1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

NOS FTTH

Discussão em 'NOS' iniciada por kep, 27 de Setembro de 2014. (Respostas: 5315; Visualizações: 410194)

1. celituhh

celituhh Power Member

Os PDOs por norma são instalados depois. Aqui foi assim.

2. fa0056

fa0056 Power Member

Eu sei, é só para quem for da zona, saber em que ponto estão os trabalhos. Quando alguém reportar que andam a instalar os PDO, já ficamos com a ideia que está quase.

3. Assim que instalarem os PDO's aqui na Mamarrosa eu aviso aqui. Mas se disseram que era para ficar tudo a funcionar até ao fim do ano, não deve tardar muito, espero eu! :D:D:D:D

4. fa0056

fa0056 Power Member

Quando andaram aqui na minha rua no inicio do mês de novembro também me disseram que era para estar tudo pronto no final do ano.
    Vamos ver se vêm uns dias sem chuva, para eles andarem com isto, que já não têm muito tempo até ao final do ano :D

5. celituhh

celituhh Power Member

Pessoal, quem me consegue dizer quais os parâmetros de uma boa ligação em NOS FTTH?
    Queria verificar, apenas por curiosidade.

6. Meotuga

Meotuga Suspenso

Qualquer operador FTTH

SINAL CATV : -6 a -8

SINAL RX : -16 a -23 ( pode estar a -26 o ideal....e ir até aos -29 mas poderá cair..)

SINAL TX: 2.1 a 2.6

7. migabc

migabc Power Member

Consegues ver os valores de referencia no Router da Vodafone (se estiveres dentro dos valores de referencia estás OK)

Eu por exemplo tenho:

Measured on ONT:
    CATV (1550nm):
    -2.93 dBm [-6 < PW < 2]
    Internet Downstream RX (1490nm): -18.79 dBm [-27 < PW < -8]
    Internet Upstream TX (1310nm): 2.48 dBm [0.5 < PW < 5]

Measured on OLT:
    Internet Upstream (1310nm): -21.55 dBm [-31 < PW < -8]

Os valores de referencia nas redes GPON são os que indiquei entre parêntesis:

Os router da NOS apenas te mostra os valores que tens e não os de referencia

Última edição: 18 de Dezembro de 2020
  8. Meotuga

Meotuga Suspenso

Por acaso esses valores de referencia da VDF são diferentes dos meus....:blaugh::rofl:

Quando digo "meus" digo os valores de referencia que sei de cor....não do Meo, VDF ou NOS em FTTH...Não pelos routers dos operadores.

EDIT: Acabei de verificar na Vodafone esses valores.

Estes que acabei de enumerar estão errados ?

Eu aprendi os que mencionei :rofl:

9. celituhh

celituhh Power Member

O técnico da NOS disse que os parâmetros são diferentes dependendo da instalação da fibra (rede partilhada).
    Redes instaladas pela Vodafone ou pela NOS têm parâmetros distintos para aquilo que é aceitável.
    Por exemplo, na minha zona isto foi instalado pela Vodafone, e ele disse que os valores de referência tendem a ser ligeiramente “piores”.

Neste momento tenho -24 em RX. Ele falou-me que podia ir até aos 26/27 no limite.

Houve uma avaria na zona que meteu os serviços abaixo durante 2 dias. Pelos vistos foram feitas novas fusões de fibra.

10. Meotuga

Meotuga Suspenso

Esses valores que me deste agora foram os que aprendi....

EDIT:

Olha um exemplo de uma rede da VDF onde tb uso o serviço Meo: (Rede da VDF)

Estado de ligação
    ligado

Potência ótica de receção (RX)
    -20.556 dBm

Potência ótica de transmissão (TX)
    2.406 dBm

Potência ótica CATV de receção
    -3.680 dBm

11. celituhh

celituhh Power Member

Eu tenho:

Optical Module Rx Power (dBm)
    -24.685
    Optical Module Tx Power (dBm) 2.291
    CATV RX optical power -6.888

12. migabc

migabc Power Member

O valores de referencia (ou melhor os limites superiores e inferiores) são os que indiquei em cima.
    Se estiver dentre desses limites tens sinal aceitável - mas quanto mais perto do meio melhor
    Mas sim, nas redes partilhadas podes tender mais para esses limites (se tiveres fora desses limites o operador considera avaria e tenta resolver - com novas fusões no local ou na rede)

13. Meotuga

Meotuga Suspenso

Por acaso são os valores que tenho em Meo e VDF

Sendo assim tens o sinal 1550 nm para CATV no limite. @migabc

CATV (1550nm): -2.93 dBm [-6 < PW < 2]

14. celituhh

celituhh Power Member

Mas era suposto ter alguma dificuldade? O CATV são os canais RF né? Está tudo impecável.

15. Meotuga

Meotuga Suspenso

Sim é o RF...Vai ficando de olho ao longo do tempo...

16. migabc

migabc Power Member

o teu CATV não está dentro dos valores de referencia, mas como o Sagemcom [email protected] 5657 tem um bom ONT acaba por compensar o RF out.
    Se tiveres um sinal 1550nm (CATV) até -6 dBm o ONT consegue converter em RF coaxial com -17 dBmV (ou 77 dBuV)
    Menos que isso no sinal 1550nm da fibra, o RF da saída coaxial cai drasticamente.

Na verdade consegues alimentar 1 TV digital (ou a box da NOS) com apenas 0 dBmV (ou 60 dBuV) mas depois não consegues fazer uma distribuição RF para o resto da casa (por exemplo, um spliter de 2 saidas atenua-te o sinal em cerca de 4dB)

Para teres uma distribuição RF decente sem precisares de amplificadores RF o valor de referencia ISP de um operador é 20 dBmV na saída coaxial do ONT (ou na entrada RF de um operador cabo HFC).

No FTTH para teres 20 dBmV na saída coaxial RF (o tal valor de referencia ISP) precisas de ter o sinal CATV (1550nm) a chegar ao ONT com pelo menos -5 dBm

17. celituhh

celituhh Power Member

Não sei até que ponto estes valores estão atualizados. Quando é que o router mede isto?
    Não será que estes valores registados estão ainda em concordância com a avaria que aqui houve?
    Este tipo de valores não é dinâmico? Não deveria sofrer mini-alterações ao segundo?

18. Meotuga

Meotuga Suspenso

Se a avaria foi resolvida...não estará relacionado.

E sim sofre minialterações sim...se tornares a fazer login na pagina do router poderá dar outro valor já dentro dos parâmetros e/ou amanha outro diferente...

19. celituhh

celituhh Power Member

Tenho neste momento 4 TVs com RF e uma box UMA, e a casa é bem grande, tudo a funcionar muito bem.
    Ou de facto o ONT está a compensar, ou então os meus valores não estão atualizados.

20. Meotuga

Meotuga Suspenso

Como está a potencia e qualidade do sinal nas TV´s sem box ? o RF em digital