NOS FTTH

Aqui NOS FTTH (distrito de Leiria) com problemas nas rotas internacionais. Latências altas (para o dobro e às vezes até mais) e diminuição acentuada da largura de banda disponível.
Tudo o que é tráfego nacional está a funcionar em plena normalidade, sem espinhas, como de costume.
 
E

Mal geral. Nos e a operadora que está ser mais afectada com instabilidade nas rotas internacionais devido cortes dos 2 cabos na Nigéria. Todo tráfego para Brasil da Nos faz rota Wacs ate Sangano e depois Saex.
 
E

Mal geral. Nos e a operadora que está ser mais afectada com instabilidade nas rotas internacionais devido cortes dos 2 cabos na Nigéria. Todo tráfego para Brasil da Nos faz rota Wacs ate Sangano e depois Saex.
Não sabia que essa falha afetava o tráfego internacional de Portugal para a Europa. Pensei que esse cabo ligava apenas a costa Oeste de África à Europa e que a ligação ibérica para a Europa se fizesse por outra via...
 
Para quem quiser estar a par do estado da implementação da rede FttH da NOS, de acordo com os últimos dados publicados:
https://www.nos.pt/institucional/Documents/Noticias e Comunicados/NOS 3Q19 PORTUGUES.pdf

"O nosso programa de implementação de FttH está a decorrer de acordo com o previsto e, como tal, a cobertura fixa total de RNG aumentou em 79 mil lares no 3T19 para 4,6 milhões de casas, das quais 31% com FttH, o que compara com 29% no trimestre passado e 22% no 3T18. A cobertura de RNG é proporcionada pelas nossas redes legacy de DOCSIS 3.1 e de FttH, pela nova implementação de FttH e pelo acesso grossista a FttH, no contexto do acordo de partilha de rede com a Vodafone e do acesso proporcionado através da dst, um fornecedor regional de FttH."

Se a implementação está a decorrer de acordo com o previsto, como diz a NOS, significa que é possível que daqui a 2 anos ou 2 anos e meio ter os tais 70% a 80% da rede em FttH. Mas com este ritmo de crescimento de trimestre para trimestre não sei se será possível cumprir esse prazo...
Se as minhas contas não estiverem erradas, a manterem este ritmo de crescimento de FttH (cerca de 9% ao ano, pelo menos assim foi no último), por esta altura em 2022, ou seja daqui a 2 anos, só terão cerca de 50% da rede em FttH, longe dos 70%, no mínimo, traçados naquele que julgo ser o plano inicial.
 
Para quem quiser estar a par do estado da implementação da rede FttH da NOS, de acordo com os últimos dados publicados:
https://www.nos.pt/institucional/Documents/Noticias e Comunicados/NOS 3Q19 PORTUGUES.pdf

"O nosso programa de implementação de FttH está a decorrer de acordo com o previsto e, como tal, a cobertura fixa total de RNG aumentou em 79 mil lares no 3T19 para 4,6 milhões de casas, das quais 31% com FttH, o que compara com 29% no trimestre passado e 22% no 3T18. A cobertura de RNG é proporcionada pelas nossas redes legacy de DOCSIS 3.1 e de FttH, pela nova implementação de FttH e pelo acesso grossista a FttH, no contexto do acordo de partilha de rede com a Vodafone e do acesso proporcionado através da dst, um fornecedor regional de FttH."

Se a implementação está a decorrer de acordo com o previsto, como diz a NOS, significa que é possível que daqui a 2 anos ou 2 anos e meio ter os tais 70% a 80% da rede em FttH. Mas com este ritmo de crescimento de trimestre para trimestre não sei se será possível cumprir esse prazo...
Se as minhas contas não estiverem erradas, a manterem este ritmo de crescimento de FttH (cerca de 9% ao ano, pelo menos assim foi no último), por esta altura em 2022, ou seja daqui a 2 anos, só terão cerca de 50% da rede em FttH, longe dos 70%, no mínimo, traçados naquele que julgo ser o plano inicial.
Penso que a passagem do hfc para o ftth será muito mais lenta... Eles vão aguentar o docsis até às últimas... Poderá ser pela próxima década... Zonas novas já com ftth... Zonas do tempo da TV Cabo é para aguentar até quando der...

E incorporam o nome "redes de nova geração" às redes docsis.... Acho muito mal
 
Thanks! Aparece-me HFC, tou tramado... por um lado gostava de por NOS por causa do cartão já que vou bastantes vezes ao cinema mais a minha mulher, por outro ser HFC está-me a dar confusão...

é como eu...eu sou HFC embora não seja cliente...um dos pontos que me interessa no serviço NOS é o cartão e facilidade dos TV Cines gratuitos...porque de resto nada me interessa comparado com a concorrência....

Eu sei que é chato mas que se vai fazer....:rofl:
 
é como eu...eu sou HFC embora não seja cliente...um dos pontos que me interessa no serviço NOS é o cartão e facilidade dos TV Cines gratuitos...porque de resto nada me interessa comparado com a concorrência....

Eu sei que é chato mas que se vai fazer....:rofl:

Ainda bem que não estou sozinho! Ahahahah, estou num dilema do caraças...
 
Ainda bem que não estou sozinho! Ahahahah, estou num dilema do caraças...

Eu acho que cada um tem que ver à sua maneira...Eu por exemplo prefiro ter um serviço e equipamentos melhores e topo de gama, digamos assim, em vez dos tv cines gratuitos e cartão de cinema. Eu no operador que estou pago 10 euros pelos tv cines e tb vou ao cinema algumas vezes na semana...mas este é o meu pensamento...prefiro a qualidade a ter esses bónus...mas cada um tem que pensar por si para uma decisão...porque um serviço cabo não é um serviço fibra e há equipamentos e equipamentos...
 
Depois existo eu, devo ser o unico que prefere ter coaxial como tenho agora do q ftth. Em relacao aos canais arranjase iptv e tens tvcines e tudo o resto.
 
@Magnusson , atenção que esse teste nem sempre é fiável. Em sou cliente FttH e esse teste de cobertura diz que estou numa zona HFC.
É mais fiável simular a adesão a um pacote através da Loja online da NOS e, na parte das ofertas, verificar qual o tipo de instalação oferecido que eles mencionam. Se for FTTH, diz "oferta instalação FTTH", se for HFC, diz "oferta instalação Cabo".

Vê este post que coloquei na outra thread, se tiveres dúvidas: https://forum.zwame.pt/threads/nos-topico-oficial.861409/page-831#post-16227576

Acho que este método é mais fiável... pelo menos experimentei no meu caso e deu certo, ao contrário do outro teste...
 
Back
Topo