noob em linux

luixx

Power Member
boas..
sou novato nisto de linux, usei uma vez o 8.04 ou 8.10 e desde entao nunca mais usei..
queria voltar agora a usar e gostava de uns conselhos.
falam no utility, o que é isso?
fiz agora download do ubuntu-12.04. podem-me ajudar?
 
O Unity é uma espécie de ambiente de desktop que a Canonical desenvolveu. Pessoalmente, parece-me engraçado mas tive alguns problemas com ele no meu portátil, por isso voltei ao velhinho Gnome 2. É uma questão de experimentares e veres se gostas.

Quanto ao que fazeres agora que fizeste download, grava isso num cd e depois corres por ele. Experimentas, vês se tudo funciona e se gostares instalas ao lado do Windows ou mesmo a substituir. :) Eu já só ligo o Windows quando tenho mesmo de passar músicas para o iphone...já nem para jogar, visto que os jogos que jogo (LoL e CS:S) dão em Linux. :P
 
O Unity é uma espécie de ambiente de desktop que a Canonical desenvolveu. Pessoalmente, parece-me engraçado mas tive alguns problemas com ele no meu portátil, por isso voltei ao velhinho Gnome 2. É uma questão de experimentares e veres se gostas.

Quanto ao que fazeres agora que fizeste download, grava isso num cd e depois corres por ele. Experimentas, vês se tudo funciona e se gostares instalas ao lado do Windows ou mesmo a substituir. :) Eu já só ligo o Windows quando tenho mesmo de passar músicas para o iphone...já nem para jogar, visto que os jogos que jogo (LoL e CS:S) dão em Linux. :P


entao mas o utility tenho que o instalar ou ele ja vem instalado?
 
O Unity e não "utility" já vem predefinido, só tens que instalar a distribuição e ver se gostas.

Procura por: Unity, Gnome, KDE, XFCE, LXDE e já ficas a saber o que são e diferenças.
 
uma questao.. os docs em word e assim abrem em linux? e vice versa?

O libreoffice (já vem instalado) é muito semelhante ao MSOffice e abre .doc e .docx. Por defeito, grava os ficheiros num tipo opensource que não sei se o MSOffice abre, mas dá para guardar em .doc e .docx.