NOS Canais RF

farm66

Banido
Quantos canais rf a nos tem em instalações fibra?
Onde posso ver essa lista?
Se a tv tiver um descodificador tdt posso ver canais digitais na tv com canais rf?

Obrigado
 
São 35 Canais e cerca de mais 10 canais digitais que a tv apanha,TV5 Monde,Dois Canais Chineses,CubaVision,Rai News,Alljazera,Arte,France 24,TVromenia,BTWord
 
Ontem ao sintonizar os canais RF numa TV que uso poucas vezes reparei que os 4 canais nacionais tem frequências repetidas, nomeadamente a RTP1 está na frequência C04 E C16.
 
Um motivo para fazerem diferente. Um dos motivos que me farão mudar de operador é a grelha em RF. se puder dispensar a box é já.
 
Ontem ao sintonizar os canais RF numa TV que uso poucas vezes reparei que os 4 canais nacionais tem frequências repetidas, nomeadamente a RTP1 está na frequência C04 E C16.

Isso tanto acontece em Fibra como no cabo (HFC), alguns canais apanham-se em diferentes bandas ou frequências, tipo UHF ou VHF...

O que já foi relatado aqui no fórum é que existe canais a serem transmitidos em diferido que certas televisões apanham, deverá ser DVB-C esses canais, e era o AXN a emissão de várias horas atrás...

Nunca se percebeu se era testes ou se era devido ao timewarp (acho pouco provável mas nunca se sabe)...

O que é certo é que a NOS tem condições para emitir mais canais na fibra como é óbvio mas por enquanto fica difícil vender as diferenças aos clientes cabo, até porque não estou a ver eles a compensa-los com mais uma box por um valor irrisório por exemplo...

Até no cabo dava para transmitir mais canais, ficam só os base em analógico e os restantes passavam para o digital, a questão é a salganhada de codecs e protocolos... DVB-C Mpeg2 para os canais SD, Mpeg4 (acho eu) para os HD, DVB-T Mpeg4 para os canais livres (para ser compatível com o nosso TDT)

Se fosse como lá fora, os operadores cabo davam o sinal livre em DVB-C e fica o cliente de escolher a box que mais lhe agrada (eles fazem protocolos com ***** e afins). É a forma do cliente não saltar para outra operadora pois senão fica com um equipamento parado (era o que se fazia no satélite há uns anos, tentava-se que os clientes comprassem as boxs)

É que tenho dúvidas que seja viável o que disse atrás e nesta segunda opção o povo ao ver que o seu receptor TDT não é compatível vão comparar com o serviço da Vodafone e fogo comprar uma box, chiça panico quando é com o Hub e comprar um segundo router para melhorar o alcance wireless, agora imagina nesta situação...
 
Se fosse como lá fora, os operadores cabo davam o sinal livre em DVB-C e fica o cliente de escolher a box que mais lhe agrada (eles fazem protocolos com ***** e afins). É a forma do cliente não saltar para outra operadora pois senão fica com um equipamento parado (era o que se fazia no satélite há uns anos, tentava-se que os clientes comprassem as boxs)

Só um aparte: quem te disse a ti que lá fora os operadores de cabo também não codificam as emissões? ;)
É que actuam tal e qual a NOS. A única diferença é que mantêm alguns canais descodificados no DVB-C, enquanto a NOS poucos tem assim.

De resto, a filosofia e tudo mais, é igual... :)
 
Só um aparte: quem te disse a ti que lá fora os operadores de cabo também não codificam as emissões? ;)
É que actuam tal e qual a NOS. A única diferença é que mantêm alguns canais descodificados no DVB-C, enquanto a NOS poucos tem assim.

De resto, a filosofia e tudo mais, é igual... :)

É não terá sido isso que terei dito? Fica o mistério o.O
 
É não terá sido isso que terei dito? Fica o mistério o.O

Não, disseste precisamente o contrário, se não não teria intervido...
Acho que ainda li bem:

Se fosse como lá fora, os operadores cabo davam o sinal livre em DVB-C e fica o cliente de escolher a box que mais lhe agrada


Isto não é necessariamente verdade e não acontece assim como afirmaste!
Posso enunciar-te uma série de exemplos de redes de Cabo lá fora que trabalham como a NOS nesse aspecto.

O "mal" da NOS não é ter os canais codificados em DVB-C, pois esses devem estar mesmo assim (e concordo que assim fiquem tirando um ou outro canal). O "mal" está nos canais por RF que são poucos e apenas disponibilizados por analógico, mas isso já se sabe o porquê.
 
Não, disseste precisamente o contrário, se não não teria intervido...
Acho que ainda li bem:




Isto não é necessariamente verdade e não acontece assim como afirmaste!
Posso enunciar-te uma série de exemplos de redes de Cabo lá fora que trabalham como a NOS nesse aspecto.

O "mal" da NOS não é ter os canais codificados em DVB-C, pois esses devem estar mesmo assim (e concordo que assim fiquem tirando um ou outro canal). O "mal" está nos canais por RF que são poucos e apenas disponibilizados por analógico, mas isso já se sabe o porquê.

Legenda:
Sinal Livre - Canais que os operadores disponibilizam para as TVs da casa fora do serviço digital propriamente dito :D
 
Ahhh! Ok :)
Mesmo assim, os outros operadores lá fora também têm canais RF e acredita que não terão em número muito maior do que a NOS :)

E outra coisa que "lá fora" influencia, que é terem TDT's decentes! :)
 
Ahhh! Ok :)
Mesmo assim, os outros operadores lá fora também têm canais RF e acredita que não terão em número muito maior do que a NOS :)

E outra coisa que "lá fora" influencia, que é terem TDT's decentes! :)

Mas a diferença está na liberalização das boxs, ou seja, não se cingem por exemplo à Íris, tem boxs naked à venda e essas recebem também certos canais com um cartão base (ao comprares a box vem o cartão incluido) e depois os canais que querem proteger melhor só funcionam com a box fornecida por eles.

Eu sei que o RF (em analógico) é a mesma treta, aliás lá fora tem uma qualidade inferior por exemplo que a Vodafone ou mesmo a NOS (mas nisso a Vodafone deixa qualquer um impressionado com a qualidade que o analógico ainda consegue fornecer)
 
Isso não é como dizes. Estás mal informado...

Não há nenhum operador pago que te permita escolher a box que queiras para funcionar com o seu serviço. Se o fizeres, não é porque o serviço te permite! Se quiseres dou-te qualquer exemplo, pois, por cabo, funciona tudo assim. E até por satélite quase tudo funciona assim, excepto as ofertas TDT que existem por satélite, como a TDT Italiana e Alemã, que te deixam o usar o cartão em (quase) qualquer receptor.

As restantes ofertas (Virgin Media, UK, ou Numericable, FR (mãe da CBV)) não permite isso que dizes.
O que acontece nesses casos que falas de "naked" é que os operadores têm, simplesmente, alguns canais abertos no DVB-C, geralmente são todos aqueles que estão presentes nas TDT's de cada país.
 
5mlo9t.png


Alguma novidade a caminho? plano de frequências digitais? Por enquanto so aparece as frequências analógicas.
 
Essas são as frequências dos canais da NOS FTTH, que é igual em todo o pais.

Isso faz mais sentido. porque para sintonizar canais digitais numa tv sem "box" basta utilizar estes dados na configuração da tv:

DVB-C:

Network ID:
42841

Freq:
714.000

Modulation: QAM-64

Symbol Rate:
6875

E fazer busca automática dos canais
 
Isso faz mais sentido. porque para sintonizar canais digitais numa tv sem "box" basta utilizar estes dados na configuração da tv:

DVB-C:

Network ID:
42841
Freq: 714.000

Modulation: QAM-64
Symbol Rate: 6875

E fazer busca automática dos canais

Sintonizar sim, em princípio qualquer televisão com sintonizador digital tem capacidade para sintonizar os canais digitais da NOS (em algumas televisões é necessário alterar o país, por exemplo para Suécia). O problema é que esses canais estão codificados e não permitem a sua vizualização sem a necessidade de ter uma box da NOS. O que é uma pena. A NOS poderia ter o melhor serviço de televisão RF (sem box) de todos os operadores em Portugal, bastaria para isso tirar a codificação dos canais do pacote base (Digital HD). Sendo apenas necessária box para os canais Premium/pacotes de canais extra. Mas em vez disso prefere ter de longe o pior serviço, apenas com 35 canais, alguns dos quais sem grande interesse.
É de salientar que a NOS ainda utiliza a norma de codificação MPEG2 nos canais SD por ainda ter no seu serviço as "powerboxes".
Ou seja o uso abusivo (no meu entender) das boxes, fez com que o serviço da NOS não possa evoluir como se desejaria e foi muito ultrapassado pela concorrência que tem mais do dobro dos canais no seu serviço RF, sendo que na Vodafone até canais em alta definição se pode ter sem ser necessária qualquer box.
 
Pessoal, vou pedir ajuda neste thread, relativo a canais analogicos, porque a questao se prende mesmo com os analogicos.
Tenho sido Cabovisao e tinha os canais a funcionar sem problemas em varias TV espalhadas pela casa, alimentadas por um cabo coaxial da cabovisao e um amplificador (um setup normalissimo).
Agora coloquei NOS e nas TVs antigas nao apanho alguns canais (Holywood, AXN, FOX live, Memoria, MOV), embora os apanhe na TV da sala (recente, uma samsung com sintonizador digital).
Sabem se há algo estranho ou justificação para isto, se é falta de força no sinal, sinal a mais, se será dos spliters que estou a usar ??
Será do amplificador ??
Ainda estou nos primeiros 14 dias apos a instalação, e queria perceber se isto se resolve ou se os canais estao tao proximos de outros, ou em frequencias tais, que as TVs mais antigas nao os apanham.
Obrigado desde ja pelas dicas.
 
Última edição:
Back
Topo