1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Noob Question - Windows + Ubuntu

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por dA_PhReAk, 7 de Setembro de 2006. (Respostas: 10; Visualizações: 938)

1. dA_PhReAk

dA_PhReAk Power Member

Boas, ja tenho aqui em casa os cds do ubuntu (x86 e 64bit, qual devo instalar ja agora?) e a verdade é que percebo 0 de linux, apenas brinquei uma vez com um live cd que ja nao me lembro o nome.

Gostava que me explicassem como correr windows e linux no mesmo computador em particoes diferentes. Como escolho qual quero iniciar? os tutorials e how toos que encontro sao todos mais avancados que este tipo de pergunta. (provavelmente isto ja foi perguntado na seccao mas nao encontrei nada no search)

Obrigado

2. HecKel

HecKel The WORM

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=90379

Esta thread deve ajudar-te e muito :)

Sobre a forma de fazer as partições..., regra de ouro fazer backups, nunca são demais, podes usar o particionador do próprio ubuntu (é intuitivo mas convem ler TUDO..., não é só nexts :P) ou usar outro particionador userfriendly, caso do partition magic.

A forma de escolher qual queres iniciar, isso é algo que vês quando instalares o ubuntu, aparece-te o grub e depois é só escolheres qual queres usar. Mais tarde podes editar o grub.conf e alterar a ordem e prioridade de SOs.

Sobre a versão que deves instalar..., depende da tua máquina...

abraços, HecKel

3. dA_PhReAk

dA_PhReAk Power Member

mesmo estando noutra particao o ubuntu pode danificar ficheiros nas duas particoes que tenho do windows? (1: programas, 2:backup) Vou criar uma particao (ou melhor.. tenho de criar 3 para o ubuntu nao e?) a partir de espaco nao particionado (7gb) e nao a partir de outra particao... assim ja nao cria problemas? ou cria?

Quero escolher o windows como S.O. principal, vou apenas explorar o ubuntu por agora, consigo editar o grub atraves do windows?

Quanto a versao eu perguntei devido a compatibilidades com programas (por ex: prefiro o win x86 ao 64bit apesar de ter um pc compativel com 64)

Última edição: 7 de Setembro de 2006
  4. HecKel

HecKel The WORM

em principio não há qualquer problema com as partições..., já fiz isso várias vezes e nunca tive stresses..., mas mais vale previnir do que remediar.

Normalmente eu só faço 2 partições, para o / e para a swap, mas há gente que gosta e recomenda 3, para o /home também. De facto é boa politica, principalmente para quem tem mais do que uma distro ou kernel instalados.

O grub só dá para editares no ubuntu, mas isso também é relativamente simples. Tens o http://www.ubuntupt.org/ que te vai ajudar em muitas dessas questões :)

Sobre a versão..., é pá..., não sei, lol :P Mas se tens um pc que aguenta o 64bits, acho que é de arriscar...

abraços, HecKel

5. liamk101

liamk101 Power Member

Oi,

Se optares por instalar a versão de 64 bits ficas a saber que não vais poder usufruir do openoffice, não vais poder ver filmes porque os codecs não oficiais que existem são 32 bits e não vais poder ver animações flash porque não existe uma versão para 64 bits.

Cumprimentos,
    LK

6. dA_PhReAk

dA_PhReAk Power Member

Obrigado, era exatamente essa a minha duvida, plos vistos 64bit é bonito... mas os programas ta quieto.

Alguem aqui tem windows e ubuntu a correr no mesmo pc? ainda nao percebi muito bem a historia do grub... e como nao passo sem o pc (preciso dele para estudar e jogar e um vicio que nao largo :P) nao me vou por a aventurar sem ter a certeza de que o faco sem me arrepender depois.

7. liamk101

liamk101 Power Member

Oi,

Faz dois anos que não uso windows mas nas primeiras vezes que instalei linux no pc o sistema detectava a partição windows e adicionava ao menu do grub. Quando reiniciava a máquina aparecia-me o menu do grub com as duas opções linux ou windows. É uma questão de quando estiveres a instalar uma distribuição leres com muita atenção aquilo que te for aparecendo no ecrã. Em relação aos 64 bits pelo que inquiri junto dos forums de linux a diferença a nível de desempenho entre uma distribuição i386 ou x86_64 tambem não é muito notória por isso deixa-te ficar nos 32 bits assim sempre tens acesso a mais aplicações.

Cumprimentos,
    LK

8. dA_PhReAk

dA_PhReAk Power Member

quando finalmente ganho coragem para instalar isto.... dá erro quando tento fazer a verificacao do conteudo do cd (chega a 100% do "loading kernel" ve umas coisas, e dá erro e aparece a janela "Reboot") :( fica adiada entao a experiencia...

"Cafajestes" dos holandeses mandaram me um cd estragado :|

Última edição: 8 de Setembro de 2006
  9. esquiso

esquiso Power Member

podes tirar da internet cd's do ubuntu gratuitamente...

Tens aqui um mirror nacional:
    http://darkstar.ist.utl.pt/ubuntu/6.06.1/

depois mandas tirar o "ubuntu-6.06.1-desktop-i386.iso"

é exactamente igual ao que te mandaram da holanda (esperemos é que tb nao saia corrompido) ;)

10. [knap]

[knap] Power Member

Dúvido que o conteúdo do CD esteja corrompido, limpa bem o leitor de CD/DVD e o CD e tenta novamente.

Quanto à tua dúvida o Ubuntu detecta que tens o Windows instalado e cria entradas no Grub. Se por acaso a coisa der para o torto e ficares sem acesso ao Windows é só arrancar pelo CD deste, ir à consola de recuperação e escrever

Código:
    fixmbr
    e pronto fica resolvido.

11. dA_PhReAk

dA_PhReAk Power Member

é mesmo do cd :| consigo aceder ao menu do 64bit dentro do windows, mas do x86 nao consigo, pq da erro... portanto nao deve ser das drives mas do cd... tou a fazer o download e ja volto a tentar

Partilhar esta Página