NOS FTTH

Obrigado a todos. É que como a minha casa não tem os quadros modernos estou a substituir a instalação antiga de telefone e de TV para passar RJ45 por onde posso. E como tal ou funciona com Ethernet ou Wi-Fi ou está excluído. Para mim o coaxial está ultrapassado (mesmo sabendo que o coaxial reduz o delay da TV). O NOS TV+ é interessante mas eu não queria pagar mais para ter uma box sem coaxial :/

Só se me dessem isso de borla. O que dúvido...
 
Obrigado a todos. É que como a minha casa não tem os quadros modernos estou a substituir a instalação antiga de telefone e de TV para passar RJ45 por onde posso.
Se vais ter o trabalho de passar cabo ethernet passa tb coaxial (o custo extra será mínimo)
E como tal ou funciona com Ethernet ou Wi-Fi ou está excluído. Para mim o coaxial está ultrapassado
Enganaste - o RF digital tem qualidade superior a qq OTT ou IPTV
e além disso no RF da NOS tens lá todos os canais premium

(mesmo sabendo que o coaxial reduz o delay da TV). O NOS TV+ é interessante mas eu não queria pagar mais para ter uma box sem coaxial :/
As boxes OTT da NOS antes eram 5€/mês mas agora subiram para 7.49 :-(
Mas acho que na linha de retenção deves conseguir mais barato qq coisa (mas não de borla)

Só se me dessem isso de borla. O que dúvido...
 
Se vais ter o trabalho de passar cabo ethernet passa tb coaxial (o custo extra será mínimo)

Enganaste - o RF digital tem qualidade superior a qq OTT ou IPTV
e além disso no RF da NOS tens lá todos os canais premium


As boxes OTT da NOS antes eram 5€/mês mas agora subiram para 7.49 :-(
Mas acho que na linha de retenção deves conseguir mais barato qq coisa (mas não de borla)
Boas, eu não retiro os méritos que o coaxial têm. Mas na minha casa, a importância relativa que têm é muito residual. Faço quase tudo online e consumo os conteúdos quase totalmente online por isso das poucas vezes que vejo TV no sentido tradicional da palavra não me compensa passar o coaxial. Prefiro passar Ethernet ou fibra para poder tirar o máximo partido da internet.

Obrigado :)
 
Boas, eu tenho Vodafone agora em minha casa, mas no futuro posso vir a considerar a NOS visto que parece haver partilha de fibra entre a VDF e a NOS. Tenho uma questão, com NOS FTTH também é preciso ligar o cabo coaxial à box? É que nesta casa eu não quero coaxial, quero Ethernet ou Wi-Fi.

Obrigado, um abraço
Se for box android ou apple tv é por wifi/ethernet na nos agora as uma tem o cabo coaxial sempre
 
Pois só se for isso, eu é que pensava que estava a fazer algo errado, e não estava a usufruir desses canais no rf.
@Meotuga tens 8 tvs :wow: ?.
Eu tenho 3 e mal tenho tempo para ver numa, quanto mais em 8 :lol:
😂😂😂

Estão por repartições... Quem estiver nessas repartições vê... Ou se quiser ver... Caso contrário estão lá desligadas xd 🤣

Uma vez estava a falar com o sac do meo... E quando disse que que queria ligação a 8 TVs de casa a mulher ficou em suspense durante 1 minuto 🤣🤣
 
Última edição:
😂😂😂

Estão por repartições... Quem estiver nessas repartições vê... Ou se quiser ver... Caso contrário estão lá desligadas xd 🤣

Uma vez estava a falar com o sac do meo... E quando disse que que queria ligação a 8 TVs de casa a mulher ficou em suspense durante 1 minuto 🤣🤣

Nem sabia que era possivel uma instalção para tantas tvs.
Isso está tudo com boxes :wow: ?
 
Nem sabia que era possivel uma instalção para tantas tvs.
Isso está tudo com boxes :wow: ?
Podes repartir o RF quantas vezes quiseres desde que tenhas o sinal superior a 50dBµV nas TVs (ou boxes) está OK.
Se o sinal que chega às TVs (ou boxes) baixar desses 50dBµV deves colocar um amplificador RF (mas esse amplificador deve ser colocada no inicio da distribuição RF e não no sitio onde o sinal já está baixo).

Deves ter também o cuidado de não ligar um sinal com mais de 70dBµV direitamente a uma TV ou box (pois pode saturar o tunner)

O sinal sai do ONT com cerca de 80 dBµV - sempre que que o divides ao meio (por exemple com um splitter de 2 vias) o sinal desce em cerca de 4dB (ou seja, se partes com 80 dBµV na saída do ONT ao colocar um 2-way splitter, nas saídas desse splitter já só tens 76dBµV e por aí em diante (tem tb em consideração que o cabo coaxial , uniões, etc tb perdem

Cada metro de cabo perdes cerca de 0.2 dB
Cada conector perde cerca de 0.5 dB
Um repartidor/splitter de 2-vias perde 4 dB
Um repartidor/splitter de 5-vias perde 10 dB
Logo é só fazer as contas

Exemplo:
Se tens 80dBµV à saída do ONT, ao passar pelo splitter de 2-vias (por exemplo, uma saída vai para a UMA e a outra segue para fazer a distribuição RF pela casa fora) perdes 4dB logo nessas saídas já só ficas com 76dBµV (atenção ao que disse em cima 76 é muito alto para entregar logo na UMA - antes de entregar esse sinal na UMA deves colocar um atenuador de 6dB ou 10 dB para não saturar o tunner da UMA). Se depois mais à frente usares um repartidor de 5-vias para fazer a distribuição pela casa perdes mais 10dB logo já só ficas com 66dBµV. Se tiveres 30m de cabo coaxial para chegar a cada TV então perdes mais 6dB, logo ficas com 60dBµV. Se nessa distribuição tiveres 10 conectores tiras mais 5dB - ou seja chegas à entrada da TV com 55dBµV que é o aceitável para teres uma boa receção de canais digitais nas frequências 400-800 MHz.
Ou seja neste exemplo passas bem sem amplificador.

Se baixares desse valor então deves considerar um amplificador (no inicio da distribuição) para subires acima desses 80dBµV que tinhas no inicio da distribuição.
Não coloques o amplificador no final da distribuição pois aí se tiveres abaixo dos 50dBµV vais estar a amplificar também o ruído
 
O que disse em cima é valido para qualquer operador que tenha sinal RF (tanto FTTH como HFC)
No HFC não existe ONT mas pelo mesmo principio a norma é o operador entregar-te os 80 dBµV na entrada da tua casa - que sabemos que nem sempre isso acontece

Já no FTTH se tens um bom sinal ótico 1550nm a cima dos -5dB então é garantido que o conversor FTTH para CATV que está dentro do ONT te vai gerar os tais 80 dBµV na saída coaxial
 
A diferença entre o RF da NOS e Nowo e o RF da MEO e VDF são apenas 2:

A NOS e NOWO como são operadores CATV têm que colocar TODOS os canais no RF (ou seja, estão lá mesmo todos os canais encriptados/premium)
Já na VDF e MEO como não são operadores CATV e o seu sistema de TV principal é IPTV apenas usam o sinal RF para as TVs secundarias sem box que apenas recebem os canais FTA (livres) - por isso estes operadores apenas colocam os canais FTA no RF

Nos operadores CATV a norma digital usada é DVB-C
Nos operadores não-CATV a norma digital é DVB-T (igual à do TDT) - por isso na MEO e VDF para receberes o sianl digital numa TV antiga basta colocar um receptor TDT igual aos usados para receber os canais digitais das antenas terrrestes

A vantagem dos operadores CATV são essas 2 que referi:
1) colocam no RF todos os canais (está lá tudo, exemplo, SportTv, etc, etc)
2) os operadores CATV o RF é o sinal TV principal - logo nunca falha (ou nunca devia falhar). Já nos operadores não-CATV (exemplo MEO e VDF) o sinal RF é um sinal secundário (apenas para as TVs sem box) e como tal não é o sinal prioritário - eu por exemplo sou cliente VDF e de volta em meia o RF está em baixo e a VDF sabendo do problema mesmo assim demora imenso tempo (por vezes dias) a reestabelecer pois sabem que o cliente continua a ver TV nas boxes IPTV)
 
Back
Topo