NOS FTTH

agora somente FTTH

Muito obrigado. Mesmo numa aldeia eles instalam FTTH em vez de fibra rural?

É que sou um cliente MEO ADSL relativamente satisfeito (com bons pings e velocidades estáveis e melhores de que a maioria dos clientes ADSL e tenho reparado que a NOS tem andado a passar cabos pelos postes da luz e, como estou numa aldeia, fiquei na dúvida se eles instalariam FTTH ou optariam pelo HFC que é mais barato.

Obrigado.
 
FTTH ou fibra rural não são a mesma coisa?

Seja como for, expansão de rede, FTTH.

Manutenção e melhoria (?) das condições com a passagem de docsis 3.0 para 3.1, HFC.

Neste caso deverá ser FTTH, procura o PDO's nos postes, umas caixas, normalmente pretas, com letras amarelas.
 
FTTH ou fibra rural não são a mesma coisa?

Seja como for, expansão de rede, FTTH.

Manutenção e melhoria (?) das condições com a passagem de docsis 3.0 para 3.1, HFC.

Neste caso deverá ser FTTH, procura o PDO's nos postes, umas caixas, normalmente pretas, com letras amarelas.

Sinceramente, não faço ideia se existe ou não diferença. Sempre pensei que houvesse diferença porque para terem arranjado o nome fibra rural seria porque nalguma coisa seria diferente da "normal". Ou será que é só por causa da localização?

Os PDOs que andam a instalar acho que são iguais a estes que andam a instalar em Salir do Porto (na mesma região onde moro). Os cabos, junto aos postes, também têm um tubo verde.
 
É fibra FTTH... e com parceria com a Vodafone!

Nesse caso tanto poderás aderir a NOS como a Vodafone.

Abraço!
Sinceramente aqui Nos sobre rede VDF FTTH é uma autêntica desilusão em termos de ping, velocidade está como manda a lei.
Ainda gostava de ver relatos de Vdf FTTH sobre rede de Nos, e como funciona em latência.
 
não existe VDF FTTH sobre rede NOS ou vice versa. O que existe é serviços de cada um sobre a rede do outro. é como se fosse um circuito alugado, ou seja terá tanta qualidade , à partida, quanto a rede a ser usada pelo próprio operador.
 
não existe VDF FTTH sobre rede NOS ou vice versa. O que existe é serviços de cada um sobre a rede do outro. é como se fosse um circuito alugado, ou seja terá tanta qualidade , à partida, quanto a rede a ser usada pelo próprio operador.
Por isso mesmo é que refiro que cá está uma desgraça, porque deve estar a levar com as mesmas rotas da VDF...
O ping aliás ainda está pior na Nos que na VDF.
Eu estou a falar em 8ms por ligação, a VDF anda aqui nos 9 a 10ms e a NOS entre 16 a 20ms
 
Tenho FTTH
Ping na NOS... uma maravilha

meu pacote ja tem 20 meses... contrato 120/12

e tenho isto:
https://www.speedtest.net/my-result/d/068f8359-b159-4b9d-b3a0-76a2964e7e32
068f8359-b159-4b9d-b3a0-76a2964e7e32
 
isso não é pacote 200, é 100/100 . em FTTH o pacote 100 tem mais uns pozinhos e vai ate aos 140/150

em FTTH pacote 100 é 100 upload

por isso que nao tiveste mexida no pacote, subscreveste 120/20, poucos meses upload foi passado a 100, pacote 200/100 vai aos 240 download
 
Alcanena já pode aderir à NOS Ftth (sobre rede Vdf)

5Wb6oXWl.jpg


Relativamente aos problemas de ping na Ftth da NOS sobre rede ftth da Vodafone, isso é estranho, pois instalei diversos clientes da Vdf sobre Rede Meo, e tenho um amigo que instala Meo, e que também já instalou sobre rede Vdf e nunca viu diferenças substanciais na latência...

E do que conheço da rede NOS Ftth (Portalegre e Nazaré), os pings andam a rondar os 7/8ms, acho isso muito esquisito.

Aliás como foi referido atrás, é um aluguer de linha, a manutenção de um PDO vodafone é exactamente igual para um cliente NOS ou VDF, tal como era, e continua a ser na rede partilhada VDF/MEO...
 
Alcanena já pode aderir à NOS Ftth (sobre rede Vdf)

5Wb6oXWl.jpg


Relativamente aos problemas de ping na Ftth da NOS sobre rede ftth da Vodafone, isso é estranho, pois instalei diversos clientes da Vdf sobre Rede Meo, e tenho um amigo que instala Meo, e que também já instalou sobre rede Vdf e nunca viu diferenças substanciais na latência...

E do que conheço da rede NOS Ftth (Portalegre e Nazaré), os pings andam a rondar os 7/8ms, acho isso muito esquisito.

Aliás como foi referido atrás, é um aluguer de linha, a manutenção de um PDO vodafone é exactamente igual para um cliente NOS ou VDF, tal como era, e continua a ser na rede partilhada VDF/MEO...
Então vem a minha terra e logo vês, rede Vdf tem 10ms e na NOS entre 16 a 20ms, testes feitos a minha frente e em mais que uma casa. Aliás já postei testes de velocidade acerca disso
 
Última edição:
Então vem a minha terra e logo vês, rede Vdf tem 10ms e na NOS entre 16 a 20ms, testes feitos a minha frente e em mais que uma casa. Aliás já postei testes de velocidade acerca disso

Tás no meio da serra queres o quê :-D ...

Mais a sério, isso é muito esquisito, aí ainda estão a expandir a rede ou a criar novas células?

No entroncamento quando abriu a rede MEO/VDF, era só stresses com a rede, algumas células davam problemas, mas eram mais graves que latências, normalmente eram potências fora de parâmetros, ou encaminhamentos errados (pon's errados).

E latências de 16 a 20ms é mesmo muito esquisito, eu quando tive Sapo ADSL a 100m da central tinha sempre fixos 14ms.

E já reportaram alguma coisa à NOS?
 
Tás no meio da serra queres o quê :-D ...

Mais a sério, isso é muito esquisito, aí ainda estão a expandir a rede ou a criar novas células?

No entroncamento quando abriu a rede MEO/VDF, era só stresses com a rede, algumas células davam problemas, mas eram mais graves que latências, normalmente eram potências fora de parâmetros, ou encaminhamentos errados (pon's errados).

E latências de 16 a 20ms é mesmo muito esquisito, eu quando tive Sapo ADSL a 100m da central tinha sempre fixos 14ms.

E já reportaram alguma coisa à NOS?
Estou bem no Litoral, zona do concelho mais a litoral, vivo a cerca de 15 kms da Nazaré.
Apanhei foi uma zona onde dou muitas voltas pela rede daí a latência mais alta, para teres uma ideia estou ligado a central da Batalha, colegas meus de localidades vizinhas ligados a central de Alcobaça e ja não sofrem tanto desse problema.
É mesmo mal da VDF, mas um USER aqui do fórum já referiu que esse problema existe devido à trabalho mal feito
 
Estou bem no Litoral, zona do concelho mais a litoral, vivo a cerca de 15 kms da Nazaré.
Apanhei foi uma zona onde dou muitas voltas pela rede daí a latência mais alta, para teres uma ideia estou ligado a central da Batalha, colegas meus de localidades vizinhas ligados a central de Alcobaça e ja não sofrem tanto desse problema.
É mesmo mal da VDF, mas um USER aqui do fórum já referiu que esse problema existe devido à trabalho mal feito

Se tás no concelho de Porto de Mós, sei de alguns filmes, mas tipo há um ano atrás, mas corrigido logo, a rede era ainda verde...

Mas no centro de Porto de Mós instalei alguns clientes sem stresses, obviamente nos clientes não testamos rotas, nem usamos o dslreports, usamos o speedtest ookla da VDF que é o oficial para trabalho, mas se te dizer que foi raro a latência que apanhei em 5 anos de VDF acima de 10ms.

Se te queixas das voltas, possivelmente isso poderia ser melhorado nas JFO e JSO, mas julgo que seria marginalmente, também pode ser dos equipamentos nas centrais, fibras "sujas" nos sfp's e/ou patchings, mas se as coisas são marginais e tens a velocidade contratada, duvido que a NOS ou a VDF faça alguma coisa.

Se o trabalho foi mal feito, é problema da construtora da rede, neste caso julgo que nessa zona deve ser sido a CBE, na Guarda apanhei o desenvolvimento da rede de raiz, até devido à rede SIBS da VDF, e foi a CBE que construiu lá também, e em 1 ano lá, detectei muito erros, mas nada de latências, o mais comum é o que te digo, potências fora de parâmetros ou encaminhamentos errados das pon's.

Mas jogas muito online?
 
Back
Topo