NOS anuncia eSIM

Nos é a primeira operadora a usar o eSIM em Portugal
A Nos vai permitir aos clientes terem dois números com um só cartão: um deles associado a um cartão SIM e outro a um cartão SIM eletrónico, embutido no aparelho.
nos.jpg


A Nos é a primeira operadora em Portugal a antecipar o fim dos cartões SIM nos smartphones. A empresa anunciou esta terça-feira o lançamento do primeiro eSIM do mercado português, confirmando uma notícia avançada pelo ECO em setembro.

A tecnologia vai estar disponível a partir desta quinta-feira e vai permitir aos clientes terem dois números com um só cartão: um deles associado a um cartão SIM e outro a um SIM eletrónico, embutido no aparelho, uma funcionalidade associada aos novos iPhones lançados pela Apple no ano passado.

“A Nos lança hoje [terça-feira] o primeiro serviço eSIM (embedded SIM, ou SIM embutido) do mercado português. Os clientes da Nos são os primeiros a experimentar o eSIM, nos smartphones comercializados em Portugal com esta tecnologia, que permite que possam utilizá-los como Dual Sim: dois números num mesmo telemóvel, um com o cartão físico e o outro com o eSIM”, anunciou a empresa num comunicado.

Segundo a Nos, a “vantagem imediata” para os clientes, “para além da desmaterialização do cartão SIM, é a possibilidade de utilização de diferentes eSIM, porque lhes permite, por exemplo, ter um número pessoal e um profissional num só telemóvel”. Outras vantagens, segundo a Nos, vão prender-se com “a possibilidade de utilizar planos de dados adicionais” e a “expansão da conectividade entre diferentes equipamentos”.

Liderada por Miguel Almeida, a Nos começou logo a preparar este lançamento quando a Apple apresentou os iPhones Xs, Xs Max e Xr em meados de setembro, capazes de suportar a tecnologia eSIM. Como revelou o ECO na altura, a empresa admitiu estar em conversações com a Apple no sentido de lançar esta tecnologia em Portugal.

Sete meses depois da notícia, a operadora portuguesa anuncia a chegada da tecnologia e admite, apesar de tudo, que “ainda são poucos os equipamentos com eSIM” no mercado nacional. “Nesta fase de lançamento, o processo de adesão é realizado, a partir de quinta-feira, em algumas das lojas Nos do continente, da Nos Madeira e da Nos Açores”. A intenção é lançar o serviço em todas as lojas “nos próximos meses”.

Fonte:https://eco.sapo.pt/2019/04/16/nos-e-a-primeira-operadora-a-usar-o-esim-em-portugal/
 
Pelos vistos o serviço é mesmo gratuito, nem implica alterações ao contracto. Lembra-me quando a Vodafone abriu a rede 4G e durante meio ano não contabilizavam trafego na rede, excelente iniciativa. De qualquer das formas fico de fora dado que o equipamento que tenho não é suportado e com a sorte que tenho, quando passar a ser, o serviço passa a ser pago, lol.

De qualquer das formas, um excelente passo em frente.
 
Pois é sempre a inovar e dizem-se primeiros nisto
E o problemas que a rede tem?
Em V N Gaia na 3º cidade do Pais onde é mais populosa tem zonas que o sinal é uma treta, na minha casa passamos para a MEO e estamos satisfeitos em relação ao que tínhamos.
O serviço de TV e Net atrasados em relação á Vodafone e Meo poucas zonas de Gaia com fibra
Alias uma lista extensa de problemas
 
Alguém sabe se por ex da para ter um numero normal com cartão fisico, e um E_SIM como numero só de dados? Era fantástico... Tenho um hotspoot com 30 GB e punha como E_SIM.Era menos um aparelho atras de mim...

Obrigado desde ja.
 
Estamos a confundir as coisas, isto não se trata de ir atras de uma ou outra marca, o e-sim vai ser norma daqui a 1 ou 2 anos, alias ainda não é porque as operadoras (mundiais) não apreciam a ideia.
O e-sim foi criado com o intuito de ser fácil trocar de operador sem a necessidade de um cartão físico, para os fabricantes também é positivo, menos uma peças mecânicas a montar.
 
Estamos a confundir as coisas, isto não se trata de ir atras de uma ou outra marca, o e-sim vai ser norma daqui a 1 ou 2 anos, alias ainda não é porque as operadoras (mundiais) não apreciam a ideia.
O e-sim foi criado com o intuito de ser fácil trocar de operador sem a necessidade de um cartão físico, para os fabricantes também é positivo, menos uma peças mecânicas a montar.
falta saber onde os operadores vão depois recuperar as receitas das segundas vias.
 
falta saber onde os operadores vão depois recuperar as receitas das segundas vias.

Não conhecendo qual o valor das receitas das 2ª via mas tomando a minha experiencia, onde estão incluídos, a minha mulher, pais e sogros, acho que nos últimos 15 anos, no total pedi 3 vezes esse serviço, com a mudança de sim para micro-sim ou nano-sim, por isso não me parece que o maior problema para as operadoras seja esse.
 
Não conhecendo qual o valor das receitas das 2ª via mas tomando a minha experiencia, onde estão incluídos, a minha mulher, pais e sogros, acho que nos últimos 15 anos, no total pedi 3 vezes esse serviço, com a mudança de sim para micro-sim ou nano-sim, por isso não me parece que o maior problema para as operadoras seja esse.
é perder ou danificar o cartão e vai ver se vai ser gratuito.
 
Lá chegará a taxa do serviço e-sim ou algo parecido...
É dar tempo ao tempo, porque por agora ainda é só um nicho reduzido.
Quando houver massa critica eles colocam no preçário...
 
Back
Topo