NOS FTTH

Se instalam o 5.0 é HFC

Na informação se virmos o cabeçalho da página indica a tecnologia e em HFC apesar de falarem em fibra está identificado Cabo
captura-cabo.png

Já agora HFC é Hybrid Fiber Coaxial em que a ligação até um equipamento deles (armário ou central) é por fibra e depois é a ligação final por coaxial.
Não é FTTH até algum lado porque FTTH tem que ser até a casa do cliente. Há outras variantes de fibra (FTTB por exemplo) mas não usam a mesma tecnologia que o HFC / cabo mesmo na parte final da ligação

isso do cabeçalho não deve ser assim muito fiável pois na minha zona é FTTH e diz cabo no cabeçalho
 
isso do cabeçalho não deve ser assim muito fiável pois na minha zona é FTTH e diz cabo no cabeçalho
Pelos vistos a identificação de FTTH no sistema é que não é porque nos locais que conheço diferencia bem entre Cabo e Satélite.
Mas como a NOS não está muito interessada em divulgar corretamente onde já distribui por FTTH nem é de admirar

E confirmo que isso acontece por aqui também - zonas que foram "fibradas" recentemente pela NOS e funcionam em partilha com a Vodafone estão a dar informação de fibra e no cabeçalho cabo quando ainda há pouco tempo davam cobertura satélite. Deve dar muito trabalho colocar a base de dados a informar correctamete ... Ou talvez não seja conveniente...
 
Última edição:
Deve ser difícil tornar mais claro...
Por acaso tinha acabado de confirmar pelo site da Vodafone que lá já informavam dos novos locais - ainda há pouco tempo não davam...
 
No meu link mostra HFC. No link da Vodafone informa que Fibra está disponivel. O Que isso significa? Afinal, há ou não as vantagens da fibra em minha residencia?

Mais importante, o upload será da Fibra ou baixo como nos pacotes comuns?

Agradeço!
 
No meu link mostra HFC. No link da Vodafone informa que Fibra está disponivel. O Que isso significa? Afinal, há ou não as vantagens da fibra em minha residencia?

Mais importante, o upload será da Fibra ou baixo como nos pacotes comuns?

Agradeço!

Se fores para a NOS não vais ter as vantagens como dizes da fibra, mas sim HFC com upload abaixo da fibra.

Ainda não tens fibra da NOS na tua residência, só tens fibra se fores para a vodafone.

cumps.
 
Última edição:
No meu link mostra HFC. No link da Vodafone informa que Fibra está disponivel. O Que isso significa? Afinal, há ou não as vantagens da fibra em minha residencia?

Mais importante, o upload será da Fibra ou baixo como nos pacotes comuns?

Agradeço!

O upload será dos pacotes comuns CABO

Sim há muitas diferenças entre a fibra estar num nó ótico longe ou até mesmo perto de ti que passará para a rede coaxial da rua ou da zona para posteriormente ser partilhada pelos clientes à fibra que entrar diretamente em tua casa. Não só no serviço que te poderão oferecer mas também na sua estabilidade.

Em zonas da antiga TV Cabo ( que estão a funcionar com a tecnologia CABO da NOS) não se sabe quando se colocará fibra ótica.
 
Em zonas em que avançou a partilha com a Vodafone aqueles que não tinham cobertura HFC vão - possivelmente - ter mais sorte que o comum dos clientes com cobertura HFC.
Assisti a isso numa rua (que verifiquei atrás) dentro de uma cidade com cobertura HFC em que pelos vistos avançou a partilha pontual com a Vodafone - até foi a NOS que completou a cobertura e a disponibilizou porque os clientes só tinham satélite da NOS e adsl da MEO. Agora estou rodeado por localidades com cobertura FTTH NOS e com alguns clientes FTTH NOS na mesma cidade.

Podia ser pior porque a minha cobertura HFC vai sendo estável - bem pior estiveram os clientes dessas zonas que não tinham nada que se aproveitasse até agora.

Portanto pode ser que os planos até avancem rápido -aparentemente muito mais rápido que o upgrade efectivo para DOCSIS 3.1 nos clientes...
 
Mesmo :)

Eles vão aguentando enquanto podem...mantendo a infraestrura que têm...enquanto o pessoal não se queixar

Bolas... eu queixo-me e bem!
https://portaldaqueixa.com/brands/n...-no-que-toca-a-velocidades-de-upload-22826718
https://portaldaqueixa.com/brands/n...s-de-internet-prejudica-o-consumidor-22334418

Esta semana apareceu ca na rua uma Sra que dizia fazer parte da equipa de gestão da NOS, e que foi destacada especialmente para resolver os problemas na rua onde moro.
Disse que tinha conhecimento que já tínhamos tentado aderi ao serviço de fibra da Vodafone e NOS, que os comerciais prometem tudo e depois não fazem nada e que ela estava ali para resolver a situação!

Ora, não é que andou a dizer aos moradores aqui da rua que a única forma de termos fibra, era aderirmos ao serviço DTH e que daqui a 1 mês seriamos todos migrados para fibra por causa duma politica interna!

A fibra aqui na zona foi instalada pela Vodafone há 3 anos, tendo deixado as casas do meio da rua sem cobertura.
2 anos depois, a NOS começou a vender pacotes também usando a rede partilhada da Vodafone!

Pela conversa da Sra que cá passou, tinha 2 teorias:

1. Ela é uma "#$!#"%# a tentar enganar as pessoas para conseguir ganhar a comissão dos contractos e depois desaparece
2. Poderá existir um plano da Vodafone para expandir para o resto da rua, e fazendo esta jogada estão já a prender os clientes a NOS. Desta forma se a Vodafone expandir, as pessoas apenas conseguem migrar para a NOS

Contactei um revendedor Vodafone aqui da zona a contar o sucedido, que contactou o gestor Vodafone, que por sua vez falou com a equipa de engenharia e disseram que não tinham nada planeado para esta rua!
Mas que esta jogada da NOS despertou interesse interno e vão avaliar novamente a situação

Mas pela resposta da Vodafone, a teoria 1 parece ser a mais provavel

Aqui aconteceu algo parecido em 2015! A VODAFONE instalou fibra na minha rua, que a brincar ainda tem umas dezenas de entradas, cada uma com 3 condóminos. PROBLEMA? Instalou 1 ou 2 PDOs! Ou seja... meia dúzia de entradas servidas! Há cobertura no inicio, e no FINAL! Os do meio ficaram a a ver a banda passar!

Continuo preso ao HFC da NOS (MEO nem pensar, é ADSL, que tive da antiga PT - SAPO, durante anos, e foi um calvário... ligado a uma central REMOTA com velocidades de caca).

Não compreendo esta aposta da VODAFONE. Tanta publicidade agressiva, ainda a fazem... contactei uma série de pessoas, analisamos o PDO mais próximo... ninguém consegue explicar as razões técnicas / comerciais desta decisão...

Será a FIBRA saturada que vem do inicio de outra rua repleta de prédios?
 
Última edição:
@marcolopespt :clap:

No caso da Vodafone cheira-me a desorganização do cadastro e não querem saber porque não está no referido cadastro.

Tenta o Gabinete de apoio à qualidade dando as coordenadas do local

O formulário de contacto é ridículo! Meia dúzia de caracteres para escrever, e ERRO ao enviar!! https://www.vodafone.pt/ajuda/contactos/formulario.html

Já tinha tentado por email ao apoio a clientes, e a resposta (depois de pedir esclarecimentos técnicos!) foi esta:

-------- Message --------
Subject: Vodafone 1591376 [1595706] [#1595706]
Date: Sat, 20 Oct 2018 17:00:10 +0000
From: [email protected] <[email protected]>
Reply-To: [email protected]
To: marcolopes

Estimado Sr. Marco Lopes,

No seguimento da nossa chamada e conforme indicado anteriormente não existe a viabilidade para a obtenção do serviço Fibra da Vodafone na morada indicada, devido à zona onde habita não se encontrar no raio de ação do PDO indicado por não existirem ligações.

Lamentamos desde já o transtorno causado, lembrando que estamos disponíveis para qualquer esclarecimento.

Votos de um bom fim de semana.

Com os melhores cumprimentos,


Paulo Gomes

Serviço de Apoio a Clientes
Vodafone Portugal
Avenida D. João II, 36, Parque das Nações, 1998-017 Lisboa, Portugal
vodafone.pt
 
Boas a todos no fórum.
Parece-me que em pouco tempo passei a ter cobertura de 3 opradoras FTTH na minha zona/CP.
Durante 2 anos tinha fibra da VDF na minha rua mas não à minha porta e não consegui que expandissem.
À pouco tempo passei a ter FTTH da meo à minha porta e agora, neste caso ontem fiz um teste de cobertura Nos por mero acaso e deu para minha surpresa cabo tech FTTH, básicamente fibra é um cabo.
Parece-me que a vdf no meu CP decidiu abrir a rede para partilhar com a Nos, já que não vejo aqui na zona nenhum pdo da Nos.
Aqui mesmo ao lado numa urbanização que tem cobertura dos 3 operadores com ftth e HFC o teste de cobertura dá cabo tech HFC.
Já não preciso de ir a correr aderir à meo, como ainda estou fidelizado espero mais um tempo para o valor da cessação antecipada do contrato baixar mais e mudo para a operadora que quero e pago o valor.
Cumprimentos
 
se tem actualmente NOS por HFC , é isso que vai continuar a ter.

infelizmente a NOS continua enganar o público pois os conhecimentos técnicos no geral são os básicos. Não é apenas neste sector, tantos outros aonde se passa o mesmo
 
Back
Topo