NOS FTTH

HU4kev5.png

Algumas horas depois...
NFK8GJI.png


A minha morada, no espaço de 1 mês, já passou a ter e deixar de ter fibra umas 3 ou 4 vezes. Hoje ligaram-me do Gabinete de Qualidade da NOS a dizer que há disponibilidade para fibra na morada. Digo para tentar registar o serviço e afinal já não dá! É o que dá terem uns 3 ou 4 sistemas entre comerciais, call centers e back offices.

Para a provedoria seguiram 2 contactos a EXPLICAR o porquê de não haver fibra na morada e dessas 2 vezes ligaram-me a dizer "Não sei se sabe, mas não há fibra na sua morada." Mas estão a brincar comigo?

E isto com um PLC à porta de casa. Mas como o projeto não foi concluído, o PLC que na altura ficou atribuído à minha morada não foi construído. Não querem instalar no outro que de facto existe por nada. Nem com o técnico a ir ao terreno. "Ah não podemos porque está do outro lado da estrada, não podemos fazer travessia de cabo". Isto a 25 metros! Até emails para a gestão de entidades seguiram.

Na MEO a provedoria respondeu num ou 2 dias já a encaminhar para o Departamento de Obras e Licensiamento e a terem reuniões com a Câmara Municipal para arrancarem com as obras em 2 semanas. Só não arrrancaram por causa de uns entraves na CM.

Fui para a MEO que esses pelo menos são coerentes nas informações que dão e efetivamente têm projeto para a fibra na rua. Agora é aguardar
 
Última edição:
tambem concordo e se calhar ate é possivel
Acho que o @Cunha90 conseguiu ligar um router próprio diretamente ao ONT da NOS e conseguiu-o configurar diretamente dispensando o router da NOS, @SMOL25
"Ah não podemos porque está do outro lado da estrada, não podemos fazer travessia de cabo"
Eu também tenho o poste com o PDO do outro lado da estrada e fizeram a travessia aérea do cabo para o lado de cá... Já experimentaste aderir outra vez para ir aí um técnico diferente?
 
Acho que o @Cunha90 conseguiu ligar um router próprio diretamente ao ONT da NOS e conseguiu-o configurar diretamente dispensando o router da NOS, @SMOL25

Consegui sim Sr. Configurando as vlans no router ASUS ligando diretamente ao ont .
Mas depois tive outros problemas com a NOS que tinham nada a ver com o ASUS mas para ma manter neles deram-me o router 5.0 da sagemcom com o ONT incluido e ja nao preciso do asus. o wi-fi do 5.0 e as portas ethernet funcionam as mil maravilhas !
 
HU4kev5.png

Algumas horas depois...
NFK8GJI.png


A minha morada, no espaço de 1 mês, já passou a ter e deixar de ter fibra umas 3 ou 4 vezes. Hoje ligaram-me do Gabinete de Qualidade da NOS a dizer que há disponibilidade para fibra na morada. Digo para tentar registar o serviço e afinal já não dá! É o que dá terem uns 3 ou 4 sistemas entre comerciais, call centers e back offices.

Para a provedoria seguiram 2 contactos a EXPLICAR o porquê de não haver fibra na morada e dessas 2 vezes ligaram-me a dizer "Não sei se sabe, mas não há fibra na sua morada." Mas estão a brincar comigo?

E isto com um PLC à porta de casa. Mas como o projeto não foi concluído, o PLC que na altura ficou atribuído à minha morada não foi construído. Não querem instalar no outro que de facto existe por nada. Nem com o técnico a ir ao terreno. "Ah não podemos porque está do outro lado da estrada, não podemos fazer travessia de cabo". Isto a 25 metros! Até emails para a gestão de entidades seguiram.

Na MEO a provedoria respondeu num ou 2 dias já a encaminhar para o Departamento de Obras e Licensiamento e a terem reuniões com a Câmara Municipal para arrancarem com as obras em 2 semanas. Só não arrrancaram por causa de uns entraves na CM.

Fui para a MEO que esses pelo menos são coerentes nas informações que dão e efetivamente têm projeto para a fibra na rua. Agora é aguardar
o que não falta na minha rua são travessias de cabos fibra e cabos coaxial da NOS. Calhou le um técnico com preguiça.
 
Eu também tenho o poste com o PDO do outro lado da estrada e fizeram a travessia aérea do cabo para o lado de cá... Já experimentaste aderir outra vez para ir aí um técnico diferente?
Não consigo aderir outra vez porque o PDO que foi atribuído à minha casa no projeto foi o 50 mas acabou por não ser construído. O que está no poste do outro lado da estrada é o 49 mas como não está cadastrado para a minha morada não dá para registar.
 
Consegui sim Sr. Configurando as vlans no router ASUS ligando diretamente ao ont .
Mas depois tive outros problemas com a NOS que tinham nada a ver com o ASUS mas para ma manter neles deram-me o router 5.0 da sagemcom com o ONT incluido e ja nao preciso do asus. o wi-fi do 5.0 e as portas ethernet funcionam as mil maravilhas !
Mas é limitado na mesma o router não é? Nem um DNS se consegue alterar.
 
Sei de um caso em que demoram 1 ano em ir instalar.

1- Ligaram a fazer oferta fibra, foi aceite e agendada a instalação para dia X, nunca apareceram nem deram explicação
2- Dois dias depois ligam a perguntar se estavam satisfeitos :D com o serviço LOLOL comedia foi explicado que ninguem compareceu para a instalação e ficaram de ver a situação e ligar de volta.
3- Duas semanas depois ligam a dizer que precisam de fazer um reforço de sinal na fibra e volta a contactar quando estiver, mais comedia.
4- Voltam a ligar comerciais a fazer ofertas durante meses, sempre que se explica a situação ligam a dizer que está pendente reforço de sinal (devem dar mais potencia á luz na fibra LOL)
5- Quase 1 ano depois finalmente voltam a ligar para agendar instalação e finalmente lá se consegue que instalem o serviço.

O reforço de sinal que falam nunca perceberam ao que se referiam pois o PDO está instalado na parede da propria casa e só tinha 3 ligações na altura.

Resumindo, é tudo igual.
Sei de um caso que para instalar net na segunda morada, ou seja, upgrade do serviço, foram por duas vezes à morada principal.

Resumindo, instalaram NOS [emoji1787][emoji1787][emoji1787]
 
Não consigo aderir outra vez porque o PDO que foi atribuído à minha casa no projeto foi o 50 mas acabou por não ser construído. O que está no poste do outro lado da estrada é o 49 mas como não está cadastrado para a minha morada não dá para registar.

Podes fazer uma coisa, fala com o comercial e explica a situação e pergunta se daria para fazer da seguinte forma, ele faz o registo com uma morada que dê o 49, quando forem montar explicas a situação e ele coloca na tua, e depois pedes para corrigir a morada para faturação.

Digo isto porque uma vez esta foi a sugestão dada pela NOS para resolver um tema de cadastro que tive.
 
Podes fazer uma coisa, fala com o comercial e explica a situação e pergunta se daria para fazer da seguinte forma, ele faz o registo com uma morada que dê o 49, quando forem montar explicas a situação e ele coloca na tua, e depois pedes para corrigir a morada para faturação.

Digo isto porque uma vez esta foi a sugestão dada pela NOS para resolver um tema de cadastro que tive.
O 49 está vazio e não tem moradas atribuídas. O único número da rua que tem está ligado ao plc de outra rua porque faz de esquina
Já tentamos registar na porta que tem e o técnico chegou cá e disse que a morada estava atribuída ao 50 que não existe. Falei-lhe do 49 e disse que não porque não tinham autorização para fazer travessia de cabo e foi-se embora. O comercial fez pedido para a engenheira para saber o que se passava, fecharam o pedido sem justificação.

Quando uma empresa sugere aldrabar o seu próprio sistema para dar a volta a um problema em vez de solucionar o problema como deve ser, acho que está tudo dito.
 
Última edição:
Isso vai ser muito complicado.

Na NOS e VDF só funcionam com as casas que estão cadastradas e para mais em zonas de partilha (há x casas cadastradas para partilha).

O Meo já vai buscar um porto num PDO próximo para ter mais um cliente e assim ligar a linha de fibra.

Na VDF e NOS (pela experiencia que tenho) eles limitam-se ao cadastramento e cada casa está registada para ligação a um PDO X

Aliás ja te tinha dito isso @Rethew

Como o @casio_cable refere é uma boa ideia...sem dúvida, para tentar fugir ao cadastro e depois era assunto de faturação....contudo, penso que o técnico já terá que vir com o PDO mencionado para ligar no porto X e ele não existe.

Há pessoal que tenta pela VDF e a mesma alega que não há fibra e a rua cheia de PDO´s . São casas que foram construidas depois das partilhas de PDO´s e agora fica assim...O mesmo processo acontece com a NOS. E na minha rua até com a Meo acontece isso...por isso é que andaram a colocar um PDO "aqui a ali" para reforçar o numero de portos para casas após partilha.

Mas voltando um pouco ao assunto...quando não um cadastramento da casa é muito complicado...
 
Última edição:
Isso vai ser muito complicado.

Na NOS e VDF só funcionam com as casas que estão cadastradas e para mais em zonas de partilha (há x casas cadastradas para partilha).

O Meo já vai buscar um porto num PDO próximo para ter mais um cliente e assim ligar a linha de fibra.

Na VDF e NOS (pela experiencia que tenho) eles limitam-se ao cadastramento e cada casa está registada para ligação a um PDO X

Aliás ja te tinha dito isso @Rethew

Como o @casio_cable refere é uma boa ideia...sem dúvida, para tentar fugir ao cadastro e depois era assunto de faturação....contudo, penso que o técnico já terá que vir com o PDO mencionado para ligar no porto X e ele não existe.
Sim o técnico veio, já sabia que a morada estava errada propositadamente. Limitou-se a ir ao tablet mudar a morada para o meu número, ligar para o apoio de field service a perguntar se havia algum outro ponto de acesso, teve resposta que não. Para eles como o cadastrado está para um PLC que ainda não existe, já não se faz mais nada. Nem que tenham um outro ponto de acesso a 25m que seja perfeitamente viável.

A questão é que o PLC está literalmente abandonado. Investiram em condutas etc para o colocarem aqui e não o estão a rentabilizar com nem 1 único cliente. As pessoas querem ser clientes e pagar mas eles não deixam.
 
Sim o técnico veio, já sabia que a morada estava errada propositadamente. Limitou-se a ir ao tablet mudar a morada para o meu número, ligar para o apoio de field service a perguntar se havia algum outro ponto de acesso, teve resposta que não. Para eles como o cadastrado está para um PLC que ainda não existe, já não se faz mais nada. Nem que tenham um outro ponto de acesso a 25m que seja perfeitamente viável.

A questão é que o PLC está literalmente abandonado. Investiram em condutas etc para o colocarem aqui e não o estão a rentabilizar com nem 1 único cliente. As pessoas querem ser clientes e pagar mas eles não deixam.

Esse PDO 49 está guardado para X casas...mesmo que nunca metam o serviço
. Na NOS e VDF é assim que funciona.

Tem lógica porque a rede foi construída para permitir o acesso a essas casas e há que guardar o registo para as mesmas...o que falta aqui é um PDO que não o colocaram para "guardar" outras X casas (onde está a tua)
 

Esse PDO 49 está guardado para X casas...mesmo que nunca metam o serviço
. Na NOS e VDF é assim que funciona.

Tem lógica porque a rede foi construída para permitir o acesso a essas casas e há que guardar o registo para as mesmas...o que falta aqui é um PDO que não o colocaram para "guardar" outras X casas (onde está a tua)
Eu já percebi isso. Mas o 49 não está "guardado" para nenhuma casa. Está ali a fazer de emplastro. Mas enfim, também já não adianta. Agora estou na MEO à espera do projeto que de facto existe.
 
O 49 está vazio e não tem moradas atribuídas. O único número da rua que tem está ligado ao plc de outra rua porque faz de esquina
Já tentamos registar na porta que tem e o técnico chegou cá e disse que a morada estava atribuída ao 50 que não existe. Falei-lhe do 49 e disse que não porque não tinham autorização para fazer travessia de cabo e foi-se embora. O comercial fez pedido para a engenheira para saber o que se passava, fecharam o pedido sem justificação.

Quando uma empresa sugere aldrabar o seu próprio sistema para dar a volta a um problema em vez de solucionar o problema como deve ser, acho que está tudo dito.

Então eles proprios te sugeriram o mesmo, pensei que tinha sido caso unico, aparentemente não.

Não sei se serve de algo, mas numa das zonas de partilha com problema de cadastro uma vez pediram-me a opinião como resolver porque tinha situação identifica, nessa situação sugeri que fosse enviada uma reclamaçao para o dono da rede, a DST a indicar que existiam fibra/PDO deles mas que por erro de cadastro não se conseguia serviço com nenhum dos 3 operadores.
Passado 1 ou 2 meses estava resolvido.
 
Então eles proprios te sugeriram o mesmo, pensei que tinha sido caso unico, aparentemente não.

Não sei se serve de algo, mas numa das zonas de partilha com problema de cadastro uma vez pediram-me a opinião como resolver porque tinha situação identifica, nessa situação sugeri que fosse enviada uma reclamaçao para o dono da rede, a DST a indicar que existiam fibra/PDO deles mas que por erro de cadastro não se conseguia serviço com nenhum dos 3 operadores.
Passado 1 ou 2 meses estava resolvido.
Mas a rede é da NOS. Se fosse da dst era mais fácil...
 
Back
Topo