noob no linux

The Hangman

Power Member
pessoal...eu até agora ainda so tinha usado windows...
mas para experimentar decidi instalar no meu portatil o ubunto
agora...liguei isto pela primeira vez... tou farto de dar voltas... não consigo instalar os drivers da placa grafica... ja tive perto...lol...mas diz que tenho de ter privilegios de super-user...o que é isso ??? como é que eu consigo ter esses privilegios?(desculpem la de a pergunta for muito parva...mas eu não percebo mesmo nada de linux...)
a bateria do portatil dura-me metade do tempo... como é que eu posso baixar a velocidade do CPU ?
espero que me ajudem.
obrigado
 
a)
o search do forum funciona mt bem ... aconselho te a usa-lo.
o search do forum oficial da distribuição tb funciona bem (ubuntuforums.org)

b)
sem informação sobre a placa grafica em questão será dificil alguem te dizer alguma coisa nao achas?

c)
para nao pensares que sou mau aqui fica uma dica... o linux usa um sistema de privilegios que impede o acesso a certas funcionalidades a quem nao tem autorização. para obteres privilegios de super user em ubuntu usa o comando na consola

Código:
sudo comando

e depois mete a tua password.
 
Última edição:
é verdade...peço desculpa... esqueci-me completamente de disser que o portatil é um asus F3Jp com uma grafica ATI X1700
vou tentar isso de usar sodu...ver o que dá...
:D
 
Era suposto aparecer um ícone na bandeja do sistema do Ubuntu a indicar que há controladores restritos desactivado... Bastava activares que ele instalava-te as drivers sozinho. Se não apareceu, tens um linux imperfeito.. O meu Kubuntu já não aceita drivers da ATI por mais que eu reinstalar o Kubuntu do mesmo CD.. Só com outro CD :(
 
ok...tou tramado com isto...agora fui iniciar de novo o linux para experimentar o tal comando sodu... e qual não é o meu espanto quando ao iniciar fica o ecra todo preto...e não sai dali...fica assim até eu desligar o PC... o que é isto ??? ainda abocado tava tudo a funcionar bem...
o que é que eu fazo ???
:'(
 
Também me aconteceu o mesmo quando andei a inventar ao instalar os drivers.. Tal como tu, também sou um noob...

Inicia com o Recovery Mode e escreve isto: dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

Depois escolhes as opções, nos drivers escolhe vesa... Comigo funcionou!

Cumps
 
Back
Topo