Noob Question - Windows + Ubuntu

dA_PhReAk

Power Member
Boas, ja tenho aqui em casa os cds do ubuntu (x86 e 64bit, qual devo instalar ja agora?) e a verdade é que percebo 0 de linux, apenas brinquei uma vez com um live cd que ja nao me lembro o nome.

Gostava que me explicassem como correr windows e linux no mesmo computador em particoes diferentes. Como escolho qual quero iniciar? os tutorials e how toos que encontro sao todos mais avancados que este tipo de pergunta. (provavelmente isto ja foi perguntado na seccao mas nao encontrei nada no search)

Obrigado
 
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=90379

Esta thread deve ajudar-te e muito :)

Sobre a forma de fazer as partições..., regra de ouro fazer backups, nunca são demais, podes usar o particionador do próprio ubuntu (é intuitivo mas convem ler TUDO..., não é só nexts :P) ou usar outro particionador userfriendly, caso do partition magic.

A forma de escolher qual queres iniciar, isso é algo que vês quando instalares o ubuntu, aparece-te o grub e depois é só escolheres qual queres usar. Mais tarde podes editar o grub.conf e alterar a ordem e prioridade de SOs.

Sobre a versão que deves instalar..., depende da tua máquina...

abraços, HecKel
 
mesmo estando noutra particao o ubuntu pode danificar ficheiros nas duas particoes que tenho do windows? (1: programas, 2:backup) Vou criar uma particao (ou melhor.. tenho de criar 3 para o ubuntu nao e?) a partir de espaco nao particionado (7gb) e nao a partir de outra particao... assim ja nao cria problemas? ou cria?

Quero escolher o windows como S.O. principal, vou apenas explorar o ubuntu por agora, consigo editar o grub atraves do windows?


Quanto a versao eu perguntei devido a compatibilidades com programas (por ex: prefiro o win x86 ao 64bit apesar de ter um pc compativel com 64)
 
Última edição:
em principio não há qualquer problema com as partições..., já fiz isso várias vezes e nunca tive stresses..., mas mais vale previnir do que remediar.

Normalmente eu só faço 2 partições, para o / e para a swap, mas há gente que gosta e recomenda 3, para o /home também. De facto é boa politica, principalmente para quem tem mais do que uma distro ou kernel instalados.

O grub só dá para editares no ubuntu, mas isso também é relativamente simples. Tens o http://www.ubuntupt.org/ que te vai ajudar em muitas dessas questões :)

Sobre a versão..., é pá..., não sei, lol :P Mas se tens um pc que aguenta o 64bits, acho que é de arriscar...

abraços, HecKel
 
Oi,

Se optares por instalar a versão de 64 bits ficas a saber que não vais poder usufruir do openoffice, não vais poder ver filmes porque os codecs não oficiais que existem são 32 bits e não vais poder ver animações flash porque não existe uma versão para 64 bits.

Cumprimentos,
LK
 
Oi,

Se optares por instalar a versão de 64 bits ficas a saber que não vais poder usufruir do openoffice, não vais poder ver filmes porque os codecs não oficiais que existem são 32 bits e não vais poder ver animações flash porque não existe uma versão para 64 bits.

Cumprimentos,
LK

Obrigado, era exatamente essa a minha duvida, plos vistos 64bit é bonito... mas os programas ta quieto.

Alguem aqui tem windows e ubuntu a correr no mesmo pc? ainda nao percebi muito bem a historia do grub... e como nao passo sem o pc (preciso dele para estudar e jogar e um vicio que nao largo :P) nao me vou por a aventurar sem ter a certeza de que o faco sem me arrepender depois.
 
Oi,

Faz dois anos que não uso windows mas nas primeiras vezes que instalei linux no pc o sistema detectava a partição windows e adicionava ao menu do grub. Quando reiniciava a máquina aparecia-me o menu do grub com as duas opções linux ou windows. É uma questão de quando estiveres a instalar uma distribuição leres com muita atenção aquilo que te for aparecendo no ecrã. Em relação aos 64 bits pelo que inquiri junto dos forums de linux a diferença a nível de desempenho entre uma distribuição i386 ou x86_64 tambem não é muito notória por isso deixa-te ficar nos 32 bits assim sempre tens acesso a mais aplicações.

Cumprimentos,
LK

Obrigado, era exatamente essa a minha duvida, plos vistos 64bit é bonito... mas os programas ta quieto.

Alguem aqui tem windows e ubuntu a correr no mesmo pc? ainda nao percebi muito bem a historia do grub... e como nao passo sem o pc (preciso dele para estudar e jogar e um vicio que nao largo :P) nao me vou por a aventurar sem ter a certeza de que o faco sem me arrepender depois.
 
quando finalmente ganho coragem para instalar isto.... dá erro quando tento fazer a verificacao do conteudo do cd (chega a 100% do "loading kernel" ve umas coisas, e dá erro e aparece a janela "Reboot") :( fica adiada entao a experiencia...

"Cafajestes" dos holandeses mandaram me um cd estragado :|
 
Última edição:
Dúvido que o conteúdo do CD esteja corrompido, limpa bem o leitor de CD/DVD e o CD e tenta novamente.

Quanto à tua dúvida o Ubuntu detecta que tens o Windows instalado e cria entradas no Grub. Se por acaso a coisa der para o torto e ficares sem acesso ao Windows é só arrancar pelo CD deste, ir à consola de recuperação e escrever

Código:
fixmbr

e pronto fica resolvido.
 
é mesmo do cd :| consigo aceder ao menu do 64bit dentro do windows, mas do x86 nao consigo, pq da erro... portanto nao deve ser das drives mas do cd... tou a fazer o download e ja volto a tentar
 
Back
Topo