NOS FTTH

Cobertura cabo NOS no separador da página da NOS e depois no link do teste de cobertura diz &tech=FTTH.
Então é tudo ilusão?
É que até à pouco tempo tinha sempre cobertura de satélite/DTH.
 
Última edição:
No meu código postal NOS foi sempre satélite/DTH mas aqui num código postal vizinho com urbanização têm nuns prédios NOS HFC e noutras ruas de cobertura mais recente têm FTTH porque era satélite/DTH.
 
Última edição:
pois realmente ele disse que não tinha cobertura VDF (ausência de PDO da VDF)

Pois não sei...
Existir PDO da VDF até existe na minha rua, até existiram 2 da VDF mas removeram 1 um ano depois.
Mas o que está na rua informam sempre disseram na VDF que o sinal é insuficiente, será mesmo ou eles é que não querem mexer uma palha para resolver o probema.
O PDO da VDF que está na minha rua que dizem com sinal ótico insuficiente e sempre que questiono dizem que já fui devidamente informado sobre o assunto.
O engraçado é que existe à 2 anos uma única porta que tem cobertura VDF mas eles dizem que é erro do sistema, será?
Então e agora aparece no teste de cobertura da NOS com cobertura cabo NOS tech=FTTH?
Ou é uma grande confusão ou alguém anda a enganar e bem.
 
Última edição:
Existir PDO da VDF até existe na minha rua, até existiram 2 da VDF mas removeram 1 um ano depois.
Mas o que está na rua informam sempre disseram na VDF que o sinal é insuficiente, será mesmo ou eles é que não querem mexer uma palha para resolver o probema.
O PDO da VDF que está na minha rua que dizem com sinal ótico insuficiente e sempre que questiono dizem que já fui devidamente informado sobre o assunto.
O engraçado é que existe à 2 anos uma única porta que tem cobertura VDF mas eles dizem que é erro do sistema, será?
Então e agora aparece no teste de cobertura da NOS com cobertura cabo NOS tech=FTTH?
Ou é uma grande confusão ou alguém anda a enganar e bem.
Julgo que a grande questão atrás é saber se atualmente tem HFC nessa morada ou nos vizinhos mesmo ao lado.
Se não tem haverá possibilidade de terem superado a cobertura satélite com a partilha, mesmo que na zona mais alargada houvesse cobertura HFC - pelo que vi aqui perto avançam se não houver cobertura HFC já instalada na rua / local. E apercebi-me que a NOS além de ter criado a instalação em zona Vodafone ainda a alargou posteriormente quando deve ter tido pedidos de cobertura na continuação da rua. E claro que a cobertura também beneficia a Vodafone por ser zona partilhada desta.
Mas pode ter sido caso excepcional
 
Julgo que a grande questão atrás é saber se atualmente tem HFC nessa morada ou nos vizinhos mesmo ao lado.
Se não tem haverá possibilidade de terem superado a cobertura satélite com a partilha, mesmo que na zona mais alargada houvesse cobertura HFC - pelo que vi aqui perto avançam se não houver cobertura HFC já instalada na rua / local. E apercebi-me que a NOS além de ter criado a instalação em zona Vodafone ainda a alargou posteriormente quando deve ter tido pedidos de cobertura na continuação da rua. E claro que a cobertura também beneficia a Vodafone por ser zona partilhada desta.
Mas pode ter sido caso excepcional
Aqui na minha zona antes do ano de 2015/2016 quando a VDF andou a passar fibra dentro da cidade Tomar e depois em início de 2017 quando andaram em zonas pontuais na periféria a passar fibra, quem queria ver tv paga era só por DTH.
Fosse por Zon/Nos ou Meo tv paga era por satélite, em algumas urbanizações novas por iptv em cobre, em alguns casos era uma desgraça.
Por isso se decidiram avançar com FTTH em partilha, em zonas em que não existe HFC tanto melhor.
Eu sempre que aderi a serviço de tv paga teve que ser por satélite porque por linha de cobre era impossível e fibra era uma ilusão.
Se agora já são 3 operadoras por FTTH em pouco tempo quase que acho bom demais.
 
@Joseph_Manueli na minha morada também passou há pouco tempo para FTTH no site da NOS, mas não passa disso.
A fibra é da Vodafone que partilha com a NOS, e há 3 anos que ando a tentar aderir tanto à Vodafone como à NOS sem sucesso.

Havendo fibra da MEO, eu não pensava duas vezes
 
@Joseph_Manueli na minha morada também passou há pouco tempo para FTTH no site da NOS, mas não passa disso.
A fibra é da Vodafone que partilha com a NOS, e há 3 anos que ando a tentar aderir tanto à Vodafone como à NOS sem sucesso.

Havendo fibra da MEO, eu não pensava duas vezes
Eu ainda vou esperar um tempo antes de aderir a fibra, pode ser que quando avançar para fibra já seja diferente.
 
Eu ainda vou esperar um tempo antes de aderir a fibra, pode ser que quando avançar para fibra já seja diferente.


Se podes ter MEO Fibra nem penses a ir para a miséria que é a NOS FTTH e o seu power router miserável.

mais vale para a MEO que tem um bem melhor router e box tv. Sem falar da rede MEO que é bem melhor.
 
Se podes ter MEO Fibra nem penses a ir para a miséria que é a NOS FTTH e o seu power router miserável.

mais vale para a MEO que tem um bem melhor router e box tv. Sem falar da rede MEO que é bem melhor.
A Nos FTTH funciona muito bem, em nada deve a MEO.
O router faz bem o trabalho dele e a UMA funciona lindamente sobre FTTH.
Além de que a NOS em pacotes com velocidade idêntica a MEO, tem mais velocidade quer em up ou down.
Por isso não generalizas, a Nos em FTTH é muito boa e não deve nada a MEO.
 
Se podes ter MEO Fibra nem penses a ir para a miséria que é a NOS FTTH e o seu power router miserável.

mais vale para a MEO que tem um bem melhor router e box tv. Sem falar da rede MEO que é bem melhor.

A Nos FTTH funciona muito bem, em nada deve a MEO.
O router faz bem o trabalho dele e a UMA funciona lindamente sobre FTTH.
Além de que a NOS em pacotes com velocidade idêntica a MEO, tem mais velocidade quer em up ou down.
Por isso não generalizas, a Nos em FTTH é muito boa e não deve nada a MEO.

Eu também sou um cliente NOS satisfeito. O serviço não supera extraordinariamente as minhas expectativas mas que é globalmente de qualidade.
Para mim, os únicos pontos negativos são o RF na norma DVB-C e o Wi-Fi do PowerRouter, que não é mau, mas podia é devia ser muito melhor, face à concorrência. Por cabo a net que contratei está lá. Nem sempre de forma estável mas suspeito que seja do PC, não tenho outro para testar. O Ping está sempre cravado nos 11ms. Não é do outro mundo, é igual ao que tinha em ADSL, mas é bastante estável nos jogos por exemplo e até hoje não tive um lag sequer.
Em relação à velocidade contratada, tenho 400/100 e os testes dão-me sempre por volta dos 440 em dw e o up chega muitas vezes a 150mb.
A nível de TV, a Uma é claramente superior à TV do MEO, para mim. Fui 2 anos cliente ADSL MEO por iptv e a Uma é mesmo muito boa e, tirando um pequeno bug na navegação na emissão em direto, a experiência da Uma dá 10-0 à da MEO, desde logo nas gravações automáticas em HD (as da NOS são em HD igual à emissão em direto enquanto as da MEO são um HD manhoso) além da excelente interface.

É certo que a VDF, por exemplo, tem uns pormenores que a diferenciam positivamente, sobretudo na Internet, assim como a MEO neste campo, mas a Nos em ftth, pelo menos aqui, presta um serviço de qualidade e que, tirando esses pormenores, como diz o @Parkway, em nada deve às outras, sobretudo face à MEO.
 
Eu também sou um cliente NOS satisfeito. O serviço não supera extraordinariamente as minhas expectativas mas que é globalmente de qualidade.
Para mim, os únicos pontos negativos são o RF na norma DVB-C e o Wi-Fi do PowerRouter, que não é mau, mas podia é devia ser muito melhor, face à concorrência. Por cabo a net que contratei está lá. Nem sempre de forma estável mas suspeito que seja do PC, não tenho outro para testar. O Ping está sempre cravado nos 11ms. Não é do outro mundo, é igual ao que tinha em ADSL, mas é bastante estável nos jogos por exemplo e até hoje não tive um lag sequer.
Em relação à velocidade contratada, tenho 400/100 e os testes dão-me sempre por volta dos 440 em dw e o up chega muitas vezes a 150mb.
A nível de TV, a Uma é claramente superior à TV do MEO, para mim. Fui 2 anos cliente ADSL MEO por iptv e a Uma é mesmo muito boa e, tirando um pequeno bug na navegação na emissão em direto, a experiência da Uma dá 10-0 à da MEO, desde logo nas gravações automáticas em HD (as da NOS são em HD igual à emissão em direto enquanto as da MEO são um HD manhoso) além da excelente interface.

É certo que a VDF, por exemplo, tem uns pormenores que a diferenciam positivamente, sobretudo na Internet, assim como a MEO neste campo, mas a Nos em ftth, pelo menos aqui, presta um serviço de qualidade e que, tirando esses pormenores, como diz o @Parkway, em nada deve às outras, sobretudo face à MEO.
O RF na norma dvb-c não é defeito é feitio... Digo isto porque resulta da norma empregue em tudo o que é equipamento de tv da NOS e não seria comportável alterar isso, penso eu.

Já o wifi do PowerRouter poderia certamente melhorar e desconfio que parte do mal está precisamente na configuração especial NOS. Já este pormenor começa a ser um defeito NOS porque parece querer inventar na "governação" do nosso wifi pelo menos desde o ZonHUB e nem vejo que isso tenha sido uma vantagem ou um plus da empresa: se era para ter maior facilidade na resolução, detecção de problemas relacionados com o wifi acho que ninguém o tem notado ...
Mas como também não usam os dados que possuem dos nossos equipamentos (não só de internet mas também das boxes) para verificar eventuais problemas pelo menos quando os reportamos também não há muito a esperar no wifi...
E se até a infraestrutura HFC deixaram chegar a um tal estado de degradação que parecem não saber o que lhe fazer para concluir um eternizado upgrade não sei que mais esperar...
talvez a expansão para FTTH consiga ser concluida no prazo ou perto e como deve ser mais cedo que a resolução dos problemas na HFC, todos fiquemos servidos por um sistema que funcione em todo o lado em condições como há muito devia funcionar...
 
O RF na norma dvb-c não é defeito é feitio... Digo isto porque resulta da norma empregue em tudo o que é equipamento de tv da NOS e não seria comportável alterar isso, penso eu.

Já o wifi do PowerRouter poderia certamente melhorar e desconfio que parte do mal está precisamente na configuração especial NOS. Já este pormenor começa a ser um defeito NOS porque parece querer inventar na "governação" do nosso wifi pelo menos desde o ZonHUB e nem vejo que isso tenha sido uma vantagem ou um plus da empresa: se era para ter maior facilidade na resolução, detecção de problemas relacionados com o wifi acho que ninguém o tem notado ...
Mas como também não usam os dados que possuem dos nossos equipamentos (não só de internet mas também das boxes) para verificar eventuais problemas pelo menos quando os reportamos também não há muito a esperar no wifi...
E se até a infraestrutura HFC deixaram chegar a um tal estado de degradação que parecem não saber o que lhe fazer para concluir um eternizado upgrade não sei que mais esperar...
talvez a expansão para FTTH consiga ser concluida no prazo ou perto e como deve ser mais cedo que a resolução dos problemas na HFC, todos fiquemos servidos por um sistema que funcione em todo o lado em condições como há muito devia funcionar...

Claro que sim. Não digo o contrário, é perfeitamente compreensível a norma que usam dado que, por terem sido dos primeiros em TV por assinatura, e dado que à época toda a estrutura de TV se baseava na norma -C, tenham todo o equipamento e sistemas baseados nesta norma e a sua conversão seja complexa e dispendiosa (ao contrário da VDF e MEO que, por serem mais recentes, já basearam a sua estrutura de TV em IP, deixando margem para o RF em DVB-T). Eu só apontei como aspeto negativo porque assim deixa de ser possível ter TV nas outras TV's sem box pois os descodificadores TDT não são compatíveis.

Quanto à parte final, eu acho que a estratégia da NOS passa mesmo pelo que está plasmado naquela apresentação do NOS Transformation Day, que prevê até ao final de 2020 ter cerca de 80%, pelo menos, da rede fixa em FttH. Esse é o caminho. Pode ser mais caro no curto-prazo, mas numa óptica de longo termo, em Portugal e tendo em conta a estratégia da concorrência, o caminho da NOS só pode ser o da migração (quase) total para a Fibra. Só tendo uma rede assente (quase) na sua totalidade em FTTH é que a NOS pode ter capacidade de rivalizar em pé de igualdade com a MEO e a VDF. Não vejo o futuro passar pela continuação em HFC, com modernizações sucessivas, sobretudo tendo em conta a Fibra da concorrência. Acredito que, neste momento, eles estão só a tentar aguentar a rede DOCSIS, mexendo-lhe somente o necessário, para que esta suporte o que for possível enquanto a migração das zonas HFC para FTTH não é feita.
 
Acredito que, neste momento, eles estão só a tentar aguentar a rede DOCSIS, mexendo-lhe somente o necessário, para que esta suporte o que for possível enquanto a migração das zonas HFC para FTTH não é feita.

É questão é mesmo essa...estás a falar numa ligação FTTH da NOS

Eu tenho na minha rua HFC da NOS e FTTH da VDF e Meo e não dá para comparar o HFC da NOS com as restantes operadoras. Com em toda a zona envolvente.

Nota: Tenho que ter alguma limitação no que refiro relativamente ao FTTH da NOS porque não conheço muitas pessoas com FTTH da NOS e portanto só posso mesmo falar do HFC da NOS. E nesse aspeto é o pior dos três operadores.

A migração ??? Será a solução....falta saber quando...
 
A Nos FTTH funciona muito bem, em nada deve a MEO.
O router faz bem o trabalho dele e a UMA funciona lindamente sobre FTTH.
Além de que a NOS em pacotes com velocidade idêntica a MEO, tem mais velocidade quer em up ou down.
Por isso não generalizas, a Nos em FTTH é muito boa e não deve nada a MEO.


Para quem faz um uso muito básico, ya serve, como servia um hfc ou 4G ilimitado.

mas jogo diariamente com clientes NOS no Xbox Live no Rainbow six, black ops 4 e pubg. E todos os meus colegas na nos (que seja os ftth ou hfc) temos ping mais altos que os da MEO fibra. Sem falar que o ping é mais instável. Não é pk no vosso Speedtest o ping está ok que vais estar ok com os servidores de jogos que estão na maioria holanda, UK e belgica.

depois nem falo de centenas de servidores de downloads espalhados pela Europa com o qual a NOS está capada ou com pouca ligação (bandwidth).

tinha eu melhor ping com MEO ADSL também.

e tive de comprar um router xiaomi router 4a para deixar de ter quedas de velocidade, ping e fraco alcance do wifi em 5Ghz e 2.4Ghz.
e vieram me trocar 3x de router e ont para esses mesmos problemas ! Que claramente serviu para nada.
 
Back
Topo