NOS FTTH

A NOS ganhava era em arrepiar caminho o mais depressa possível e começar a fazer as migrações em massa onde já tem FTTH disponível. Mas a falta de organização dentro da empresa parece ser algo crónico. É pena porque têm-se esforçado para melhorar a rede e as infraestruturas (o mais difícil) e depois acabam por dar tiros nos pés por causa de burocracias de secretaria...
Isso é 100% verdade, mas ao mesmo tempo a NOS tem também que garantir equipas técnicas suficientes para as novas adesões.

Na minha experiência por vezes o prazo de instalações novas ultrapassa 1 semana, pois pelo menos nesta zona a NOS tem conquistado bastante mercado.

Obviamente que esta é uma questão difícil de gerir pela empresa. Seria necessário reforçar o número de equipas.

Do ponto de vista da logística, parece óbvio que é mais fácil fazer essa migração por zonas. Mas sem dúvida que isso vai-lhes custar aqueles clientes com menos paciência para esperar, e com razão.
 
De qualquer forma, as zonas HFC que receberam FTTH, vão ser migradas. Mas só quando a NOS o quiser fazer nessa zona específica. De forma gradual estão a fazê-lo. É chato, mas é o que é.
Não está a haver migração nenhuma. Migração implicaria mudar de tecnologia hfc>ftth ou vice-versa e isso não acontece.
Sempre que há um novo cliente em zona FTTH construção NOS, construido em 'cima' de HFC, o mesmo é instalado em FTTH.

A NOS ganhava era em arrepiar caminho o mais depressa possível e começar a fazer as migrações em massa onde já tem FTTH disponível. Mas a falta de organização dentro da empresa parece ser algo crónico. É pena porque têm-se esforçado para melhorar a rede e as infraestruturas (o mais difícil) e depois acabam por dar tiros nos pés por causa de burocracias de secretaria...
Tens que ter em conta que a migração em massa, não é desliga aqui e liga ali. O modelo de ligação HFC não é igual ao FTTH, por isso não é assim tão simples como o rodar de uma chave.
 
E esta questão da moradas também não ajuda, e penso que muita parte destas confusões de migração passem por ai.
No meu caso a minha morada tem número e lote.
No teste de cobertura:
Se pesquisar pela morada completa, dá-me a tecnologia HFC como cobertura.
Se pesquisar a morada colocando só o número já tenho cobertura ftth ( que é a situação actual)

Eles em vez de actualizarem o cadastro da morada completa, fizeram um novo com a morada incompleta e a dizer que tinha ftth.
 
Tens que ter em conta que a migração em massa, não é desliga aqui e liga ali. O modelo de ligação HFC não é igual ao FTTH, por isso não é assim tão simples como o rodar de uma chave.
Então quando o cliente muda para a VDF ou MEO como é?
Não chegam, instalam o FTTH e pronto? Podem fazer as ligações em FTTH e mais tarde vão então passando por zonas e desligando o DOCSIS. E podiam começar pelos clientes que vão parar à retenção dando-lhes prioridade antes que mudem e iam deixando para o fim os outros que não se queixam. Não sei... Pelo menos ter alguma estratégia ou noção sobre o que fazer e como fazer, coisa que nem parece existir de todo neste momento...
 
Então quando o cliente muda para a VDF ou MEO como é?
Não chegam, instalam o FTTH e pronto? Podem fazer as ligações em FTTH e mais tarde vão então passando por zonas e desligando o DOCSIS. E podiam começar pelos clientes que vão parar à retenção dando-lhes prioridade antes que mudem e iam deixando para o fim os outros que não se queixam. Não sei... Pelo menos ter alguma estratégia ou noção sobre o que fazer e como fazer, coisa que nem parece existir de todo neste momento...
Não é isso que estou a referir. Estamos a falar de migração em massa de HFC para FTTH (ou vice-versa falando de todas as opções). Só o operador NOS tem essa possibilidade. Nem meo nem vdf tem HFC.

Sobre a parte da estratégia... Podemos todos em mera cavaqueira apontar muitos pontos de ambas perspectivas. E eu sou o 1º a dizer que acho uma politica errada a referência de "fibra está aí" ou algo parecido, a questão da retenção dar espectativas erradas, etc. No entanto, também acho que não devemos ser ingénuos e achar que se a migração não aconteceu, num operador da dimensão da NOS, "se calhar".... há motivos para isso. Financeiros, contratos a honrar, etc. Por uma empresa não anunciar, ou não se souber publicamente a sua estrégia, não significa ausência dela. Atrevo-me a dizer que por ventura, a larga maioria de nós, faria o mesmo. (isto referente a migração). Também tenho que deixar aqui uma nota, que mesmo aqui no subtópico há muita desinformação debitada que gera confusão e até espectativas defraudadas. (coisas como: "tenho um amigo que migrou").
 
Não é isso que estou a referir. Estamos a falar de migração em massa de HFC para FTTH (ou vice-versa falando de todas as opções). Só o operador NOS tem essa possibilidade. Nem meo nem vdf tem HFC.

Sobre a parte da estratégia... Podemos todos em mera cavaqueira apontar muitos pontos de ambas perspectivas. E eu sou o 1º a dizer que acho uma politica errada a referência de "fibra está aí" ou algo parecido, a questão da retenção dar espectativas erradas, etc. No entanto, também acho que não devemos ser ingénuos e achar que se a migração não aconteceu, num operador da dimensão da NOS, "se calhar".... há motivos para isso. Financeiros, contratos a honrar, etc. Por uma empresa não anunciar, ou não se souber publicamente a sua estrégia, não significa ausência dela. Atrevo-me a dizer que por ventura, a larga maioria de nós, faria o mesmo. (isto referente a migração). Também tenho que deixar aqui uma nota, que mesmo aqui no subtópico há muita desinformação debitada que gera confusão e até espectativas defraudadas. (coisas como: "tenho um amigo que migrou").
Eu acho que só o simples facto de pessoas dentro da NOS dizerem coisas diferentes, por si só, já indica que algo não faz sentido dentro da empresa e que não parece haver nenhuma explicação lógica para isso sem ser falta de comunicação ou organização, mas ok
Sobre o primeiro parágrafo não percebi nada.
 
eu também acho que as pessoas falam muito de barriga cheia. Há dias vi uma notícia qualquer que a Virgin no UK tinha acabado a conversão da sua rede HFC para docsis3.1, coisa que a NOS fez há uns 2 anos. Todos nós gostariamos de ter fibra (eu incluído) mas enquanto HFC servir, bem podem chorar que a NOS não vai mudar investimentos apenas porque queremos ganhar uns ms em speedtests. Se a NOWO começar a oferecer velocidades simétricas em força na sua rede (ao que parece já está a acontecer com pelo menos um caso de um user com velocidade simétrica 1gbps; vamos lá ver o que vão fazer quanto à PUR!) e a MEO e Vodafone acompanharem, aí o cabo pode ficar em desvantagem. Mas mesmo assim, há clientes com 120/20 e 200/20 e ninguém morre por isso. Por isso, faz todo o sentido continuar a haver cabo nas zonas já cabladas, aproveitando a NOS para expandir a fibra para zonas não servidas por cabo.
 
u também acho que as pessoas falam muito de barriga cheia. Há dias vi uma notícia qualquer que a Virgin no UK tinha acabado a conversão da sua rede HFC para docsis3.1, coisa que a NOS fez há uns 2 anos.
Lá isso é verdade. E a ser verdade o que a NOS afirma, foram dos primeiros na Europa a usar OFDMA no upstream...
Agora, no que toca à migração, é a própria NOS que publicamente afirma a intenção de passar de cabo para FTTH. De resto, o objetivo deles era daqui a um ano terem 70% da rede em FTTH e ultimamente parece que cada vez mais a passagem de FTTH está a ocorrer em zonas que já têm HFC e não novas zonas. Portanto, também parece ser a própria NOS a ter alguma pressa nisso.

Além disso, convém também não esquecer que ter a rede fixa toda numa só tecnologia também traz ganhos de eficiência (que podem até eventualmente ultrapassar os custos com a passagem de fibra)...
 
Exacto, chega uma altura em que por exemplo, numa zona hfc que dê problemas, já gastaram mais dinheiro ai nas reparações, que gastariam se instalassem ftth.
 
O problema maior é se uma zona fica congestionada, pela experiência do cliente e pela sua percepção automática de que FTTH resolve todos os problemas.
 
Agora não param de me ligar para eu aceitar migrar para FTTH... Incomodar o cliente para nada não cabe na cabeça de ninguém.
Também passei por isso!
No dia 3/Dez aceitei a proposta da NOS fidelizar por +24 meses com a contrapartida de para Migrar HFC --> FTTH (+ Gigarouter WiFi 6 + 1 mensalidade + NetFlix 9 meses).

A retenção informou-me que não podia agendar na hora, teria de ser a Area Tecnica.
Ficaram de ligar em 2-3 dias úteis... nada! Voltei a contactar, ficaram de ligar em 2-3 dias úteis... nada.

Pior... é que sem instalarem nada, colocaram na Area de Cliente a fidelização por 24 meses, quando o acordado é que só quando instalassem o FTTH é que refidelizava...

Pergunta para queijo... alguém até agora conseguiu migrar de HFC para FTTH ao renovar por +24 Meses ?
Ou é tudo treta da retenção para tentar agarrar os clientes e depois começam a protelar sucessivamente ?
É que no meu caso, ficaram de contactar 2x (hoje vieram com a mesma conversa, seria a 3ª vez) e nem aí, nem ui... zero, não dão qualquer cavaco ao cliente.

Fracos, muito fracos!
 
Também passei por isso!
No dia 3/Dez aceitei a proposta da NOS fidelizar por +24 meses com a contrapartida de para Migrar HFC --> FTTH (+ Gigarouter WiFi 6 + 1 mensalidade + NetFlix 9 meses).

A retenção informou-me que não podia agendar na hora, teria de ser a Area Tecnica.
Ficaram de ligar em 2-3 dias úteis... nada! Voltei a contactar, ficaram de ligar em 2-3 dias úteis... nada.

Pior... é que sem instalarem nada, colocaram na Area de Cliente a fidelização por 24 meses, quando o acordado é que só quando instalassem o FTTH é que refidelizava...

Pergunta para queijo... alguém até agora conseguiu migrar de HFC para FTTH ao renovar por +24 Meses ?
Ou é tudo treta da retenção para tentar agarrar os clientes e depois começam a protelar sucessivamente ?
É que no meu caso, ficaram de contactar 2x (hoje vieram com a mesma conversa, seria a 3ª vez) e nem aí, nem ui... zero, não dão qualquer cavaco ao cliente.

Fracos, muito fracos!
Pois, é isso que me está a acontecer, vou mesmo rescindir e tentar num novo NIF ver se instalam FTTH, migração é impossível, não percebo porque continuam a tentar dar a banhada na malta...
 
boas

uma dúvida muito rápida de esclarecer aqui para alguns :P

tenho net 500/100 e um gigarouter 5.0 V1 (cilindrico), eu sou FTTH? certo?

Cumprimentos
 
Pois, é isso que me está a acontecer, vou mesmo rescindir e tentar num novo NIF ver se instalam FTTH, migração é impossível, não percebo porque continuam a tentar dar a banhada na malta...

Quando acertaste a renovação por +24 meses não te colocaram logo fidelização na area de cliente ?

No meu caso apos 2 dias, sem terem feito qualquer alteração, e sem ter recebido qualquer contacto dos serviços técnicos (como tinha sido acordado...) colocaram logo a fidelização.
 
Quando acertaste a renovação por +24 meses não te colocaram logo fidelização na area de cliente ?

No meu caso apos 2 dias, sem terem feito qualquer alteração, e sem ter recebido qualquer contacto dos serviços técnicos (como tinha sido acordado...) colocaram logo a fidelização.
Boas,

Não, até ver nada.

Ontem tive mais uns 40min ao telefone, numa ultima tentativa de migração para FTTH, onde a colaboradora me disse que já fez migrações como a minha e que efetivamente correram bem, pela maneira de falar dela, não tinha razão nenhuma para estar a mentir, vou aguardar mais um pouco, se não der nada efetivamente vou rescindir...
 
Back
Topo