NOS FTTH

Boas malta, já tinha alguns meses atrás tinha relatado problemas de instabilidade em jogos em ping, no caso em concreto em LOL, que o meu irmão queixa-se que quando joga o ping aumenta drasticamente inclusive a live na twitch chega a travar tornando-se instável ao jogar.

Já contactei a linha para verificar se existia alguma coisa, mas limitaram se a fazer reset ao router que nada adiantou.
Para vos ser mais fácil de perceber o que se passa, aqui deixo uma parte do vídeo de uma das lives que isto aconteceu recentemente.


Estava a jogar normal com ping de 47, salta para os 314 ms (a live trava), novamente desce para os 55, depois sobe para os 70, 90 e fica instável.

Temos o router 6.0 FTTH, ligado diretamente por cabo rj45, 500/100, acham que colocando este em modo bridge e adquirindo outro resolveria este problema?
 
ele que experimente fazer um teste de velocidade e, enquanto o teste corre, deixar um ping a correr para o 9.9.9.9 ou o 8.8.8.8 ou o 1.1.1.1 e que verifique os pings durante o teste de velocidade (em windows, o comando para colocar na consola é "ping 1.1.1.1 -t0".
 
Boa tarde, descupem a demora, desde ja obrigado pela ajuda, mas só consegui fazer uns testes ontem.
Durante a semana pedi ao meu irmão ir fazendo uns testes no Waveform e estranhei os resultados não estarem a dar nem 100Mbps acedi ao router e vi que a porta 1 não estava sincronizada a 1GBps tirei e voltei a por a ficha no router, sincronizou a 1G mais tarde ja estava novamente a 100, cabo cat5e
Posto isto arranjei outro cabo (cat5) e acontecia o mesmo nessa porta.
Resultado tive que colocar noutra porta e tanto com um cabo como com outro ficava a 1Gbps até agora não aconteceu mais, inclusive os resultados de bufferbloat que nunca tive um A agora tenho A e por vezes A+.
Notei tambem que que pelo menos há 2 semanas o ping baixou de 10 para 4/5, nunca tinha visto valores tão baixos desde que sou NOS.
@tomas_loeps
Obrigado pela ajuda, fiz os testes e quando fazia alguns speedtest notei o valor a oscilar um pouco, quais e que seriam os valores normais quando puxamos pela ligação para ter uma ideia?
 
@Rubenelemesmo humm, exactamente o mesmo problema de que o @velias se queixou... Parece um defeito bem grave neste Sagemcom F5670... O curioso é que, se bem me lembro, o @velias disse que isso lhe acontecia em todas as portas LAN e não apenas numa em específico. E às tantas o problema não é só a velocidade de sincronismo que estava a ser mal autonegociada, porque o simples facto da porta estar limitada a 100 Mbps não devia ser suficiente para isso... Às tantas, a autonegociação estava a ser tão mal feita que além de negociar a 100 Mbps estava ainda a configurar em modo Half Duplex em vez de Full Duplex (o que pode estar na origem desses spikes brutais que tu estavas a notar). Aliás, eu diria que quase de certeza que isso estava em half duplex porque antes tinhas pings de 10 e agora cai exactamente para metade (esses ping que tens agora são os normais para FTTH).
Como é que o teu irmão joga agora LOL?

Obrigado pela ajuda, fiz os testes e quando fazia alguns speedtest notei o valor a oscilar um pouco, quais e que seriam os valores normais quando puxamos pela ligação para ter uma ideia?
Estás a referir-te ao quê? Aos pings através do cmd do Windows enquanto corria um speedtest? Notaste em download ou upload?
Por aqui, com o Sagem F5657, em download é tranquilo... o ping não oscila rigorosamente nada durante o download, com o teste a debitar 550 Mbps (contratado 500/100).
Em upload, é diferente. Quando o teste arranca e debita os 110 Mbps da ligação, o ping dispara tipo para 70/80 ms e depois vai baixando de novo para os valores normais (7 ms) durante os cerca de 5s seguintes e mantém-se nos 7ms (o que eu tenho sem carga nenhuma) até ao fim do teste. Por causa disso, é que nem sempre consigo ter A+ em todos os testes. Assim que atinges os 110 Mbps dá spike, mas depois volta rapidamente aos valores normais até fim do teste.
 
Pergunta estupida mas como eu sou um bocado burro peço desde já desculpa!

Para quê que é preciso 1Gbps de upload ou 10 Gbps de download na casa de um cliente residencial?????? Pergunta trenga peço desde já desculpa

Se a NOWO tem olha que faça bom proveito
Só assim com a net é que engana os ceguinhos

Peço desculpa

Continuação do tópico NOS FTTH
Calma, não te zangues, só estava a informar, porque neste momento a Nowo na nova rede FTTH só comercializa velocidades
120/120
200/200
500/500
1000/1000
 
Última edição:
Calma, não te zangues, só estava a informar, porque neste momento a Nowo na nova rede FTTH só comercializa velocidades
200/200
500/500
1000/1000
A concorrência irá fazer o mesmo
Apresenta outros conteudos fora do ambito da net
A NOWO mexe com o mercado (e muito bem, ainda bem) mas fica na mesma sem clientes.
Realidade
por acaso até gostava de ir vendo a quota de clientes (se passa dos 3%)
 
cá está.

ANACOM

Telefonia fixa (dado estar agrupado ao 3P e 4P) já dá para tirar alguma conclusão

A quota de clientes de acesso direto da MEO atingiu 41,8%, seguindo-se o Grupo NOS com 34,5%, a Vodafone com 20,1% e a NOWO com 2,8%. As quotas de clientes de acesso direto da NOS, NOWO e MEO diminuíram 0,5, 0,3 e 0,2 p.p., respetivamente, tendo a quota da Vodafone aumentado 0,8 p.p. O nível de concentração diminuiu ligeiramente, mantendo-se elevado.

A Vodafone lucrou com estas alterações

https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1722401


No final de 2021, a MEO foi o prestador com a quota de assinantes do serviço de distribuição de sinais de TV por subscrição mais elevada (40,6%), seguindo-se o Grupo NOS (37,8%), a Vodafone (18,3%) e a NOWO (3,2%). A MEO e a Vodafone foram os prestadores que, em termos líquidos, mais assinantes captaram face ao ano anterior, tendo as suas quotas aumentado 0,4 p.p. e 0,9 p.p., respetivamente. Por outro lado, diminuíram as quotas do Grupo NOS (-1,0 p.p.) e da NOWO (-0,3 p.p.).

No segmento residencial, a MEO detinha a quota mais elevada (39,1%), seguindo-se o Grupo NOS (38,8%), a Vodafone (18,5%) e a NOWO (3,5%). As quotas da Vodafone e da MEO aumentaram (+0,8 p.p. e +0,4 p.p., respetivamente), enquanto as quotas do Grupo NOS e da NOWO registaram diminuições (-0,9 p.p. e -0,3 p.p., respetivamente).

https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1718127
 
@Rubenelemesmo humm, exactamente o mesmo problema de que o @velias se queixou... Parece um defeito bem grave neste Sagemcom F5670... O curioso é que, se bem me lembro, o @velias disse que isso lhe acontecia em todas as portas LAN e não apenas numa em específico. E às tantas o problema não é só a velocidade de sincronismo que estava a ser mal autonegociada, porque o simples facto da porta estar limitada a 100 Mbps não devia ser suficiente para isso... Às tantas, a autonegociação estava a ser tão mal feita que além de negociar a 100 Mbps estava ainda a configurar em modo Half Duplex em vez de Full Duplex (o que pode estar na origem desses spikes brutais que tu estavas a notar). Aliás, eu diria que quase de certeza que isso estava em half duplex porque antes tinhas pings de 10 e agora cai exactamente para metade (esses ping que tens agora são os normais para FTTH).
Como é que o teu irmão joga agora LOL?


Estás a referir-te ao quê? Aos pings através do cmd do Windows enquanto corria um speedtest? Notaste em download ou upload?
Por aqui, com o Sagem F5657, em download é tranquilo... o ping não oscila rigorosamente nada durante o download, com o teste a debitar 550 Mbps (contratado 500/100).
Em upload, é diferente. Quando o teste arranca e debita os 110 Mbps da ligação, o ping dispara tipo para 70/80 ms e depois vai baixando de novo para os valores normais (7 ms) durante os cerca de 5s seguintes e mantém-se nos 7ms (o que eu tenho sem carga nenhuma) até ao fim do teste. Por causa disso, é que nem sempre consigo ter A+ em todos os testes. Assim que atinges os 110 Mbps dá spike, mas depois volta rapidamente aos valores normais até fim do teste.
Agora tem estado sempre a 1Gbps, vou ter mais cuidado em ir a página do router e ver se está a half ou full, entretanto ontem ele estava a jogar e aconteceu lhe novamente, mas não tão grave como no vídeo (pelo menos não se queixou na hora haha) mas por coincidência estava a jogar com um amigo que é de Vila nova de Santo André (cidade aqui ao lado) que também é NOS e aconteceu lhe precisamente o ao mesmo tempo. Parece que é problema de fora do que as ligações dentro da minha casa.
Agora ligando para o apoio duvido muito que venham a preocupar/solucionar isto, devem de se limitar apenas a fazer o reset ao router e mais nada.
Quanto aos testes quando tiver em casa faço e dou feedback!
 
Acho que só indo ao fórum da NOS alertar para essa situação possa desencadear alguma ação junto da Engenharia da NOS... Mas acho estranhíssimo como é que ainda não terão dado por isto? É daqueles bugs que é mesmo muito fácil de apanhar logo. A não ser que já o tenham apanhado, mas a Sagemcom é que está com dificuldades em resolver. Já o F5657 tem um bug com o switch ethernet.
 
Caros,

Vou passar para NOS FTTH e tenho uma questão, atualmente o cabo de fibra vai directo até ao router e a box liga por ethernet ao router mas para quem tem distribuição coaxial em casa e queira ter uma ou duas televisões sem box este sinal coaxial vem da rua ou do router?

Desde já obrigado,
David
 
Caros,

Vou passar para NOS FTTH e tenho uma questão, atualmente o cabo de fibra vai directo até ao router e a box liga por ethernet ao router mas para quem tem distribuição coaxial em casa e queira ter uma ou duas televisões sem box este sinal coaxial vem da rua ou do router?

Desde já obrigado,
David
A box liga por coaxial e ethernet em FTTH ou por coaxial e WiFi futuramente.

Mas vais necessitar sempre de coaxial para a box excepto (apple tv e android tv)
 
A box liga por coaxial e ethernet em FTTH ou por coaxial e WiFi futuramente.

Mas vais necessitar sempre de coaxial para a box excepto (apple tv e android tv)
Obrigado Jsforum pela resposta,

A minha questão é se o sinal de coaxial vem da rua (é o que tenho actualmente para o router "normal" e para o resto da casa via spliters) ou se só entra em casa Fibra e o coaxial sai do router para a distribuição da casa?
 
Obrigado Jsforum pela resposta,

A minha questão é se o sinal de coaxial vem da rua (é o que tenho actualmente para o router "normal" e para o resto da casa via spliters) ou se só entra em casa Fibra e o coaxial sai do router para a distribuição da casa?
Entra em casa fibra e depois do router sai o coaxial para todas as tomadas da casa.
 
TX limite e 54 dbs
RX - 10
SNR 32
Então neste caso está ok?
IMG-20220601-105751.jpg


É que esse meu familiar tem tido problemas, velocidades lentas e pixelizaçao na TV
 
na minha operadora, que nao a nos, os Valor de referência sao:


Capacidade ótica TX: -9 a -3dBm
Capacidade ótica RX:-19.5 a -3dBm
Tensão de funcionamento:3100 a 3500 mV
Corrente de polarização:0 a 90 mA
Temperatura de funcionamento:-10 a +85 ℃
 
Back
Topo