NOS FTTH

@Pedro Rios Pois, mas não seria um pouco estranho no meu caso ?
Com o pdo dentro do prédio, pelo que dizem é de ftth.
Não iriam instalar mais umas dezenas de metros de cabo de fibra desde o pdo à minha casa, ainda por cima estando dentro do prédio ?
Está bem que eu moro no utlimo andar, mas :D....
Ele é FTTH tal como disse o @tomas_loeps.
A fibra tem de entrar dentro de casa sempre, vai à tomada ótica que colam na parede e depois passa a patch cord da tomada até ao router. Não há como evitar o procedimento.
Eles não têm como passar uma patch cord desde o PDO até tua casa, nem há esses cabos ocm uma distância tão grande.

A sério? Mas porquê? Qual é o interesse? Isso são diretrizes mesmo da NOS ou é chico-espertismo dos técnicos que tentam ir por onde dá mais jeito? É que para a NOS não vejo o benefício...
Pois é, aí colocaste uma grande questão.
No próprio fórum da NOS há um relato (eu até respondi lá) de um cliente que o vizinho de frente é FTTH e a NOS a ele só mete HFC, recusa de qualquer forma meter lhe FTTH.
Já apareceu aqui também relatos desses.
Agora se é o técnico, ou o procedimento da NOS, já não sei.
Eu concluí que talvez a NOS em zonas onde o PDO é Vodafone evite instalar o FTTH, talvez numa zona com PDO próprio não o faça. Mas isso sou eu a tentar arranjar uma razão para tal atitude por parte da NOS, se não for esta a razão, então não encontro uma com lógica também :-D
 
Eu tenho PDO FTTH da VDF desde 2018, ano em que entrou o acordo de partilha entre a NOS e VDF da rede de fibra, e passado estes anos continuam a teimar que só tenho viabilidade para satélite, quando tiver o serviço FTTH da Nos em casa, por isso tirem as conclusões.....
 
Eu tenho PDO FTTH da VDF desde 2018, ano em que entrou o acordo de partilha entre a NOS e VDF da rede de fibra, e passado estes anos continuam a teimar que só tenho viabilidade para satélite, quando tiver o serviço FTTH da Nos em casa, por isso tirem as conclusões.....
Ora aí está mais um exemplo.
Mas efectivamente será que te instalariam o satélite ou FTTH?
Não chegaste a ter NOS FTTH?
 
Eu tenho PDO FTTH da VDF desde 2018, ano em que entrou o acordo de partilha entre a NOS e VDF da rede de fibra, e passado estes anos continuam a teimar que só tenho viabilidade para satélite, quando tiver o serviço FTTH da Nos em casa, por isso tirem as conclusões.....
Eu tenho NOS FTTH instalada, e no site continua a dar cobertura Satélite. Isto já há imenso tempo.
Por isso é que digo que para ter a certeza da cobertura tem que se pedir o contacto no site. O problema é que os técnicos ao telefone não dizem se é FTTH ou HFC, vão sempre dizer que tem “fibra”. E aí já convém ter algum conhecimento para depois distinguir.
 
Eu tenho NOS FTTH instalada, e no site continua a dar cobertura Satélite. Isto já há imenso tempo.
Por isso é que digo que para ter a certeza da cobertura tem que se pedir o contacto no site. O problema é que os técnicos ao telefone não dizem se é FTTH ou HFC, vão sempre dizer que tem “fibra”. E aí já convém ter algum conhecimento para depois distinguir.
Mas eu mesmo entrando em contato com eles , muitos diziam que tinha apenas satélite.. Na altura até fui à loja oficial da Nos fazer contrato, até contei esse episódio ao rapaz da loja, e disse me que já não era a primeira pessoa que se queixava disso lá... Curiosamente até foi bom, consegui muito melhor pacote na loja oficial na altura do que via telefone.
Pedro Rios sim tive, NOS FTTH instalado sem espinhas, tenho o PDO ao lado de minha moradia num poste da EDP, mas tive de ir a a uma loja oficial da Nos e lá com toda a certeza me deram que era FTTH, o rapaz até na altura me mostrou no computador dele.Não entendi essas informações cruzadas numa empresa com a dimensão gigante que tem a Nos
 
Isso é tudo consequência da utilização de sistemas separados na NOS. Os comerciais utilizam um, as lojas outro, o callcenter outro, os técnicos outro, já para não falar de delays na passagem de informação de um para outro. Ou seja, no site já pode estar fibra, mas no callcenter ainda não e vice-versa. Os comerciais também podem ter indicação de fibra na morada, mas no callcenter ser só satélite.
 
Sim, são FTTH da NOS, em partilha com a Vodafone. Aqui na aldeia instalaram destes pretos, uns brancos e outros que parecem duplos, um em cima do outro.
Devem andar a limpar o armazém.

O PDO é onde o técnico está a trabalhar, a caixa que fica do lado de cá do poste, é do fio de cobre de telefone.

Aqui na vila, na minha rua e na rua de trás deixaram os PDOs pendurados no chão (só hoje reparei que já tinham posto na minha rua e que o PDO estava ali no meio da erva xD). Já estão assim há umas semanas. No resto das ruas ou estão montados no sitio ou ainda só lá está o rolo do fio. Numa rua aqui ao é em 100 metros puseram dois desses tais duplos que segundo o que vi algures aqui no fórum são JFO/JSO (não me lembro ao certo) e é desses maiores que estão atrás que saem os cabos para os PDOs: o que está agarrado à frente e os restantes da zona.
 
Deve ser a mesma equipa que anda aqui em Oiã. Este PDO também ficou um dia pendurado do poste. Hoje era para lá ir perguntar aos tipos quando terminavam o serviço, mas estava de chuva.

A indicação que me deram para uma zona perto de Oiã, e está no sistema da NOS é que esperam ter tudo concluído a 12 de Março. Estou a aguardar também.
 
A indicação que me deram para uma zona perto de Oiã, e está no sistema da NOS é que esperam ter tudo concluído a 12 de Março. Estou a aguardar também.
12 de março?! Excelente. Para quem esperou anos se só falta mais um mês e pouco é uma lufada de ar fresco. Espero que assim seja. É só uma alegria ver os PDOs aqui pelas ruas. :biglaugh::biglaugh::biglaugh:
 
Há uma dúvida que entretanto me surgiu, a instalação da Nos tanto em hfc como em ftth usa o cabo coaxial, certo ?
Portanto liga àquelas tomadas, onde se ligava a tvcabo, desculpem a noobice :p .

Ora no meu caso, que vou querer uma box adicional para um quarto onde não tem estas tomadas.
Como é que fazem neste caso, ligam um "T" na tomada da sala e ligam um coaxial para cada box ?
 
Há uma dúvida que entretanto me surgiu, a instalação da Nos tanto em hfc como em ftth usa o cabo coaxial, certo ?
Portanto liga àquelas tomadas, onde se ligava a tvcabo, desculpem a noobice :p .

Ora no meu caso, que vou querer uma box adicional para um quarto onde não tem estas tomadas.
Como é que fazem neste caso, ligam um "T" na tomada da sala e ligam um coaxial para cada box ?

Não sou muito informado no assunto mas do que sei em FTTH a fibra chega à ONT (ou router) e daí passa para cabos de rede (RJ45) que se ligam às boxes. Em HFC desconheço o sistema.

NOTA: Após informação posterior fui informado que este sistema apenas se aplica a MEO/VDF. A NOS recorre ao coaxial em ambas as tecnologias, FTTH e HFC. Peço desculpa pela minha ignorância :D
 
Última edição:
Back
Topo