NOS FTTH

@tomas_loeps

Mas mesmo assim não estou a ver os 70% de 2022 LOL

Olha qual foi a totalidade de casas passadas ? Juntando cabo e fibra obvio.

38% para FTTH e 62% para HFC - ainda falta muito...e está muito CABO ainda!
 
@tomas_loeps

Mas mesmo assim não estou a ver os 70% de 2022 LOL

Olha qual foi a totalidade de casas passadas ? Juntando cabo e fibra obvio.

38% para FTTH e 62% para HFC - ainda falta muito...e está muito CABO ainda!

Estás a falar no último trimestre?

Eu ando a tentar, por vários caminhos, a ultima info (recente) é que haveria upgrade em zonas Cabo para FTTH
Mas do departamento de engenharia da NOS não te tinham dito que as zonas CABO eram para ficar em CABO?
 
Obrigado pela informação!

Evito de ir comprar outros então!

De nada. Abraço

Estás a falar no último trimestre?


Mas do departamento de engenharia da NOS não te tinham dito que as zonas CABO eram para ficar em CABO?

Sim ultimo trimestre. Quantas casas passadas?

Engenharia há 3 meses, por email, que não iria intervir em zonas cabo. A provedoria na semana passada após exposição de 8 paginas ligou e disse que iria haver upgrade para fibra mas sem data. Pediram desculpa pelo mau funcionamento da rede e que iria haver upgrade...mas sem data.
 
De nada. Abraço



Sim ultimo trimestre. Quantas casas passadas?

Engenharia há 3 meses, por email, que não iria intervir em zonas cabo. A provedoria na semana passada após exposição de 8 paginas ligou e disse que iria haver upgrade para fibra mas sem data. Pediram desculpa pelo mau funcionamento da rede e que iria haver upgrade...mas sem data.
No comunicado (que está aqui) eles só referem a % e não falam em nr absoluto de novas casas. Números concretos, só estes:

Resultado do forte investimento que a NOS continua a realizar nas suas infraestruturas de rede, os serviços de última geração chegam a cada vez mais portugueses, com a cobertura de rede fixa a atingir, no final deste período, 4,796 milhões de casas, mais 225 mil lares face ao final de Setembro de 2019.
Quanto à resposta da provedoria, naquela casa nunca andam todos sintonizados na mesma onda :n1qshok: Uns dizem que vai haver migração, os outros dizem que não... Talvez se tenham apercebido, neste processo de aumento do upload, que, no estado em que a rede está, já rebenta pelas costuras. Ou então olharam para a conta que a EDP anda a mandar por causa de tanto reforço energético que se calhar pensaram que a luz está cara para alimentar a rede :rrotflm:
 
De nada. Abraço



Sim ultimo trimestre. Quantas casas passadas?

Engenharia há 3 meses, por email, que não iria intervir em zonas cabo. A provedoria na semana passada após exposição de 8 paginas ligou e disse que iria haver upgrade para fibra mas sem data. Pediram desculpa pelo mau funcionamento da rede e que iria haver upgrade...mas sem data.

Sem data, foi uma forma simpática de te dizer que não vai haver :)
 
Sem data, foi uma forma simpática de te dizer que não vai haver :)

Vamos ver como vai andar isto :D Que são mentirosos são...mas....temos que dar sempre uma oportunidade...E que a malta daqui ajude :victory:


No comunicado (que está aqui) eles só referem a % e não falam em nr absoluto de novas casas. Números concretos, só estes:

Resultado do forte investimento que a NOS continua a realizar nas suas infraestruturas de rede, os serviços de última geração chegam a cada vez mais portugueses, com a cobertura de rede fixa a atingir, no final deste período, 4,796 milhões de casas, mais 225 mil lares face ao final de Setembro de 2019.
Quanto à resposta da provedoria, naquela casa nunca andam todos sintonizados na mesma onda :n1qshok: Uns dizem que vai haver migração, os outros dizem que não... Talvez se tenham apercebido, neste processo de aumento do upload, que, no estado em que a rede está, já rebenta pelas costuras. Ou então olharam para a conta que a EDP anda a mandar por causa de tanto reforço energético que se calhar pensaram que a luz está cara para alimentar a rede :rrotflm:

Pois lá estão eles a continuarem a chamar de "redes de ultima geração" o CABO dos anos 80/90 LOL. :blubomte:Bem...está em 4.8 milhões no total..62% está em cabo.

A rede CABO não foi feita a pensar nestes nossos tempos...A NOS é que anda a tentar aguentar uma infraestrutura que não dá para servir o cliente com qualidade e exigência... Até pode dar a um mas retira a dez ! E sim também é verdade que para DOCSIS 3.1 tiveram que reforçar energeticamente a rede o que obriga a mais gastos de energia nas baixadas elétricas mas , na realidade, nem todas foram reforçadas...Há muita rede sem reforço energético. A Luz está cara está :rrotflm:
 
Última edição:
Vamos ver como vai andar isto :D Que são mentirosos são...mas....temos que dar sempre uma oportunidade...E que a malta daqui ajude :victory:




Pois lá estão eles a continuarem a chamar de "redes de ultima geração" o CABO dos anos 80/90 LOL. :blubomte:Bem...está em 4.8 milhões no total..62% está em cabo.

A rede CABO não foi feita a pensar nestes nossos tempos...A NOS é que anda a tentar aguentar uma infraestrutura que não dá para servir o cliente com qualidade e exigência... Até pode dar a um mas retira a dez ! E sim também é verdade que para DOCSIS 3.1 tiveram que reforçar energeticamente a rede o que obriga a mais gastos de energia nas baixadas elétricas mas , na realidade, nem todas foram reforçadas...Há muita rede sem reforço energético. A Luz está cara está :rrotflm:
Vocês não leem o que eles escrevem... serviços de nova geração.. É certo quer a ideia foi usar a terminologia conhecida das redes de última geração mas não é o que escrevem por isso mais uma vez não falham ... tanto como as redes...
Já nem dá para ligar porque eles - mas os outros não são melhores - usam e abusam designações e atribuições que na prática não são exatas mas passam como tal:
wifi de ultima geração quando já existe uma revisão do wifi6 (wifi6E) e falam do wifi5...
ligação gigabit quando a única que o atinge é a do giga e vai lá vai...
net sempre no máximo para todos - no caso da NOS esta quase acertam porque tudo o pouco que saia dos plumes corresponde quase ao máximo que se consegue num wifi mal amanhado por eles... não devia ser porque a ligação deve dar mais mas...

E sobre as redes de última geração não são os únicos a falhar porque se já estivemos mais ou menos, acho que andamos a pastar em relação ao resto da Europa e não só... Não que isso seja tão grave como às vezes pintamos, porque o essencial antes do mais era nivelar este pequeno país em infraestruturas, antes de entrarmos em altos voos... mas nem sei se os próprios governantes o querem, com esta confusão que fizeram para repescar uns eventuais concorrentes que, na realidade, até agora nada fizeram com o que lhes tinha sido atribuido noutros concursos e agora repescados à margem das leis e regras que existiam e os deveriam ter excluido, com condições de favor, já entrariam para mamar à custa do que foi feito por outros... daqui por uns anos saberemos como convenceram o poder político...

E sobre a luz se calhar é uma ligação verde como se propagandeia para aí por isso nem é tão má para o ambiente
 
Disse e volto a repetir a Nowo ao menos nesse aspecto é honesta. Diz que que tem fibra e fibra hibrida no testes de cobertura consoante a zona.
Mas agora pergunto, a Nos intalou aqui pdos que segundo eles é partilha com a VDF. Será que irão ter FTTH ?
É que no site da-me cobertura por cabo.
 
Disse e volto a repetir a Nowo ao menos nesse aspecto é honesta. Diz que que tem fibra e fibra hibrida no testes de cobertura consoante a zona.
Mas agora pergunto, a Nos intalou aqui pdos que segundo eles é partilha com a VDF. Será que irão ter FTTH ?
É que no site da-me cobertura por cabo.

Sim...Fibra hibrida menos mal...Mas no fundo isso significa a rede core em fibra ( o people comum sabe o que é isso??????) ou seja...serviço CABO.

Bem...quanto ao que interessa e que falaste...boas noticias...estão a colocar PDO´s (PLC´s) em ruas com tap´s ( muito bem)

Certo?
 
Sim...Fibra hibrida menos mal...Mas no fundo isso significa a rede core em fibra ( o people comum sabe o que é isso??????) ou seja...serviço CABO.

Bem...quanto ao que interessa e que falaste...boas noticias...estão a colocar PDO´s (PLC´s) em ruas com tap´s ( muito bem)

Certo?

Espera ai, que agora agora foste demasiado técnico :D.
Eles instalaram pdo's dentro do prédio, não é daqueles que se vê nos postes, se é isso que estás a perguntar.
Penso ( e corrige-me se estiver errado) que isso se deva ao facto do prédio ser antigo e não ter um armário de telecomunicações indenpendente para cada fracção.
Depois nos sitios onde estão esses armários partilhados, instalaram umas caixinhas, que presumo serem o "novo armário de telecomunicações" para instalação de fibra.
Ou seja eu moro no 4º andar, os meus fios estão caixa do 3º andar, essa caixa serve os 3 e 4ºs esquerdos, e os 3 e 4ºs direitos.
Ai deixaram um dessas caixinhas, e deixaram outra no segundo andar.
 
Espera ai, que agora agora foste demasiado técnico :D.
Eles instalaram pdo's dentro do prédio, não é daqueles que se vê nos postes, se é isso que estás a perguntar.
Penso ( e corrige-me se estiver errado) que isso se deva ao facto do prédio ser antigo e não ter um armário de telecomunicações indenpendente para cada fracção.
Depois nos sitios onde estão esses armários partilhados, instalaram umas caixinhas, que presumo serem o "novo armário de telecomunicações" para instalação de fibra.
Ou seja eu moro no 4º andar, os meus fios estão caixa do 3º andar, essa caixa serve os 3 e 4ºs esquerdos, e os 3 e 4ºs direitos.
Ai deixaram um dessas caixinhas, e deixaram outra no segundo andar.


:D :D :D

Sim são "distribuidores" de sinal otico por piso que são provenientes de ligações ao PDO (posto de distribuição otico) ou como a NOS chama de Power line comunication (PLC) vai dar ao mesmo!.

O PDO do prédio terá um numero de portos (ligações) disponíveis (3x3 ou 4x4) já que é partilha com VDF.

Mas esse prédio tinha cabo coaxial da NOS?



Confirmo.

Tenho cerca de 20 metros cat 5 do router ao pc e dá os 500/100 contratados.

hum ok muito bem! Obrigado pelo feedback. Para isso estava a contar só com cat5e. Mas já como foi dito pelo colega consegue-se ok! Obrigado pelo feedback aqui no fórum!
 
:D :D :D

Sim são "distribuidores" de sinal otico por piso que são provenientes de ligações ao PDO (posto de distribuição otico) ou como a NOS chama de Power line comunication (PLC) vai dar ao mesmo!.

O PDO do prédio terá um numero de portos (ligações) disponíveis (3x3 ou 4x4) já que é partilha com VDF.

Mas esse prédio tinha cabo coaxial da NOS?





hum ok muito bem! Obrigado pelo feedback. Para isso estava a contar só com cat5e. Mas já como foi dito pelo colega consegue-se ok! Obrigado pelo feedback aqui no fórum!

Espera disse asneiras, o que eu tenho é cat 6...Não sei porquê estava comvencido que era 5... Desculpa.
 
:D :D:D

Sim são "distribuidores" de sinal otico por piso que são provenientes de ligações ao PDO (posto de distribuição otico) ou como a NOS chama de Power line comunication (PLC) vai dar ao mesmo!.

PDO (Ponto de Distribuição Ótico) - a caixa que está no Poste ou no armário
PLC (Ponto de Ligação Cliente) - as portas/ligações de fibra que estão dentro do PDO
Normalmente os PLCs estão cadastrados de acordo com a porta da morada do cliente

Na NOS/VDF os PDOs são partilhados
Dentro de cada PDO existem 2 cassetes (uma para a NOS e outra para a VDF) cada uma com os seus PLCs

P.S.
Power-line communication (PLC) (aka, Powerline) é outra coisa que nada tem haver com isto
 
Última edição:
Aqui na minha aldeia da freguesia de Oiã, concelho de Oliveira do Bairro, andaram a passar fibra nos postes de madeira, ao inicio pensei que era Altice, mas perguntei ao pessoal que lá andava e disseram que era para a NOS. Ele disse que até ao final do ano tinha que estar tudo a funcionar, vale o que vale. Isto foi há cerca de um mês, mas até agora está tudo na mesma, num poste aqui ao lado de casa deixaram umas voltas de fibra, que é onde vão meter o PDO. Pelo que ele disse, se a fibra passar numas mangas verdes nos postes, é NOS.
 
Back
Topo