1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

NOS FTTH

Discussão em 'NOS' iniciada por kep, 27 de Setembro de 2014. (Respostas: 5096; Visualizações: 395342)

1. Meotuga

Meotuga Power Member

Então temos boas noticias...Agora experimenta comprar online para ver se no teu numero aparece oferta FTTH ou cabo...please

2. eheh86

eheh86 Power Member

Espera disse asneiras, o que eu tenho é cat 6...Não sei porquê estava comvencido que era 5... Desculpa.

3. Rubenzito

Rubenzito Power Member

Cabo.

4. migabc

migabc Power Member

PDO (Ponto de Distribuição Ótico) - a caixa que está no Poste ou no armário
    PLC (Ponto de Ligação Cliente) - as portas/ligações de fibra que estão dentro do PDO
    Normalmente os PLCs estão cadastrados de acordo com a porta da morada do cliente

Na NOS/VDF os PDOs são partilhados
    Dentro de cada PDO existem 2 cassetes (uma para a NOS e outra para a VDF) cada uma com os seus PLCs

P.S.
    Power-line communication (PLC) (aka, Powerline) é outra coisa que nada tem haver com isto

Última edição: 17 de Novembro de 2020
  5. Aqui na minha aldeia da freguesia de Oiã, concelho de Oliveira do Bairro, andaram a passar fibra nos postes de madeira, ao inicio pensei que era Altice, mas perguntei ao pessoal que lá andava e disseram que era para a NOS. Ele disse que até ao final do ano tinha que estar tudo a funcionar, vale o que vale. Isto foi há cerca de um mês, mas até agora está tudo na mesma, num poste aqui ao lado de casa deixaram umas voltas de fibra, que é onde vão meter o PDO. Pelo que ele disse, se a fibra passar numas mangas verdes nos postes, é NOS.

6. tomas_loeps

tomas_loeps Power Member

Sim, é verdade. A NOS usa mangas verdes, a VDF pretas (com marca a vermelho no poste) e a MEO/Altice usa pretas também. Dado que dizes que a construção está a ser feita, e que se trata da NOS, provavelmente será rede partilhada NOS/Vodafone (construída pela NOS e partilhada com a VDF). Se já começaram a passar há um mês, mesmo estando os PDOs por montar, é possível que até ao fim do ano o serviço fique pronto a ser comercializado. Normalmente, nunca é mais do que 1 ou 2 meses. Aqui, também foi a NOS a fibrar (com partilha tb para a VDF) e acho que ficou tudo operacional em menos de dois meses (pode depender se estamos a falar das primeiras zonas a serem fibradas na zona ou das últimas).

7. Aqui já estava tudo fibrado à volta da nossa aldeia, estávamos numa ilha, apenas com adsl da altice, há uns dois meses atrás mandei a meo dar uma volta e meti satélite NOS com 4g, quando vi os tipos a fibrar os postes de madeira fiquei com um melão porque pensei que era altice, mas após falar com eles percebi que tinha apostado no cavalo certo. :D

8. migabc

migabc Power Member

Sim, sendo NOS podes fazer o upgrade para FTTH quando aparecer

9. SMOL25

SMOL25 Power Member

Eu aqui começaram a passar cabo em finais de Julho/Agosto e em 10 de Outubro tive fibra em casa. Isto em 2019.

10. Estou na mesma situação e na mesma zona e quando vi também pensei ser da Altice (e fiquei lixado porque ainda tenho um ano de fidelização com a NOS e com a Vodafone) mas entretanto vi que os cabos dizem NOS Comunicações e que as mangas verdes são da NOS :D:D:D. Disseram-me hoje que andam a passar ali na Palhaça (para quem não sabe, é uma freguesia do concelho de Oliveira do Bairro) por isso ainda deve faltar até acabarem. Esperemos que fique em serviço até ao fim do ano.

11. Francisco Alvo

Francisco Alvo Power Member

Caros Amigos do Forum
    Andam a passar fibra para o meu prédio (2835-766) e também nos prédios vizinhos.
    Julgava que era da MEO, mas quem anda a fazer esse serviço é uma empresa particular, a trabalhar para a MEO(?).
    Questionei os individuos e disseram-me que qualquer Operador poderia usar essa fibra (?).
    No armário da entrada do prédio montaram isto:
    Será que pode ser usado por qualquer Operador?
    Alguma ajuda dos mais entendidos.

12. tomas_loeps

tomas_loeps Power Member

@Francisco Alvo à primeira vista, a avaliar pelas etiquetas colocadas no PDO, eu diria que era claramente da MEO, mas se os tipos que andavam a colocar te disseram que qualquer um podia usar... eles lá saberão.
    Só se for da DST, mas nessa zona duvido...
    Sabes qual era a empresa?

13. Meotuga

Meotuga Power Member

Meo. E só pode ser usada pelo meo. Disseram te asneiras

Ou melhor... Pode ser usada por todas.. O meo é que não quer :D

E tinhas me perguntado qualquer coisa sobre a minha rede de Internet não foi?

14. Francisco Alvo

Sim tinha perguntado se poderia ligar um 2ºRouter de uma marca conhecida e boa, ao router da NOS mas através de um Switch SG105E da TPLink.
    Vai ter disponível a velocidade contratada ou perde alguma velocidade?
    Obrigado.

Última edição: 7 de Dezembro de 2020
  15. Meotuga

Meotuga Power Member

Podes à vontade.

Não terás perdas.
    - Switch SG150E

EDIT: SG 105 E , certo?
    (também tenho dois destes na minha rede)

16. Francisco Alvo

sim queria dizer 105, enganei-me.

Já corrigi.
    Mas posso ligar directamente numa qualquer porta LAN ou é preciso alguma parametrização especial, para não perder performance?

17. Meotuga

Meotuga Power Member

Podes ligar em qualquer porta LAN. São todas giga

18. Francisco Alvo

A empresa é a Objectitronica.

19. SMOL25

SMOL25 Power Member

Eu já vou com 3 meses de ont + Router asus. Maravilha. Nunca mais tive problemas de net.

20. Francisco Alvo

Qual o modelo do asus?