1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Noob em Linux] Ubuntu muito mais lento que WinXP :(

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por ClioII, 16 de Julho de 2009. (Respostas: 8; Visualizações: 1070)

1. Caríssimos,

Espero que possam aqui esclarecer o associado do clube da ignorância (eu!).

Tenho um portátil velhinho, Compaq 12XL403, com as seguintes caracterísitcas gerais:

- Intel Celeron 700 MHz;
    - 320 MB de RAM (64 de origem mais 256 adicionais) PC66 ou PC100 (n me lembro ao certo);
    - Disco de 6 GigaBytes;
    - Gráfica Trident Cyberblade c/ 8 MB.

OK, o PC tem 7 anos e as características não são deslumbrantes mesmo para a altura, é verdade.

No entanto, gostava de fazer umas brincadeiras com este PC não muito exigentes (escrever uns documentos, navegar na net, ouvir umas músicas).

Este mesmo PC tinha dantes instalado Windows XP e Office 2003 (o disco n era o de origem neste caso). A velocidade não era muita mas era aceitável, permitindo trabalhar razoavelmente bem no Word ou no PowerPoint.

Por umas quantas razões, incluindo a afamada "leveza" e rapidez do Linux, decidi mudar o sistema operativo para o Ubuntu - a minha experiência com Linux é muito reduzida. Saquei a release 9.04 e instalei sem problemas.

Surpresa: o Ubuntu na mesma máquina ficou muuuuito mais lento que o XP, passa o tempo todo a fazer "swap" (guardei uma partição de "swap" de 500 MB no "fim" do disco) e, mesmo não tendo qualquer aplicação de utilizador lançada, o uso do CPU cifra-se em 50%! Mudar de uma janela para a outra demora eternidades. O computador aquece muito mais com o Ubuntu tendo a ventoínha a funcionar em permanência à velocidade máxima (coisa que com o Windows acontecia pontualmente).

Perguntas:
    - O que poderá estar a causar isto?
    - Soluções?
    - Sugestões?

Obrigado a todos pela ajuda. :)

2. volcanlx

volcanlx Power Member

Por exemplo xubuntu ou churchbang linx devem ser melhores para um pc com essas caracteristicas.

3. MCH2387

MCH2387 Power Member

eu tenho uma máquina lá em casa mais ou menos parecida e o xubuntu arrasta-se demasiado

celeron 1.0
    128+256 RAM
    grafica fx 5200

ando também à procura da melhor opção

4. DavidSalgueiro

DavidSalgueiro Power Member

É completamente normal, o Ubuntu ficar MUITO mais lento que o Windows XP, num pc com essas características, se formos ver bem, o Windows XP foi lançado para o mercado em 2001, esse Ubuntu é de 2009, são 8 anos de diferença, o que em termos de evolução tecnológica, são bem mais :), experimenta instalar o Xubuntu, ou então, instala o FluxBox ou o Enlightement que são WM's, que requerem muito menos do computador!

5. skinnie

skinnie Power Member

Cheira-me que essa gráfica também não deve ajudar nadinha...volta e meia nem drivers existem para isso e tens de andar com vesa..
    Podes sempre experimentar puppy linux..lento não fica quase por certo!

6. Obrigado a todos!

Vou experimentar o Xubuntu. Apesar de ser preferível, às tantas, uma versão mais leve ainda, a verdade é que o facto de o Ubuntu (e suas variantes) terem MUUUUITO suporte ajuda imenso quando se é um perfeito iniciado.

Outra pergunta:

- Quando fizer as partições do disco, é preferível colocar a partição de swap no "início" ou no "fim" do disco?

(Aqui "início" e "fim" referem-se à barra colorida do aplicativo de partição. Julgo que a esquerda simboliza a zona externa do disco e a direita a zona interna).

7. Beware

Beware What is folding?

No "inicio".... A meu ver, terás maiores velocidades de acesso e pelo tópico parece-me que queres render ao máximo ;)

Abraço

8. Oluap

Oluap Power Member

se quiseres um S.O. que seja bastante rápido nessa máquina experimenta este:

http://www.puppylinux.org/

Arranca com um Live CD e compara com o xubuntu.

9. S88

S88 Power Member

Por acaso o Mint tb se arrasta um bocado...Mas para ja e deixa ver , o pc ca de casa nao e mto recente tb...Pentium4 3000 , 512 RAM, com o Xp tava mto melhor.
    Mas para ja deixo como esta, ja lhe retirei efeitos graficos e por agora parece que esta melhor.Tambem so programas que gosto em Linux sao os que mais consomem de CPU como o amarok 2.0 , aMSN, etc...
    Mas gosto tanto do meu ambiente grafico neste momento que com XFCE nao sei se consigo por igual...portanto vou deixar pra ja.

Partilhar esta Página