NOS FTTH

não é partilhado, és HFC ficas HFC, daqui uns anos que vao começar migrar, e não vao ser todas as zonas

se queres FTTH já, tens ir VDF
Mesmo ao lado da minha porta tenho dois PDO Vdf e MEO. Disseram me pela linha de apoio que tinha migração já este ano.
Que iria ser com rede partilhada da Vodafone em FTTH.
 
Mesmo ao lado da minha porta tenho dois PDO Vdf e MEO. Disseram me pela linha de apoio que tinha migração já este ano.
Que iria ser com rede partilhada da Vodafone em FTTH.

Disseram-te o que querias ouvir para te agarrarem como cliente. As zonas de partilha são em FTTH. Estás numa zona HFC e vais continuar assim a não ser que mudes de operador.
 
linha apoio diz o que vem cabeça, tal como dizem clientes HFC que sao fibra

linha apoio disse que final 2018 iria haver aumento upload em HFC..., deve ser 2028
Irei ter de confirmar. As vezes vem cá um técnico da Vodafone. Além do mais para me reter como cliente senão houver FTTH dentro de oito meses penso nisso. Acaba o contrato.
 
Disseram-te o que querias ouvir para te agarrarem como cliente. As zonas de partilha são em FTTH. Estás numa zona HFC e vais continuar assim a não ser que mudes de operador.

Aqui em Almada estão a instalar FTTH partilhado em zonas com HFC Nos, mas sem FTTH Vodafone. Neste momento já puxaram cabos, falta instalar os PDOs. Não sei se não haverá situações, complementares, em que já há FTTH Vodafone e que passe a ser partilhado com a NOS (Estamos a falar de pequenos troços de rua). Vou ficar atento para partilhar mais informações.
 
Aqui em Almada estão a instalar FTTH partilhado em zonas com HFC Nos, mas sem FTTH Vodafone. Neste momento já puxaram cabos, falta instalar os PDOs. Não sei se não haverá situações, complementares, em que já há FTTH Vodafone e que passe a ser partilhado com a NOS (Estamos a falar de pequenos troços de rua). Vou ficar atento para partilhar mais informações.

Mas alguém já te confirmou que era para substituir o HFC de clientes particulares?

Uma puxada de FTTH pode ser para várias coisas.

Até ao momento não tenho lido que a NOS o esteja a fazer. Há sempre um caso ou outro que dizem que foi possível e tal, mas oficialmente a NOS não indica que esteja a fazer essa substituição até porque os clientes teriam que ser previamente avisados porque passar para FTTH é necessário uma nova instalação na casa do cliente.
 
Mas alguém já te confirmou que era para substituir o HFC de clientes particulares?

Uma puxada de FTTH pode ser para várias coisas.

Até ao momento não tenho lido que a NOS o esteja a fazer. Há sempre um caso ou outro que dizem que foi possível e tal, mas oficialmente a NOS não indica que esteja a fazer essa substituição até porque os clientes teriam que ser previamente avisados porque passar para FTTH é necessário uma nova instalação na casa do cliente.

Também não disse que seja para substituir quem já tem HFC, pode ser até apenas para novos clientes NOS e/ou Vodafone.
 
@RJARibeiro duas coberturas na mesma zona. O dobro dos custos de manutenção?

Mas é possível sim, a NOS tem que oferecer o mesmo número de casas em FTTH em relação aquele que a Vodafone oferece. Por isso, é provável que tenha que aumentar a sua rede FTTH mesmo em zonas onde tenha HFC. Embora, penso que, a ideia seria oferecer em novas zonas sem cobertura.
 
@RJARibeiro duas coberturas na mesma zona. O dobro dos custos de manutenção?

Mas é possível sim, a NOS tem que oferecer o mesmo número de casas em FTTH em relação aquele que a Vodafone oferece. Por isso, é provável que tenha que aumentar a sua rede FTTH mesmo em zonas onde tenha HFC. Embora, penso que, a ideia seria oferecer em novas zonas sem cobertura.
Eu por acaso tenho ideia que a VDF e a NOS não partilham um número igual de casas em FTTH, a não ser que a NOS partilhe com a VDF outras zonas FTTH que já tivesse antes do acordo de partilha. Pelo menos é o que me salta à vista quando olho aqui para o slide 7: https://www.nos.pt/institucional/Documents/Apresentacoes/Transformation Day - VF Total.pdf

"2.6 million FttH households to be swapped with Vodafone until 2022
(1.2 million NOS, 1.4 million Vodafone)
"

Sobre as atuais zonas HFC eles bem têm a estratégia certa: "move fibre deeper into the network", só resta saber é quando é que pensam fazer isso. Se for como o upload de 100 Mbps na HFC, lá para 2030 fazem a migração...
 
Sim @tomas_loeps lá 2030 a correr bem

Na prática eles vão aguentar o cabo até às últimas.. Foi um investimento feito no tempo da PT multimédia e assim é só entrar dinheiro. E diz-se que é fibra e pronto. É mais fácil assim.

Se fosse acionista da nos tb ordenava assim pq a maior parte das pessoas nem sabe destinguir um cabo de fibra de um cabo de cobre.
 
Sim @tomas_loeps lá 2030 a correr bem

Na prática eles vão aguentar o cabo até às últimas.. Foi um investimento feito no tempo da PT multimédia e assim é só entrar dinheiro. E diz-se que é fibra e pronto. É mais fácil assim.

Se fosse acionista da nos tb ordenava assim pq a maior parte das pessoas nem sabe destinguir um cabo de fibra de um cabo de cobre.
Claro, é algo que depende sempre da estratégia da empresa. Nos EUA, por exemplo, empresas como a Comcast ou mesmo na Europa (na Dinamarca uma cujo nome não me recordo) também têm uma rede Cabo e não é por isso que deixam de investir nela e de a manter a ponto de assegurar um serviço com qualidade igual ou próxima do FTTH. É que ter uma rede atada por arames e com falta de capacidade (no upload) para dar resposta às novas procuras do mercado também pode pôr em causa a reputação da empresa o que pode implicar, como já está a acontecer, que mesmo em zonas FTTH as pessoas, por predefinição, preferem automaticamente ir para a VDF precisamente pela sua reputação e track record... Mas é a tal coisa... depende da estratégia de cada um...
 
Sim têm a rede de cabo atada por arames e sei bem do que falo ao nível da infraestrutura deles no continente. Ilhas já desconheço.

E concordo contigo na parte de trazer má reputação à empresa mesmo nas zonas fibra....mas lá está é necessário as pessoas serem exigentes e conhecedoras. @tomas_loeps
 
Eu por acaso tenho ideia que a VDF e a NOS não partilham um número igual de casas em FTTH, a não ser que a NOS partilhe com a VDF outras zonas FTTH que já tivesse antes do acordo de partilha. Pelo menos é o que me salta à vista quando olho aqui para o slide 7: https://www.nos.pt/institucional/Documents/Apresentacoes/Transformation Day - VF Total.pdf

"2.6 million FttH households to be swapped with Vodafone until 2022
(1.2 million NOS, 1.4 million Vodafone)
"

Sobre as atuais zonas HFC eles bem têm a estratégia certa: "move fibre deeper into the network", só resta saber é quando é que pensam fazer isso. Se for como o upload de 100 Mbps na HFC, lá para 2030 fazem a migração...

Sim, correcção, não é o mesmo número de casas (isso era entre a Vodafone/Meo) mas sim um valor equivalente de investimento: https://www.publico.pt/2017/09/29/e...-acordo-de-partilha-de-infraestrutura-1787216 Sendo que o expectável era obter cerca 2.6M de casas.

O problema da rede HFC foi a falta de investimento que ela teve durante anos. Agora para acompanhar uma rede FTTH é preciso investir tanto que provavelmente já não compensa. Por isso é que o upload em HFC continua a ser uma miragem.
 
Os clientes estão cada vez mais informados. Manter os “arames” do HFC porque a maioria dos clientes, neste momento, não pesca nada do assunto (e é verdade isto) é pedir para enforcar a empresa daqui a uns 10/15 anos se mantiverem as coisas como estão agora.
 
Os clientes estão cada vez mais informados. Manter os “arames” do HFC porque a maioria dos clientes, neste momento, não pesca nada do assunto (e é verdade isto) é pedir para enforcar a empresa daqui a uns 10/15 anos se mantiverem as coisas como estão agora.
Acho que, se tudo se mantiver neste estado, o HFC da NOS não dura tanto tempo ahah
 
Boa noite!

Meus sogros têm uma instalação recente onde foi pedido duas linhas de tlf fixo.

Há uma saída do router para cada um dos tlf, já há dois números atribuídos mas, ao ligar dos tlf para fora aparece sempre mesmo número. É normal?
 
Back
Topo