NOS FTTH

tomas_loeps

Power Member
Isso é normal, os 400mb contratados a NOS, são até aos servidores da NOS, tudo o que é exterior a NOS a velocidade ja diminui, consoante onde estejam os servidores desse serviço que pretendes usar.

Por exemplo, vai ao speedteste e faz o teste, depois volta a fazer um teste mas muda o sevidor por exemplo para frança e vais logo ver que a velocidade cai drasticamente.
As coisas não são assim tão lineares...
Para qualquer uma das principais capitais da Europa que faça teste eu até por vezes para a costa Leste dos EUA eu consigo fazer um speedtest com a velocidade contratada.
Aliás, eu já usei o Google Drive anteriormente e conseguia fazer downloads de lá com a velocidade contratada. Na MEO, por exemplo, um user com pacote Giga mostrou que tem a velocidade contratada no Google Drive. Portanto, claramente que se trata de um problema da NOS ou na ligação NOS-Google.

tomas_loeps

Power Member
@carvalheira para os EUA. Na Europa mais facilmente ainda chega aos 400

11753164560.png

carvalheira

Power Member
As coisas não são assim tão lineares...
Para qualquer uma das principais capitais da Europa que faça teste eu até por vezes para a costa Leste dos EUA eu consigo fazer um speedtest com a velocidade contratada.
Aliás, eu já usei o Google Drive anteriormente e conseguia fazer downloads de lá com a velocidade contratada. Na MEO, por exemplo, um user com pacote Giga mostrou que tem a velocidade contratada no Google Drive. Portanto, claramente que se trata de um problema da NOS ou na ligação NOS-Google.

Como te disse depende da velocidade das rotas.
A NOS garante te a velocidade contratada até ao servidores deles dai para a frente, podes ter igual como podes ter menor, tens também as variantes da hora em que acedes, se estão muitos utilizadores a utilizar a rede...

Tenho contratados 500mbps. FTTH

SPEEDTESTS:

NOS (PORTO) - 553 mbps

PARIS (ORANGE) - 320 mbps
ASHBURN (i3D) - 119 mbps
ASHBURN (WINDSTREAM) - 108 mbps

FDCSERVERS Speedtest:

LISBOA - 548.01 mbps
LONDON - 237 mbps
PARIS - 340 mbps
NEW YORK - 114 mbps
VIENNA - 227 mbps
Hong Kong 263 mbps

Como vês é bem diferente a velocidade das ligações, hora do teste 12h.
PS: Se fores de Lisboa tenho ideia que as rotas não são iguais as do Porto.

SMOL25

Power Member
Há problema em retirar o fio verde que vai da caixa da fibra ao ONT, o patch cord acho eu? Vou ter os pintores cá em casa e antes que por azar cortem o fio tirava-o se pudesse!

dannyps

Power Member
Vi recentemente técnicos da NOS a passar fibra na Rua 5 de Outubro, junto ao Centro Escolar de Vermoim. Hoje de manhã vi-os junto à Câmara Municipal da Maia a fazer o mesmo.

Meotuga

Power Member
Vi recentemente técnicos da NOS a passar fibra na Rua 5 de Outubro, junto ao Centro Escolar de Vermoim. Hoje de manhã vi-os junto à Câmara Municipal da Maia a fazer o mesmo.
Sim, parece que estão a fibrar a Maia em parceria com a vdf e será a mesma central que liga metade do concelho de Vila do conde que ainda não abriu a rede

Newbie

BOINC Philanthropist
De acordo. O meu comentário vai nesse sentido.
Por isso é que dizer que não há migrações de HFC para FTTH está errado. Elas existem mas é em zonas onde a NOS já planeou essa migração e não “a pedido”.
O que pode pode acontecer é um cliente estar por sorte numa dessas zonas e na renegociação já permitirem essa migração “antecipada”, sem ter que esperar pelo contacto da NOS.

É muito simples... Deixas acabar a fidelização do contrato em HFC e se não migrarem, que não vão, anula se e faz outro em ftth com outro nif. Está feito e simples

@nipnip sim vermelho VDF verde NOS

Vou relatar o meu caso para contribuir para o debate.

Sou cliente NOS com ligação por HFC e antes do término do contrato fui contactado para renegociar. A NOS confirmou que a minha morada tinha cobertura por FFTH por rede partilhada com a Vodafone e vaga no PDO.

Durante as negociações acabaram por rever a hipótese de migrar para FFTH por o serviço já se encontrar ligado por HFC.

Disseram que só efetuavam a ligação por FFTH a novos clientes. Os atuais clientes não tem a possibilidade de migração.

Apresentei reclamação, inclusive na Provedoria, sem resultados práticos.

Acabei por permanecer na NOS porque a proposta foi ao encontro do pretendido.

Meotuga

Power Member
Durante as negociações acabaram por rever a hipótese de migrar para FFTH por o serviço já se encontrar ligado por HFC.
Os atuais estão em CABO mas pensam que já estão em "FIBRA"

Para já é melhor assim...para eles.. Para o cliente não.

Disseram que só efetuavam a ligação por FFTH a novos clientes. Os atuais clientes não tem a possibilidade de migração
Garantem portos para novos clientes e a tecnologia FIBRA

Contudo poderás fazer negocio com o docsis em melhores condições.

Para já. Cobrir com GPON (FTTH) 5 milhões de casas não significa que as vão , verdadeiramente, ligar. São casas passadas.

Contudo...o ultimo relatório, para 2025, estima FTTH de 5.0 milhões de casas. 200 mil em HFC e falta saber quantas em HFC + FTTH (????). - Não tenho de memoria.

@tomas_loeps quantas casas com as duas tecnologias? FTTH e HFC ?