NOS FTTH

SMOL25

Power Member
Dependendo do tempo que o speedtest leva, a velocidade pode chegar aos mesmos valores do fast. Aqui quando começo o teste ele bate nos 900Mb, depois desce até cerca de 570 e começa a aumentar até estabilizar nos 640MB mais ou menos. A NOS dá bem acima do contratado (tenho 500/100), e parece demorar a aplicar a restrição de velocidade, daí que o teste bate logo no gigabit no início xD
Ok. Mas por cá, media rondou sempre os 530 para cima! Nada a dizer. Quem tem hfc é outra coisa mas ftth funciona bem.

celituhh

Power Member
Ok. Mas por cá, media rondou sempre os 530 para cima! Nada a dizer. Quem tem hfc é outra coisa mas ftth funciona bem.
Sem dúvida. NOS FTTH é excelente. Tenho pena que a marca NOS tenha uma péssima imagem pública, o que impede as pessoas de optar pelos seus serviços. Vão ter mesmo que apressar a passagem de fibra e recuperar a sua imagem. Continuam a ser uma operadora gigante em Portugal mas com tendência a perder terreno...

jarvaz

Power Member
Sem dúvida. NOS FTTH é excelente. Tenho pena que a marca NOS tenha uma péssima imagem pública, o que impede as pessoas de optar pelos seus serviços. Vão ter mesmo que apressar a passagem de fibra e recuperar a sua imagem. Continuam a ser uma operadora gigante em Portugal mas com tendência a perder terreno...
É verdade que assim é no referente à imagem da empresa, mas terão que fazer mais que só passar tudo a FTTH para recuperar a mesma... Talvez melhorar o profissionalismo e atenção dos colaboradores em geral fizesse milagres.

Volto a um exemplo que senti numa empresa que até tem boa imagem na parte técnica: a vodafone portou-se espetacularmente comigo na parte técnica (só tive adsl com eles) e borrou a pintura toda na renegociação(só cederam tarde demais um mês e tal depois dos pedidos) e principalmente na faturação... erro em grande. Há dias ajudei um escritório com que colaboro a fazer um upgrade na rede deles em FTTH, melhorando e muito as condições e baixando o preço final - correu tudo muito bem e continua a correr, exceto a faturação em que inventaram um item surreal para cobrar um valor que tornou o contrato mais caro que o anterior...

Não basta resolverem a parte técnica porque na NOS um dos problemas continua a ser erros de faturação e concretização dos contratos prolongando a resolução por semanas ou meses. A parte técnica aliviaria parte do problema, mas eles conseguem com facilidade acrescentar outros...

Isto poderia ser mesmo antes da migração total, já que se deitassem alguns equipamentos ou firmwares para o lixo, talvez mesmo em HFC começassem a ter alguma boa fama...

Rubenzito

Power Member

Ter a Isabel dos Santos como accionista não ajudou em nada. Isso a par de torrarem dinheiro no futebol, o que pensando que não atrasou muito os upgrades à sua rede tanto de fibra como móvel.
Mas parece que estão a aprender, a Isabel já foi de vela, e penso que vão deixar de ter o naming da Liga, o que abre espaço para aquilo que realmente interessa, melhoria de serviços e satisfação de clientes.

Fico muito contente em saber que o ftth deles bate o pé e nalguns casos até supera o da concorrência.
É mais uma operadora a ter em equação numa possivel adesão.

celituhh

Power Member
Deviam era d3 fazer upgrade de zonas HFC para fibra mesmo.

E vão fazê-lo. Aliás, já o estão a fazer e a grande velocidade. Principalmente em conjunto com a Vodafone. Há uns dias comentaram aqui o que está planeado, penso que até 2022 a maioria já estará com FTTH, sendo que 2025 é o prazo máximo para erradicar tudo.
Mas quem tiver a certeza que corrija sff.

tomas_loeps

Power Member
Deviam era d3 fazer upgrade de zonas HFC para fibra mesmo.

E vão fazê-lo. Aliás, já o estão a fazer e a grande velocidade. Principalmente em conjunto com a Vodafone. Há uns dias comentaram aqui o que está planeado, penso que até 2022 a maioria já estará com FTTH, sendo que 2025 é o prazo máximo para erradicar tudo.
Nas últimas comunicações institucionais públicas feita pela NOS ao mercado, as metas são, como o @celituhh diz, as seguintes.
  • 70% de toda a rede fixa a funcionar sobre FTTH até final de 2022;
  • (quase) totalidade da rede fixa em FTTH até final de 2025, restando apenas cerca de 200 000 casas em HFC por essa altura. Não é possível dizer a percentagem com exactidão neste caso porque para essa altura estima-se valores diferentes de casas cobertas no total. Nestas estimativas, a NOS aponta para cerca de 5 milhões de casas passadas nessa altura (HFC + FTTH), mas supostamente o acordo com a DSTelecom permitir-lhe-ia chegar às 5 700 000 casas, salvo erro. Se fizermos a estimativa por baixo (supondo que o total são 5 milhões), dá uma taxa de penetração de FTTH à volta de 95%. Se fizermos contas sendo o total as 5,7 milhões de casas, é superior a 95%.
Ou seja, em 5 milhões ou mais de casas, ficar apenas com 200 000 em HFC já é muito bom.

goncalo0305

Power Member
Nas últimas comunicações institucionais públicas feita pela NOS ao mercado, as metas são, como o @celituhh diz, as seguintes.
  • 70% de toda a rede fixa a funcionar sobre FTTH até final de 2022;
  • (quase) totalidade da rede fixa em FTTH até final de 2025, restando apenas cerca de 200 000 casas em HFC por essa altura. Não é possível dizer a percentagem com exactidão neste caso porque para essa altura estima-se valores diferentes de casas cobertas no total. Nestas estimativas, a NOS aponta para cerca de 5 milhões de casas passadas nessa altura (HFC + FTTH), mas supostamente o acordo com a DSTelecom permitir-lhe-ia chegar às 5 700 000 casas, salvo erro. Se fizermos a estimativa por baixo (supondo que o total são 5 milhões), dá uma taxa de penetração de FTTH à volta de 95%. Se fizermos contas sendo o total as 5,7 milhões de casas, é superior a 95%.
Ou seja, em 5 milhões ou mais de casas, ficar apenas com 200 000 em HFC já é muito bom.
Apesar de essas 200000 casas serem residuais no meio de 5 milhões, quase que aposto que a minha casa fará parte da minoria :lol:

salvador66

Suspenso
Na minha morada duvido, digo isto porque a dobra da Vodafone que tenho é através d parceria com a meo, para azar meu, mudava para a nos se tivesse ftth agora HFC, obrigado mas não.

Apesar de essas 200000 casas serem residuais no meio de 5 milhões, quase que aposto que a minha casa fará parte da minoria
Somos 2,

Última edição pelo moderador:

salvador66

Suspenso
@salvador66 mas o que se vê nalguns sítios já é nessas zonas (onde a VDF está com a MEO) a NOS a passar fibra própria. Ou seja, quando há rede da VDF, usa. Quando não há, passa rede própria.
Pois eu tive nos HFC e até tinha muito bons preços, nas há noite era impossível ver TV, tal era a imagem pixelada deles, e previsão para ftth não há, por isso poucos ou quase nenhuns clientes têm aqui a nos e estamos a falar numa zona muito populacional Póvoa de Santa Iria

jsforum

Power Member
Viva,

Alguém me pode dar uma info/ajuda?
Pode se ligar uma TV diretamente à saída coaxial do ONT?
É que após essa ligação ser feita pelo técnico, a TV avariou e queria saber se pode estar relacionado...
Neste caso já existia um split com 3 saidas. Uma para a box UMA, outra para o resto das TVs e uma vazia onde colocaram a TV...

jarvaz

Power Member
Viva,

Alguém me pode dar uma info/ajuda?
Pode se ligar uma TV diretamente à saída coaxial do ONT?
É que após essa ligação ser feita pelo técnico, a TV avariou e queria saber se pode estar relacionado...
Neste caso já existia um split com 3 saidas. Uma para a box UMA, outra para o resto das TVs e uma vazia onde colocaram a TV...
Deve poder porque aquilo é uma saida de coaxial RF para fornecer o RF para o que quiseres: uma tv ou uma instalação RF de casa ou o que entenderes.

jarvaz

Power Member
Ok é que já ouvi falar de potência a mais no coaxial... Mas talvez seja em HFC e não em FTTH
Tanto poderá ser num quanto no outro sendo a diferença que em HFC o sinal vem de fora e o controle também mas em FTTH embora saia na ficha quem manda na potencia é na mesma a NOS... Só sabemos se o testarmos com algum equipamento e para diminuir só com interposição de algo que o limite - atenuadores ou até splitters com muita perda...

jsforum

Power Member
Tanto poderá ser num quanto no outro sendo a diferença que em HFC o sinal vem de fora e o controle também mas em FTTH embora saia na ficha quem manda na potencia é na mesma a NOS... Só sabemos se o testarmos com algum equipamento e para diminuir só com interposição de algo que o limite - atenuadores ou até splitters com muita perda...
Mas achas que essa poderia ser a causa da avaria?