NOS FTTH

tomas_loeps

Power Member
Mas nos sítios onde a NOS e a VDF precisam de passar os cabos da rede (rede de acesso, que liga os PDOs) e não há postes da EDP, elas usam os postes da Altice também e transitam depois para os da EDP quando volta a ser possível. E acho que aí é com autorização da Altice.

goncalo0305

Power Member
Boas.
Tenho uma casa na aldeia, no meio do nada, em ponte de Lima. Qual o meu espanto, quando passado uns meses venho aqui, e tenho, o que parece, um PDO na minha porta.
Isto é DST correto?
76b3OcU.jpg

Não sei se irão cativar muitos clientes nesta rua pelo menos, em 10 casas, são 10 pessoas com mais de 80/90 anos

goncalo0305

Power Member
Não cativam hoje, cativam amanhã ou depois. A infraestrutura passa a existir e poderá ser um incentivo a alguém mais jovem se fixar na aldeia.
Correto, estou a falar do retorno a curto prazo.
Os velhotes daqui tem todos DTH, tal como eu. No meu caso, ao uso que dou aqui, o meu DTH + router 4G (com a BL 30Gb 1€) chega e sobra.

Mas é claramente de louvar o facto de fibrarem uma zona destas

SMOL25

Power Member
Correto, estou a falar do retorno a curto prazo.
Os velhotes daqui tem todos DTH, tal como eu. No meu caso, ao uso que dou aqui, o meu DTH + router 4G (com a BL 30Gb 1€) chega e sobra.

Mas é claramente de louvar o facto de fibrarem uma zona destas
Imagina que tens, por exemplo nova pandemia, escapar para aí em teletrabalho, ter ftth é uma vantagem.

Moro numa aldeia e tenho aqui pessoal que ficou por aqui desde Março. Fibra chegou em Outubro 2019, por sorte.

goncalo0305

Power Member
Imagina que tens, por exemplo nova pandemia, escapar para aí em teletrabalho, ter ftth é uma vantagem.

Moro numa aldeia e tenho aqui pessoal que ficou por aqui desde Março. Fibra chegou em Outubro 2019, por sorte.
Já confirmei no site da DSTelecom. Em construção, vamos lá ver o que os velhotes vão fazer por aqui, espero que não apareçam daqueles comerciais manhosos :002:

SMOL25

Power Member
Já confirmei no site da DSTelecom. Em construção, vamos lá ver o que os velhotes vão fazer por aqui, espero que não apareçam daqueles comerciais manhosos :002:
Eu, nos meus avós que tinham satélite, alterei para fibra e compraram tv nova só com os canais rf, sem box,o que para eles é muito melhor.

Além disso, malta da aldeia tb tem direito a boa net. Eu em Setembro de 2019 era só satélite, agora fibra dos 3.

Meotuga

Power Member
Eu, nos meus avós que tinham satélite, alterei para fibra e compraram tv nova só com os canais rf, sem box,o que para eles é muito melhor.

Além disso, malta da aldeia tb tem direito a boa net. Eu em Setembro de 2019 era só satélite, agora fibra dos 3.

Temos que andar para colocar o país em FTTH !!!!!!!!!! Apesar de muita malta não querer...

Ainda bem que a DST avançou aí para fornecimento aos operadores.

blood4

Power Member
Boas.
Tenho uma casa na aldeia, no meio do nada, em ponte de Lima. Qual o meu espanto, quando passado uns meses venho aqui, e tenho, o que parece, um PDO na minha porta.
Isto é DST correto?
76b3OcU.jpg

Não sei se irão cativar muitos clientes nesta rua pelo menos, em 10 casas, são 10 pessoas com mais de 80/90 anos
Isso por acaso é para os lados de Poiares? Eu sou do centro de Ponte de Lima e só temos fibra aqui desde 2017, não é muita diferença de tempo ^^

blood4

Power Member
Um pouco mais a frente, entre facha e Vitorino de piaes. Pelo que vi aquela zona está toda a ser fibrada pela DST
É verdade essa zona está toda a ser fibrada, o mal de ser da DST é que as tecnologias vêm sempre um pouco atrasadas. Por exemplo, não consegui ter o router 5.0 por ser DST, só deu o 4.0 por agora.

goncalo0305

Power Member
É verdade essa zona está toda a ser fibrada, o mal de ser da DST é que as tecnologias vêm sempre um pouco atrasadas. Por exemplo, não consegui ter o router 5.0 por ser DST, só deu o 4.0 por agora.
É excelente para a zona, não vou aderir pois obviamente não me compensa no meu caso. Mas na parte mais "desenvolvida" daquela zona certamente irá agradar a muita gente

MacGyver75

Power Member
Boas.
Isto é DST correto?
76b3OcU.jpg

Sim e pdo da dst. Mas ainda não deve estar o projecto acabado.
Liga p os operadores e pergunta pela fibra, ou directamente. Dst

Meotuga

Power Member
Já verifiquei no site da DST que está em construção aquela zona.
O DTH sai mais barato, mas é um avanço tecnológico que nunca imaginei naquela zona

Um avanço que só foi possível pela participação e comparticipação de fundos europeus dado que os operadores alegaram que muito dificilmente construíam uma rede nessas zonas.

Mas muito bem!

jarvaz

Power Member
Um avanço que só foi possível pela participação e comparticipação de fundos europeus dado que os operadores alegaram que muito dificilmente construíam uma rede nessas zonas.

Mas muito bem!
Essa conversa não é só de cá. Há dias vi um relato de um americano de Silicon Valley onde surgem muitas das novas tecnologias e modernices a reclamar do que os isps tem feito para travar o alargamento da banda larga real a todo o país e os entraves que vão conseguindo nas autoridades para barrarem a construção de redes de fibra ótica municipais que nos casos em que foram implementadas se pagaram por si e permitiram aos munícipes ter concorrência, bons preços e serviços de topo... Quem está implantado tenta proteger a galinha dos ovos de ouro. Não sei é se lá vamos com medidas pseudo concorrenciais como fizeram no espectro não utilizado para permitir repescar um pretenso concorrente e agradar a não sei bem quem. Depois pagaremos todos a conta da litigância judicial que se seguirá...