NOS FTTH

Com quase -7 no sinal 1550nm deves ter uma saída coaxial com uns 10 dBmV (70 dBuV) - serve perfeitamente para a UMA se ela estiver ao lado do router, mas nas TVs mais afastadas se não tiveres amplificador na tua rede RF podes ter um sinal RF deficiente (nos canais analógicos notas grão na imagem e no digitais podes notar pixelização nos canais de modulação QAM mais elevada)
É assim. A UMA está mesmo ao lado do router. Mas tenho inclusive uma TV num anexo, com vários metros de cabo até lá, e está impecável.

De realçar que esta instalação de RF tem cerca de 20 anos xD
Que eu saiba não tem amplificadores nenhuns.
 
Consegues ver os valores de referencia no Router da Vodafone (se estiveres dentro dos valores de referencia estás OK)

Eu por exemplo tenho:

Measured on ONT:
CATV (1550nm):
-2.93 dBm [-6 < PW < 2]
Internet Downstream RX (1490nm): -18.79 dBm [-27 < PW < -8]
Internet Upstream TX (1310nm): 2.48 dBm [0.5 < PW < 5]

Measured on OLT:
Internet Upstream (1310nm): -21.55 dBm [-31 < PW < -8]

Os valores de referencia nas redes GPON são os que indiquei entre parêntesis:

Os router da NOS apenas te mostra os valores que tens e não os de referencia

o importante é: 1550. entre - 9 e 2 normalmente.
1490 entre -30 e -8.

Igual para os 3 tipos de rede.
 
Então vai a menu - configurações - sintonia manual e verifica a percentagem da força de sinal e a sua potencia e qualidade
A força do sinal está em 90%.
A qualidade varia entre 75-90%.
A qualidade deve ser um pouco afetada pelos cabos em si, que como disse num post anterior, isto já tem 20 anos e foi tudo instalado pelo meu pai e um tio, portanto nada de muito profissional.
De qualquer forma, a imagem parece estar impecável, não noto nada de anormal. Continuo a achar que melhorou em relação à Vodafone.
 
A força do sinal está em 90%.
A qualidade varia entre 75-90%.
A qualidade deve ser um pouco afetada pelos cabos em si, que como disse num post anterior, isto já tem 20 anos e foi tudo instalado pelo meu pai e um tio, portanto nada de muito profissional.
De qualquer forma, a imagem parece estar impecável, não noto nada de anormal. Continuo a achar que melhorou em relação à Vodafone.

Isso está bom...Depende do nr de repartidores que estão para trás no sentido do sinal mas isso está bom.

Sim tb acho a imagem no RF da NOS mais nítida...embora com menos diversidade de canais que o Meo...mas isso já não é assunto para esta thread
 
Isso está bom...Depende do nr de repartidores que estão para trás no sentido do sinal mas isso está bom
Sim, eu penso que está bom, principalmente tendo em conta as circunstâncias da instalação antiga.


Sim tb acho a imagem no RF da NOS mais nítida...embora com menos diversidade de canais que o Meo...mas isso já não é assunto para esta thread
Concordo. Fica para outro sítio. :)
 
Sim, confirmo. Eu tenho Vodafone e confirmo que a NOS é melhor em termos de RF e TV em geral

TV em geral tem muito que se diga :D :D :D sem querer me alongar ;)

Esses canais estão bloqueados...EXATO 120 !!!!!!!!!!!!!

Agora vai por temáticas ....musica...animação...desporto...documentários....e vê as diferenças por exemplo para o Meo ??? Vodafone não.

Mas estou em offtopic
 
P.S. com -7 no CATV eu queixava-me ao operador - são obrigados a subir para os -5 (limite inferior na NOS e VDF).
às vezes basta refazer uma fusão que tenha ficado menos boa.

Mas se dizes que está tudo bem então deixa estar.
Pelo sim pelo não coloca um analisador de espectro e vare o RF todo a ver se não tens lixo (ruido)
 
REDE vODAFONE partilha Nos
Informação ONT
Valor atual Valor de referência
Estado do sinal ótico de envio: Auto. Auto.
Capacidade ótica TX: 2.30 dBm 0.5 a 5 dBm
Capacidade ótica RX: -22.84 dBm -27 a -8 dBm
Tensão de funcionamento: 3296 mV 3100 a 3500 mV
Corrente de polarização: 12 mA 0 a 90 mA
Temperatura de funcionamento: 52 ℃ -10 a +85 ℃
Potência CATV RX -3.68 dBm -8 a +2 dBm
Potência de saída CATV: 23 dBmV ≥17 dBmV
 
REDE vODAFONE partilha Nos
Informação ONT
Valor atual Valor de referência
Estado do sinal ótico de envio: Auto. Auto.
Capacidade ótica TX: 2.30 dBm 0.5 a 5 dBm
Capacidade ótica RX: -22.84 dBm -27 a -8 dBm
Tensão de funcionamento: 3296 mV 3100 a 3500 mV
Corrente de polarização: 12 mA 0 a 90 mA
Temperatura de funcionamento: 52 ℃ -10 a +85 ℃
Potência CATV RX -3.68 dBm -8 a +2 dBm
Potência de saída CATV: 23 dBmV ≥17 dBmV
Se esses são os valores de referência, então estou dentro, mesmo que mais inclinado para um dos limites, mas mesmo assim... dentro.
 
REDE vODAFONE partilha Nos
Informação ONT
Valor atual Valor de referência
Estado do sinal ótico de envio: Auto. Auto.
Capacidade ótica TX: 2.30 dBm 0.5 a 5 dBm
Capacidade ótica RX: -22.84 dBm -27 a -8 dBm
Tensão de funcionamento: 3296 mV 3100 a 3500 mV
Corrente de polarização: 12 mA 0 a 90 mA
Temperatura de funcionamento: 52 ℃ -10 a +85 ℃
Potência CATV RX -3.68 dBm -8 a +2 dBm
Potência de saída CATV: 23 dBmV ≥17 dBmV

Esses valores de referencia da VDF são iguais aos que postei em cima exceto o limite inferior do sinal CATV (1550nm)
Os limites que coloquei em cima são da norma GPON
Tanto quanto sei a NOS rege-se pela norma GPON
A VDF é menos restritiva em relação ao RF pois na VDF o RF é um sinal secundário (pois é usado apenas nas TVs secundarias e não na principal com box)
A NOS é mais restritiva em relação ao RF pois na NOS o RF é o sinal principal das TVs (usado tanto nas TVs principais com box como nas secundarias sem box)

Já agora repara no teu sinal "Potência de saída CATV" que é o que sai no RF coaxial do ONT.
Como tens um bom sinal RF de entrada (Potência CATV RX) o oscilador interno do ONT que convert o sinal otico 1550nm em RF elétrico coaxial consegue estar acima do standard dos 20 dBmV (P.S. a norma/referencia é 20 e não 17 como a Vodafone pinta lol - mas de facto para a VDF o RF é menos importante)

Numa instalação bem feita, um ISP cabo "deve" entregar ao cliente os 20 dBmV.
é claro que nem sempre isso acontece - mas os valores de referencia dos sinais de entrada foram calculados com isso em mente

Menos que -7 dBm no sinal ótico 1550nm de entrada, o RF da saída coaxial cai drasticamente pois o oscilador não o consegue converter com o SNR desejado
 
Última edição:
Esses valores de referencia da VDF são iguais aos que postei em cima exceto o limite inferior do sinal CATV (1550nm)
Os limites que coloquei em cima são da norma GPON
Tanto quanto sei a NOS rege-se pela norma GPON
A VDF é menos restritiva em relação ao RF pois na VDF o RF é um sinal secundário (pois é usado apenas nas TVs secundarias e não na principal com box)
A NOS é mais restritiva em relação ao RF pois na NOS o RF é o sinal principal das TVs (usado tanto nas TVs principais com box como nas secundarias sem box)

Já agora repara no teu sinal "Potência de saída CATV" que é o que sai no RF coaxial do ONT.
Como tens um bom sinal RF de entrada (Potência CATV RX) o oscilador interno do ONT que convert o sinal otico 1550nm em RF elétrico coaxial consegue estar acima do standard dos 20 dBmV (P.S. a norma/referencia é 20 e não 17 como a Vodafone pinta lol - mas de facto para a VDF o RF é menos importante)

Numa instalação bem feita, um ISP cabo "deve" entregar ao cliente os 20 dBmV.
é claro que nem sempre isso acontece - mas os valores de referencia dos sinais de entrada foram calculados com isso em mente

Menos que -7 dBm no sinal ótico 1550nm de entrada, o RF da saída coaxial cai drasticamente pois o oscilador não o consegue converter com o SNR desejado
Tudo certo quanto ao que dizes... Mas já agora... Na NOS e MEO não mostram os valores de entrada e saída catv... Como sei se estão a 20 db a entrada sem ser pelo Router????
 
Tudo certo quanto ao que dizes... Mas já agora... Na NOS e MEO não mostram os valores de entrada e saída catv... Como sei se estão a 20 db a entrada sem ser pelo Router????

Não conheço os ONTs da NOS nem da MEO.
Mas não há nada melhor que usar um medidor de campo do que confiar nos valores que aparecem na pagina de gestão do Router/ONT
 
quando digo ONT refiro-me ao componente em si - sendo esse ONT standalone ou integrado dentro do router, não é isso que está em questão
Dentro do ONT existe oscilador centrado na frequência do sinal 1550nm, que converte o sinal otico 1550nm em sinal elétrico RF.
 
Última edição:
Back
Topo