NOS FTTH

Seria basicamente ter como se fosse "antigamente" nos routers 4 da nos em fibra, em que havia um ont em separado, onde poderiamos retirar o da nos e colocar o nosso um melhor, com mais funções de Qos por exemplo
 
Bom dia, pessoal.

Tenho NOS FTTh, ONT separado do router.

Pergunta rápida. Precisava de mudar o meu IP público. Já tentei fazer reset ao router e não ajudou.

Será que tenho de reiniciar o ONT em vez do Router? Na verdade penso que seja no ONT que o IP público esteja registado.

Obrigado.
 
Por aqui voltou ao mesmo ou seja ping outra vez instáveis e teste de velocidade na página da Nos a bater nos 700 e tal.
Ainda ontem estava tudo normal
Estive a ver a localização do meu ip e em dois sites dá como estivesse em Castelo de Vide e outros dois como se estivesse em Faro, não sei como é isto é possível estando eu na zona de Santarém:facepalm:
 
Última edição:
Eu sou HFC, sempre que precisava de trocar o IP, geralmente era no Power Router 3.0, era só dar reset com o palito, desligar o cabo coaxial, aguardar ~1 minuto sem o cabo coaxial ligado, e deixá-lo desligado, assim que acharem suficiente ligam o router sem o coaxial, esperarem outra vez uns quantos minutos e dps é que ligam o coaxial. Já em FTTH não sei como funciona, talvez desligarem o cabo da fibra.

https://forum.nos.pt/internet-nos-4/como-mudar-ip-externo-100-com-eficacia-2435 foi aqui que aprendi há uns bons anos já :)

Tenho um amigo na MEO e basta resetar o router, que tem um IP novo, naquele sempre foi assim, já em outras pessoas fica com o mesmo, este amigo em questão tem dos primeiros FGW.
 
Última edição:
Depois do departamento de infraestruturas ter mudado o cadastro da morada porque supostamente tinha fibra, veio o técnico hoje que depois de andar a tirar fotografias me ligou a dizer que não tinha, estava projetado ser subterrâneo há uns anos mas ainda nada (disso já sabia eu). Perguntei-lhe porque é que não podia fazer a partir do único PLC que há aqui que está num poste da Altice do outro lado da rua, disse-me que não tinham autorização para fazer a travessia para o outro lado da rua.

Uns minutos depois ligam-me do call center a dizer que o técnico tinha informado que havia um problema com o ponto de distribuição e por isso não foi possível fazer a instalação. O que achei estranho foi depois ter-me dito que tinham 15 dias para resolver a situação, marcou-me nova instalação para dia 8 de julho, isto se não for resolvido antes.

Vão fazer o quê, trazer as escavadoras para instalarem na rua toda em 15 dias? :007:
 
Depois do departamento de infraestruturas ter mudado o cadastro da morada porque supostamente tinha fibra, veio o técnico hoje que depois de andar a tirar fotografias me ligou a dizer que não tinha, estava projetado ser subterrâneo há uns anos mas ainda nada (disso já sabia eu). Perguntei-lhe porque é que não podia fazer a partir do único PLC que há aqui que está num poste da Altice do outro lado da rua, disse-me que não tinham autorização para fazer a travessia para o outro lado da rua.

Uns minutos depois ligam-me do call center a dizer que o técnico tinha informado que havia um problema com o ponto de distribuição e por isso não foi possível fazer a instalação. O que achei estranho foi depois ter-me dito que tinham 15 dias para resolver a situação, marcou-me nova instalação para dia 8 de julho, isto se não for resolvido antes.

Vão fazer o quê, trazer as escavadoras para instalarem na rua toda em 15 dias? :007:
Se calhar o teu prédio na ultima vistoria (que não sei quando foi) era considerado inviável. Os 15 dias que referes (apesar de não serem 15 certos, pode ser mais ou menos, depende de autorizações (que variam caso a caso) de câmara, condomínio, etc , ou pode ser necessário para que haja expansão no PLC em questão.
O que te digo é:
Deram-te uma data porque não consideraram de imediato a tua morada como inviável, e isso é bem melhor do que ser inviável.
 
Boas. Vou entrar em periodo de negociação de contrato e vou sair da Vodafone porque para o ano vou para uma Área rural onde só há satelite.

Neste momento, se optar para NOS FTTH os cabos de fibra da Vodafone que entram na minha casa atual tem de ser substituidos?
 
eu uso a mesma fibra da vodafone desde 2015+-. mudei para a meo e eles trocaram apenas o router, box e porto a que estou ligado no PDO. voltei para a vodafone e foi a mesma coisa e se mudar para a Nos (se tiver FTTH) espero que seja como tem sido até aqui.
 
Boas. Vou entrar em periodo de negociação de contrato e vou sair da Vodafone porque para o ano vou para uma Área rural onde só há satelite.

Neste momento, se optar para NOS FTTH os cabos de fibra da Vodafone que entram na minha casa atual tem de ser substituidos?
Depende... Se a Vodafone partilhar o PDO com a NOS sim. Se usarem PDOs diferentes, já acho mais difícil.
Com o @dblaster7 foi assim porque, provavelmente, onde ele está a VDF e a MEO partilham o mesmo PDO.
 
Depende... Se a Vodafone partilhar o PDO com a NOS sim. Se usarem PDOs diferentes, já acho mais difícil.
Com o @dblaster7 foi assim porque, provavelmente, onde ele está a VDF e a MEO partilham o mesmo PDO.
No meu prédio tenho o seguinte
jCxddv.jpg


Não vejo nada da NOS. Será que é HFC?
 
Última edição:
Não parece haver por ai partilha com a Nos.
Portanto ou de facto é serviço hfc, ou então a nos pode ter o pdo dela noutro sitio que não seja dentro do prédio.
Mas acho estranho, pensava que o serviço nos para novos clientes era já em ftth...
 
Back
Topo