NOS emite factura com aumento de preço do serviço sem justificação ou comunicado

Kira-kun

Power Member
Boas.

Tenho um pacote NOS contratato que me é faturado a 30,29€ todos os meses. Na fatura deste mês esse mesmo serviço aumentou 1,7€ sem qualquer aviso ou justificação. Não é um extra, não vem descrito como novo serviço ou consumo, simplesmente espetaram com um aumento no pacote e passaram factura, do tipo come e cala.

X0Ryuth.png
tx4Eko0.png
bxqWZNW.png


PDK7HA8.png
JmOBWWN.png
Ahx4i9U.png


Fatura mais recente.

EhgR76Y.png
G3k9hwA.png


Por acaso alguém aqui que tenha passado por isto também este mês ou noutro? Com que legalidade fazem uma coisa destas?
E com que departamento devo reclamar para anular a fatura e exigir o valor do serviço correcto?

Obrigado.
 
Boas.

Tenho um pacote NOS contratato que me é faturado a 30,29€ todos os meses. Na fatura deste mês esse mesmo serviço aumentou 1,7€ sem qualquer aviso ou justificação. Não é um extra, não vem descrito como novo serviço ou consumo, simplesmente espetaram com um aumento no pacote e passaram factura, do tipo come e cala.

X0Ryuth.png
tx4Eko0.png
bxqWZNW.png


PDK7HA8.png
JmOBWWN.png
Ahx4i9U.png


Fatura mais recente.

EhgR76Y.png
G3k9hwA.png


Por acaso alguém aqui que tenha passado por isto também este mês ou noutro? Com que legalidade fazem uma coisa destas?
E com que departamento devo reclamar para anular a fatura e exigir o valor do serviço correcto?

Obrigado.
O aumento vinha descrito na última fatura. Ou na penúltima.
Isso é normal, está previsto no contrato, porém podes renegociar e pedir a correção do pacote. Basta que peças os códigos de desativação na área de cliente. Passa pelo tópico de renegociações que tens la a informação toda.
 
Estive a analisar as últimas facturas ao pormenor e não há qualquer descrição de aumentos nem de futuros aumentos.

O contrato já tinha aumentado de valor meses depois de ter sido realizado, sendo q inicialmente o mesmo pacote era de 29,99€ e passou para 30,29€. Até aqui tudo bem, fui informado desse futuro aumento logo desde início, tendo concordado com o mesmo. Será esse aumento que dizes ser normal e previsto?
 
Estive a analisar as últimas facturas ao pormenor e não há qualquer descrição de aumentos nem de futuros aumentos.

O contrato já tinha aumentado de valor meses depois de ter sido realizado, sendo q inicialmente o mesmo pacote era de 29,99€ e passou para 30,29€. Até aqui tudo bem, fui informado desse futuro aumento logo desde início, tendo concordado com o mesmo. Será esse aumento que dizes ser normal e previsto?
Que pacote tens? É que se tiveres 500Mbps, 180 canais, telf, Tvcines e/ou NOS Play, o valor de 31.99€ é o preço atual desse pacote na retenção.
 
Que pacote tens? É que se tiveres 500Mbps, 180 canais, telf, Tvcines e/ou NOS Play, o valor de 31.99€ é o preço atual desse pacote na retenção.

É o NOS 3, como diz ali na fatura (NET 200 / UMA 180 Canais / telf ilim / sem TV Cines nem NOS play).
Depois tenho os tlmvs e a net móvel como extras fora do pacote, mas o que aumentou mesmo neste caso foi o pacote base NOS 3.

Portanto, longe do serviço que mencionas, e querem-me cobrar o mesmo valor!
 
É o NOS 3, como diz ali na fatura (NET 200 / UMA 180 Canais / telf ilim / sem TV Cines nem NOS play).
Depois tenho os tlmvs e a net móvel como extras fora do pacote, mas o que aumentou mesmo neste caso foi o pacote base NOS 3.

Portanto, longe do serviço que mencionas, e querem-me cobrar o mesmo valor!
Consegues esse pacote que tens a 29.99€ com oferta de TvCines. Passa pelo tópico da NOS, nas renegociações. Tens lá todos os pacotes que podes obter. Este tipo de aumentos são sempre "boas desculpas" para pedirmos códigos de desativação e conseguir melhorar o pacote.
 
A questão é que estou dentro de período de fidelização até dezembro, pelo que não posso pedir códigos de desativação, ou posso?
Este aumento de 3.3% parece ser unilateral e não me deixa qualquer opção de resposta, o que por sua vez levanta suspeitas sobre o quão legítimo e legal é. Melhor será ir directamente a uma loja reclamar?
 
A questão é que estou dentro de período de fidelização até dezembro, pelo que não posso pedir códigos de desativação, ou posso?
Este aumento de 3.3% parece ser unilateral e não me deixa qualquer opção de resposta, o que por sua vez levanta suspeitas sobre o quão legítimo e legal é. Melhor será ir directamente a uma loja reclamar?
Podes pedir códigos quando quiseres. Na NOS é facílimo renegociar. Vai ao tópico! Tens lá tudo explicado… Estás muito pouco informado.
 
questão é que estou dentro de período de fidelização até dezembro, pelo que não posso pedir códigos de desativação, ou posso?
Este aumento de 3.3% parece ser unilateral e não me deixa qualquer opção de resposta, o que por sua vez levanta suspeitas sobre o quão legítimo e legal é.
Da minha leitura da lei, o aumento que sofreste é ilegal.

Explico porquê aqui:
https://forum.zwame.pt/threads/nos-topico-oficial.861409/post-17174478

Mesmo que tenhas assinado um papel que diga que a NOS pode aumentar, o que vale é sempre o que está na lei do ponto de vista jurídico. Isto falando de leis de defesa do consumidor.
Portanto um contrato entre um particular e uma empresa de telecomunicações.
 
Da minha leitura da lei, o aumento que sofreste é ilegal.

Explico porquê aqui:
https://forum.zwame.pt/threads/nos-topico-oficial.861409/post-17174478

Mesmo que tenhas assinado um papel que diga que a NOS pode aumentar, o que vale é sempre o que está na lei do ponto de vista jurídico. Isto falando de leis de defesa do consumidor.
Portanto um contrato entre um particular e uma empresa de telecomunicações.

Obrigado pelos links e esclarecimentos, irei tratar de resolver isto logo na 2ª feira.

mas que telemóveis são esses que estão fora do pacote mas na mesma fatura?

Serviços contratados fora do pacote. O NOS 3 não tem telemóveis. Estão descritos no tópico da NOS, bate certo tanto o valor como os detalhes.
 
Boas pessoal.
Fui à loja procurar esclarecimentos e informaram-me que o aumento foi comunicado na fatura de Junho.
Digam-me de vossa justiça, se entendem que este aviso está feito de acordo com o que obriga a lei.

As comunicações referidas no número 1 podem ser inseridas na fatura, de forma destacada, facilmente legível e compreensível, ser enviadas juntamente com as faturas ou ser remetidas de forma autónoma (incluindo por SMS).


0K9Aq4U.png


Foi comunicado em letras pequenas e numa cor ainda mais clara que o resto do texto, num rodapé automático, sem qualquer destaque. Passa de tal maneira despercebido que mesmo depois de analisar as últimas faturas em busca de algum comunicado, não o encontrei. Também não foi enviado nenhum SMS, pelo que considero que isto não foi feito em conformidade. Entretanto deixei queixa no livro de reclamações enumerando as leis e artigos apontados no post acima, recusando-me a pagar a factura até estar retificado. Vou fazer também denúncia no Provedor da NOS.

Uma vez que são normas da própria ANACOM e que será ela a responder à reclamação feita no livro, acham que a razão está do meu lado ou que vão compactuar com a chico-espertice da NOS?

cumps
 
Boas pessoal.
Fui à loja procurar esclarecimentos e informaram-me que o aumento foi comunicado na fatura de Junho.
Digam-me de vossa justiça, se entendem que este aviso está feito de acordo com o que obriga a lei.




0K9Aq4U.png


Foi comunicado em letras pequenas e numa cor ainda mais clara que o resto do texto, num rodapé automático, sem qualquer destaque. Passa de tal maneira despercebido que mesmo depois de analisar as últimas faturas em busca de algum comunicado, não o encontrei. Também não foi enviado nenhum SMS, pelo que considero que isto não foi feito em conformidade. Entretanto deixei queixa no livro de reclamações enumerando as leis e artigos apontados no post acima, recusando-me a pagar a factura até estar retificado. Vou fazer também denúncia no Provedor da NOS.

Uma vez que são normas da própria ANACOM e que será ela a responder à reclamação feita no livro, acham que a razão está do meu lado ou que vão compactuar com a chico-espertice da NOS?

cumps
A ANACOM não vai fazer nada. No máximo anota e poderá eventualmente abrir processo de contra-ordenação e a NOS ser multada na sequência disso. Mas acho que ninguém te vai comunicar isso.

Quanto ao mais, tenta chegar a acordo com a NOS. Se não der, podes ainda recorrer a um tribunal arbitral.
 
Boas pessoal.
Fui à loja procurar esclarecimentos e informaram-me que o aumento foi comunicado na fatura de Junho.
Digam-me de vossa justiça, se entendem que este aviso está feito de acordo com o que obriga a lei.




0K9Aq4U.png


Foi comunicado em letras pequenas e numa cor ainda mais clara que o resto do texto, num rodapé automático, sem qualquer destaque. Passa de tal maneira despercebido que mesmo depois de analisar as últimas faturas em busca de algum comunicado, não o encontrei. Também não foi enviado nenhum SMS, pelo que considero que isto não foi feito em conformidade. Entretanto deixei queixa no livro de reclamações enumerando as leis e artigos apontados no post acima, recusando-me a pagar a factura até estar retificado. Vou fazer também denúncia no Provedor da NOS.

Uma vez que são normas da própria ANACOM e que será ela a responder à reclamação feita no livro, acham que a razão está do meu lado ou que vão compactuar com a chico-espertice da NOS?

cumps
Teres ido à loja foi perda de tempo, e já te tínhamos dito qual a melhor via para resolveres isso.
Estando atento ao que se diz aqui no fórum, só tens a ganhar com esses aumentos... Podes obter imensa coisa e preços ainda mais baixos do que estavas a pagar.
A reclamação pode ser positiva para haver alguma atitude por parte da Anacom, mas nunca saberás se teve resultado.
 
Boas pessoal.
Fui à loja procurar esclarecimentos e informaram-me que o aumento foi comunicado na fatura de Junho.
Digam-me de vossa justiça, se entendem que este aviso está feito de acordo com o que obriga a lei.




0K9Aq4U.png


Foi comunicado em letras pequenas e numa cor ainda mais clara que o resto do texto, num rodapé automático, sem qualquer destaque. Passa de tal maneira despercebido que mesmo depois de analisar as últimas faturas em busca de algum comunicado, não o encontrei. Também não foi enviado nenhum SMS, pelo que considero que isto não foi feito em conformidade. Entretanto deixei queixa no livro de reclamações enumerando as leis e artigos apontados no post acima, recusando-me a pagar a factura até estar retificado. Vou fazer também denúncia no Provedor da NOS.

Uma vez que são normas da própria ANACOM e que será ela a responder à reclamação feita no livro, acham que a razão está do meu lado ou que vão compactuar com a chico-espertice da NOS?

cumps

A ANACOM não resolve conflitos do consumidor, quando muito coloca um processo de contraordenação à nos, o qual não terás conhecimento

A tua melhor hipótese é como disseste que ia fazer queixa na provedoria, e em ultimo caso Centro de Arbitragem.
 
Fiz ontem à noite queixa no provedor. E ligaram-me agora mesmo do 21 901 6994 para dar resposta às queixas. A assistente disse que estava a contactar no seguimento da queixa no livro de reclamações, ao que eu respondi que já tinha feito também exposição ao provedor, e aí afinal diz-me que é da parte da provedoria que está a ligar e que as queixas feitas tanto no livro de reclamações como ao provedor são tratadas pelo mesmo departamento. wtf? então para que é que existem os dois canais?

Mais, recusam-se a assumir qualquer falha e quando voltei a repetir que o comunicado não foi feito de forma destacada como obriga a lei, respondeu-me "hmmm" e que "todos os cliente são informados da mesma maneira", o que apenas significa que fazem isto a toda a gente e ninguém reclama porque ninguém está a par dos pormenores da lei. Terminou a conversa com ela a querer falar por cima de mim e a dizer que não existe a possibilidade de retificar a factura... Mas que existe a possibilidade de voltar ao valor anterior, mediante refidilização do serviço. 🤦‍♂️

Ainda disse que "ia deixar a sugestão" para que os comunicados passem a estar feitos de forma destacada. Mas... Então, vão passar uma sugestão para adoptar medidas a que já estavam obrigados a cumprir por lei? Que obviamente não cumprem, se não este episódio não existia. Isto não é um completo assumir de que o comunicado não está destacado?

Que episódio mais chunga. Acabei de pedir agora os códigos na área de cliente.
 
Fiz ontem à noite queixa no provedor. E ligaram-me agora mesmo do 21 901 6994 para dar resposta às queixas. A assistente disse que estava a contactar no seguimento da queixa no livro de reclamações, ao que eu respondi que já tinha feito também exposição ao provedor, e aí afinal diz-me que é da parte da provedoria que está a ligar e que as queixas feitas tanto no livro de reclamações como ao provedor são tratadas pelo mesmo departamento. wtf? então para que é que existem os dois canais?

Mais, recusam-se a assumir qualquer falha e quando voltei a repetir que o comunicado não foi feito de forma destacada como obriga a lei, respondeu-me "hmmm" e que "todos os cliente são informados da mesma maneira", o que apenas significa que fazem isto a toda a gente e ninguém reclama porque ninguém está a par dos pormenores da lei. Terminou a conversa com ela a querer falar por cima de mim e a dizer que não existe a possibilidade de retificar a factura... Mas que existe a possibilidade de voltar ao valor anterior, mediante refidilização do serviço. [emoji2357]

Ainda disse que "ia deixar a sugestão" para que os comunicados passem a estar feitos de forma destacada. Mas... Então, vão passar uma sugestão para adoptar medidas a que já estavam obrigados a cumprir por lei? Que obviamente não cumprem, se não este episódio não existia. Isto não é um completo assumir de que o comunicado não está destacado?

Que episódio mais chunga. Acabei de pedir agora os códigos na área de cliente.
Já ia sendo tempo de o legislador aprender a fazer lei, dizer que tem ser destacado é tão ambígua que nem sei...

Uma regra bem feita especificaria o tipo de letra, tamanho, cor, posição na página etc etc
 
Mas a ambiguidade é unilateral? Que eu saiba o argumento de ambiguidade tanto é válido para o consumidor como para a empresa. Mas eles nem sequer mencionaram ambiguidade; a conversa foi toda como se eles tivessem um comportamento exemplar!

Porque raio é que é o consumidor prejudicado pelas decisões impostas pela empresa quando não há clareza nas regras? que vergoha.
 
Mas a ambiguidade é unilateral? Que eu saiba o argumento de ambiguidade tanto é válido para o consumidor como para a empresa. Mas eles nem sequer mencionaram ambiguidade; a conversa foi toda como se eles tivessem um comportamento exemplar!

Porque raio é que é o consumidor prejudicado pelas decisões impostas pela empresa quando não há clareza nas regras? que vergoha.
A ambiguidade é sempre para os dois lados e cada parte faz a interpretação que considera mais útil, e exactamente esse o problema da ambiguidade.

De qualquer forma se estas insatisfeitos expõe o caso para tribunal arbitral e provavelmente te será dada razão.
 
Independentemente de ser ambíguo, a partir do momento em que metem a informação num formato oposto ao que são obrigados (não existe antónimo para destaque, portanto à falta de melhor palavra, escondido) estão a agir mal e uma vez que nem comentam sobre tais pormenores, só posso interpretar como sendo um ato de má fé. Esta interpretação aí sim já podemos considerar ambígua... Agora letras pequenas, acinzentadas, sem negrito, sem sublinhado, colado num rodapé, isto são factos, porra.

Exposição a centro de arbitragem e tribunal arbitral é a mesma coisa, ou estou a confundir coisas?
 
Back
Topo