Por acaso quando montaram o PDO aqui junto a casa, esteve meio dia pendurado na escada deles à mão de qualquer um e sem vivalma por perto. Não me atrevi a abrir a caixa para ver por dentro. Quando não sei, não mexo.
Zona HFC que está de momento com alguns constrangimentos. Estas obras serão reforço/manutenção de HFC ou troca para FTTH? Pelo que já falei com o colega @Meotuga ele acha que é passagem para FTTH. Concordam?
Claro que sim, também me parece passagem para FTTH! Fizeram o mesmo na minha rua/zona toda á volta, primeiro passaram a cablagem pelos esgotos, e só depois foram montar os PDOs Deverá ser o tal acordo que eles têm de expansão juntamente com a Vodafone, se essa zona não tem FTTH da Vodafone, diria que é uma situação Win-Win e a mais provável PS: Em todo o caso, vai lá perguntar aos senhores o que andam a fazer
Não falavam em partilhas, mas quando foi feita a partilha entre a VDF e MEO, foi designada a ampliação do PDO para levar o outro cliente, em cassetes que na altura até eram pintadas a mão para identificar. Sim, a caixa de tras é utilizada como junta de cabos, quando era NOS sem partilha era uma caixa redonda, agora com a designada partilha de rede entre a VDF e NOS, passaram a usar essa caixa que é uma valente caca para fazer fusões e distribuição de cabos, a única coisa boa é que fica apenas uma caixa a ocupar o lugar no poste. Nesse caso é na parede mas maior parte das vezes fica em poste. A caixa da frente é designada por PDO onde liga os clientes, tem 12 saídas para cada operador, mas o que conta é o que esta dentro, que faz referencia a cada UA que o PDO da partilha. UA = Casa Correcto tem duas cassetes, uma verde e outra vermelha. Leva dois spliters, uma para a VDF e outro para a NOS, e os clientes são ligados em cada cassete. NOS - Verde , VDF - Vermelha Se quiseres uma fotos de como isso é por dentro eu posso te arranjar.
Esta zona tem NOS HFC, e MEO/VDF FTTH em partilha. Não perguntei porque eles andavam lá fud*** da vida porque o cabo que estavam a puxar estava a prender numa tampa de água mais a frente, já lá estavam a discutir com o responsável da empresa das águas para poderem abrir um buraco no paralelo Quanto tempo costuma demorar esta troca toda? Mais ou menos como é óbvio
Entretanto com o meu escadote não consigo chegar lá Em todo o caso, só depois é que reparei nos postes aqui da zona também já têm os famososo PDOs NOS VDF montados. Encontrei alguns em branco, não tinha visto ainda por aqui: PS: Que cable management jeitoso Ui, deve ficar um trabalho bem feito, portanto Se já tem MEO e VDF FTTH então deverá ser mesmo a NOS que é a que falta ter FTTH xD Pelo que li aqui depende muito, mas uns bons meses ainda...
Os brancos são para fachada de casas/prédios, mas como estão com problemas de fornecimento dos pretos, agora metem esses brancos nos postes para não atrasar a obra. Essa zona é grande, pelo menos tem 10 células.
Mas então deviam ter posto o branco no meu prédio em vez do preto! Ficava mais disfarçado ahahahah Não faz mal, quando fizermos a obra da pintura da fachada eu logo te digo o que acontece aos 2 PDOs que lá estão
Não meteram porque eu acho que não existe em branco a caixa maior (a de tras), dai meterem as duas pretas para fazer pandam Mas enfim, o gajo que inventou essas caixas devia ser um estagiário...
@carvalheira então como vai acontecer nos pdos da vdf que já têm a cassete do meo? Como vão colocar a NOS? Zona já partilhada com o meo. Tem a cassete azul e vermelha da vdf Obrigado pela ajuda @goncalo0305 é como na minha zona partilha meo vdf com rede da vdf. Já te respondo à pm. Isto de trabalhar ao mesmo tempo...
Na minha zona penso que seja PDO da MEO com partilha para a VDF. Na minha rua em especifico é subterrâneo, apenas consigo ver pelos postes das ruas adjacentes
Pois esse ponto não sei como esta a ser feito, uma vez que o que mais vejo é partilha NOS/VDF mas a ser contruída de raiz. Mas posso tentar saber com esta a ser feita a junção da NOs a rede que ja tem partilha VDF/MEO
Sim, se pudesses saber... Se é que vão usar a cassete vermelha da vdf o que tecnicamente não acho viável... A não ser uma rede própria mas disseram que não... Portanto esta rua e zona HFC terá que usar a rede VDF que já têm a cassete do meo azul no pdo.... Se me conseguisses ver isso, por favor, agradecia te, não são muitas zonas. É vila do conde, que é a minha, é Fátima... Acho que pombal também... Não são muitas. Se precisares de mais info chama me aqui ou manda pm. Obrigado pela atenção. OK? Alguma coisa apita Cumps
@WaterGun não são condutas do esgoto são condutas e tampas de telecomunicações... Depende da zona mas... Podem mencionar ZON, PT, PORTUGAL TELECOM, TLP ou CTT
Caros Como se identificam essas condutas ? São tampas de que tamanho, similares ás dos esgotos (daí a confusão) ? Precisava de identificar se existem essas condutas no meu bairro ? Obrigado
Boas. Sim, por vezes são exatamente iguais às tampas redondas do esgoto normal, contudo como já foi mencionado algures acima, tens várias tampas, algumas dizem PT, como esta: Tens aqui um exemplo de uma instalação: LINK com a apresentação completa: https://www.anacom.pt/streaming/Nov...TUR.pdf?contentId=1100969&field=ATTACHED_FILE
Aqui na minha terra, onde já há meo fibra, andam a puxar cabo da NOS.. Digo que são NOS pois alguns dos coletes da malta que anda a trabalhar são NOS.. A minha duvida é, a NOS anda a expandir a fibra FTTH ou ainda expande o coaxial?
Aqui na minha aldeia é ao contrário. Primeiro foi a nos a colocar a fibra no final do ano passado. Hoje passei por uma carrinha da meo a colocar postes de madeira, imagino que seja para colocar fibra porque é num troço de estrada que liga à sede da freguesia e não acredito que andem a instalar postes para passar cobre.