Nos e Vodafone vão partilhar rede fixa e móvel

emOn

Power Member
Nos e Vodafone vão partilhar rede fixa e móvel


O acordo de partilha de infra-estruturas arranca no início do próximo ano e vai permitir aos operadores chegarem a mais 2,6 milhões de casas.

A Nos e a Vodafone fecharam um acordo para desenvolvimento e partilha de infra-estruturas a nível nacional. Esta parceria vai permitir "aos dois operadores a disponibilização das suas ofertas comerciais, sob a rede partilhada, já a partir do início de 2018", de acordo com o comunicado enviado pela Nos à CMVM esta sexta-feira, 29 de Setembro.


O acordo, assinado hoje, abrange a partilha recíproca de fibra em cerca de 2,6 milhões de casas, "em que cada uma das entidades partilha com a outra um valor equivalente de investimento".


Além disso, inclui também a rede móvel, "onde está assegurada a partilha mínima de 200 torres móveis", detalha a empresa liderada por Miguel Almeida.


Com este passo, a cobertura da rede de nova geração da Nos irá ultrapassar os 4,4 milhões de casas passadas até ao final de 2018. Já a Vodafone Portugal vai chegar a mais 1,3 milhões de casas, passando a totalizar cerca de 4 milhões de casas cabladas com fibra óptica.



No mesmo comunicado, a empresa sublinha que este acordo "pressupõe que as duas empresas mantêm total autonomia no desenho das ofertas comerciais e na escolha das soluções tecnológicas que decidam vir a implementar". E "está igualmente assegurada a total independência na gestão da base de clientes de cada uma das empresas, bem como a confidencialidade no tratamento da informação dos consumidores".


Para Miguel Almeida, "este acordo representa um passo muito importante no nosso compromisso com Portugal e com os portugueses. Com a expansão da sua rede de fibra de última geração e o reforço da sua cobertura móvel, a Nos mantém o seu compromisso de investimento na criação de condições que, não só permitirão às empresas portuguesas prepararem-se para responder ao desafio da transformação digital, mas também às famílias que terão assim a oportunidade de escolher as melhores ofertas e um serviço de excelência".


Já Mário Vaz acrescenta que "este acordo permite à Vodafone Portugal levar o seu serviço a mais clientes, aumentando a concorrência no mercado em benefício das famílias e empresas portuguesas. A partir de hoje damos um passo significativo para que todos os portugueses possam ter acesso à melhor oferta do mercado, contribuindo decididamente para a materialização da Sociedade Gigabit em Portugal".
 
As zonas remotas onde a NOS fibrou devem interessar à Vodafone. Pelo lado oposto as antenas da Vodafone devem interessar à NOS.
 
Mas pelo que sei a fibra da Vodafone e da meo, são semelhantes e esse acordo era só em alguns pontos.

Na NOS quem tiver a instalação a partir da rede Vodafone vai ter serviço superior ao resto dos clientes, na Vodafone acontece o contrário.
Eu notei uma diferença da net da nos (Fibra até dentro de casa) para a da Vodafone.
 
Espero que a minha zona esteja abrangida no acordo.
Fibra NOS aqui há, Vodafone não.

A NOS na expansão da fibra cobriu várias zonas que só tinham Cabovisão/Nowo e adsl.

Este acordo se tiver sido bem feito, como se espera, pode ser benéfico para muitos, aumentando as escolhas de ISP.

Para as empresas em causa também é benéfico, num cenário onde não têm capacidad€ para expandir a sua rede e a Altice vai cobrir todo, ou quase, o território.
 
Mas pelo que sei a fibra da Vodafone e da meo, são semelhantes e esse acordo era só em alguns pontos.

Na NOS quem tiver a instalação a partir da rede Vodafone vai ter serviço superior ao resto dos clientes, na Vodafone acontece o contrário.
Eu notei uma diferença da net da nos (Fibra até dentro de casa) para a da Vodafone.

A partilha deve ser só em FTTH. Não estou a ver a VDF a meter-se no HFC ainda por cima na rede da NOS.

Devem partilhar o FTTH e a rede móvel. A Vodafone precisa de mais expansão FTTH e a NOS pode lhes oferecer isso. A NOS precisa de capacidade na rede móvel e a Vodafone pode lhes oferecer isso. Parece um win-win para todos.
 
Estes acordos enfim, isto vai ser um balão de ar para a NOS que tem andado a ver o cuzinho apertado!

Desde sempre que devia haver uma infraestrutura única para todos os operadores explorarem tal como há noutros países, tanto os operadores como os clientes saíam a ganhar.
 
Agora a grande questão: Vão expandir fibra óptica em conjunto!? Ou apenas partilhar? É que se for a última eu e muita gente continuamos igual (sem fibra). Resta esperar pela Altice.
 
em lisboa tenho "fibra" nos, em vila franca tenho FIBRA vodafone! se a vodafone for a lisboa e me colocar o mesmo serviço que tenho em vila franca, tudo bem. se for para ficar hfc, não me interessa. ou seja se a partilha for relativa a novos investimentos em ftth, é bom para o consumidor. se for partilha do que já existe, não me interessa.

edit: em relação ao crescimento da vodafone nos último dois anos tenho a dizer que em termos de serviço ao cliente já se começa a sentir diferenças. tenho hoje marcada a instalação de novo router e box 4k. segundo eles estava marcada para as 9h. sempre que tive intervenções, quando dizem que é para determinada hora, dez minutos antes, ou dez minutos depois, os técnicos compareceram. sempre que precisei de ligar para o 16912/14, em cinco minutos fui atendido. hoje, são 10h56, ainda não compareceram. telefonei às 10h para o 16912 e demoraram 25 minutos a atender, para informar que o período de instalação afinal é entre as 8h30 e as 13h. onde é que eu já visto isto, meo?
 
zonas HFC vao continuar ser hfc, NOS vai usar rede FTTH da VDF aonde nao tem HFC ou FTTH

este acordo para os actuais clientes NOS pode melhorar apenas a questao do movel
 
Na minha cidade só tenho três operadoras (Nowo, Meo e Nos) sendo distribuída por HFC (Nowo), HFC, FTTH (Meo) e FTTH (Nos)

Com este acordo num futuro poderei ter Vodafone?
E como será distribuída? HFC ou FTTH?
 
Back
Topo