NOS FTTH

Eu sabia que a NOS tinha uma fibra imaginária mas pensei que tivessem um sistema mais recente em comparação com as instalações que se faziam à 10 anos atrás...pelo que me estás a dizer estou a ver que não! Apenas as novas zonas onde a NOS vai partilhar a fibra com a Vodafone é que aí os clientes irão ter melhorias evidentes, correto? Como é que então a NOS consegue oferecer estes novos pacotes de NET (200/100)? A rede/sistema HFC consegue suportar essas velocidades tendo em conta já estar tão congestionada?

Hfc não é fibra imaginária . Quase todo o caminho é feito com a fibra, só da caixa até cliente que vai com cabo coaxial que em interferências nada tem haver com adsl, como fosse um FTTN.
Hfc 3.1 terá maior capacidade de fornecimento e como vai ser full duplex vai ser possivel melhor upload e redução de latência.
Mas a questão vai ser se a nos sobrecarregar em x de zonas de clientes a mais nas celulas em vez de investir em mais capacidade vai haver problemas nas horas de maior trafego.
Hfc 3.1 full duplex cm a nos está investir tem capacidade máxima de 10gbps de down e up .
Obvio que FTTH tem mais vantagem apesar que a fibra seja partilhada por vários utilizadores, como se cada um tivesse uma fibra exclusivamente dedicada. Isto é feito utilizando a transmissão de luz em várias cores.
Tendo gpon capacidadede 2.5gbps de down e 1.25gbps de up , versão melhorada gpon 2 tendo capacidade máxima de 40gbps simultâneo, na altura com a PT sendo pioneira .

Cumps
 
Última edição:
Eu tenho nos FTTH e sofro de bufferbloating, coisa que também acontecia quando tinha ADSL

Isso do bufferbloating tem haver com as operadoras não darem maior espaço extra no upload para não saturar latência quando este é levado ao extremo nos testes. Dos três isp a vdf está melhor nesse aspecto e a meo onde consegue melhor resultado parece ser no serviço 1gbps/200.
Tenho meo giga e nesse paramentro tenho b e resto a+.

Cumps
 
Pronto já tenho ftth na rua, pelos vistos valeu os esforço que fiz para ver se a NOS FFTH estava interessada em meter fibra nesta rua, o que era super estranho, conseguem ver do que falo pela imagem (zona verde era a que estava fibrada até há pouco tempo e da minha casa ao poste fica a 150 metros +/-, dai o meu espanto é que a minha moradia e as outras ao meu lado nao tinham , entao tive que falar com auditores e outras pessoas competentes para perceber o motivo de nao terem fibrado mais 200 metros) Passado poucos dias de ter falado com eles, apareceram 5 pessoas á minha porta, 2 pessoas a fibrarem o resto , dois comerciais e o auditor (estava a falar com pessoas para ter permissão da edp para poder usar os postes). Com isto, um vizinho iria meter no sabado passado a dita fibra da NOS, ainda nao cheguei a perguntar como correu a instalação e se está tudo estável porque ando com super trabalho nestes dias. Tenho algumas questoes para os mais entendidos , qual é o ONT/Router/box mais recente deles e se as pessoas que meteram o serviço de 200/20 ou 1gb/100 numa linha posta a pouco tempo, estao contentes com o serviço? Tenho NOWO e é algo para esquecer, apesar de terem mudado as portadoras depois da grande falha em Santa Maria da Feira, o serviço é super instável no que toca a jitter e ás horas "ciriticas" que toda a gente sabe.

fOAr1aS.png


btw que fibra é que a NOS anda a usar? (mais recente, trabalhos começaram em abril de 2017)

Enfim pelos vistos um vizinho que mora a 30 metros de minha casa na altura tentou meter ftth e no dia da instalaçao disseram que existem normas e que nao podiam meter- lhe fibra em casa porque a fibra nao pode passar por 5 postes , isto faz algum sentido ? Sera que aquele bocadinho de rua por pertencer a uma freguesia diferente nao me meteram fibra? O comercial que falei em fevereiro garantiu-me que se viessem os tecnicos a minha casa iria ser posta sem problemas ( mas como é que é possivel dizer isso visto que os cabos que passam na minha rua nem um é de ftth? Amanha vou tirar fotos e postar aqui para ver se vcs percebem na posiçao em que estou. Nao consigo manter-me na nowo, é mau demais , para alem da instabilidade na sexta feira arrebentou um relampago a 300 metros de minha casa e o meu pc fritou por via ethernet , nao consigo perceber se foi pelo coaxil ou se foi por electricidade.

PS: Tenho uma cabine da edp a 20 metros de minha casa, sera que isso influencia?
 
Foi instalado o serviço ffth 100 hub 4.0 e iris na casa de um vizinho, já tenho o cabo de fibra fininho na minha rua. Portanto ja posso instalar o serviço, no entanto pergunto tendo ont e hub 4.0 etc confirma-se 100% que é mesmo fibra e nao as ditas raspas de fibra certo? Eu tenho nowo e estou super cansado de ter o serviço coaxial (deixo o link do topico que abri onde explico o que se passou comigo e onde fui lesado pela nowo, coaxial da Nowo descargou-me um pico de energia e estragou-me varios componentes doç computadore que estavam ligados ao router por ethernet, https://forum.zwame.pt/threads/proteger-o-pc-electricidade-e-ethernet.1012575/ )

Tenho uma outra questao que é o seguinte, eu quero meter o ont e o router no meu quarto onde fica na ponta do segundo piso da minha casa mas queria meter apenas uma box iris no quarto dos meus pais que fica no mesmo piso do meu quarto mas fica na parte da frente da casa , visto que o meu quarto fica na parte de tras da casa , é possivel fazer isto sem ter problemas?

Obrigado
 
Última edição:
Foi instalado o serviço ffth 100 hub 4.0 e iris na casa de um vizinho, já tenho o cabo de fibra fininho na minha rua. Portanto ja posso instalar o serviço, no entanto pergunto tendo ont e hub 4.0 etc confirma-se 100% que é mesmo fibra e nao as ditas raspas de fibra certo? Eu tenho nowo e estou super cansado de ter o serviço coaxial (deixo o link do topico que abri onde explico o que se passou comigo e onde fui lesado pela nowo, coaxial da Nowo descargou-me um pico de energia e estragou-me uns dos computadores que estavam ligados ao router por ethernet, https://forum.zwame.pt/threads/proteger-o-pc-electricidade-e-ethernet.1012575/ )

Tenho uma outra questao que é o seguinte, eu quero meter o ont e o router no meu quarto onde fica na ponta do segundo piso da minha casa mas queria meter apenas uma box iris no quarto dos meus pais que fica no mesmo piso do meu quarto mas fica na parte da frente da casa , visto que o meu quarto fica na parte de tras da casa , é possivel fazer isto sem ter problemas?

Obrigado
Não consegues fazer um teste com esse teu vizinho em relação à velocidade de Upload no serviço de 100MB recem-instalado?

Cheers
 
sem tem ONT+HUB seja qual ele for , é FTTH

boxs tv tem ter cabo coaxial e cabo rede ligado ao hub, se és nowo usas a rede coaxial que tens neste momento dentro casa, tens é meter também cabo rede para a box tv
 
Não consegues fazer um teste com esse teu vizinho em relação à velocidade de Upload no serviço de 100MB recem-instalado?

Cheers
Amanha vou tentar fazer isso , a unica coisa que sei é que ele tinha 100mbs por wireless, porque ele recebeu o hub 4.0 e a box iris , visto que a UMA tem dado problemas com toda a gente.
 
sem tem ONT+HUB seja qual ele for , é FTTH

boxs tv tem ter cabo coaxial e cabo rede ligado ao hub, se és nowo usas a rede coaxial que tens neste momento dentro casa, tens é meter também cabo rede para a box tv
Cabo coaxial dentro de casa é meu , pois quando compramos a casa o vendedor disse que ja tinha coaxial desde a construçao da mesma, se calhar se fosse cabo coaxial da nowo teria queimado a instalaçao nesta sexta feira por causa de um relampago ( cabo da nowo aguenta ate 12v) , que infelizmente fez com que tivesse que gastar uns bons euros num computador novo , o router deles tambem ja troquei.

Sera que consigo mandar sinal analogico para a cozinha via coaxial, cabo de rede entre 15 a 30 metros para a box tv para o quarto dos meus pais sem qualquer tipo de problemas? É que nao quero estar a instalar um serviço que depois nao fique funcional.

Obrigado mais uma vez,
 
Eu arranjo isso depois na boa, aqui a vizinhança anda a aderir em massa a Nos FTTH! Sou o unico da rua que está a espera de instalação de VDF
Em que zona moras?

Ok, então. Ficamos no aguardo para ver se conseguimos perceber qual o Upload nos 100MB...

Cheers

Amanha assim o farei , confirma-me que sendo ffth com ont + hub 4.0 é mesmo fibra "asserio" e nao a dita raspas de fibra. Um user do forum fez com que ficasse confuso nesta questao, porque disse que a NOS é tudo raspas de fibra, ou seja desde os servidores deles até ao meu router é fibra tal e qual como a vodafone e Meo fibra.
 
Última edição:
No meu caso enviei uma carta no início da semana a perguntar se a NOS planeia fibrar em 2018 a minha zona, (2300-310)? Tendo em conta que existem dois códigos postais pegados à minha zona que já têm cobertura de fibra. Resta saber se ainda este mês respondem alguma coisa.
A outra operadora enviei um formulário à provedoria do cliente a perguntar se fazem alguma coisa em 2018?
 
Nos fibra ftth:
depois de trocar para o router 4.0 automaticamente fiquei com 100 de upload


Ainda bem que estão deixando de limitar o FTTH pelo HFC mas deve ser também que em breve ver novidade de velocidades no hfc 3.1 em breve .
Da um extra no dow e up como a vdf a meo que é mais forreta xd .
Cumps
 
Última edição:
Back
Topo