Northwood Pentium 4: que modelo ?

art_pr2k

Power Member
Estarei a raciocinar mal ou é correcto afirmar o seguinte :

Tendo em conta que os Intel Northwood (em chipset 850) só podem ser "overclockados" através do FSB, então para a uma mesma frequência (ex: 2GHz), interessa muito mais comprar um "série A (100Mhz)" versus o "série B (133mhz)", já que o primeiro tem muito mais espaço de overclocking, pois tem o FSB com maior margem de manobra e um multiplicador mais alto.

Não sei se fui claro, mas se puderem esclareçam.

Agradeço antecipadamente.

Art
 
antes pelo contrario... vamos por exemplos:

2.4a = 24x100. Overclock 2.9/3.0
2.4b = 18x133. Overclock 2.9/3.0

Ora, se ambos dão (em média) 3000MHz, e tendo em conta que o multiplicador está bloqueado, é melhor comprar-se o modelo B porque permite usares um FSB maior, tendo em conta os seguintes calculos:

3000 / 24 = 125MHz
3000 / 18 = 167MHz

Ou seja, mais vale comprar-se o modelo B, porque para além de permitir um excelente Overclock "garantido", como tem o multiplicador mais baixo e um FSB mais elevado, logo à partida tens mais performance, e com Overclock em cima, como podes ver, dá bastante mais FSB, o que a nivel de performance... bem, nem te digo nada! :D

Mas para quem quer brincar a sério, compra um 1.6a ou 1.8a e puxa estes meninos ao máximo que o cooling de cada um dê! Ou que a motherboard suporte, é claro!
 
e o meu 1.8a q nunca mais chega :005: eehehhe
raptor depois vais dar uma ajudinha aqui ao je (se quiseres claro) o 1.8a vai 'por-se' numa asus p4t-e e vão fazer amor debaixo de um ttc-w2t com base de aluminio... muahahha só de pensar nisto até fico todo xitado :D
cheers

Jintro
 
Hoje vou brincar com um 1.8a, vamos la ver se ele curte a minha P4T-E!!!

Depois digo-te se curto e o que deves fazer!!!
 
Originally posted by Raptor
antes pelo contrario... vamos por exemplos:

2.4a = 24x100. Overclock 2.9/3.0
2.4b = 18x133. Overclock 2.9/3.0

Ora, se ambos dão (em média) 3000MHz, e tendo em conta que o multiplicador está bloqueado, é melhor comprar-se o modelo B porque permite usares um FSB maior, tendo em conta os seguintes calculos:

3000 / 24 = 125MHz
3000 / 18 = 167MHz

Ou seja, mais vale comprar-se o modelo B, porque para além de permitir um excelente Overclock "garantido", como tem o multiplicador mais baixo e um FSB mais elevado, logo à partida tens mais performance, e com Overclock em cima, como podes ver, dá bastante mais FSB, o que a nivel de performance... bem, nem te digo nada! :D

Mas para quem quer brincar a sério, compra um 1.6a ou 1.8a e puxa estes meninos ao máximo que o cooling de cada um dê! Ou que a motherboard suporte, é claro!

Raptor, isso era muito bonito se as boards para PIV dessem 167MHz de FSB. Mas como não dão (pelo menos não as do i850), o melhor mesmo é comprar o "A".

Ou melhor, nem comprar A nem B porque essa escolha para já é só para os +2GHz e esses são caros para caraças :D
 
Dão dão Strakata... as Epox 4T3A2 e as Abit TH7-2... :D

Agora Asus P4T-E, P4T533-C e P4T533-E estão limitadas a 156MHz...
P4S333 limitadas entre 150/166
P4S533 limitadas entre 160/166
P4B266XPTO não estão limitadas para esses FSB...+180 sei que elas dão!
 
Desculpa lá Raptor mas continuo sem perceber. Vamos aos teus numeros:

2.4a 24*100
2.4b 18*133

Se eu quiser por exemplo 3 ghz tenho:

2.4a @ 3.0a 24*125
2.4b @ 3.0b 18*167

Ou seja para iguais clocks (3.0 GHZ) tenho de stressar muito menos os meu sistema com o "serie a": apenas 25mhz adicionais no FSB do que com o "serie b": 34mhz adicionais.


Onde estou errado ?
 
Raptor,
Eu estou a falar de overclocks +/- garantidos, dos que são a regra geral. Não estou a falar de overclocks em que é preciso adicionar uma resistência para aumentar a voltagem dos RIMMs e mais 30 por 1 linha para conseguir chegar lá.



Art_pr2k,
O que ele quer dizer é que com o "B" ficas com um FSB mais elevado = mais performance. O que eu digo é que é bem mais complicado conseguir os +160MHz do que os 125.

E uma coisa é o 2.4GHz, outra coisa é por exemplo o 2.0GHz que se for um B, para chegar aos 3GHz precisa de um FSB de 200MHz. E quero saber que boards é que dão isso :D
 
e a ideia é stressar o sistema. É igualmente importante ter o FSB o
mais alto possível e as memórias a rular à frequência maior que derem.
E quando se fala em P4 então a coisa é ainda mais evidente.
As memórias são muito lentas comparadas com a freq do CPU.
 
Sim, é verdade, nem todas as P4T-E dão mais do que 115MHz de bus, mas por exemplo, com as boards P4S333 ou P4S533, basta meteres umas memorias PC2700 e metes o ratio das memorias a 1:1 e não te ralas mais com o FSB... o problema é se existe alguma placa PCI que seja teimosa!!!
 
art_pr2k,

O teu raciocinio é para puxar o CPU ao maximo, o do Raptor é para puxar o PC ao máximo ...

Bem, as expectativas dele é que são um bocado elevadas ...


Raptor,

Reparaste no "i850" do post inicial, não?
 
para isso, preciso de uma motherboard que o PLL-IC suporte... mas olha, Nabais, podes pedir ao Jorge, se ele ja mudou os DRCG's da Abit dele, já não deve haver problema!
 
Raptor,

OK, mas por curiosidade...

Já alguma vez te passou pela cabeça que tirar um chip de uma board, substituir por outro, fazer uma soldadura "homemade" de um chip "surface mounted", e por a funcionar na ordem das centenas de MHZ, é capaz de não ser assim tão trivial?
 
Já... mas é preciso sorte... e com as novas I850E também...

Bem, eu principio vou comprar uma Epox 4T2A3, vou hoje encomenda-la, pode ser que tenha os DRCG's de jeito, e se assim for, heis uma board que n precisa de cenas maradas para trabalhar a essas velocidades!

Algumas Abit TH7-2 também n precisam... é uma questão de sorte!
 
Strakata e Pnabais:

se bem entendo para uma mesma frequencia de CPU (multiplicador x FSB) o sistema mais performante é o de maior FSB.

exemplo CPU a 2.4Ghz: 18*133 <=> 24*100 ,
mas o sistema baseado em 18*133 é mais performante.

Estamos então a falar de sistema vs CPU. É isso ?

---------------------------------------

Ainda relacionado com os northwood:

Após muitas leituras (algumas contraditórias),do vosso ponto de vista, que abordagem permite overclocks mais agressivos (sem mods ou WC): rimms ou ddr ?

Obrigado a todos pela ajuda.
 
RAPTOR

Por acaso já experimentas-te a ASUS P4S533 ??

Não é preciso nada dessa *****s de mods e soldagens etc,
e há pessoal daqui que já passou com o 1.6A para os 2.560 !!!!!

A minha deve vir hoje a caminho para experimentar e depois
se conseguir o que quero, ficar quietinho e sossegadinho durante uns tempos.

Talvez ainda encomende um 1.8A tb. (n sei é se será já hoje)
 
Back
Topo