1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Noob total em Linux...

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por kingdom, 8 de Julho de 2005. (Respostas: 15; Visualizações: 1431)

1. kingdom

kingdom 1st Folding then Sex

Boas,

Este é o primeiro post que faço em Linux...acabei de instalar o Ubuntu 5.04 e estoua gostar da parte visual...

Mas existiram logo á partida problemas:

1º Não consigo aceder ao disco que tem os ficheiros que pertencem ao Windows (é o disco onde estão as minhas musicas, onde estão os meus videos, imagens, os meus códigos-fonte,etc...)

2º A resolução está a demasiado elevada. Como é que a posso alterar?

3º Tinham-me dito que em Linux se programava na consola. A verdade é que já tentei e quando quero fazer um printf aquilo dá um pequeno erro na consola....Que devo fazer?

Cumps não me censurem porque instalei o SO há 5 minutos e ainda pouco li alem do que esta neste forum sobre Linux, mas prometo que vou dar umas olhadelas....

2. HecKel

HecKel The WORM

Enganaram-te ;) por acaso recorro bastante à consola para programar, mas tal como em windows, existem os mais variádos editores das mais diversas linguagens de programação, qualquer dia ainda faço um search e meto um post com isso :P mas agora dá trabalho...., mas como sugestão fica aqui o seguinte site win2lin.ourproject.org, este site é uma "tabela" de equivalentes entre linux e windows, facil de usar, e um projecto tuga, podes vir aqui ver "tudo" o que precisas ;)

espero ter sido util, um abraço HecKel

3. kingdom

Obrigado pela ajuda até ao momento, mas surgiu-me uma duvida que me impede de avançar...é a dúvida mais estupida que alguma vez já coloquei mas aqui vai: como é que se instalam programas em Linux, especialmente em Ubuntu?

É que eu já saquei alguns e ao querer instalá-los não dá.....a maioria vem em ficheiros tar.gz eu faço a extracção e aparecem-me montes de ficheiros menos o executável....

Cumps

4. HecKel

HecKel The WORM

em linux não existe "executáveis", existe rpm's, binários, etc e tal, a sua instalação depende do ficheiro em questão(obviamente), por exemplo, no teu caso aparece um tar.gz o mais provável é não existir nenhum rpm, pk um rpm é um programa pré-compilado e normalmente quando o sacas é mesmo em rpm, mas já agora ficam aqui umas dicas que "podem" correr bem :P

Se sacares um rpm: vais para o modo "super user"(com o comando su - e depois do enter metes a password) e depois executas o seguinte comando: rpm -ivh file.rpm Em principio assim deve dar, toma é em atenção às mensagens que aparecem, isto não é windows e clicar só em next, convem ler :P

Se sacares um bin, possivelmente dá apenas assim: ./file.bin o resto aparece depois, no entanto depende sempre do bin...., pode não ser assim tão trivial, com sorte tens um README :P

Se sacares um targz, garantidamente existe um readme lá dentro, lês e segues as instruções, mas normalmente são só make install e make, mas convem sempre ler :P

Vê lá se isto ajuda,
    um abraço HecKel

5. El_UnO

El_UnO 1st Folding then Sex

Hmm, tendo em conta que usas Ubuntu, baseado em Debian, instala os aplicativos com o apt-get

Linha de comandos:
    sudo apt-get install nome_da_aplicacao
    Ex: sudo apt-get install mozilla-firefox

Para acederes as particoes NTFS tens k fazer o mount das mesmas, tenta este link:

http://www.tuxfiles.org/linuxhelp/mounting.html

Mais alguma duvida e so dizer ;)

6. kingdom

Obrigadão el_Uno e HecKel....qualquer duvida que tiver já sei onde recorrer....

Cumps

7. HecKel

HecKel The WORM

kingdom, o que eu te respondi foi mais "generalista", no entanto julgo que os rpm's nem dão para ubuntu, claro que podes contar com a minha ajuda, mas quanto ao aconselhar a "melhor" solução é um pouco mais improvável, pois a unica distro que usei(que possa afirmar que usei) foi e é o Fedora, logo sobre as "manhas" de outras distros não sei mt bem o que responder, claro que há coisas que são sempre iguais :P mas cada distro tem os seus aplicativos de forma a tornar a respectiva distro mais "apetecível" aos utilizadores ;)

um abraço, HecKel

8. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

rpm até dá no ubuntu... mas so dps de 1 alien xxx.rpm :D :D
    boas aventuras nesse linux ;)

9. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Tens o synaptic que vem com o Ubuntu.
    Dá uma voltinha e vê como é facil instalar programas.

Primeiro altera o source.list.

A forma como estás a fazer as coisas não é a melhor. Tens que ler mais umas coisas primeiro e eu primeiro começava com um liveCD assim não estragas nada e começavas a aperceber-te mais um pouco das coisas.

10. kingdom

E pa eu até comecei com um LiveCD, mas como logo ao início achei piada a todo aquele novo ambiente e pensei logo que iria resolver todos os meus problemas através de leituras ou através de questões colocadas a pessoas com mais experiencia em Linux que eu (vocês!) decidi instalar....

Isto tudo hoje de tarde não é....

Amanhã volto a por as mãos no Linux e vou começar a investigar a sério....

Cumps

11. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Pois mas não se aprende Linux numa tarde.Infelizmente digo eu:)
    Mas por algum lado tem que se começar.
    Boa sorte. Le a thread do Ubuntu que tem lá muita info espalhada.

12. kingdom

Boas,

Bem lá consegui instalar umas coisitas lendo alguns tutoriais e lendo o tópico com 11 ou 12 páginas sobre Ubuntu aqui no forum, mas não estou a conseguir modificar ficheiros (queria modificar o sources.list)...

Isto porque apesar de conseguir instalar programas entrando como root através do menu Aplicações--->Ferramentas de Sistema--->Terminal como root e inserindo a password não consigo modificar ficheiros....

Cumps

13. El_UnO

El_UnO 1st Folding then Sex

Boas,

Para editares ficheiros do sistema tens k ter permissoes como root, neste caso como o sources.list esta no folder /etc/apt fazes assim:

Código:
    Linha de comandos:
    sudo gedit /etc/apt/sources.list
    Gedit e o editor de texto, que vem por defeito com o gnome. Penso ser esse k esta no Ubuntu tb...

Dps podes por a sources.list que esta no topico do ubuntu e actualizar o sistema ;)

14. kingdom

Obrigadão pela ajuda....assim já deu... :cool: :cool:

15. Só uma coisa a acrescentar: antes de make e make install, é necessário criar o ficheiro de configuração, executando o ficheiro configure ( ./configure ). Para se poder ver as opções, ./configure --help. O comando make install, caso a configuração aponte para uma directoria de sistema, é necessário dar o comando su para instalar como root (ou su -c "make install").

Partilhar esta Página