NOS FTTH

Se fosse a NOS terias FTTH. Pode ter ido aí uma equipa com coletes da NOS ou algo do género (estes outsourcings trabalham para todos os ISPs) mas se esse PDO só serve a Vodafone então quem instalou foi a Vodafone.

Pois só pode ser isso, seria estranho uma empresa subcontratada pelo Nos instalar o pdo para servir para a Vodafone.
 
Short answer:
SIM, mas . . . (corres o risco de ficares apenas com Internet e podes perder o acesso à box STB do operador e linha de telefone)


Long answer:
o ONT é utilizado para fazer o registo na rede (no OLT da central do operador)
Esse registo é feito com:
Username=MAC (o próprio endereço MAC do ONT - tem que estar provisionado no operador - por isso não vale de nada comprarmos o nosso ONT - a não ser, se pedirmos ao operador para provisionar o MAC desse nosso ONT) - alguns operadores estrangeiros permitem isso
Password=PLOAM_password (tb fornecida pelo operador)

Depois, de autenticado com sucesso no OLT, o ONT consegue extrair os sinais:
  • CATV (1550nm)
Alguns ONTs colocam filtros para os canais CATV dependendo do perfil do cliente (após autenticação o ONT recebe o perfile do cliente e aí sabe se tem que filtrar o RF ou não)
Mas na verdade o sinal CATV (1550nm) per si não tem qq autenticação (pois é um sinal de broadcast) - até pode ser extraído antes da autenticação do ONT (ou até antes da fibra entrar no ONT)​

  • Internet Down (1490nm) e Internet Up (1310nm)
Após a autenticação, é atribuído um (ou mais) IP publico para a Internet com várias VLANs IP (voip, stb, net, etc)
Se usarmos um router nosso (em vez do do operador) esse router tem que suportar VLAN tagging caso contrario não vai passar as VLANs para os equipamentos (por exemplo se a box do operador não receber a VLAN da STB não vai funcionar.
Além disso o servidor DHCP do router tem que ser programado para atribuir a VLAN apropriada de acordo com o MAC de cada equipamento (por exemplo, a box quando lhe pedir um IP privado, o DHCP deve-lhe atribuir um IP na VLAN stb)
O mesmo para a VLAN de VOIP. No VOIP tb é necessário configurar as credenciais SIP para ter acesso à linha de telefone (podes pedir ao operador que ele tem que te fornecer essas credenciais que são tuas (isto é verdade pelo menos nos serviços empresariais)
Além disso, para ligares tlf POTS esse teu router tem que ter portas 4J11

 
Esta manhã o meu router acordou morto. Luz frontal desligada. Luzes das portas ethernet todas ligadas e fixas.

Desliguei e liguei da corrente, ficou bom.

Alguém tem explicação para isto, ou serão simples firmware updates à lá NOS?
 
Solicito a vossa opinião e ajuda para eventualmente confirmar a futura adesão, mudança de Vodafone Fibra 100/100 para NOS;

Estou na mesma situação que os foristas mais acima, eles enviaram-me a proposta para um serviço de fibra 200/20 (aparece "fibra" nas condições particulares) mas verificando a cobertura da morada o serviço é HFC, confirmado agora mesmo através de chamada para a linha de adesões.

Instalam à mesma o router 5.0 v2 e a Uma v2, então na prática o que perco comparativamente com o FFTH além da velocidade de upload?

Obrigado desde já.
 
Solicito a vossa opinião e ajuda para eventualmente confirmar a futura adesão, mudança de Vodafone Fibra 100/100 para NOS;

Estou na mesma situação que os foristas mais acima, eles enviaram-me a proposta para um serviço de fibra 200/20 (aparece "fibra" nas condições particulares) mas verificando a cobertura da morada o serviço é HFC, confirmado agora mesmo através de chamada para a linha de adesões.

Instalam à mesma o router 5.0 v2 e a Uma v2, então na prática o que perco comparativamente com o FFTH além da velocidade de upload?

Obrigado desde já.

Se for HFC, tudo vai depender se a tua zona é congestionada ou não, se for congestionada podes ter problemas de estabilidade, se não for congestionada o serviço vai ser idêntico, até porque a NOS já está a implementar os 100Mb de upload em HFC por fases e critérios, normalmente apenas nos tarifários com 500Mb. Mas o FTTH, em termos normais, será sempre melhor e mais estável que o HFC.
 
Obrigado pelo feedback. Contrapondo isso em termos comerciais com uma mensalidade mais baixa e mais serviços, julgo que continua a compensar aderir à NOs apesar de não gostar à partida desta falta de transparência, e agora compreendo o porquê de não colocarem as velocidades de upload nas informações simples dos tarifários.
 
Obrigado pelo feedback. Contrapondo isso em termos comerciais com uma mensalidade mais baixa e mais serviços, julgo que continua a compensar aderir à NOs apesar de não gostar à partida desta falta de transparência, e agora compreendo o porquê de não colocarem as velocidades de upload nas informações simples dos tarifários.
Tens que ver como está a tua zona. Podes ter grandes problemas como tb não teres... Depende.. Será sempre um serviço CABO, obviamente... Mas sempre muito mais barato e mais ofertas que a concorrência em fibra.

Sim têm que esconder pq a maioria da rede está em docsis (cabo). Embora a maioria do pessoal nem saiba nada porque chama s fibra a tudo...
 
Neste momento não jogo online, a questão de latências de pings/lag não é muito importante para mim, apenas a estabilidade do serviço de Internet. A vertente TV tem bem mais prioridade por diversas razões e a oferta dos TV Cine / Nos Play / Nos Studios numa mensalidade de valor inferior ao que tenho com a Vodafone é muito persuasiva no meu caso.

O "mas" é a velocidade de upload - 100mb vs 20mb, apesar de ter pedido para reportarem internamente para o dpt. técnico o porquê de ter fibra meo/vodafone na porta e a Nos oferecer serviço HFC, o colaborador deles confirmou isso mesmo, sendo partilhado com a Vodafone deveria ter acesso aos 100mb nesta fase também. (banhada dele?) :coolshad:
 
Neste momento não jogo online, a questão de latências de pings/lag não é muito importante para mim, apenas a estabilidade do serviço de Internet. A vertente TV tem bem mais prioridade por diversas razões e a oferta dos TV Cine / Nos Play / Nos Studios numa mensalidade de valor inferior ao que tenho com a Vodafone é muito persuasiva no meu caso.

O "mas" é a velocidade de upload - 100mb vs 20mb, apesar de ter pedido para reportarem internamente para o dpt. técnico o porquê de ter fibra meo/vodafone na porta e a Nos oferecer serviço HFC, o colaborador deles confirmou isso mesmo, sendo partilhado com a Vodafone deveria ter acesso aos 100mb nesta fase também. (banhada dele?) :coolshad:

No teu caso não é partilhado com a Vodafone porque a NOS tem a sua própria rede CABO que é do tempo da TV CABO e nesse caso não usam o PDO da Vodafone para fibra. Tentou enrolar-te.

Quanto à estabilidade é como te disse...depende das zonas...

Quanto aos TV Cines..sim claro...são da NOS logo podem oferecer...nesse aspecto compensa!
 
Short answer:
SIM, mas . . . (corres o risco de ficares apenas com Internet e podes perder o acesso à box STB do operador e linha de telefone)


Long answer:
o ONT é utilizado para fazer o registo na rede (no OLT da central do operador)
Esse registo é feito com:
Username=MAC (o próprio endereço MAC do ONT - tem que estar provisionado no operador - por isso não vale de nada comprarmos o nosso ONT - a não ser, se pedirmos ao operador para provisionar o MAC desse nosso ONT) - alguns operadores estrangeiros permitem isso
Password=PLOAM_password (tb fornecida pelo operador)

Depois, de autenticado com sucesso no OLT, o ONT consegue extrair os sinais:
  • CATV (1550nm)
Alguns ONTs colocam filtros para os canais CATV dependendo do perfil do cliente (após autenticação o ONT recebe o perfile do cliente e aí sabe se tem que filtrar o RF ou não)
Mas na verdade o sinal CATV (1550nm) per si não tem qq autenticação (pois é um sinal de broadcast) - até pode ser extraído antes da autenticação do ONT (ou até antes da fibra entrar no ONT)​

  • Internet Down (1490nm) e Internet Up (1310nm)
Após a autenticação, é atribuído um (ou mais) IP publico para a Internet com várias VLANs IP (voip, stb, net, etc)
Se usarmos um router nosso (em vez do do operador) esse router tem que suportar VLAN tagging caso contrario não vai passar as VLANs para os equipamentos (por exemplo se a box do operador não receber a VLAN da STB não vai funcionar.
Além disso o servidor DHCP do router tem que ser programado para atribuir a VLAN apropriada de acordo com o MAC de cada equipamento (por exemplo, a box quando lhe pedir um IP privado, o DHCP deve-lhe atribuir um IP na VLAN stb)
O mesmo para a VLAN de VOIP. No VOIP tb é necessário configurar as credenciais SIP para ter acesso à linha de telefone (podes pedir ao operador que ele tem que te fornecer essas credenciais que são tuas (isto é verdade pelo menos nos serviços empresariais)
Além disso, para ligares tlf POTS esse teu router tem que ter portas 4J11

Eu sei, após pesquisa pela net as VLANS que a NOS usa. Um router que suporte isso resulta então?
 
Sim funciona, tenho um dos meus numa extensão.

Se funciona bem? Depende... É uma rede mesh.

Bem, o técnico era a primeira vez esteve aqui a manhã toda e deixou isto sem funcionar.
Passou a manhã ao tlm com o apoio e nada. Não conseguia activar os aparelhos.
Depois decidiu instalar e esperar que ficasse activo, mas até agora nada.

Quando vou a app plume ela detecta os 4 aparelhos mas depois fica a procura de mais e não sai dali...como é suposto avançar dali?
 
se és piloto , não tens uma linha de apoio propria ? andares aqui com essas questões e depois vais fazer as mesmas essa linha... Banido do programa

Alias, se estas a dizer que instalação foi hoje, eles já tem ideia de quem tu és
 
mais do que imaginas...

retenção, comerciais, pilotos, etc etc

pilotos já não é 1 nem 2 banidos por andarem aqui revelar informações


quanto retenção, eles sabem tudo o que se passa aqui, alias muitos que negociem dizem que foi aqui que viram o pacote x ou y
 
Back
Topo