NOS FTTH

Jà cresciam era o upload miseràvel
Concordo. Para pessoal que utilize "cloud" em casa, os valores de upload são ridículos.

Em termos de net a unica coisa que muito me tem desagradado é o reles router (routers...plural) no que toca a alcance wifi.
O que me desagrada é que me obrigam a usar o router deles e não me dão opção de ligar o meu router diretamente ao OTN. Tenho o router deles ali basicamente a ocupar espaço e a gastar eletricidade quando não o uso para absolutamente nada.
 
Concordo. Para pessoal que utilize "cloud" em casa, os valores de upload são ridículos.


O que me desagrada é que me obrigam a usar o router deles e não me dão opção de ligar o meu router diretamente ao OTN. Tenho o router deles ali basicamente a ocupar espaço e a gastar eletricidade quando não o uso para absolutamente nada.

Mas isso penso que todos os operadores o fazem ou não? O "teu" router fica sempre após a da operadora ou não?

Estou a perguntar pois não sei mesmo.

O router 3.0 também tem a norma N...agora da teoria à pratica vai uma grande diferença em especial em alcance.

Até parece que a NOS não tem estado a "fibrar", tem e tanto ou mais que a VDF, por exemplo.

Agora a maioria continua a ser cabo (nas mais variadas variações) e não querem, nas zonas de fibra, avançar com velocidades superiores por questões comerciais e de markting, pois é tudo "fibra" (excepto satélite, acho que a essa não deram a volta :))
 
Mas isso penso que todos os operadores o fazem ou não? O "teu" router fica sempre após a da operadora ou não?

Estou a perguntar pois não sei mesmo.

Antes tinha Cabovisão (agora NOWO) e não necessitava do router deles para nada. Ligava o meu router diretamente ao modem e estava tudo bem. Agora ligo o meu router ao OTN da NOS e não obtenho ligação nenhuma.
 
Com a Cabovisão era a mesma tecnologia?

Estás a falar em modem? Era ADSL? Mas aí é a mesma coisa, tens 2 equipamentos a fazer a mesma coisa.

Na fibra tens sempre o ONT.

Bom, a NOS codifica tudo, deverá ser por aí :(
 
Com a Cabovisão era modem por cabo coaxial.

Não é a mesma coisa. Na Cabovisão tinha:
1) Modem que me dá acesso à internet, onde ligo qualquer router que eu queira.

Na NOS:
1) OTN que me dá acesso à internet onde apenas funciona o router da NOS.
2) Router da NOS que tenho de usar obrigatoriamente mesmo que use o meu router após este.
 
Sim, mas a tecnologia é outra.
a fibra adiciona sempre o ont.
O ont apenas descodifica o sinal da fibra.
Ou seja, vamos comparar o teu caso na cabovisao com o meu na nos: ambos cabo Coaxial, ambos router e depois se eu quiser o meu.
Tu tens mais um equipamento que não te serve para Internet e para isso, com o TEU router, tens 2.
Estas a partir da premissa que o ONT te dá acesso Internet e não dá.
O que há é alguns clientes Vodafone têm ( não sei se todos e não sei se a MEO também tem) ONT E ROUTER tudo num.
E aí, claro, esses clientes levam vantagem pois poupam num equipamento.
A Cabovisao não tinha também uma all n one? Mas para cabo ou ADSL, já não me lembro, era router e box.
 
Sim, mas a tecnologia é outra.
a fibra adiciona sempre o ont.
O ont apenas descodifica o sinal da fibra.
Ou seja, vamos comparar o teu caso na cabovisao com o meu na nos: ambos cabo Coaxial, ambos router e depois se eu quiser o meu.
Tu tens mais um equipamento que não te serve para Internet e para isso, com o TEU router, tens 2.
Estas a partir da premissa que o ONT te dá acesso Internet e não dá.
O que há é alguns clientes Vodafone têm ( não sei se todos e não sei se a MEO também tem) ONT E ROUTER tudo num.
E aí, claro, esses clientes levam vantagem pois poupam num equipamento.
A Cabovisao não tinha também uma all n one? Mas para cabo ou ADSL, já não me lembro, era router e box.

Posso estar errado, e alguém com conhecimentos de infraestrutura de redes me corrija, mas o ONT faz o papel de Modem e dá ligação IPV4, sendo que seria perfeitamente viável utilizar o meu router ligado a ele. Tal como tenho IPV4 diretamente a partir do modem da Cabovisão.
Cheira-me que a NOS faz isto por questões de controlo e não por questões técnicas, mas é uma grande invasão de privacidade porque basicamente podem espiar tudo o que circula dentro da LAN se utilizares apenas o router deles.
 
Ah, ok. Já tinha visto isso. Tive esperança em que viessem aí novidades relativas a novas velocidades :(

pelo que percebi das discussões aqui, para teres mais velocidades tem de acontecer pelo menos uma das coisas abaixo

1. Passar para FTTH (em lugar de HFC mas não estou a ver isto a acontecer tão depressa)
2. Passar para DocSis 3.1
3. Retirada de canais analógicos

Quando se ouvir uma destas coisas , vem aí mais velocidade ou pelo menos estão a criar condições para isso.

Para se ter ainda mais velocidade , precisas tambem de um router melhor.

Mas há pessoal mais entendido nisso do que eu.

Até agora ainda só se ouviu falar do router, e somente para testes (mas não confirmado)
 
O Router em piloto está confirmado, as instalações começam na segunda quizena do mês.
Não sei se será assim também para HFC mas FTTH (que é o meu caso) sim.
 
Posso estar errado, e alguém com conhecimentos de infraestrutura de redes me corrija, mas o ONT faz o papel de Modem e dá ligação IPV4, sendo que seria perfeitamente viável utilizar o meu router ligado a ele. Tal como tenho IPV4 diretamente a partir do modem da Cabovisão.
Cheira-me que a NOS faz isto por questões de controlo e não por questões técnicas, mas é uma grande invasão de privacidade porque basicamente podem espiar tudo o que circula dentro da LAN se utilizares apenas o router deles.
Faz SE tiver também a função de modem.
Mas lá está posso estar enganado[emoji6]
Mas repara, tens razão de certeza neste ponto: podias ter menos um equipamento, bastava o ONT da NOS ter essa função.
Quanto ao espiolhar o tráfego, não sei se precisam assim tanto do router deles para isso.
Seja como for é sabido que os routers vêm com firmware muito capado.
E garanto que já tive mais cobertura wifi que agora ( por cabo está certinha), mesmo com este router.
Deve ser da nova pintura da casa.
Já agora, onde posso confirmar se estou numa zona ftth?
Sei que estive, na altura da Optimus clix...
 
Já que tanto se fala em routers eu aderi ao serviço há duas semanas e recebi o hub 1.0. Segundo o técnico dos 3 que já instalou é o mais estável. Contudo hoje verifiquei que apenas tenho uma porta gigabit.
Daqueles que estão a usar outro router para gerir a NET, o que me aconselham? Apenas preciso de maior alcance e velocidade.
 
Eu uso o asus rt-ac1200G+ e é excelente, a ligação é outra com ele, especialmente para jogos não têm qualquer bufferbloat que teria se fosse o hub.
Eu sempre pisquei o olho ao ac-68u e Ac87u, mas nunca comprei porque com a NET adsl a 5Mbps que tinha, sempre achei desnecessário o investimento. Agora com FTTH da nos a 200 Mbps, considero que já vale o investimento, mas olhando a valores, esse (ac-1200 g+) fica por metade.
Para mim, que só preciso ter 2 portas gigabit(mínimo), mais alcance de Wi-Fi e maior transmissão de dados por Wi-Fi, fico bem com ac1200 g+ ou invisto mais uns euros e compro um dos outros?
 
Back
Topo