NOS FTTH

rubenfmsilva

Power Member
Vou mudar-me em breve e pedi mudança de morada de uma zona HFC para outra FTTH (arredores de Aveiro). Acontece que trata-se de um prédio novo que ainda não tem PDO/PLC de nenhuma operadora e é aqui que começam os problemas.

Tal como esperava, o técnico chegou lá mas não conseguiu instalar, dizendo que ia fazer o relatório e encaminhar a situação, não sabendo quanto tempo podia demorar a resolução do problema. Fiz também uma reclamação em loja de forma a agilizar a coisa.

No seguimento disto ligou-me a provedoria a prontificar-se logo a retirar a fidelização, algo que não me interessa pois gosto do serviço e das condições que tenho. É que nem sequer tentaram arranjar solução, dizendo que não conseguiam encaminhar a situação.

Está a acontecer o mesmo com vizinhos na MEO e na Vodafone, a diferença é que no caso deles a coisa parece encaminhada. No meu caso não estou a ver solução rápida.

Alguém já passou por esta situação? O que posso fazer mais para tentar conseguir que metam um PLC da NOS no prédio?

Volto a pegar nesta publicação de 7 de Julho para fazer uma atualização da situação.

Depois das impressões trocadas aqui no tópico, fui abordado por um utilizador que conhecia alguém que me poderia ajudar. Ao mesmo tempo, fiz nova reclamação a título pessoal na provedoria (inicialmente tinha sido a loja). A verdade é que a partir daqui as coisas mudaram para melhor e fui contactado por um departamento especializado para eu explicar melhor a situação.

Veio um técnico analisar a zona e o prédio para elaborar projeto, numa semana o mesmo foi aprovado e deram cerca de um mês para vir colocar um PLC no armário do prédio (isto foi no início de Agosto). Pouco mais de um mês depois, lá vieram dois técnicos realizar o trabalho, desde puxar alguns metros de cabo do exterior, colocar o PLC e fazer todas as fusões, demoraram cerca de quatro horas. O PLC ficou com sinal excelente e só tive de esperar que entregassem a conclusão do trabalho à NOS. Isto foi numa quinta e na terça seguinte consegui agendar instalação para o dia seguinte, tendo corrido tudo bem.

Desde o início que fui acompanhado por um técnico impecável, nas poucas vezes que ligou foi sempre prestável e não falhou muito nos prazos que me foi dando. Além disso, cumpriu o prometido de fazer o crédito das mensalidades do tempo em que estive sem serviço. Se não fosse ele, hoje ainda estaria na luta e tenho a agradecer-lhe imenso pela ajuda.

Fui o primeiro do prédio a ter serviço e entretanto também já aderiu outro vizinho à NOS, pelo andamento da coisa mais farão o mesmo. As outras operadoras pareciam mais encaminhadas e prometiam muito mas a verdade é que nem a MEO nem a Vodafone colocaram ainda as suas caixas e já nem dão datas aos outros vizinhos.

Pouco mais de dois meses depois dou esta situação como resolvida, foi mais rápido do que esperava e correu tudo otimamente. Vim de HFC (que não era mau) e agora com FTTH nota-se bem a diferença na qualidade/estabilidade do serviço. Obrigado a todos e nunca desistam, reclamar nos sítios certos e ter paciência é meio caminho. :D

pedrolte

Power Member
Rinovias costuma trabalhar para quem ? andavam hoje a passar fibra na minha zona.

Desconfio que seja para Vodafone e se for deve ser partilha com NOS, ver quando colocarem PDOS logo confirmo.
esta zona esteve cadastrada em 2018 na VDF, mas não completaram o plano, nessa altura a VDF parou expansão a nivel nacional.

FTTH já existe MEO, e não acredito que seja Digi ou Nowo FTTH. Estão passar cabos nos postes da PT, aonde já esta o HFC

Gimenez

Moderador Social
Staff
Existe algum mecanismo que uma pessoa possa usar para forçar a NOS a puxar a fibra para um determinado andar quando o prédio já tem PDO da NOS?
Estou a ajudar uma pessoa da família que tem no prédio um PDO da NOS, já com alguns clientes ligados por FTTH e outros, como é o caso dela, por HFC. Falei com a provedoria e dizem que os outros vizinhos já tem por fibra por serem novos clientes. A minha prima como é antiga, fica com HFC. Surreal isto.

goncalo0305

Power Member
Retencao, renegociar, exigir troca para ftth. Eles vão fazer novo contrato com mesmo NIF e NC com as novas condições
Existe algum mecanismo que uma pessoa possa usar para forçar a NOS a puxar a fibra para um determinado andar quando o prédio já tem PDO da NOS?
Estou a ajudar uma pessoa da família que tem no prédio um PDO da NOS, já com alguns clientes ligados por FTTH e outros, como é o caso dela, por HFC. Falei com a provedoria e dizem que os outros vizinhos já tem por fibra por serem novos clientes. A minha prima como é antiga, fica com HFC. Surreal isto.

Gimenez

Moderador Social
Staff
Retencao, renegociar, exigir troca para ftth. Eles vão fazer novo contrato com mesmo NIF e NC com as novas condições

Foi o que eu tentei hoje. Mas o técnico da retenção referiu que ía remeter isso para outro departamento. E que não podia fazer grande coisa. Ou seja, renovei em HFC, pois as condições apresentadas foram boas. Mas FTTH seria bem melhor.

goncalo0305

Power Member
Foi o que eu tentei hoje. Mas o técnico da retenção referiu que ía remeter isso para outro departamento. E que não podia fazer grande coisa. Ou seja, renovei em HFC, pois as condições apresentadas foram boas. Mas FTTH seria bem melhor.
O erro está aí, esperavas por essa validação e aí sim, depois disso, negociavas

Rubenzito

Power Member
Eu penso que é mais as 3 operadoras não quererem concorrência do que falta de preparação.
Tanto choraram com o leilão do 5G...
Eu continuo a defender um mercado liberalizado como o da electricidade.
Sem fidelizações, e onde o cliente pode mudar a qualquer altura.

goncalo0305

Power Member
Eu penso que é mais as 3 operadoras não quererem concorrência do que falta de preparação.
Tanto choraram com o leilão do 5G...
Eu continuo a defender um mercado liberalizado como o da electricidade.
Sem fidelizações, e onde o cliente pode mudar a qualquer altura.
E depois passamos a pagar 300€ por cada instalação e 100€ por casa vista técnica...

dblaster7

Power Member
Na fibra não é a mesma coisa. A pessoa tem de estar ligada num ponto específico no PDO e ainda uma autenticação no router/ont que os operadores/técnicos não costumam facultar e é única por instalação de operador.

Rubenzito

Power Member
Na fibra não é a mesma coisa. A pessoa tem de estar ligada num ponto específico no PDO e ainda uma autenticação no router/ont que os operadores/técnicos não costumam facultar e é única por instalação de operador.

Também tens de estar ligado à rede se queres luz, água e gás.
Também tens códigos únicos de instalação afectos à morada.
Numeros de contadores, etc...

Os diferentes distribuidores tiveram que cruzar todos esses dados entre eles para termos um mercado liberal.

goncalo0305

Power Member
Se já tens a instalação muda só o distribuidor.
Pagas para mudar de operador de electricidade ?
A vista técnica é no caso do gás, quando há alterações de titular.
Na eletricidade há apenas uma rede nacional, gerida pela E-Redes. As comercializados de eletricidade, apenas vendem eletricidade, todos os cabos, contadores, etc, são geridos por uma única entidade.

Podes explicar qual a semelhança com o modelo atual de fibra e como isso aplicar isto no terreno?

Rubenzito

Power Member
No caso das operadoras de telecomunicações, as mesmas são gestoras e comercializadoras, certo ?
Mas o principio é o mesmo.
Tu quando fazes uma portabilidade de número de telefone, o CPV não é partilhado entre as operadoras para se fazer a portabilidade ?
É tudo uma questão de cruzamento de dados entre as operadoras.

As redes de fibra em muitos casos já são partilhadas entre as operadoras, portanto não estou a ver o obstáculo.
Alias, em certos países já há pdos com todas as redes de fibras das respectivas operadoras.

dblaster7

Power Member
Cá não dá. Ainda que sejam PDO partilhados cada operador tem as suas fibras no PDO. Mesmo que mude da vdf para meo o técnico tem que ir lá mudar onde o cabo está ligado no PDO para o serviço ficar a funcionar e meter a credencial única do serviço fornecido.
E não vou alongar-me mais.

goncalo0305

Power Member
No caso das operadoras de telecomunicações, as mesmas são gestoras e comercializadoras, certo ?
Mas o principio é o mesmo.
Tu quando fazes uma portabilidade de número de telefone, o CPV não é partilhado entre as operadoras para se fazer a portabilidade ?
É tudo uma questão de cruzamento de dados entre as operadoras.

As redes de fibra em muitos casos já são partilhadas entre as operadoras, portanto não estou a ver o obstáculo.
Alias, em certos países já há pdos com todas as redes de fibras das respectivas operadoras.
Mas tens, neste momento, 4 operadores ativos (NOS, NOWO, MEO, VDF) + 1 operador em construção (DIGI).

Todos eles tem os seus cabos (de forma simples), como é que eu a trocar da NOS para a MEO, poderia manter o mesmo cabo, e trocar apenas os equipamentos?