NOS FTTH

Sacavém houve muitos relatos de zona congestionada aqui fórum do tópico congestionamento. andar passar fibra não quer dizer hfc desista, mas pode ser para criar mais células zona para dividir as existentes e acabar problemas.

o hfc tem fibra até celulas/armários zona e so depois é que sai coaxial para postes ou condutas para prédios

os problemas em Sacavém nunca percebi bem. com todos operadores disponíveis, a NOS deve ter uma cota elevada clientes
 
Na zona onde vivo, a 250 metros quer o site quer os vários telefonistas com que já falei, confirmaram haver "fibra" da NOS.

Após insistência minha noutra thread, onde mostrei as imagens, obtive respostas que desmentem isso, pois na realidade só há HFC, e que a prática da NOS é chamar "fibra" ao cabo híbrido... enfim.

Hoje, após a deslocaçao de um técnico para instalar Satélite e net 4G (que falhou, pois na verdade só tenho 3G e no máximo nem chegou a 2 Mbps) ele reparou que o cabo de "fibra" (HFC) que abastece a vila na periferia da qual vivo, passa mesmo ao lado da minha casa, através de postes da EDP.

Esse cabo contínuo, sem caixas nem juntas, segue até ao início da vila, a 250 metros da minha casa, onde segue via subterrânea para os prédios imediatamente a seguir (280 m da minha casa), e que já confirmei que têm a tal "fibra" (HFC) da NOS.

Antes, sabendo onde começa a "fibra", disseram haver indisponibilidade para colcoar o fio que falta até minha casa. Mas agora que sei que o cabo de fibra passa mesmo ao lado da minha casa, o que posso fazer com esta nova informação? Poderá facilitar a disponibilidade para a instalação de uma ligação, ou nem por isso?

É que pode ser HFC, e não FTTH, mas sempre é melhor que o ADSL via cobre onde só tenho 12 Mbps (se as MEO-boxes estiverem desligadas, pois os canais SD ocupam 2.3 Mbps, e os canais HD ocupam quase cerca de 5.7 Mbps). Qualquer sugestão ou ajuda (nem que seja para me tirar a dúvida e dizer que não é possível fazer nada) é bem vinda!
 
Na zona onde vivo, a 250 metros quer o site quer os vários telefonistas com que já falei, confirmaram haver "fibra" da NOS.

Após insistência minha noutra thread, onde mostrei as imagens, obtive respostas que desmentem isso, pois na realidade só há HFC, e que a prática da NOS é chamar "fibra" ao cabo híbrido... enfim.

Hoje, após a deslocaçao de um técnico para instalar Satélite e net 4G (que falhou, pois na verdade só tenho 3G e no máximo nem chegou a 2 Mbps) ele reparou que o cabo de "fibra" (HFC) que abastece a vila na periferia da qual vivo, passa mesmo ao lado da minha casa, através de postes da EDP.

Esse cabo contínuo, sem caixas nem juntas, segue até ao início da vila, a 250 metros da minha casa, onde segue via subterrânea para os prédios imediatamente a seguir (280 m da minha casa), e que já confirmei que têm a tal "fibra" (HFC) da NOS.

Antes, sabendo onde começa a "fibra", disseram haver indisponibilidade para colcoar o fio que falta até minha casa. Mas agora que sei que o cabo de fibra passa mesmo ao lado da minha casa, o que posso fazer com esta nova informação? Poderá facilitar a disponibilidade para a instalação de uma ligação, ou nem por isso?

É que pode ser HFC, e não FTTH, mas sempre é melhor que o ADSL via cobre onde só tenho 12 Mbps (se as MEO-boxes estiverem desligadas, pois os canais SD ocupam 2.3 Mbps, e os canais HD ocupam quase cerca de 5.7 Mbps). Qualquer sugestão ou ajuda (nem que seja para me tirar a dúvida e dizer que não é possível fazer nada) é bem vinda!
Esse cabo que passa ao lado da sua casa é a parte da rede hfc que é mesmo fibra, essa fibra vai até um armario onde tem um node óptico onde o sinal óptico é transformado em sinal rf para os cabos coaxiais. Eles não devem crer expandir mais a rede hfc nessa rua, nem nessa nem nenhuma, agora so mesmo ftth.
 
O pessoal pensa mesmo que o HFC é cabo coaxial tanto dentro como fora de casa lol?

O pessoal pensa, logo sempre é melhor que quem não pensa antes de comentar.

O pessoal que fala de HFC, é pessoal que sabe que a sigla significa Hybrid Fiber-Coaxial, e esse pessoal sabe também que a tradução é Híbrido Fibra-Coaxial, o que leva o pessoal a a deduzir que se trata de uma rede de fibra na estrutura principal, complementada com coaxial até casa do cliente, ou seja, o pessoal sabe distinguir que isso é pior que a fibra FTTH, mas normalmente melhor que ADSL.

E mesmo que haja pessoal que não o sabe ainda, ou porque nunca percebeu bem como funciona, ou porque é pessoal que tem mais coisas a que prefere dar atenção, a obrigação do restante pessoal é ajudar, pois essa é uma das utilidades da haver uma thread sobre o assunto para o pessoal trocar ideias.

O pessoal também faz lol, porque se deparou com quem sabe uma coisa e pensa que os outros não sabem e se ri devido a isso, o que é algo que o pessoal sabe que só os apalermados fazem. Imagine que a atitude do pessoal que é professor era essa, e depressa percebe que se ririam apalermadamente de Setembro a Julho, sem nunca chegarem a ensinar nada. O pessoal demonstra assim a parvoíce de tal atitude.

O pessoal questiona o que significa um ponto de interrogação (?) a seguir a um "lol". O pessoal colcoa a hipótese sa pessoa ser tão incapaz que nem sequer sabe se se está mesmo a rir. O pessoal termina aqui o sarcasmo, pois por hoje o pessoal acha que já chega.

Cumprimentos aos restantes que gostam de ajudar, que fazem serviço público ao informar quem pergunta, e que não se dão ao desplante de comentar de forma parola/troll...
 
Esse cabo que passa ao lado da sua casa é a parte da rede hfc que é mesmo fibra, essa fibra vai até um armario onde tem um node óptico onde o sinal óptico é transformado em sinal rf para os cabos coaxiais. Eles não devem crer expandir mais a rede hfc nessa rua, nem nessa nem nenhuma, agora so mesmo ftth.

Eles não devem querer? Supões tu, ou baseias-te nalguma coisa? Se é uma intenção factual da NOS, estou tramado.

A rede HFC foi aqui colocada há pouco mais de 2 anos, lembro-me de os ver colocar o cabo (no início pensei que era para FTTH), esperei o fim da fidelização MEO ADSL, e quando telefonei para a NOS, afinal não havia nada (apesar de confirmarem a "fibra" ao fundo da rua, onde o código postal é diferente...), pelo que nunca mais liguei ao assunto, e re-fidelizei no MEO (até Setembro-2018). :neutral:

Agora a frustração com a MEO é tanta que lá aceitei passar para o Satélite NOS... O técnico cá veio, olhou para os postes, e confirmou que o caraças do cabo (HFC) afinal passa mesmo junto à minha casa para ir servir a vila que está a 200 e tal metros, e afirmou que pela forma como a infraestrutura está montada, não havia hipótese de eu usufruir dela. :facepalm:

De qualquer forma, muito obrigado pela ajuda e explicações. Volto a tentar em 2020... até lá, teremos mais N aldeias desertas com RNG que ninguém usa, e N anúncios dos ISP a dizer que já chegaram a não sei quantos milhões de casas. Se temos 5.9 milhões de casas, hão de anunciar fibra em 5.8 milhões, e eu sem ela, e ela (pelo menos o HFC da NOS) a 250 metros da minha casa... :014:
 
Eles não devem querer? Supões tu, ou baseias-te nalguma coisa? Se é uma intenção factual da NOS, estou tramado.

A rede HFC foi aqui colocada há pouco mais de 2 anos, lembro-me de os ver colocar o cabo (no início pensei que era para FTTH), esperei o fim da fidelização MEO ADSL, e quando telefonei para a NOS, afinal não havia nada (apesar de confirmarem a "fibra" ao fundo da rua, onde o código postal é diferente...), pelo que nunca mais liguei ao assunto, e re-fidelizei no MEO (até Setembro-2018). :neutral:

Agora a frustração com a MEO é tanta que lá aceitei passar para o Satélite NOS... O técnico cá veio, olhou para os postes, e confirmou que o caraças do cabo (HFC) afinal passa mesmo junto à minha casa para ir servir a vila que está a 200 e tal metros, e afirmou que pela forma como a infraestrutura está montada, não havia hipótese de eu usufruir dela. :facepalm:

De qualquer forma, muito obrigado pela ajuda e explicações. Volto a tentar em 2020... até lá, teremos mais N aldeias desertas com RNG que ninguém usa, e N anúncios dos ISP a dizer que já chegaram a não sei quantos milhões de casas. Se temos 5.9 milhões de casas, hão de anunciar fibra em 5.8 milhões, e eu sem ela, e ela (pelo menos o HFC da NOS) a 250 metros da minha casa... :014:
em novas zonas agora so instalam ftth, até 2022 a rede hfc vai ser reduzida a 30% da rede NOS, neste momento é 70% hfc, a tendência é reduzir o hfc e não a expandir.
 
Eles não devem querer? Supões tu, ou baseias-te nalguma coisa? Se é uma intenção factual da NOS, estou tramado.

A rede HFC foi aqui colocada há pouco mais de 2 anos, lembro-me de os ver colocar o cabo (no início pensei que era para FTTH), esperei o fim da fidelização MEO ADSL, e quando telefonei para a NOS, afinal não havia nada (apesar de confirmarem a "fibra" ao fundo da rua, onde o código postal é diferente...), pelo que nunca mais liguei ao assunto, e re-fidelizei no MEO (até Setembro-2018). :neutral:

Agora a frustração com a MEO é tanta que lá aceitei passar para o Satélite NOS... O técnico cá veio, olhou para os postes, e confirmou que o caraças do cabo (HFC) afinal passa mesmo junto à minha casa para ir servir a vila que está a 200 e tal metros, e afirmou que pela forma como a infraestrutura está montada, não havia hipótese de eu usufruir dela. :facepalm:

De qualquer forma, muito obrigado pela ajuda e explicações. Volto a tentar em 2020... até lá, teremos mais N aldeias desertas com RNG que ninguém usa, e N anúncios dos ISP a dizer que já chegaram a não sei quantos milhões de casas. Se temos 5.9 milhões de casas, hão de anunciar fibra em 5.8 milhões, e eu sem ela, e ela (pelo menos o HFC da NOS) a 250 metros da minha casa... :014:
O problema das ligações pode ser mais fácil ou mais difícil de resolver de acordo com as motivações das empresas e a concorrência que tenham no local.
Tenho HFC mas apesar de a ligação principal passar pelo mesmo local há mais de dez anos - quando lá instalaram - não era possível ligar a minha casa por condições técnicas - para a empresa inicial só seriam resolvidas se pagasse - bem - a "puxada" e negociasse com vizinhos a colocação de postes; com a NOS o cenário não seria muito diferente de início, até ao fim de quase um mês de insistência minha ter sido resolvida a autorização superior e a colaboração de uma equipa que conseguiu superar as dificuldades intransponíveis (para os anteriores) sem nenhum poste nos vizinhos, simplesmente com um vão maior de suspensão, devidamente acautelado. E o sinal nunca teve problemas por esse factor.
A chegada do FTTH à localidade foi feita pela Vodafone que a partilhou com a MEO: embora tivesse sido ativada e publicitada pela MEO para a localidade, numa parte da mesma onde a MEO tinha ADSL e não previa clientes não foi ativada e agora não é possível, por falta de partilha. Não me afeta porque tinha a Vodafone, embora use a MEO noutra parte da localidade por conveniência.
Mas pior do que eu estão vizinhos que não foram "interessantes" em perspectiva comercial para nenhum dos dois - como não tinham sido para que instalou HFC - e estão limitados ao ADSL e ao satélite.
Se vejo isto numa cidade que não sendo grande não é propriamente minúscula, imagino a angústia de quem por vezes nem mesmo a mais fraca das opções tem. Mesmo com os seus condicionalismos - é que tive adsl e sei o que penei com a PT e depois com eles através da Clix para que a linha não se degradasse tanto...
Quem tiver a sorte de calhar na rota dos planos dos três "grandes" ou pelo menos de um deles pode ser um privilegiado, sem esquecer que nem sempre é tão simples como isso, bastando ver os locais congestionados da NOS...
 
O pessoal pensa mesmo que o HFC é cabo coaxial tanto dentro como fora de casa lol?
LOL
Novidades essas pessoas que pensam assim pensam bem, muitos dos cabos da NOS que se vê fora de casa não são de fibra. A fibra só vai até às a uns "armários" que existem na rua, a partir daí sai um cabo coaxial que muitas vezes vai pela rua fora, com terminais de ligação para as casas.
Ou seja cabo coaxial na rua e em casa.
 
em novas zonas agora so instalam ftth, até 2022 a rede hfc vai ser reduzida a 30% da rede NOS, neste momento é 70% hfc, a tendência é reduzir o hfc e não a expandir.

A redução da percentagem pode querer dizer três coisas bem diferentes:
(1) mantém-se o HFC instalado, mas é comparativamente menor à medida que há mais FTTH instalada;
(2) vão fazer substituição da rede HFC instalada por rede FTTH;
(3) vão continuar a expandir onde há HFC na totalidade da zona urbana e só falta cobrir algumas casas na periferia, mas a expansão será residual, e a expansão FTTH (onde ainda não há nenhuma rede) será muitíssimo maior.

Em qualquer dessas opções há diminuição da percentagem da rede HFC em relação ao total. Sabes qual das opções será?

Se for (1) estou condenado ao Satélite NOS, ou MEO ADSL, até 2022 caso a MEO também não intervenha aqui.
Se for (2) só poderei almejar ter cobertura aquando da substituição (duvido que substituam algo tão recente aqui em Soure, instalado há pouco mais de 2 ou 3 anos), e mesmo assim não é líquido que seja seguida de expansão.
Se for (3) posso ter alguma sorte nesse período de 4 anos, dada a curta distância da minha casa até à zona coberta atualmente.

... Tenho HFC mas apesar de a ligação principal passar pelo mesmo local há mais de dez anos - quando lá instalaram - não era possível ligar a minha casa por condições técnicas - para a empresa inicial só seriam resolvidas se pagasse - bem - a "puxada" e negociasse com vizinhos a colocação de postes; com a NOS o cenário não seria muito diferente de início, até ao fim de quase um mês de insistência minha ter sido resolvida a autorização superior e a colaboração de uma equipa que conseguiu superar as dificuldades intransponíveis (para os anteriores) sem nenhum poste nos vizinhos, simplesmente com um vão maior de suspensão (...)
Mas pior do que eu estão vizinhos que não foram "interessantes" em perspectiva comercial para nenhum dos dois - como não tinham sido para que instalou HFC - e estão limitados ao ADSL e ao satélite.
Se vejo isto numa cidade que não sendo grande não é propriamente minúscula, imagino a angústia de quem por vezes nem mesmo a mais fraca das opções tem...

A vila aqui ao lado, com HFC da NOS, tem 8 mil habitantes. A minha casa fica a 250 metros da zona coberta, num local com meia dúzia de casas... o fio de fibra que leva HFC para a vila passa nos postes da EDP, ao lado da minha casa. Se é como dizes, estou numa zona que era e continuará a ser "desinteressante"... :014:

Ainda é possível negociar a "puxada", ou o preço e indisponibilidade atual da NOS fazem com que nem valha a pena falar disso?
 
Última edição:
com upgrade para docsis 3.1 também não estou ver a desactivarem tao depressa HFC. tal como @xiixaz refere, a diminuição da % HFC em 2022 não quer dizer conversao para FTTH, mas ao aumentar numero casas cobertas por FTTH propria e da VDF, obvio que % do HFC vai baixando.

andam há 5 anos a implementar 3.1 para durar 4 anos ? para além dos custos de intervenção dentro casa clientes
 
Ainda é possível negociar a "puxada", ou o preço e indisponibilidade atual da NOS fazem com que nem valha a pena falar disso?
Não te sei dizer o valor sei que na altura era alto, além de ser questionável o cliente ter de pagar investimento à empresa que depois se serve dele para outros clientes beneficiando sempre e à custa do cliente "necessitado" de opções.
Neste momento talvez seja mais razoável insistir com eles para investirem em FTTH. E deixá-los ver se lhes compensa servir transitoriamente um cliente em HFC custeando eles - o que investem, se não for uma enormidade, pode ter retorno na captação do cliente e na "fidelização" deste porque certos actos podem ter efeitos paralelos na relação cliente-empresa.
 
Sacavém houve muitos relatos de zona congestionada aqui fórum do tópico congestionamento. andar passar fibra não quer dizer hfc desista, mas pode ser para criar mais células zona para dividir as existentes e acabar problemas.

o hfc tem fibra até celulas/armários zona e so depois é que sai coaxial para postes ou condutas para prédios

os problemas em Sacavém nunca percebi bem. com todos operadores disponíveis, a NOS deve ter uma cota elevada clientes

Sacavém, Camarate, Catujal, Apelação, vão ser fibrados em todos os sítios pela Nos, não é para armários.
Falei com um gajo da NOS que andava no Catujal e disse que pretendem roubar o resto dos clientes ao MEO e em Sacavém a Vodafone.

Conheco um gajo na apelação que diz que tem meo lá e as pessoas continuam a meter Nos que nao é fibra e até pagam mais caro

Meo associado a adsl, pensam que fibra Meo é igual
 
Bem, posso-vos contar a minha história: Cliente HFC NOS há 7 anos (após a era do MODEM, RDIS e ADSL!).

SEMPRE tive as velocidades contratadas (é algo que testo regularmente, principalmente o UPLOAD, que é bem mais importante que o download - pelo menos para mim).

- Há alguns anos renegociei para IRIS 100/10 - e sempre tive as velocidades
- Em AGOSTO de 2017 entrei para o programa pilotos do ROUTER 4 e sincronizaram-me a 200/20 (ninguém sabe as razões! não era segrego!)
- Em AGOSTO de 2018 sincronizaram-me para 100/10 novamente... e a partir daí foi um DESCALABRO!!!

As velocidades NUNCA mais foram as contratadas! Agora tenho em média 40 a 50Mbps de DOWNLOAD (e 10 a 12 de UPLOAD)!!! UMA VERGONHA! Há muita gente a queixar-se do mesmo desde AGOSTO deste ano!!! Quebras de ligação, são o prato do dia! https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-4

Desisti do programa pilotos (não me dão vantagens, só problemas) e agora luto para exigir uma igualdade com as ofertas NÃO OFICIAIS que estão a dar aos clientes FTTH no que toca ao UPLOAD! https://portaldaqueixa.com/internet...-clientes-no-que-toca-a-velocidades-de-upload

Claro que a NOS, com a rede toda "retalhada" e sem nexo no que anda a fazer (ora expande HFC, ora quer meter DOCSIS 3.1, ora quer aumentar a fibra, ora comercializa ROUTERS sem qualquer qualidade - o ROUTER 4 é um FIASCO... imagino o 5...) evita, a TODO O CUSTO, publicitar as velocidades de UPLOAD (o consumidor iria fazer perguntas incómodas, e tal não interessa!): https://portaldaqueixa.com/internet...tarifarios-de-internet-prejudica-o-consumidor

Acima de tudo a NOS deveria assumir a vergonhosa limitação na velocidade de UPLOAD (10Mbps) em zonas HFC, contra as fantásticas velocidades de 100Mbps em zonas FTTH. Clientes a pagar O MESMO, pelo mesmo pacote, e com diferenças de 5 X na velocidade de upload, é pura discriminação!
 
Bem, posso-vos contar a minha história: Cliente HFC NOS há 7 anos (após a era do MODEM, RDIS e ADSL!).

SEMPRE tive as velocidades contratadas (é algo que testo regularmente, principalmente o UPLOAD, que é bem mais importante que o download - pelo menos para mim).

- Há alguns anos renegociei para IRIS 100/10 - e sempre tive as velocidades
- Em AGOSTO de 2017 entrei para o programa pilotos do ROUTER 4 e sincronizaram-me a 200/20 (ninguém sabe as razões! não era segrego!)
- Em AGOSTO de 2018 sincronizaram-me para 100/10 novamente... e a partir daí foi um DESCALABRO!!!

As velocidades NUNCA mais foram as contratadas! Agora tenho em média 40 a 50Mbps de DOWNLOAD (e 10 a 12 de UPLOAD)!!! UMA VERGONHA! Há muita gente a queixar-se do mesmo desde AGOSTO deste ano!!! Quebras de ligação, são o prato do dia! https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-4

Desisti do programa pilotos (não me dão vantagens, só problemas) e agora luto para exigir uma igualdade com as ofertas NÃO OFICIAIS que estão a dar aos clientes FTTH no que toca ao UPLOAD! https://portaldaqueixa.com/internet...-clientes-no-que-toca-a-velocidades-de-upload

Claro que a NOS, com a rede toda "retalhada" e sem nexo no que anda a fazer (ora expande HFC, ora quer meter DOCSIS 3.1, ora quer aumentar a fibra, ora comercializa ROUTERS sem qualquer qualidade - o ROUTER 4 é um FIASCO... imagino o 5...) evita, a TODO O CUSTO, publicitar as velocidades de UPLOAD (o consumidor iria fazer perguntas incómodas, e tal não interessa!): https://portaldaqueixa.com/internet...tarifarios-de-internet-prejudica-o-consumidor

Acima de tudo a NOS deveria assumir a vergonhosa limitação na velocidade de UPLOAD (10Mbps) em zonas HFC, contra as fantásticas velocidades de 100Mbps em zonas FTTH. Clientes a pagar O MESMO, pelo mesmo pacote, e com diferenças de 5 X na velocidade de upload, é pura discriminação!

Eu também tenho HFC 200 / 20. Era o que havia (agora há Vodafone, também). Se fosse ADSL ou 4G era pior. Os tubarões destas Empresas, metem o dinheiro ao bolso. Vão gerindo os recursos que já têm, como é o caso do DOCSIS. Não é pessoal.

O upload para mim, não é tão importante como a velocidade de download mas claro que acaba por não ser correcto uns terem 20 e outros terem 100 (cinco vezes mais).

Já para não falar, que a concorrência em Portugal já oferece pacotes com 200Mbps de upload e mundialmente já há ofertas de 1Gbps.

A NOS vai estar sempre atrás da concorrência. Ou porque o zapping não é tão rápido (apesar das melhorias feitas), ou porque a internet não atinge as mesmas velocidades, pings, bufferbloat...

Por isso, a NOS tinha a obrigação de pelo menos distribuir o melhor router do mercado porque não tem a melhor rede do mercado. Seria uma compensação, mas não. Todavia, o router 4 é efectivamente melhor do que os anteriores desta Empresa.

Safa a NOS o preço não oficial dos pacotes para actuais clientes. Arranjar um 3p completo por 29€ e 200Mbps está muito bom, e se contarmos que a NOS é dona dos TVC e Series e os oferece a custo 0€, para além de outros extras como a app NOS TV etc... ainda melhor.

Se fosse livre de escolher com base exclusiva na qualidade, acho que ia para a MEO fibra (lógico) e comprava o meu router. A Vodafone não deixa fazer bridge por isso fica em segundo e a NOS em 3ª, actualmente.

Mas no computo geral, está tudo equilibrado. Todavia, alguém tem de ficar em 1º , 2º e 3º. Assim sendo são as minhas preferências.
 
Última edição:
Mas no computo geral, está tudo equilibrado. Todavia, alguém tem de ficar em 1º , 2º e 3º. Assim sendo são as minhas preferências.

Equilibrado? Longe disso! Enquanto a NOS não for JUSTA com o clientes no que toca a velocidades de UPLOAD, a NOS estará sempre na cauda de todos os operadores no que toca a NET (nem quero falar na BOX, porque a IRIS é um desespero)

Ou fazem pacotes diferenciados (100/10, 200/20, 100/100, 200/100, 200/200) ou estão, simplesmente a usar um sistema discriminatório que TEM de ser travado!
 
Equilibrado? Longe disso! Enquanto a NOS não for JUSTA com o clientes no que toca a velocidades de UPLOAD, a NOS estará sempre na cauda de todos os operadores no que toca a NET (nem quero falar na BOX, porque a IRIS é um desespero)

Ou fazem pacotes diferenciados (100/10, 200/20, 100/100, 200/100, 200/200) ou estão, simplesmente a usar um sistema discriminatório que TEM de ser travado!

Dentro do possível eu acho que não estão a fazer mal. Onde é possível dar 100 de upload (zonas que eram da Optimus, novas zonas com cobertura) dão.

Zonas HFC, dão o possível e vão trabalhando para que todos possam ter 100Mbps (dizem que até ao fim deste ano, mas não acredito). 20Mbps sempre é 20x mais do que o ADSL, que é o que muita gente tem como alternativa ainda.
 
Dentro do possível eu acho que não estão a fazer mal. Onde é possível dar 100 de upload (zonas que eram da Optimus, novas zonas com cobertura) dão.

Zonas HFC, dão o possível e vão trabalhando para que todos possam ter 100Mbps (dizem que até ao fim deste ano, mas não acredito). 20Mbps sempre é 20x mais do que o ADSL, que é o que muita gente tem como alternativa ainda.

Não é justo. É discriminatório. É como estares a vender bilhetes de primeira classe e segunda classe, ao mesmo preço, PUBLICITANDO a mesma qualidade de serviço. Mas que pelo menos dessem 20Mbps nas zonas HFC a todos os clientes! Agora... 10Mbps? 1/10 da concorrência e das suas próprias zonas FTTH?
 
Não é justo. É discriminatório. É como estares a vender bilhetes de primeira classe e segunda classe, ao mesmo preço, PUBLICITANDO a mesma qualidade de serviço. Mas que pelo menos dessem 20Mbps nas zonas HFC a todos os clientes! Agora... 10Mbps? 1/10 da concorrência e das suas próprias zonas FTTH?

Pá, justo não é, mas a vida não é justa... A política da NOS é a política da MEO mas entre clientes ADSL vs FTTH, que ainda é pior. Eu aderi aos 200 / 20 porque na altura era o melhor que havia aqui. Como há quem pague ADSL porque não há mais.

Reclama. Mas nunca te prives de ver as coisas como são...
 
Back
Topo