1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

NOS FTTH

Discussão em 'NOS' iniciada por kep, 27 de Setembro de 2014. (Respostas: 5266; Visualizações: 407413)

1. fa0056

fa0056 Power Member

Por acaso quando montaram o PDO aqui junto a casa, esteve meio dia pendurado na escada deles à mão de qualquer um e sem vivalma por perto. Não me atrevi a abrir a caixa para ver por dentro. Quando não sei, não mexo.

2. goncalo0305

goncalo0305 Power Member

Zona HFC que está de momento com alguns constrangimentos.
    Estas obras serão reforço/manutenção de HFC ou troca para FTTH?
    Pelo que já falei com o colega @Meotuga ele acha que é passagem para FTTH.
    Concordam?

3. WaterGun

WaterGun Power Member

Claro que sim, também me parece passagem para FTTH!
    Fizeram o mesmo na minha rua/zona toda á volta, primeiro passaram a cablagem pelos esgotos, e só depois foram montar os PDOs :)
    Deverá ser o tal acordo que eles têm de expansão juntamente com a Vodafone, se essa zona não tem FTTH da Vodafone, diria que é uma situação Win-Win e a mais provável:001:

PS: Em todo o caso, vai lá perguntar aos senhores o que andam a fazer :D

4. carvalheira

carvalheira Power Member

Não falavam em partilhas, mas quando foi feita a partilha entre a VDF e MEO, foi designada a ampliação do PDO para levar o outro cliente, em cassetes que na altura até eram pintadas a mão para identificar.

Sim, a caixa de tras é utilizada como junta de cabos, quando era NOS sem partilha era uma caixa redonda, agora com a designada partilha de rede entre a VDF e NOS, passaram a usar essa caixa que é uma valente caca para fazer fusões e distribuição de cabos, a única coisa boa é que fica apenas uma caixa a ocupar o lugar no poste. Nesse caso é na parede mas maior parte das vezes fica em poste.

A caixa da frente é designada por PDO onde liga os clientes, tem 12 saídas para cada operador, mas o que conta é o que esta dentro, que faz referencia a cada UA que o PDO da partilha. UA = Casa

Correcto tem duas cassetes, uma verde e outra vermelha.
    Leva dois spliters, uma para a VDF e outro para a NOS, e os clientes são ligados em cada cassete. NOS - Verde , VDF - Vermelha

Se quiseres uma fotos de como isso é por dentro eu posso te arranjar.

5. goncalo0305

goncalo0305 Power Member

Esta zona tem NOS HFC, e MEO/VDF FTTH em partilha.

Não perguntei porque eles andavam lá fud*** da vida porque o cabo que estavam a puxar estava a prender numa tampa de água mais a frente, já lá estavam a discutir com o responsável da empresa das águas para poderem abrir um buraco no paralelo :p

Quanto tempo costuma demorar esta troca toda? Mais ou menos como é óbvio

6. WaterGun

WaterGun Power Member

Entretanto com o meu escadote não consigo chegar lá :facepalm:

Em todo o caso, só depois é que reparei nos postes aqui da zona também já têm os famososo PDOs NOS VDF montados. Encontrei alguns em branco, não tinha visto ainda por aqui:

PS: Que cable management jeitoso :lol:

Ui, deve ficar um trabalho bem feito, portanto :rcarton::bounce:

Se já tem MEO e VDF FTTH então deverá ser mesmo a NOS que é a que falta ter FTTH xD

Pelo que li aqui depende muito, mas uns bons meses ainda...

Última edição: 19 de Janeiro de 2021
  7. carvalheira

carvalheira Power Member

Os brancos são para fachada de casas/prédios, mas como estão com problemas de fornecimento dos pretos, agora metem esses brancos nos postes para não atrasar a obra.

Essa zona é grande, pelo menos tem 10 células.

8. WaterGun

WaterGun Power Member

Mas então deviam ter posto o branco no meu prédio em vez do preto! Ficava mais disfarçado ahahahah

Não faz mal, quando fizermos a obra da pintura da fachada eu logo te digo o que acontece aos 2 PDOs que lá estão :rofl::rofl::rofl::rofl:

9. carvalheira

carvalheira Power Member

Não meteram porque eu acho que não existe em branco a caixa maior (a de tras), dai meterem as duas pretas para fazer pandam :rofl:
    Mas enfim, o gajo que inventou essas caixas devia ser um estagiário...

10. Meotuga

Meotuga Suspenso

@carvalheira então como vai acontecer nos pdos da vdf que já têm a cassete do meo? Como vão colocar a NOS? Zona já partilhada com o meo. Tem a cassete azul e vermelha da vdf Obrigado pela ajuda

@goncalo0305 é como na minha zona partilha meo vdf com rede da vdf. Já te respondo à pm. Isto de trabalhar ao mesmo tempo...

11. goncalo0305

goncalo0305 Power Member

Na minha zona penso que seja PDO da MEO com partilha para a VDF. Na minha rua em especifico é subterrâneo, apenas consigo ver pelos postes das ruas adjacentes :205:

12. carvalheira

carvalheira Power Member

Pois esse ponto não sei como esta a ser feito, uma vez que o que mais vejo é partilha NOS/VDF mas a ser contruída de raiz.
    Mas posso tentar saber com esta a ser feita a junção da NOs a rede que ja tem partilha VDF/MEO

13. Meotuga

Meotuga Suspenso

Sim, se pudesses saber... Se é que vão usar a cassete vermelha da vdf o que tecnicamente não acho viável... A não ser uma rede própria mas disseram que não... Portanto esta rua e zona HFC terá que usar a rede VDF que já têm a cassete do meo azul no pdo.... Se me conseguisses ver isso, por favor, agradecia te, não são muitas zonas. É vila do conde, que é a minha, é Fátima... Acho que pombal também... Não são muitas. Se precisares de mais info chama me aqui ou manda pm. Obrigado pela atenção. OK? Alguma coisa apita
    Cumps

14. Meotuga

Meotuga Suspenso

@WaterGun não são condutas do esgoto :blaugh: são condutas e tampas de telecomunicações... Depende da zona mas... Podem mencionar ZON, PT, PORTUGAL TELECOM, TLP ou CTT :beerchug:

15. WaterGun

WaterGun Power Member

Ahahahha epa sim xD
    São condutas específicas de cablagens :001:
    Lapso meu :beerchug:

16. Jocazeze

Jocazeze Power Member

Caros

Como se identificam essas condutas ? São tampas de que tamanho, similares ás dos esgotos (daí a confusão) ?
    Precisava de identificar se existem essas condutas no meu bairro ?

Obrigado

17. WaterGun

WaterGun Power Member

Boas.

Sim, por vezes são exatamente iguais às tampas redondas do esgoto normal, contudo como já foi mencionado algures acima, tens várias tampas, algumas dizem PT, como esta:

Tens aqui um exemplo de uma instalação:

LINK com a apresentação completa: https://www.anacom.pt/streaming/Nov...TUR.pdf?contentId=1100969&field=ATTACHED_FILE

18. Gambita

Gambita Power Member

Aqui na minha terra, onde já há meo fibra, andam a puxar cabo da NOS.. Digo que são NOS pois alguns dos coletes da malta que anda a trabalhar são NOS.. A minha duvida é, a NOS anda a expandir a fibra FTTH ou ainda expande o coaxial?

19. celituhh

celituhh Power Member

É FTTH de certeza. A NOS não expande coaxial, isso é para acabar.

20. fa0056

fa0056 Power Member

Aqui na minha aldeia é ao contrário. Primeiro foi a nos a colocar a fibra no final do ano passado. Hoje passei por uma carrinha da meo a colocar postes de madeira, imagino que seja para colocar fibra porque é num troço de estrada que liga à sede da freguesia e não acredito que andem a instalar postes para passar cobre.