NOS FTTH

Qualquer operador FTTH

SINAL CATV : -6 a -8

SINAL RX : -16 a -23 ( pode estar a -26 o ideal....e ir até aos -29 mas poderá cair..)

SINAL TX: 2.1 a 2.6

Consegues ver os valores de referencia no Router da Vodafone (se estiveres dentro dos valores de referencia estás OK)

Eu por exemplo tenho:

Measured on ONT:
CATV (1550nm):
-2.93 dBm [-6 < PW < 2]
Internet Downstream RX (1490nm): -18.79 dBm [-27 < PW < -8]
Internet Upstream TX (1310nm): 2.48 dBm [0.5 < PW < 5]

Measured on OLT:
Internet Upstream (1310nm): -21.55 dBm [-31 < PW < -8]

Os valores de referencia nas redes GPON são os que indiquei entre parêntesis:

Os router da NOS apenas te mostra os valores que tens e não os de referencia
 
Última edição:
Consegues ver os valores de referencia no Router da Vodafone :-)
Eu por exemplo tenho:

Measured on ONT:
CATV (1550nm):
-2.93 dBm [-6 < PW < 2]
Internet Downstream RX (1490nm): -18.79 dBm [-27 < PW < -8]
Internet Upstream TX (1310nm): 2.48 dBm [0.5 < PW < 5]

Measured on OLT:
Internet Upstream (1310nm): -21.55 dBm [-31 < PW < -8]

Os valores de referencia nas redes GPON são os que indiquei entre parêntesis:

Os router da NOS apenas te mostra os valores que tens e não os de referencia

Por acaso esses valores de referencia da VDF são diferentes dos meus....:blaugh::rofl:

Quando digo "meus" digo os valores de referencia que sei de cor....não do Meo, VDF ou NOS em FTTH...Não pelos routers dos operadores.

EDIT: Acabei de verificar na Vodafone esses valores.

Estes que acabei de enumerar estão errados ?

Eu aprendi os que mencionei :rofl:
 
Qualquer operador FTTH

SINAL CATV : -6 a -8

SINAL RX : -16 a -23 ( pode estar a -26 o ideal....e ir até aos -29 mas poderá cair..)

SINAL TX: 2.1 a 2.6

O técnico da NOS disse que os parâmetros são diferentes dependendo da instalação da fibra (rede partilhada).
Redes instaladas pela Vodafone ou pela NOS têm parâmetros distintos para aquilo que é aceitável.
Por exemplo, na minha zona isto foi instalado pela Vodafone, e ele disse que os valores de referência tendem a ser ligeiramente “piores”.

Neste momento tenho -24 em RX. Ele falou-me que podia ir até aos 26/27 no limite.

Houve uma avaria na zona que meteu os serviços abaixo durante 2 dias. Pelos vistos foram feitas novas fusões de fibra.
 
O técnico da NOS disse que os parâmetros são diferentes dependendo da instalação da fibra (rede partilhada).
Redes instaladas pela Vodafone ou pela NOS têm parâmetros distintos para aquilo que é aceitável.
Por exemplo, na minha zona isto foi instalado pela Vodafone, e ele disse que os valores de referência tendem a ser ligeiramente “piores”.

Neste momento tenho -24 em RX. Ele falou-me que podia ir até aos 26/27 no limite.

Houve uma avaria na zona que meteu os serviços abaixo durante 2 dias. Pelos vistos foram feitas novas fusões de fibra.

Esses valores que me deste agora foram os que aprendi....

EDIT:

Olha um exemplo de uma rede da VDF onde tb uso o serviço Meo: (Rede da VDF)

Estado de ligação
ligado

Potência ótica de receção (RX)
-20.556 dBm

Potência ótica de transmissão (TX)
2.406 dBm

Potência ótica CATV de receção
-3.680 dBm
 
Esses valores que me deste agora foram os que aprendi....

EDIT:

Olha um exemplo de uma rede da VDF onde tb uso o serviço Meo: (Rede da VDF)

Estado de ligação
ligado

Potência ótica de receção (RX)
-20.556 dBm

Potência ótica de transmissão (TX)
2.406 dBm

Potência ótica CATV de receção
-3.680 dBm

Eu tenho:

Optical Module Rx Power (dBm)
-24.685
Optical Module Tx Power (dBm) 2.291
CATV RX optical power -6.888
 
O valores de referencia (ou melhor os limites superiores e inferiores) são os que indiquei em cima.
Se estiver dentre desses limites tens sinal aceitável - mas quanto mais perto do meio melhor
Mas sim, nas redes partilhadas podes tender mais para esses limites (se tiveres fora desses limites o operador considera avaria e tenta resolver - com novas fusões no local ou na rede)
 
O valores de referencia (ou melhor os limites superiores e inferiores) são os que indiquei em cima.
Se estiver dentre desses limites tens sinal aceitável - mas quanto mais perto do meio melhor
Mas sim, nas redes partilhadas podes tender mais para esses limites (se tiveres fora desses limites o operador considera avaria e tenta resolver - com novas fusões no local ou na rede)

Por acaso são os valores que tenho em Meo e VDF

Eu tenho:

Optical Module Rx Power (dBm)
-24.685
Optical Module Tx Power (dBm) 2.291
CATV RX optical power -6.888

Sendo assim tens o sinal 1550 nm para CATV no limite. @migabc

CATV (1550nm): -2.93 dBm [-6 < PW < 2]
 
Eu tenho:

Optical Module Rx Power (dBm)
-24.685
Optical Module Tx Power (dBm) 2.291
CATV RX optical power -6.888

o teu CATV não está dentro dos valores de referencia, mas como o Sagemcom F@st 5657 tem um bom ONT acaba por compensar o RF out.
Se tiveres um sinal 1550nm (CATV) até -6 dBm o ONT consegue converter em RF coaxial com -17 dBmV (ou 77 dBuV)
Menos que isso no sinal 1550nm da fibra, o RF da saída coaxial cai drasticamente.

Na verdade consegues alimentar 1 TV digital (ou a box da NOS) com apenas 0 dBmV (ou 60 dBuV) mas depois não consegues fazer uma distribuição RF para o resto da casa (por exemplo, um spliter de 2 saidas atenua-te o sinal em cerca de 4dB)

Para teres uma distribuição RF decente sem precisares de amplificadores RF o valor de referencia ISP de um operador é 20 dBmV na saída coaxial do ONT (ou na entrada RF de um operador cabo HFC).

No FTTH para teres 20 dBmV na saída coaxial RF (o tal valor de referencia ISP) precisas de ter o sinal CATV (1550nm) a chegar ao ONT com pelo menos -5 dBm
 
Sim é o RF...Vai ficando de olho ao longo do tempo...
Não sei até que ponto estes valores estão atualizados. Quando é que o router mede isto?
Não será que estes valores registados estão ainda em concordância com a avaria que aqui houve?
Este tipo de valores não é dinâmico? Não deveria sofrer mini-alterações ao segundo?
 
Não sei até que ponto estes valores estão atualizados. Quando é que o router mede isto?
Não será que estes valores registados estão ainda em concordância com a avaria que aqui houve?
Este tipo de valores não é dinâmico? Não deveria sofrer mini-alterações ao segundo?

Se a avaria foi resolvida...não estará relacionado.

E sim sofre minialterações sim...se tornares a fazer login na pagina do router poderá dar outro valor já dentro dos parâmetros e/ou amanha outro diferente...
 
o teu CATV não está dentro dos valores de referencia , mas como o sagemcom F@ast 567 tem um bom ONT acaba por compensar o RF out.
O sinal 1550nm até -6 o ONT consegue converter em -17 dBmV (ou 77 dBuV)
Menos que isso o RF da saída coaxial cai drasticamente.

Na verdade consegues alimentar 1 TV digital (ou a box da NOS) com apenas 0 dBmV (ou 60 dBuV) mas depois não consegues fazer uma distribuição RF para o resto da casa (por exemplo, um spliter de 2 saidas atenua-te o sinal em cerca de 4dB)

Para teres uma distribuição RF decente sem precisares de amplificadores RF o valor de referencia ISP de um operador é 20 dBmV na saída coaxial do ONT (ou na entrada RF de um operador cabo HFC).

No FTTH para teres 20 dBmV na saída coaxial RF (o tal valor de referencia ISP) precisas de ter o sinal 1550nm a chegar ao ONT com pelo menos -5 dBm
Tenho neste momento 4 TVs com RF e uma box UMA, e a casa é bem grande, tudo a funcionar muito bem.
Ou de facto o ONT está a compensar, ou então os meus valores não estão atualizados.
 
Tenho neste momento 4 TVs com RF e uma box UMA, e a casa é bem grande, tudo a funcionar muito bem.
Ou de facto o ONT está a compensar, ou então os meus valores não estão atualizados.


Com quase -7 no sinal 1550nm deves ter uma saída coaxial com uns 10 dBmV (70 dBuV) - serve perfeitamente para a UMA se ela estiver ao lado do router, mas nas TVs mais afastadas se não tiveres amplificador na tua rede RF podes ter um sinal RF deficiente (nos canais analógicos notas grão na imagem e no digitais podes notar pixelização nos canais de modulação QAM mais elevada)

As TVs boas conseguem apanhar os digitais com -5 dBmV e os analógicos com 0 dBmV - mas interessa sempre valores acima disso para teres margem

Também não deves alimentar uma TV com mais que 10dBmV para não saturar o tuner (por isso se tens a box da NOS ao lado do router deves colocar um atenuador na derivação que vai para a box da NOS para baixar esses 20dBmV ideias
P.S. A MEO e VDF isto não se aplica pois a box desses operadores não usa o RF
 
Última edição:

Mas estas regras aplicam-se igualmente na VDF/MEO para as TVs sem box
A minha mãe tem NOS e o técnico não colocou atenuador na TV que está ao lado do router e a TV estava a passar-se em alguns canais pois o sinal RF estava muito forte (medi e tinha de facto uns 20 dBmV)
Eu tive que lhe colocar um atenuador de 8dB para funcionar bem

A UMA ficou noutro quarto afastado - parece que os técnicos só se preocupam com o sinal que vai para a UMA (ou então não se lembrou que essa proteção deve ser feita tb para as TVs e não só para a box da NOS) lol
 
Última edição:
Back
Topo