da Epic, entre outros developers.
    Apanha-se de tudo. Ainda agora apareceu uns graficos com o comparativo entre a NV40/9800 que é falso e idiota.
    Vai aparecer muita coisa do genero nos proximos dias.

E sim, muita informação sobre gpu's passa ao lado dos sites de news e muitas das coisas que aparecem nos sites de news vêm de foruns ( Inquirer :rolleyes: ).
    É preciso ter é atenção ao que se diz. Há muito fanboy.

15. Zealot

3ª hipótese - a R400 ia ser mais render do peixe, e afinal a nVidia até se ia esmerar em recuperar a coroa da performance, o que se tornaria inaceitável do ponto de vista de marketing.

16. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Em principio a R420 é que é "render o peixe" e a R400/500 seria um gpu novo. A R400 foi "metida no frigorifico" à para aí 1 ano e começaram os rumores da R420/Loki. Supostamente 3 X RV360 (12 pipes).
    No entanto isto é especulação. Pode estar tudo enganado. Não seria a 1ª vez (fx5800 por exemplo).
    Não sei o que a Ati/nVidia vai lançar em 2005, já que não há no horizonte um Dx novo. Que funcionalidades novas vão meter (sem ser suporte total para Ps/Vs 3.0(?) no caso da Ati)?
    Pode ser que apareça um dx9.1. Quem sabe.....
    Esta R400/500 até pode ser um chip totalmente novo, mas em termos de "features" não estou a ver grande coisa, a não ser que seja TBR ou algo de radical (o mesmo para a NV50).

Pode ser que a R420 tenha "trocado" de posição com a R400, e só assim essa 3ª hipotese seria possivel, mas duvido.

Só mais uma coisa. Eles dizem que não existe no roadmap da Ati uma non-pro. Isto quer dizer que a XT equivale à actual pro e assim sendo não significa que a ATI esteja "alarmada".

p.s. - Isto é tudo baseado no que se fala sobre a Ati e como se fala muito pouco.........é esperar.

17. kanguru

kanguru [email protected] Member

deixem-nas pousar..... :004:

18. ptzs

ptzs Power Member

Enquanto a Microsoft não definir as regras todas do jogo, vamos ter quase sempre o tal "render do peixe". Até podem meter 500 pipelines num core, mas se tiver sempre a bater DX8/DX9 nunca haverá grandes revoluções.

19. kanguru

kanguru [email protected] Member

e pq não opengl? ha quem não use dx...

20. Zealot

Exacto, tens a id software, do Quake/Doom 3, e os jogos baseados no motor gráfico do Quake 3, e... e... a id... e para além da id tens... uh... pois... tens a id!

Partilhar esta Página