1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

NOS FTTH

Discussão em 'NOS' iniciada por kep, 27 de Setembro de 2014. (Respostas: 3893; Visualizações: 306905)

  1. victorgodinho

    victorgodinho Power Member

    Boa tarde

    Em casa tenho MEO fibra com fibergateway e 100mbps contratados. Mas estou descontente com o serviço e penso mudar de operador.

    Estou a pensar na NOS com a BOX UMA e 500mbps. Mas tenho algumas dúvidas que peço que me esclareçam.

    Na minha moradia deve ser de certeza NOS Hfc (8950-414 Altura). As perguntas são:

    1- Em relação á net, ser Hfc significa ter menos velocidade? Se contratar 500mbps, tenho de certeza valores acima dos 100mbps?

    2- Dou mais importância á qualidade de imagem e da BOX. A NOS neste momento em relação á MEO como está em termos de qualidade de imagem? E a BOX UMA é boa?

    3- Sendo a minha zona Hfc, há alguma diferença em relação a Fhht? Refiro-me se tenho na mesma hipótese de gravar programas, se tenho o NOS Studios, ou se não posso ter tudo como têm os de Fhht?

    Peço a vossa ajuda.

    Obrigado
    Victor Godinho
     
  2. brock

    brock Colaborador
    Staff Member

    Olá boa tarde @victorgodinho, relativamente às tuas questões, velocidade contratada nenhum operador te garante a velocidade total do serviço contratado em virtude das limitações decorrentes da tipologia que estás a usar wireless / cabo de rede (aqui mais próximo da velocidade limite). Sobre a qualidade da box da uma leitura rápida pelo quadro de ambos os operadores aqui no fórum e verificas os prós e contras, operador x melhor que y ninguém te consegue aferir com total certeza porque depende muitas vezes da zona onde o serviço está instalado bem como a preferência de cada utilizador.
     
  3. troner

    troner Power Member

    A diferença para o ftth é teres o ONT lá em casa e tb deves ter os 100mb de upload. Continuas na mesma a ter os canais iguais, gravações e isso tudo. E mais uma coisa, hfc tens a vantagem de teres o router 5.0. em ftth so o 4.0. E não te preocupes se não conseguires ftth pois hfc por vezes fica com melhor velocidade pelo menos download. Depende da zona, vê com vizinhos
     
  4. ciberg

    ciberg Moderador
    Staff Member

    Atenção a testar com cabo, verifiquem se o cabo é no mínimo CAT. 5E, e mesmo assim tenho aqui um que diz que é CAT 5E e não passa dos cento e poucos mbps.
     
  5. Pinguinha

    Pinguinha Power Member

    Temo que não estejas bem certo do que dizes, embora trabalhes para a NOS.
    Tenho FTTH e desconheço que alguém com FTTH tenha qualquer problema de velocidade, além disso os valores são sempre superiores e bem superiores aos contratados a qualquer hora do dia ou da noite.
    É falo por experiência e de várias pessoas que têm aqui FTTH.
    Não vamos agora tapar o sol com a peneira e comparar a porcaria do HFC da NOS com o FTTH, poupa me lá.
    O router 5 é a mesma coisa que o 4,muda nada ou praticamente nada, com a excepção que o 5 porta se melhor em instalações HFC, só isto.
    Daí não haver a necessidade de ter em FTTH visto que o 4 faz o trabalho na perfeição.
     
  6. SMOL25

    SMOL25 Power Member

    Eu tenho FTTH mas velocidade não chega à contratada. Pelo menos para já.
     
  7. Pinguinha

    Pinguinha Power Member

    Depende de um conjunto de factores, que podem ou não ter a ver com a Internet.
    Se não estiver a contratada então há avaria, é tem de ser resolvido.
    Testas como, onde é ligado por o quê?
    Placa no PC é giga?
     
  8. Meotuga

    Meotuga Power Member

    Por favor não comparem a porcaria do HFC com o FTTH da NOS !!!! Como diz muito bem @Pinguinha

    O serviço FTTH da NOS é bom! Pelo que tenho perguntado a pessoas conhecidas e não fica nada atrás da VDF e Meo

    O HFC (dependendo das zonas, mas quase em todas) é uma bela porcaria que a NOS está a segurar com extras aos seus clientes tipo tv cines etc etc

    Eu estou numa rua com HFC (bela porcaria que nem dá para ver youtube à noite e aos fins de semana) :blubomte:
     
  9. troner

    troner Power Member

    Pessoal eu disse o que disse porque falo com muitos clientes e faço muitos speedtests. eu sou hfc e tenho a velocidade contratada. 122mbps por cabo sempre. Depois faço testes por cabo em ftth e está por exemplo 102mbps ou chega á noite e baixa. Eu sinceramente prefiro estar hfc do que estar ftth e fico com esta opinião depois de ver dezenas de serviços e para já a única vantagem do ftth para mim é o upload.
     
  10. SMOL25

    SMOL25 Power Member

    Ligado por cabo. Placa do PC é giga sim. Tenho usado teste da nos e speedtest
     
  11. troner

    troner Power Member

    qt tens contratado e qt te deu no speedtest?
     
  12. SMOL25

    SMOL25 Power Member

    400 100. No speedtest da cerca de 250 120. Já liguei apoio técnico. Reiniciar router remotamente mas ficou igual. Não conseguiam aceder ao ont. Vão ligar esta semana novamente.
     
  13. Parkway

    Parkway Power Member

    O FTTH é um serviço de excelência da NOS em relação ao HFC.
    Vou largar a VDF porque sei e testei a NOS FTTH, se fosse HFC nunca na vida, os meu sogros tiveram e aquilo era penoso.
    Mas lá está, mal de nós se todos gostássemos do mesmo, cumprimentos.
     
  14. jarvaz

    jarvaz Power Member

    O mal do HFC NOS também é a inércia da própria NOS em resolver os problemas quando surgem - o que pode muito bem acontecer se surgirem em FTTH - sejam no terreno ou na "secretaria".
    Tenho HFC e os problemas técnicos que tenho tido nem são devidos à tecnologia mas principalmente à má escolha do equipamento feito pela NOS - o 3 por ultrapassado principalmente no wifi e o 4 por ter tantos e tão divulgados problemas e a NOS assobiar para o lado.
    Também tive uma situação com uma avaria externa que demorou a ser admitida por eles, pela referida inércia, mas foi resolvida e os valores contratados voltaram estáveis todo o dia como sempre tive desde que aderi. Curiosamente já tinha tido uma avaria externa igual que não chegou a causar impacto por ser detetada pelo técnico que veio instalar o 4 que não descansou sem preparar efetivamente a resolução - isto é que faz falta na NOS, técnicos profissionais e proativos que de certeza evitariam muitos problemas e colocavam a parte do HFC noutro rumo. Mas o interesse é nulo agora...
     
  15. troner

    troner Power Member

    exato. Os clientes pensam que por estarem em hfc que em ftth teriam melhor serviço .. mentira. Ficam com isto na cabeça porque é a única coisa que pensam quando a internet está baixa ou perde o sinal na tv. Os problemas são evitados se os técnicos fizeram tudo com deve de ser. Se em ftth não houver instalação bem feita e/ou no exterior houver problemas, o serviço vai falhar na mesma. E vou-vos dizer porque prefiro hfc. Primeiro em ftth se router nao funciona não há interatividade com a box. Tem de se ter mais um equipamento em casa - o ONT. que pode avariar. Se avariar perde logo o serviço todo. Muitas vezes os equipamentos estão a funcionar mas router não tem serviço. Só acontece em ftth e não me perguntem sobre isto porque não faço a minima ideia do porquê. E já agora o router 5.0 é melhor mas tem problemas que se forem tratados ficam sem duvida melhor que o 4.0
     
  16. Pinguinha

    Pinguinha Power Member

    As tuas afirmações na maioria não fazem sentido algum.
    Se o cliente FTTH reclama é porque o serviço técnico que teve na instalação foi incompetente.
    Volto a dizer, comparar HFC com o FTTH é o mesmo que comparar um Fiat 127 com um BMW.
    Não vamos descer ao ridículo por favor (sem ofensa).
    O FTTH da NOS é como o da Vodafone ou da MEO, não adianta andarmos a dizer que cliente HFC é melhor, porque não o é nem nunca será.
    Se és técnico e não te incluis na lista dos técnicos da NOS que pouco sabem da matéria, então sabes que o FTTH não tem oscilações nem descidas de velocidade à noite como referes. Ou então não sabes a diferença entre o FTTH e o HFC, só pode, é não digo isto para te atacar, mas sim porque não faz sentido essas afirmações.
    A própria concorrência admite que o FTTH da NOS é igual ao deles, achas que se acontecesse o que referes eles não usaram isso a favor próprio?

    Já tive Vodafone e mudei para a NOS ainda a NOS dava os 10 e 20Mb de upload e eu reclamava porque apanhei uma altura que a Vodafone me meteu 200/200.
    Troquei não porque a Vodafone tinha mau serviço, mas porque a inflexibilidade deles ultrapassa aquilo que para mim é uma boa relação comercial.
    Coisa de 1 ano depois de trocar, nem isso, a NOS passou a fornecer 100Mb de upload e descobri por acaso num speedtest.
    As diferenças no uso entre as 2 operadoras, a qualquer hora do dia ou da noite, foi de ZERO.
    Upload, pouco uso e para o que uso os 10 ou 20Mb eram o suficiente, mas em termos de downloads é e sempre foi limpinho sem falhas nem oscilações nas 2 operadoras.
    Já o HFC, nem vou falar, porque todos sabem que é uma rede meio partilhada que um mamam é outros chupam no dedo.

    Em certas zonas o HFC é sim aceitável, mas é inconstante nas velocidades e sofre um traffic shapping mais do que agressivo, coisa que não se vê no FTTH.
     
  17. SMOL25

    SMOL25 Power Member

    O aprovisionamento é possível de consultar no router?
     
  18. troner

    troner Power Member

    Pinguinha eu até me meto no grupo dos que sabem pouco porque não sou técnico. Eu já vi muitos serviços hfc e ftth e quem tem velocidades inconstantes é ftth. o hfc já não tem zonas "cheias" e a velocidade é constante. o que eu vejo ás vezes é velocidades do tipo 2mb de download que depois se resolve. agora ftth é mais complicado. Eu vejo isto todos os dias agora tu se calhar tiveste uma má experiencia em hfc e boa em ftth. aconteceu. Mas durante esta semana até vou apontar quem liga para lá com problemas internet se hfc ou ftth. Mas também saber que hfc tem muito mais clientela.
     
  19. viperbruno

    viperbruno Suspenso

    Tens é de avaliar se é malta que percebe do assunto ou não. É que já vi por aqui quem estivesse a queixar-se de velocidades baixas num tracker público de torrents...

    Assim, avaliando os reais problemas, tirando os Hubs mais antigos que não aguentavam com muitas ligações de rede em simultâneo (mais nas zonas pioneiras que isso acontecia), uma instalação actual da NOS em FTTH, em tese, não devia de ter problemas. Aliás, seja HFC ou FTTH, uma pessoa paga para ter o serviço. Existe é sim uma certeza, em FTTH para eu ter problemas só há uma de duas, ou tenho problemas na minha instalação, ou então toda a gente servida pela "minha" fibra, está também nas lonas. Se dizes que a NOS tem problemas de capacidade? Tem, basta ver a aplicação NOS TV, que está a ter problemas a fazer lembrar o timewarp da ZON Iris para quem se lembra...

    Quem quer qualidade, já sabe o que instala se tiver cobertura.