NOS FTTH

Sou o único que se incomoda com o facto de que as ruas tão a ficar poluidas de cabos? Devia ser obrigatório as operadoras removerem os cabos quando os clientes cessassem os contratos.
 
Sou o único que se incomoda com o facto de que as ruas tão a ficar poluidas de cabos? Devia ser obrigatório as operadoras removerem os cabos quando os clientes cessassem os contratos.

aqui a minha rua já tem postes tortos... Mas acho que a responsabilidade é da câmara e não da operadora - a camara é que tem que autorizar fazerem os "roços" nas estradas.
 
Sou o único que se incomoda com o facto de que as ruas tão a ficar poluidas de cabos? Devia ser obrigatório as operadoras removerem os cabos quando os clientes cessassem os contratos.
Por esse motivo, e não só, é que os serviços de telecomunicações deviam de instalar todos os seus PDO's no subsolo. No MEO, na minha zona, estão todos por baixo dos passeios e os cabos entram por baixo dos prédios diretos à casa dos clientes. Mas sim, é uma zona de construção mais recente, tenho noção que em muitas construções antigas isso não deve dar. No entanto faz com que a minha zona seja praticamente livre de cabos, é uma "limpeza de cabos" agradável ao olhar.

Agora instalarem PDO's e insistirem em metê-los nos postes e paredes obrigando a fazer extensões de cabos de dezenas ou até centenas de metros, etc, etc, quer dizer...
 
Por esse motivo, e não só, é que os serviços de telecomunicações deviam de instalar todos os seus PDO's no subsolo. No MEO, na minha zona, estão todos por baixo dos passeios e os cabos entram por baixo dos prédios diretos à casa dos clientes. Mas sim, é uma zona de construção mais recente, tenho noção que em muitas construções antigas isso não deve dar. No entanto faz com que a minha zona seja praticamente livre de cabos, é uma "limpeza de cabos" agradável ao olhar.

Agora instalarem PDO's e insistirem em metê-los nos postes e paredes obrigando a fazer extensões de cabos de dezenas ou até centenas de metros, etc, etc, quer dizer...
Lembrando que para haver CVP´s, as casas também tem de estar preparadas para receber as telecomunicações por subterrâneo.
 
aqui a minha rua já tem postes tortos... Mas acho que a responsabilidade é da câmara e não da operadora - a camara é que tem que autorizar fazerem os "roços" nas estradas.
Da Câmara? A operadora é que devia ter a responsabilidade de remover os cabos.
Agora instalarem PDO's e insistirem em metê-los nos postes e paredes obrigando a fazer extensões de cabos de dezenas ou até centenas de metros, etc, etc, quer dizer...
A questão nem é os PDOs porque eles ficam arrumadinhos nos postes, é depois começarem a puxar cabo para os clientes e ficar lá para sempre mesmo que desistam... Há por ai tanta linha Adsl que devia ser tudo removido.
 
Boas tardes! No meu prédio tenho os MEO e VDF em FTTH e NOS em HFC. A NOS tem andado a utilizar PDOs da VDF para partilha de rede e instalações FTTH. Há alguma forma de saber qual o horizonte temporal para fazerem isso no meu prédio? No site aparece HFC e já me confirmaram na NOS que não têm previsão para a migração.

Código Postal 2790-082

Obrigado!
 
Acho o FTTH um pouco utopia em certos centros do pais. Em Leiria praticamente (se é que há FTTH) é HFC. Mesmo na zona central da cidade há zonas que nem Fibra NOS existe (apesar de haver Vodafone e MEO/Altice).

No Alentejo...nem me vou pronunciar.
 
e já me confirmaram na NOS que não têm previsão para a migração.
Significa que não há previsão. Para todos os efeitos é mesmo isso. Eu tenho rede HFC e um PDO da NOS e a indicação é sem previsão e tenho o PDO ao meu lado. Portanto...
Em Leiria praticamente (se é que há FTTH) é HFC.
Centro da cidade deve ser HFC. Como todas as cidades que vem do tempo da ZON e TV Cabo. Á volta (município) deverá estar com FTTH da VDF para a NOS em partilha pois a NOS só tinha rede coaxial na cidade.
 
Significa que não há previsão. Para todos os efeitos é mesmo isso. Eu tenho rede HFC e um PDO da NOS e a indicação é sem previsão e tenho o PDO ao meu lado. Portanto...

Centro da cidade deve ser HFC. Como todas as cidades que vem do tempo da ZON e TV Cabo. Á volta (município) deverá estar com FTTH da VDF para a NOS em partilha pois a NOS só tinha rede coaxial na cidade.
Centro de Leiria e arredores esqueçam o FTTH para Nós onde houver HFC, sei de fonte segura
 
Centro de Leiria e arredores esqueçam o FTTH para Nós onde houver HFC, sei de fonte segura
Quando houver uma transição, deverá ser tudo de uma vez, tal como estão a fazer noutras zonas.
Em Leiria existe FTTH da VDF, certo? É das tais zonas onde a NOS não optou ainda pela partilha, estando ainda a utilizar HFC. Esperemos que isso se altere até 2025 (segundo os planos de migração).
 
Sim, praticamente é tudo VDF tirando a zona de Pombal que foi cobrada pela Nos e a zona de Caldas da Rainha, e zona da Nazaré onde a Nos fibrou, de resto esta zona é das maiores zonas FTTH da VDF, desde cidades, vilas e aldeias
 
Deve ser mais fácil colocar ftth de raiz onde eles não tem rede, que migrar a malta de hfc para ftth, não ?
O problema de migrar os clientes é que requer uma equipa para fazer a alteração em cada casa individualmente. É por isso que a NOS está a fazer a migração por zona e não a pedido.
Caso contrário, as equipas que dispõe no terreno estariam ocupadas com migrações em vez de novas adesões. E por muito que custe aceitar, a segunda é que dá dinheiro à empresa.
Novas instalações de rede FTTH têm estado a ocorrer a grande velocidade, em várias zonas do país.
 
Back
Topo