NOS Box - é possível copiar gravação para outro dispositivo?

lupe

Power Member
Olá,

Tenho uma instalação NOS com a Box 3.0 HD por fibra que não tem disco interno. Fiz uma gravação de um programa e gostava de o copiar para um disco externo ou para um computador na LAN, uma vez que os seis meses de prazo de arquivamento está a chegar ao fim e gostava de guardar esse vídeo.
É possível fazer isso?
 
Exibindo o programa gravado num equipamento que permita grava-lo localmente, se conseguir contornar o sistema de protecção de cópia. ..
 
Por exemplo com uma placa de TV para PC.
Leia o topico https://forum.zwame.pt/threads/plac...ara-a-nova-transmissao-de-canais-nos.1010293/
Algumas placas alem do sintonizador dispoem tambem de varias entradas que permitem a captura de audio e video. Se exibir na box o programa gravado no disco/cloud, podera exportar o audio e video para o PC atraves das saidas scart, rca, caso existam a box...
Obviamente a qualidade da gravaçao no PC podera ser inferior a original.
 
Última edição:
Óptimo! Uma que desse para o Raspberry Pi 3 seria excelente. Há alguma que tenha testado no Raspberry Pi 3 ou em Linux?
Vou ler o tópico com atenção.
Muito obrigado @DMCV
 
Olá @jarvaz , neste outro tópico fiz uma pergunta sobre se era possível copiar um programa gravado na nuvem da NOS para um computador da LAN ou dispositivo USB e o utilizador @DMCV remeteu-me para este tópico.
A placa USB que usas com o Raspberry Pi é o usb tuner da Microsoft XBOX? O primeiro ou o segundo? Ou é o DVBSky T330 USB stick with DVB-T2 / DVB-C Hybrid Tuner for Windows, Linux, Raspberry? E terei de comprar algum adaptador para ligar a que saída da box da NOS 3.0 HD?
Qual o software que poderei usar no RPi para fazer a gravação que me interessa?
Estou interessedado em algo que funciono em Raspberry Pi 3, ou em Linux.

Edição: A box da NOS é uma Pace DCR 7151/24
Olá @lupe
O que queres é possível e já foi referido pelo @DMCV de forma muito esclarecedora de acordo com o que é possível...
Pelos equipamentos que aqui falamos não vais lá - isto serve para gravar em direto a emissão. Náo dá para gravar de outra fonte a não ser que tivesses um modulador dvb-c e conseguisses enviar o sinal. Teria perdas mas esbarrava sempre na questão apontada - superar o controlo dos direitos de gravação/autor. Ora essa parte não é legal pelo que não seria correto abordar.

Como o @DMCV referiu com um gravador de video ou uma placa gravadora de video composto ou por componentes poderás tentar fazé-lo perdendo alguma qualidade se o sinal da box não for bloqueado na passagem. Julgo que não pois dantes era comum usar gravadores de video em VHS ou DVD (mais tarde Bluray) e os próprios manuais da NOS apontam como os ligar às boxes.
Infelizmente por cá temos uma visão muito restritiva das gravações pessoais talvez pelos elevados níveis de pirataria que vamos tendo ou tivemos. Mesmo assim talvez não seja isso que os evite.

Dos tuners que referi para fazer a operação só os que forem "hibrídos" com parte analógica. Sei que o PCTV quattrostick o faz pois utilizei todas as características desde que tive um ainda no tempo em que nem TDT tinha salvo erro. Quando tive deu na mesma. O problema é o software envolvido: o que utilizo em rapberry pi não permite o uso da parte analógica só usando a componente dvb. Mesmo assim há mais escolha - logo mais concorrência e melhor preço - nos equipamentos só analógicos ou com a parte Dvb-t. Existem muitos em fim de linha e a parte que interessa ao caso é a analógica em desuso.
Desculpa a longa resposta mas como "procurei" muito no tempo pré e início do tdt em Portugal para ter um htpc acumulei muito conhecimento que me faz responder mais do que o perguntado.

Nota: para o efeito até uma placa usb de captura de video baratucha faz o que queres - em analógico com alguma perda - por uma bagatela. Mesmo o software incluido ou outro gratis faz o serviço.
https://comparador.zwame.pt/produto/capturador-de-video-gembird-videograbber-usb/
A ligação à box será feita por cabo analógico
IfwZKvH.png

A XBOX é outra questão: eu consigo porque lido bem com o tvheadend em raspberry pi o suporte noutras plataformas virá com um update futuro dos kernels das mesmas. Mas não faz senão o digital. Quem a usar com uma XBOX consegue tirar partido da parte do digital em DVB-T porque li neste fórum que havia uns problemas de compatibilidade com o dvb-c da NOS(na própria XBOX). Não sei se já foram resolvidos
 
Olá @jarvaz , não tens nada de pedir desculpa pelo tamanho da resposta, eu é que agradeço teres tido o trabalho e teres tomado o tempo de me responder de uma forma muito elucidativa.

Só te pedia mais uma coisa: para agora não precisarei de mais, o produto que recomendas é suficiente, mas gostava de saber que outras alternativas mais completas, com analógico e digital (captura por HDMI, DVB-T/C) já experimentaste e recomendas que funcione em Linux e em Raspbian (ou noutra distro para RPi). Pergunto isto, porque se a diferença de preço não for abismal poderei optar pela solução mais completa uma vez que já fica para o futuro.

Muito obrigado!
 
Olá @jarvaz , não tens nada de pedir desculpa pelo tamanho da resposta, eu é que agradeço teres tido o trabalho e teres tomado o tempo de me responder de uma forma muito elucidativa.

Só te pedia mais uma coisa: para agora não precisarei de mais, o produto que recomendas é suficiente, mas gostava de saber que outras alternativas mais completas, com analógico e digital (captura por HDMI, DVB-T/C) já experimentaste e recomendas que funcione em Linux e em Raspbian (ou noutra distro para RPi). Pergunto isto, porque se a diferença de preço não for abismal poderei optar pela solução mais completa uma vez que já fica para o futuro.

Muito obrigado!
Não conheço solução desse género mas certamente será mais custosa que os sintonizadores em conjunto com um raspberryPi ou outro HTPC. E mesmo ai com a situação do HDCP

Já agora se encontrares um sintonizador analõgico/digital (hibrido) por pouco mais já ficas melhor pois tens o sintonizador tdt pelo menos. Neste momento não tenho dados mas posso encontrar posteriormente. É que fará a parte que esse faz em captura e tem o outro bónus o sintonizador de tdt que pode ser usado na tdt e pelo menos na concorrência- se tiver dvb-c então dá para tudo.

Estive a experimentar capturar video por scart/AV para um pc através de uma placa híbrida usb pctv e deu. Não haverá restrição - pelo menos não encontrei.
A minha box é a 7151 mas é BOX 2.0 HD cloud e não a BOX 3.0 que colocaste em título - essa acho que é a UMA
 
Última edição:
Back
Topo